Integrantes de organizadas de Sport e Náutico brigam nos Aflitos após clássico

Na noite deste sábado (30), após o fim do Clássico dos Clássicos na Ilha do Retiro, membros de torcidas organizadas de Sport e Náutico protagonizaram cenas de violência na sede do clube alvirrubro, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, nos Aflitos. Imagens que circulam nas redes sociais registram o momento exato em que as uniformizadas entram em confronto. Os vídeos ainda mostram objetos sendo arremessados em direção ao patrimônio do Náutico enquanto motoristas trafegavam pelo local.

Presidente do Náutico, Bruno Becker, agride torcedor do Sport nos camarotes

O clássico entre Sport e Náutico  teve muitas polêmicas fora de campo e a principal envolveu o presidente do Náutico, Bruno Becker.  Em vídeo que viralizou nas redes sociais, o mandatário alvirrubro agride um torcedor do Sport nos camarotes da Ilha do Retiro. Pelas imagens, o rubro-negro começou a provocar, quando Becker, no camarote ao lado, abre a janela e desfere um tapa, que acerta o boné do torcedor. A partir deste momento, tem início um grande bate-boca entre as pessoas que estavam no camarote cedido aos alvirrubros e o dos rubro-negros. O caso foi levado à Delegacia do Torcedor no estádio.

Ainda fora de campo, o Náutico demorou mais a chegar à Ilha do Retiro devido uma a mudança de rota. Segundo o técnico Hélio dos Anjos, na coletiva pós-jogo, a alegação foi por conta de segurança. Já antes do jogo, os alvirrubros reclamaram das fumaças amarela e preta soltadas perto dos torcedores na arquibancada.

Diario de Pernambuco

 

Caso Lucas Lyra: homem que atirou em torcedor do Náutico é preso 13 anos após crime

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) prendeu José Carlos Feitosa Barreto, de 50 anos, condenado em 2018 por tentativa de homicídio do torcedor do Náutico Lucas Lyra. O crime ocorreu em 2013, em frente ao estádio dos Aflitos, na Zona Norte do Recife. O agressor, que trabalhava como segurança de uma empresa de ônibus, baleou o jovem, então com 19 anos, na nuca.

Réu confesso, José Carlos foi preso no último dia 9 de fevereiro. Ele tinha sido condenado a oito anos de prisão por tentativa de homicídio qualificado em júri popular no dia 3 de setembro de 2018. A pena foi amenizada em um terço pelo fato de Lucas estar vivo e do segurança ser réu primário. José Carlos respondia em liberdade enquanto aguardava recurso.

“A defesa de José Carlos recebe com serenidade a efetividade do cumprimento da pena e, desde já, avaliará os aspectos da decisão no sentido de estudar os contornos da sentença e sua execução dentro dos limites do direito em prol de solicitar os benefícios previstos em lei”, disse o advogado João Vieira Neto, que defende José Carlos.

O crime – Lucas Lyra foi atingido com um tiro na nuca no dia 16 de fevereiro de 2013, em frente à sede do Náutico, antes de um jogo contra o Central, pelo Campeonato Pernambucano.

O tiro foi disparado durante um confronto entre integrantes de torcidas organizadas do Náutico e do Sport (que retornavam de um jogo na Ilha do Retiro), quando José Carlos Feitosa, que fazia a segurança de um ônibus da empresa Pedrosa, estava em conflito com um dos primos de Lucas. Após o disparo, Lucas passou cerca de três anos internado e foi submetido a várias cirurgias. Ele não possui a mobilidade do lado esquerdo do corpo, 90% da audição e a visão periférica.

Indenização – Em 2024, a Justiça condenou a empresa de ônibus Pedrosa e o Grande Recife a pagar indenização de R$ 2 milhões por danos materiais, morais e estéticos. Segundo a decisão, o valor determinado da pensão tem como base as despesas da vítima com tratamento e necessidades por causa do seu estado de saúde, como adaptação de imóvel alugado, uso de lentes corretivas, alimentação ]adequada e custeios com internamento em hospital. A decisão foi da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

]]]Diario de Pernambuco

Náutico faz pouso de emergência em Guarulhos após aeronave colidir com pássaro

A equipe do Náutico teve mais um problema aéreo na última segunda-feira (25). Após o problema elétrico no voo de ida, a volta para Recife teve outro problema, a aeronave que levava a delegação alvirrubra colidiu com um pássaro e teve que fazer um pouso de emergência.

O avião com o elenco alvirrubro saiu de Congonhas e na decolagem colidiu com um pássaro. Por segurança, a aeronave teve que realizar um pouso de emergência em Guarulhos. Logo após os reparos necessários, a delegação alvirrubra conseguiu realizar a viagem de ida para Recife e inicia seus trabalhos para a próxima partida nesta terça-feira (26).

O Timbu foi a São Paulo enfrentar o São Bernardo pela 18ª rodada da Série C. Já no voo de ida, o clube teve problemas com o avião que faria a viagem, devido a uma pane elétrica, que fez com que o Timbu chegasse a São Paulo apenas no dia da partida. O jogo teve que ser adiado, devido aos problemas ocorridos.

A partida entre São Bernardo e Náutico terminou em 1 a 1. Agora a equipe alvirrubra enfrenta o Ituano pela última rodada da terceira divisão, a partida acontece no próximo sábado (29), às 17h, nos Aflitos.

Diario de Pwrnambuco

Náutico é derrotado pelo Retrô e fica fora das semifinais do Campeonato Pernambucano

O Náutico foi derrotado pelo Retrô e está eliminado das semifinais do Campeonato Pernambucano. Nos pênaltis, a Fênix bateu o Timbu por 5 a 3 e avançou às semifinais para enfrentar o Maguary. O Timbu se despede da competição após empatar em 0 a 0 com a equipe de Camaragibe no estádio dos Aflitos, na tarde desta segunda-feira (03). Com o empate e por ser jogo único, a partida foi decidida nas penalidades, que foi vencida pelo Retrô.

O jogo

O confronto entre as equipes reservou uma primeira etapa com poucas chances de gol, muitas faltas e pouca eficiência. O Náutico começou melhor, com mais poder ofensivo nos primeiros 10 minutos e construindo mais oportunidades no último terço do campo, entretanto, sem assustar a meta do goleiro da Fênix.

Com o passar do tempo, o Retrô conseguiu reorganizar as linhas, acertou a marcação e voltou a equilibrar o jogo, oferecendo certo perigo para a defesa alvirrubra. Mesmo assim, a partida se manteve da mesma forma até o término da primeira etapa, as equipes se estudando ao máximo em um jogo muito truncado e disputado no meio campo.

O Náutico conseguiu oferecer a única chance real de gol só aos 43 minutos, quando em contra-ataque puxado por Patrick Allan, Marco Antônio recebeu livre e sem marcação contra a meta de Volpi. O arqueiro da Fênix fez boa defesa e evitou o único gol que possivelmente sairia na primeira etapa no estádio dos Aflitos.

Segundo tempo

As equipes retornaram a campo com a mesma postura que encerraram a primeira etapa. Muito cautelosos, os técnicos de Náutico e Retrô fizeram alterações no meio-campo, buscando alcançar uma ofensividade maior, o que não aconteceu. Aos 24 minutos, o melhor jogador da equipe alvirrubra na partida, Patrick Allan, foi substituído. Essa alteração diminuiu o controle da equipe no meio campo, e proporcionou mais perigo da equipe de Camaragibe.

Entretanto, o jogo se estendeu e as chances foram sendo desperdiçadas a cada minuto, principalmente pela equipe alvirrubra. Kayon e Paulo Sérgio tiveram a oportunidade de abrir o placar aos 30 minutos, mas não concluíram com êxito.  O Retrô, por outro lado, se viu confortável e manteve a estratégia de jogar pelo empate no segundo tempo, sem se expor muito nos contra-ataques. A equipe de Camaragibe conseguiu não sofrer com a conduta ofensiva do Timbu e segurou o placar, que levou a decisão para as penalidades.

Pênaltis

Nas penalidades, o confronto não se estendeu muito. A equipe alvirrubra perdeu a segunda cobrança com Bruno Mezenga, o que não ocorreu com o Retrô. A Fênix acertou todas as cobranças e se classificou para as semis, com placar final de 5 a 3.

Ficha técnica: 

Náutico 0 (3)
Muriel; Marcos Ytalo, Felipe Santana, Odivan (Léo Coltro) e Igor Fernandes; Auremir, Marco Antonio (Sousa), Wenderson (Kayon) e Patrick Allan (Hélio Borges); Samuel Otusanya (Bruno Mezenga) e Paulo Sérgio. Técnico: Marquinhos Santos.

Retrô 0 (5)
Fabian Volpi; Gedeilson, Claudinho, Rayan Ribeiro e Fabinho; Radsley, Mascote (Ericson), Rômulo (Júnior Fialho); Luis Enrique (Gustavo Salomão), Maycon Douglas (Lucas Grafite) e Richard. Técnico: Wires Souza.

Local: Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos e Brigida Cirilo Ferreira
Gols:
Cartões amarelos: Gledson (RET); Maycon Douglas (RET); Rayan Ribeiro (RET); Richard Franco (RET); Samuel Otusanya (NAU)
Público: Sem público.

Folha PE

Náutico goleia Afogados e sobe para a vice-liderança do Estadual

O Náutico voltou a vencer pelo Campeonato Pernambucano. Neste domingo (9), o Alvirrubro recebeu o Afogados, no Estádio dos Aflitos, e goleou a equipe sertaneja pelo placar de 4×0, em encontro válido pela 7ª rodada.

O resultado levou o Timbu aos 13 pontos, subindo para a vice-liderança do Estadual. A Coruja, por sua vez, permanece na vice-lanterna, com quatro pontos ganhos. Com a moral renovada, a equipe de Marquinhos Santos volta a entrar em campo na quarta-feira (12), quando recebe a Juazeirense pela Copa do Nordeste.

O jogo

Em meio à sequência pesada de jogos e a proximidade de mais um compromisso válido pela Copa do Nordeste, o técnico Marquinhos Santos optou por iniciar o confronto diante do frágil Afogados com Marco Antônio e Patrick Allan entre os reservas.Sousa e Kayon foram escolhidos para atuar entre os titulares. O prata da casa, inclusive, foi determinante para a construção do resultado.

As principais investidas do Alvirrubro eram realizadas pelo jogador de 20 anos. Atuando aberto pela esquerda, Kayon dava trabalho à zaga sertaneja e teve sua primeira tentativa em cobrança de falta, mas que acabou saindo sobre o gol de Danilo Dantas. Aos sete minutos, no entanto, o camisa 15 foi premiado.

Igor Fernandes dividiu a bola pela esquerda e a sobra ficou com Kayon. Na primeira finalização, ele foi bloqueado pro Cláudio. Na insistência, o atacante chutou novamente, com desvio, e abriu o marcador para o Timbu nos Aflitos. Sem criação pelo meio, o Náutico apostava nas chegadas laterais e ficou perto de ampliar antes dos 15 minutos. Aos 10, Marcos Ytalo lançou na área, Kayon ajeitou de peito e Bruno Mezenga mandou por cima.

Já aos 14, em nova jogada de Marcos Ytalo, o lateral-direito cruzou e Wenderson finalizou no canto. Ao tentar afastar o perigo, quase a zaga do Afogados marcou contra.  Com um rendimento abaixo do esperado, o Náutico passou a dar espaços para a Coruja e quase viu os visitantes igualarem o marcador em dois cochilos da zaga.

Aos 39 minutos, Odivan tentou desarmar a jogada e ajeitou para Rodrigo. No primeiro momento, o atacante parou em Wellerson. No rebote, Acauã chutou colocado, mas Odivan apareceu para salvar de cabeça. Seis minutos depois, Pedro Henrique disputou com a zaga alvirrubra, girou e chutou rasteiro. Após quique da bola, Wellerson mandou para escanteio. Ao término da primeira etapa, o elenco alvirrubro foi para o vestiário sob as vaias da torcida.

Mudanças surtem efeito

Após um primeiro tempo pobre, Marquinhos Santos voltou do intervalo com Patrick Allan e Hélio Borges nas vagas de Wenderson e Mezenga, respectivamente. As modificações elevaram o nível de atuação da equipe.

Enquanto o Afogados buscava correr atrás do prejuízo, o Náutico assustou com Odivan e Kayon. Aos 13 minutos, o Timbu chegou ao segundo gol com participação ativa da dupla que veio do banco.Patrick Allan achou belo passe para Hélio Borges. Depois de tentar o passe para Kayon, a bola voltou para o camisa 7 mandar para o gol livre. Acumulando investidas, o Alvirrubro transformou a vitória em goleada na reta final. Aos 38, Patrick Allan converteu pênalti sofrido por ele mesmo. Já aos 42, Marcos Ytalo aproveitou cruzamento da esquerda e chutou firme, no alto, para dar números finais ao confronto.

Ficha do jogo

Náutico 4
Wellerson; Marcos Ytalo, Felipe Santana, Odivan e Igor Fernandes (Thalissinho); Auremir, Sousa e Wenderson (Patrick Allan); Samuel Kayon (Marco Antônio), Otusanya (Kauan Maranhão) e Bruno Mezenga (Hélio Borges). Técnico: Marquinhos Santos.

Afogados 0
Danilo Dantas; Denner (Raí), Vinícius Alves, Kayk e Weslley; Dedê, Cláudio Caça-Rato, Pedro Henrique (Marcelo) e Leonardo Teles, Rodrigo e Filipe Eduardo (Acauã). Técnico: Alexandre Lima.

Local: Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: José Woshington
Assistentes: Karla Santana e Wagner Cabral
Gols: Kayon, aos 7′ do 1T, Hélio Borges, aos 13′, e Patrick Allan, aos 38′, e Marcos Ytalo, aos 42′ do 2T (NAU)
Cartões amarelos: Hélio Borges, Felipe Santana (NAU); Vinícius Alves, Acauã, Cláudio Caça-Rato, Denner (AFO)

Folha PE

Em jogo emocionante, Náutico perde para o Londrina e dá adeus ao sonho do acesso

O sonho acabou! Em uma partida com emoção do ínicio ao fim, o Náutico perdeu fora de casa para o Londrina, por 3 a 2, neste sábado (24), e deu adeus à chance de conseguir o acesso à Série B. O Timbu fechou sua participação na Série C deste ano na nona colocação com 25 pontos, um ponto a menos do Remo, que ficou em oitavo e foi o último a garantir classificação à próxima fase da competição.

Com o resultado, O Tinbu disputará a Série C novamente em 2025. Este será o terceiro ano seguido dos Alvirrubros na Terceira Divisão do futebol brasileiro. Já o Londrina ficou em sétimo e mantém vivo o sonho de subir à Segundona.

O jogo

Somente a vitória interessava ao Náutico, isso era fato, contudo quem começou o jogo indo para cima foram os donos da casa. Sem muito perigo, é verdade, mas nos 10 primeiros minutos, o Timbu praticamente não conseguiu respirar. E aos 11 minutos, veio o golpe certeiro. Em jogada pela direita, Henrique tocou atrás para Rafael Longuine, que dentro da área, finalizou livre de marcação para abrir o marcador.

Porém, a reação Alvirrubra veio logo em seguida. Aos 15 minutos, em contra-ataque do Timbu, Gustavo Maia recebeu bola na esquerda e cruzou para a área. A bola rebateu no zagueiro do Londrina e sobrou para Bruno Mezenga chutar de perna esquerda e igualar o placar.

Após os dois gols, o jogo continuou intenso, porém sem nenhuma chance clara para ambos os lados. A nova oportunidade só apareceu aos 27 minutos. Marco Antônio roubou a bola e acionou Gustavo Maia, na esquerda. O atacante tocou para Patrick Allan, que chutou e contou com um desvio da marcação para assustar os paranaenses.

Aos 41, foi a vez do Tubarão ter uma nova oportunidade. Iago Teles recebeu na entrada da área e arriscou com perigo para fora. Dois minutos depois, veio o gol do Londrina. Everton foi acionado em profundidade, tirou do goleiro e mandou para o fundo das redes Alvirrubras. 2 a 1 e um contexto dramático se desenhava para o Náutico nos 45 minutos finais de jogo.

Segundo tempo
No segundo tempo, Pivetti voltou com uma alteração. O zagueiro Perema deu lugar a Iran, que também é defensor. O jogo seguiu intenso, com as duas equipes tentando marcar. Mas quem conseguiu balançar as redes foi o Náutico. Aos 10 minutos, Patrick Allan fez um lançamento quase que telegrafado para Gustavo Maia, que apareceu livre na área para empatar novamente a partida.

O gol pareceu ter dado ânimo ao Timbu, tanto que, cinco minutos depois, em roubada de bola, Mezenga tocou bem para Patrick Allan, que deu um toquinho por cobertura do goleiro. A bola, no entanto, acabou indo por cima do gol. Aos 21, susto para o torcedor alvirrubro. Após passe rasteiro de Ingro, Longuine apareceu livre para empurrar para o gol. O lance, contudo, foi anulado por impedimento do meia do Londrina.

Aos 29, outro susto. Longuine arriscou de fora da área e exigiu uma boa defesa de Renan Bragança, que espalmou a bola para fora. Três minutos depois, o Náutico também contou com a sorte. em cruzamento na direita, Ingro cabeceou a bola caprichosamente no travessão.

Porém, aos 44, veio o golpe de misericórdia. Em arremesso lateral, a bola foi alçada na área. A zaga do Timbu afastou o perigo, porém, a sobra ficou com Maurício, que pegou bem de fora da área e marcou um golaço para sacramentar a vitória do Londrina e o fim do sonho Alvirrubro de disputar o acesso à Série B.

Ficha técnia

Londrina 3

Gabriel Félix; Thiago Ennes, Rayan, Rayan Ribeiro, Maurício (Pedro Jorge); Tauã, Kadi e Rafael Longuine (Gustavo França); Henrique (Clayson), Everton Moraes (Ingro) e Iago Telles (Echaporã). Técnico: Claudinei Oliveira

Náutico 2

Renan Bragança; Arnaldo (Mateus Ludke), Islan, Perema (Iran) e Kaike; Marco Antônio (Kayon), Matheus Melo (Henrique Lordelo) e Patrick Allan (Felipe Ferreira); Gustavo Maia, Bruno Mezenga e Paulo Sérgio. Técnico: Bruno Pivetti.

Cartões amarelos: Thiago Ennes e Maurício (L). Islan e Kaike (N).
Gols: Rafael Longuine (L), aos 11 do 1ºT, Bruno Mezenga (N), aos 15 do 1ºT, Everton Moraes (L), aos 43 do 1ºT, Gustavo Maia (N), aos 10 do 2ºT, e Maurício (L), aos 44 do 2ºT.

Folha PE

Náutico recebe Retrô, nos Aflitos, no jogo de ida da semifinal do Pernambucano

Quando o time do Náutico deixar os Aflitos, após o apito final da primeira partida da semifinal do Campeonato Pernambucano, neste domingo (10), contra o Retrô, haverá apenas duas reações possíveis da torcida. Ambas já foram vividas, inclusive, neste ano. Os aplausos e incentivos, como foi após o Clássico dos Clássicos diante do Sport, ou as vaias e protestos, cena que marcou a derrota por 1×0 para o River-PI, pela Copa do Nordeste. Caberá aos jogadores definir qual a imagem marcará a primeira metade do embate que vale vaga à final.

Tabu em jogo

O Náutico nunca venceu o Retrô jogando nos Aflitos.  Ao todo, são duas derrotas (ambas pelo Estadual de 2022) e um empate, no mesmo torneio, mas em 2020. Ainda por cima, para bater a Fênix, os alvirrubros terão de tomar cuidado com um quarteto que conhece bem o clube.

Poucos treinadores têm uma história tão grande no Náutico como Roberto Fernandes. Ao todo, o profissional treinou o clube por cinco vezes, com dois títulos estaduais (2018 e 2022), além de passagens importantes na Série A (2007 e 2008). Desta vez, o profissional estará vestindo as cores do Retrô, justamente o clube que derrotou há dois anos na conquista do Pernambucano.

Além dele, o Retrô tem o volante Richard Franco, que vestiu a camisa alvirrubra entre 2021 e 2022, e os atacantes Renato Henrique, formado na base do Náutico, e Giva, com passagem em 2017. Esse último, inclusive, é o artilheiro do Pernambucano, com seis gols.

“Giva é um excelente atacante, vive um grande momento e para mim isso é ainda mais desafiador. Muito bom quando você pode mostrar o seu valor também. São nesses jogos que você precisa tomar cuidado, mas se fizer uma grande partida sabe que será mais valorizado”, afirmou o zagueiro Rafael Vaz. Caso elimine o Retrô, o Náutico, além de garantir vaga na final do Pernambucano, também terá lugar na Copa do Brasil de 2025. Se for eliminado na semifinal, terá de torcer para o Leão chegar à decisão.

Se a final for entre Retrô e Santa Cruz, os alvirrubros ficarão fora da disputa, já que a terceira vaga no certame seguirá com o Sport por ter a melhor campanha da primeira fase entre os clubes fora da final. Na Copa do Nordeste, o Náutico tem vaga garantida na fase da seletiva, graças à posição no Ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para entrar direto na etapa de grupos, precisa ser campeão ou que o troféu fique com o Sport.

Escalação

Com as lesões de Leandro Barcia, Kauan e Júlio César, além de não contar com Paulo Sérgio, que cumpre suspensão automática após ser expulso perante o Afogados, o Náutico pode montar um time reforçado no meio-campo. A possibilidade acima leva em consideração a entrada de Marcos Júnior no meio-campo, reforçando o setor com Lorran, Marco Antônio e Patrick Allan. Com a mudança, a sugestão seria manter na frente apenas Thalissinho e Evandro. Caso Aal deseje manter o 4-3-3 tradicional, a saída seria, no lugar de Marcos Júnior, acionar um atacante. A opção mais provável é contar com Ray Vanegas. Fernandinho deve ficar como opção no banco de reservas.

Ficha técnica

Náutico
Vagner; Arnaldo, Rafael Vaz, Guilherme Matos e Diego Matos; Lorran, Marco Antônio e Patrick Allan; Thalissinho, Evandro e Ray Vanegas (Marcos Júnior). Técnico: Allan Aal

Retrô
Paulo Ricardo; Jean, Dankler, Guilherme Paraíba e Leonan; Rômulo, Richard Franco, Diego Guerra e Radsley; Luisinho e Giva. Técnico: Roberto Fernandes

Local: Aflitos (Recife/PE)
Horário: 16h
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho. Assistentes: José Romão da Silva Neto e Humberto Martins Dias Silva

Náutico fará jogo-treino contra o Campinense, no próximo sábado (6)

Após disputar jogo-treino contra a equipe sub-20, o Náutico terá mais um desafio em preparação para a estreia oficial da temporada, no dia 14 de janeiro, contra o Salgueiro, nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano. De acordo com o jornalista Afonso Carlos, o Timbu enfrentará o Campinense, sábado (6), às 16h, também no Eládio de Barros Carvalho.

O Náutico tinha inicialmente como meta disputar um amistoso contra uma equipe que estaria também na Série A1 do Pernambucano, além do já realizado duelo perante a equipe de base. O confronto perante os paraibanos servirá para o técnico Allan Aal esboçar novamente a base titular que pode estrear diante do Salgueiro.

Folha PE