Integrantes de organizadas de Sport e Náutico brigam nos Aflitos após clássico

Na noite deste sábado (30), após o fim do Clássico dos Clássicos na Ilha do Retiro, membros de torcidas organizadas de Sport e Náutico protagonizaram cenas de violência na sede do clube alvirrubro, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, nos Aflitos. Imagens que circulam nas redes sociais registram o momento exato em que as uniformizadas entram em confronto. Os vídeos ainda mostram objetos sendo arremessados em direção ao patrimônio do Náutico enquanto motoristas trafegavam pelo local.

Presidente do Náutico, Bruno Becker, agride torcedor do Sport nos camarotes

O clássico entre Sport e Náutico  teve muitas polêmicas fora de campo e a principal envolveu o presidente do Náutico, Bruno Becker.  Em vídeo que viralizou nas redes sociais, o mandatário alvirrubro agride um torcedor do Sport nos camarotes da Ilha do Retiro. Pelas imagens, o rubro-negro começou a provocar, quando Becker, no camarote ao lado, abre a janela e desfere um tapa, que acerta o boné do torcedor. A partir deste momento, tem início um grande bate-boca entre as pessoas que estavam no camarote cedido aos alvirrubros e o dos rubro-negros. O caso foi levado à Delegacia do Torcedor no estádio.

Ainda fora de campo, o Náutico demorou mais a chegar à Ilha do Retiro devido uma a mudança de rota. Segundo o técnico Hélio dos Anjos, na coletiva pós-jogo, a alegação foi por conta de segurança. Já antes do jogo, os alvirrubros reclamaram das fumaças amarela e preta soltadas perto dos torcedores na arquibancada.

Diario de Pernambuco

 

Náutico recebe Retrô, nos Aflitos, no jogo de ida da semifinal do Pernambucano

Quando o time do Náutico deixar os Aflitos, após o apito final da primeira partida da semifinal do Campeonato Pernambucano, neste domingo (10), contra o Retrô, haverá apenas duas reações possíveis da torcida. Ambas já foram vividas, inclusive, neste ano. Os aplausos e incentivos, como foi após o Clássico dos Clássicos diante do Sport, ou as vaias e protestos, cena que marcou a derrota por 1×0 para o River-PI, pela Copa do Nordeste. Caberá aos jogadores definir qual a imagem marcará a primeira metade do embate que vale vaga à final.

Tabu em jogo

O Náutico nunca venceu o Retrô jogando nos Aflitos.  Ao todo, são duas derrotas (ambas pelo Estadual de 2022) e um empate, no mesmo torneio, mas em 2020. Ainda por cima, para bater a Fênix, os alvirrubros terão de tomar cuidado com um quarteto que conhece bem o clube.

Poucos treinadores têm uma história tão grande no Náutico como Roberto Fernandes. Ao todo, o profissional treinou o clube por cinco vezes, com dois títulos estaduais (2018 e 2022), além de passagens importantes na Série A (2007 e 2008). Desta vez, o profissional estará vestindo as cores do Retrô, justamente o clube que derrotou há dois anos na conquista do Pernambucano.

Além dele, o Retrô tem o volante Richard Franco, que vestiu a camisa alvirrubra entre 2021 e 2022, e os atacantes Renato Henrique, formado na base do Náutico, e Giva, com passagem em 2017. Esse último, inclusive, é o artilheiro do Pernambucano, com seis gols.

“Giva é um excelente atacante, vive um grande momento e para mim isso é ainda mais desafiador. Muito bom quando você pode mostrar o seu valor também. São nesses jogos que você precisa tomar cuidado, mas se fizer uma grande partida sabe que será mais valorizado”, afirmou o zagueiro Rafael Vaz. Caso elimine o Retrô, o Náutico, além de garantir vaga na final do Pernambucano, também terá lugar na Copa do Brasil de 2025. Se for eliminado na semifinal, terá de torcer para o Leão chegar à decisão.

Se a final for entre Retrô e Santa Cruz, os alvirrubros ficarão fora da disputa, já que a terceira vaga no certame seguirá com o Sport por ter a melhor campanha da primeira fase entre os clubes fora da final. Na Copa do Nordeste, o Náutico tem vaga garantida na fase da seletiva, graças à posição no Ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para entrar direto na etapa de grupos, precisa ser campeão ou que o troféu fique com o Sport.

Escalação

Com as lesões de Leandro Barcia, Kauan e Júlio César, além de não contar com Paulo Sérgio, que cumpre suspensão automática após ser expulso perante o Afogados, o Náutico pode montar um time reforçado no meio-campo. A possibilidade acima leva em consideração a entrada de Marcos Júnior no meio-campo, reforçando o setor com Lorran, Marco Antônio e Patrick Allan. Com a mudança, a sugestão seria manter na frente apenas Thalissinho e Evandro. Caso Aal deseje manter o 4-3-3 tradicional, a saída seria, no lugar de Marcos Júnior, acionar um atacante. A opção mais provável é contar com Ray Vanegas. Fernandinho deve ficar como opção no banco de reservas.

Ficha técnica

Náutico
Vagner; Arnaldo, Rafael Vaz, Guilherme Matos e Diego Matos; Lorran, Marco Antônio e Patrick Allan; Thalissinho, Evandro e Ray Vanegas (Marcos Júnior). Técnico: Allan Aal

Retrô
Paulo Ricardo; Jean, Dankler, Guilherme Paraíba e Leonan; Rômulo, Richard Franco, Diego Guerra e Radsley; Luisinho e Giva. Técnico: Roberto Fernandes

Local: Aflitos (Recife/PE)
Horário: 16h
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho. Assistentes: José Romão da Silva Neto e Humberto Martins Dias Silva

Dois anos depois, Náutico repete feito e estreia no Pernambucano com vitória por 5 a 0

Timbu goleou nas três estreias no Estadual desde que retornou aos Aflitos

A vitória do Náutico sobre o Central foi um bom primeiro passo para o Timbu na disputa do Campeonato Pernambucano. Coincidentemente, esta foi a segunda vez nos últimos três anos que o 5 a 0 é o placar inaugural para a campanha alvirrubra no Estadual, depois de começar a disputa vencendo o Petrolina pelo mesmo placar.

Ampliando o recorte recente de boas estreias alvirrubras, desde o retorno aos Aflitos, todas as estreias alvirrubras em casa no Estadual tiveram vitórias com goleada. Além dos dois triunfos por 5 a 0, o Timbu aplicou um 4 a 0 sobre o Decisão no primeiro jogo como mandante no estadual do ano passado.
LEIA MAIS

Com drama, Náutico supera Paysandu e volta à Série B do Campeonato Brasileiro em 2020

O timing signica algo como “cronometragem”. E foi o timing certo. No ano em que voltou a jogar partidas oficiais nos Aflitos, o Náutico voltou à Série B do Campeonato Brasileiro. Na partida de volta das quartas de final da Terceira Divisão nacional, na noite deste domingo (8), no estadio dos Aflitos, o Timbu venceu o Paysandu nos pênaltis e deixa para trás anos amargos na Série C. Em 2020, a Segundona vem.

Os gols do Papão da Curuzu foram marcados por Vinícius Leite, no primeiro tempo, e Nicolas, na etapa complementar. O Alvirrubro diminuiu com Álvaro. Em um pênalti, nos acréscimos, Jean Carlos garantiu a disputa de penalidades. Com todas as cobranças convertidas, pelo próprio Jean Carlos, Jhonnatan, Willian Simões, Josa e Matheus Carvalho, o Alvirrubro sai a comemorar.

A Série C ainda não acabou. Agora, o Náutico aguarda o vencedor de Juventude e Imperatriz para disputar a seminal da competição. O último jogo das quartas da final da Terceira divisão acontece na noite desta segunda-feira (9), no estádio Alfredo Jaconi, às 20h.