Prefeitura de Juazeiro fortalece rede de atenção à população em situação de rua durante 1º Fórum sobre o tema

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro (Sedes), Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Mulher e Juventude (SMJ), integrou a realização do 1º Fórum de Atenção à População em Situação de Rua, na sexta-feira (29), no Teatro Samuel Leite, no CODEFAS.

Com o tema “Direito à cidade: até onde vai o acesso das pessoas em situação de rua?”, o encontro reuniu usuários do Centro POP, profissionais da saúde e da assistência social, estudantes, representantes de movimentos sociais e comunidade. O objetivo foi ampliar o diálogo sobre o acesso desse público aos serviços públicos e construir encaminhamentos práticos junto à rede integrada do município.

O evento foi realizado pelo GT Intersetorial de Atenção à Pop Rua de Juazeiro, composto pela Prefeitura de Juazeiro, através da Sedes, Sesau e SMJ; Instituto de Desenvolvimento Ambiental, Social e Educacional (IDASE-BA); Programa Corra pro Abraço; e contou com apoio do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD).

A programação contou com roda de conversa com Sueli Oliveira, representante do Movimento População de Rua, e Rosimere Correia, redutora de danos do Movimento Corra Pro Abraço em Salvador; apresentações culturais do Grupo Mandala e da poetisa Magali que Faz o Brasil Sorrir; além da entrega dos certificados da primeira turma de redutores de danos.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome, Igor Luiz, o fórum representa um avanço na construção de uma política intersetorial voltada à população em situação de rua. “Esse é um espaço de debate e construção coletiva, para fortalecer o atendimento e garantir ações cada vez mais integradas, humanas e efetivas”, destacou.

O vice-prefeito Tiano Félix destacou o compromisso da gestão municipal de priorizar quem mais enfrenta barreiras no acesso aos direitos. “A prioridade do serviço público tem que ser para aquelas pessoas que estão mais distantes do acesso à dignidade, ao bem-estar social e à qualidade de vida. Esse é um compromisso meu e do prefeito Andrei Gonçalves”, afirmou.

Representante das pessoas em situação de rua de Juazeiro, Fernando Dantas reforçou a importância do fórum para ampliar o conhecimento sobre direitos, serviços e oportunidades. “Esse fórum ajuda a mostrar os lugares que a população em situação de rua pode acessar e quais oportunidades o serviço público pode oferecer. Estou muito feliz em participar e também em concluir o curso de redução de danos”, disse.

Também participaram do evento o secretário de Saúde, Hélder Coutinho; a secretária de Mulher e Juventude, Érica Daiane; a superintendente de Atenção Primária, Luana Albuquerque; além de equipes técnicas das secretarias municipais e dos serviços que compõem a rede de atendimento.

Ascom

Fórum reúne sociedade e poder público para discutir direitos de crianças e adolescentes em Petrolin

Garantir que cada criança e adolescente tenha seus direitos respeitados exige diálogo, planejamento e participação social. Com esse propósito, Petrolina realiza na quarta-feira (30), o Fórum do Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes, um espaço aberto à escuta, reflexão e deliberação sobre políticas públicas voltadas à infância e adolescência. O encontro acontecerá das 8h às 12h30, no auditório do Transforma Petrolina, que fica no Parque Josepha Coelho.

A programação prevê debates sobre os avanços conquistados e os desafios ainda existentes na execução do Plano Decenal Municipal, além de momentos de construção coletiva para a revisão do documento. A presença de gestores, conselheiros, profissionais da rede de proteção, organizações sociais e adolescentes é essencial para garantir que o plano reflita a realidade local e promova ações efetivas.

A realização é da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento conta também com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Esporte, reforçando a importância do trabalho conjunto na defesa e promoção dos direitos de meninas e meninos.

Ascom

Fecomércio-PE promove Fórum de Debates sobre Inteligência Artificial em Petrolina

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), por meio do Instituto Fecomércio-PE, realiza nesta sexta-feira (23), das 18h às 22h, no Senac Petrolina, o Fórum de Debates. O evento tem inscrições gratuitas e vagas limitadas. A temática central é como a Inteligência Artificial pode ser aliada dos empreendedores.

Durante o evento o consultor de Marketing e Inovação para o Varejo, Alexandre Guimarães, ministrará a palestra “IA em Ação: Soluções Práticas para o Seu Negócio”. “Tem se falado muito em Inteligência Artificial em diversos lugares. Desejo contribuir com o meu conhecimento para que os empreendedores entendam mais sobre a IA e possam aplicá-la aos seus negócios”, ressaltou Guimarães.

O evento conta com o apoio do Sebrae/PE, TV Grande Rio, Sindlojas Petrolina e Cartão do Empresário. “Levar essas discussões sobre a Inteligência Artificial aos empresários é uma iniciativa do Instituto Fecomércio para motivar os empresários a utilizarem essa tecnologia em seu benefício. Isso reflete nosso compromisso em capacitar os empresários locais com as mais recentes inovações tecnológicas, proporcionando percepções valiosas e estratégias práticas para enfrentar os desafios do mercado atual”, destacou Ricardo Santos, superintendente do Instituto Fecomércio Pernambuco.

Serviço:

Fórum de Debates em Petrolina

Tema: IA em Ação: Soluções Práticas para o Seu Negócio

Data: 23 de agosto

Horário: das 18 às 22h

Local: Senac Petrolina

Link para inscrições: https://eventos.fecomercio-pe.com.br/2024/forum-de-debates/petrolina

 

Fabiano Barros/Ascom

Centro de Cultura João Gilberto recebe 1º Fórum Audiovisual do Vale do São Francisco

Será realizado neste final de semana, dias 16 e 17 de agosto, o Primeiro Fórum Audiovisual do Vale do São Francisco. O evento, realizado no Centro de Cultura João Gilberto, conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que apoia a classe artística e incentiva o desenvolvimento da cultura local. Aberto ao público, o objetivo principal dessa iniciativa é construir um espaço de debate e valorização de produções locais.

Ao longo de dois dias, o público presente contará com debates sobre a produção audiovisual em Juazeiro, Petrolina e outras nove cidades do Sertão do São Francisco, como Curaçá, Remanso, Casa Nova e Pilão Arcado. Além disso, serão exibidas obras cinematográficas, a exemplo de “T de Tubarão”, de Pólen Acácio, “Filho de Boi”, da produtora baiana Plano 3 Filmes, com direção de Haroldo Borges, e o filme “A Matriarca”, do diretor Lula Oliveira.

O Fórum também conta com a participação das TVs locais, que produzem, diariamente, uma gama de informações relevantes para a sociedade do Vale do São Francisco. Representantes da TV São Francisco, de Juazeiro, e TV Grande Rio, de Petrolina, ambas afiliadas à Rede Globo, vão apresentar o trabalho de cobertura e produção audiovisual desenvolvido no sertão da Bahia e Pernambuco. TVs educativas também vão marcar presença no evento, como TV Escola/Juazeiro, TV Caatinga e TV UNEB.

Para o idealizador do evento, o artista visual Alex Moreira, “o objetivo do fórum é fomentar o audiovisual na região e fortalecer ainda mais as produções locais. Para isso, é necessário se reunir  e analisar o que estamos produzindo e refletir sobre essas produções. A partir dessas discussões, será possível criar novas perspectivas, fortalecer a rede de contatos e elaborar propostas como sociedade civil organizada. Essas propostas serão encaminhadas aos órgãos competentes para que possam ser atendidas através de políticas públicas culturais voltadas para o audiovisual”, destaca.

Entre momentos de debates e apresentações artísticas, o público presente também vai poder participar de uma plenária para a construção de propostas de projetos de lei que, após a finalização do fórum, serão encaminhadas ao poder legislativo. O objetivo é que as discussões feitas no evento formem um conjunto de ideias práticas, que posteriormente possam virar leis e, assim, fortalecer a cena local de produções culturais na região.

A programação é gratuita, e começa nesta sexta-feira (17), das 8h até às 18h. No sábado, a programação continua  das 8h até 18h. As inscrições ainda podem ser feitas via formulário online. O preenchimento dos dados é necessário para garantir a emissão de certificados de participação,  que serão entregues aos participantes do evento. Em caso de dúvidas, basta enviar um e-mail para [email protected].

Link para inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdFO59u5pvgGmziv_ANcgrft6JddTDgnHsDS9cpjCRYsXQzwg/viewform?usp=sf_link  

Siga-nos na conta oficial do evento no Instagram: @forumaudiovisualdovale

Ascom

Abertas inscrições para o 3º Fórum Nacional Sesc de Juventudes do Labmais em Petrolina

O Sesc de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai sediar o 3º Fórum Nacional Sesc de Juventudes do Labmais. A iniciativa será realizada entre os dias 3 e 5 de outubro. O objetivo será criar um espaço para diálogos e formações dessa geração, colocando o jovem como protagonista e valorizando sua identidade.

Serão três dias de oficinas formativas, panéis de conversas e apresentações culturais. As inscrições devem ser realizadas até o até 2 de outubro pelo site.

Petrolina tem a única unidade do estado que desenvolve o laboratório de artes, mídias, tecnologias e juventudes (labmais). A unidade chegou à cidade sertaneja em 2020. E, de forma gratuita, realiza atividades sistemáticas e fóruns regionais e nacional, com o objetivo de trazer questões das juventudes para o centro das suas ações.

G1 Pernsmbuco