Copa do Mundo 2026: França e Argentina estreiam nesta terça-feira com status de favoritas ao título

Seleções favoritas ao título fazem seus primeiros jogos na competição em uma rodada marcada por grandes expectativas e confrontos decisivos

A Copa do Mundo de 2026 segue movimentando o cenário do futebol mundial nesta terça-feira (16) com a abertura das disputas dos Grupos I e J. O destaque da rodada fica por conta das estreias de França e Argentina, duas das principais candidatas ao título e que entram em campo buscando começar a competição com vitória.

A seleção francesa enfrenta Senegal na abertura do Grupo I, em um duelo que desperta lembranças da histórica vitória senegalesa por 1 a 0 na Copa de 2002. Atual vice-campeã mundial e dona de um elenco estrelado, a França chega como favorita para conquistar uma das vagas na próxima fase. No outro confronto da chave, Iraque e Noruega medem forças em busca de um resultado importante na corrida pela classificação.

LEIA MAIS

Neymar e Robinho Jr. se desentendem durante treino no CT Rei Pelé

Camisa 10 teria se irritado após drible de novato em atividade neste domingo; apesar do princípio de confusão, os dois se entenderam ainda no vestiário.

O clima esquentou no CT Rei Pelé na manhã deste domingo. Durante um treino técnico para os jogadores que não atuaram no clássico contra o Palmeiras, Neymar e o jovem Robinho Jr. protagonizaram um desentendimento que terminou em contato físico.

LEIA MAIS

BC proíbe apostas sobre política, esportes e reality shows no Brasil

O Banco Central do Brasil anunciou uma nova regra que proíbe apostas envolvendo política, esportes, reality shows e outros temas no país. A medida foi estabelecida por meio de resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) e passa a valer a partir do dia 4 de maio.

A norma impede que plataformas internacionais como Kalshi e Polymarket operem no Brasil com esse tipo de aposta. Esses sites funcionam com contratos baseados em eventos futuros, onde os usuários apostam se algo vai ou não acontecer.

Diferente das bets tradicionais, esse modelo é mais parecido com o mercado financeiro. O valor dos contratos varia conforme a probabilidade do evento, como eleições, jogos ou até resultados de reality shows.

LEIA MAIS

Vale do São Francisco no Topo do Triatlo Nacional: “Mãe Malvada” Movimenta a Economia Regional

Fotos: Valter Souza

O último final de semana confirmou o que muitos entusiastas já previam: o Vale do São Francisco consolidou-se como polo do turismo esportivo no Nordeste. A 7ª edição do Triatlo  Mãe Malvada, que este ano foi validado para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Sprint Triathlon, atraiu mais de 1.000 competidores de diversos estados e do exterior, transformando a paisagem urbana e o cotidiano de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Com uma rede hoteleira robusta, preparada para receber mais de duas mil pessoas, Petrolina viu seus leitos se esgotarem rapidamente e o movimento não ficou restrito às hospedagens. Bares, restaurantes e o comércio local sentiram o reflexo direto do fluxo de turistas, que buscaram desde a gastronomia regional até serviços especializados.

LEIA MAIS

Parque do Povo Rafael Coelho fortalece inclusão social com programação esportiva permanente

A Secretaria Executiva de Esportes de petrolina, mantém uma programação permanente de atividades no Parque do Povo Rafael Coelho, garantindo acesso gratuito ao esporte, à prática orientada de exercícios físicos e à promoção da saúde. As ações são voltadas para diferentes faixas etárias e reforçam o compromisso com a inclusão e a qualidade de vida da população.

O Projeto de Iniciação Esportiva – Futebol Society acontece às segundas, terças e quartas-feiras, nos turnos da manhã (das 8h às 10h40) e da tarde (das 16h às 18h40). A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento técnico, motor e social dos participantes, incentivando disciplina, trabalho em equipe e hábitos saudáveis desde a infância.

Na academia de musculação, o acompanhamento profissional de Educação Física é oferecido de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 10h30 e das 17h às 22h. O atendimento inclui orientação, prescrição e acompanhamento individualizado dos treinos, assegurando prática adequada e segura das atividades físicas.

Já as aulas de exercício funcional são realizadas às terças e quintas-feiras, das 5h30 às 8h, com foco no condicionamento físico e na promoção da saúde, atendendo praticantes que buscam melhorar resistência, força e mobilidade.

Além das atividades orientadas, o parque conta com estrutura esportiva completa, incluindo pista de caminhada, área para ciclismo, quadra de areia, quadra poliesportiva, campo society, parquinho infantil, Park Dog e academia de musculação. Parque do Povo Rafael Coelho está localizado na Avenida da Redenção, na área do antigo Raso da Catarina, próximo aos bairros José e Maria e Vila Eulália.

Ascom

Mutirão “Velho Chico + Limpo” integra a programação da Travessia do Nego D’Água

Neste domingo, 14 de setembro, a partir das 8h30, Juazeiro será palco do mutirão de limpeza “Velho Chico + Limpo”, que faz parte da programação oficial da Travessia do Nego D’Água. A concentração dos voluntários será na Kaiakeria Arca Sport, e a ação abrangerá o trecho do rio entre a Croa e a Ponte Presidente Dutra.

O mutirão é uma realização do grupo Sereias do Rio, com apoio do Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana, dos Guarda Vidas Anjos do Rio e da Prefeitura de Juazeiro, além da Marinha do Brasil, nadadores, mergulhadores e frequentadores do rio. A iniciativa vai além da limpeza: busca sensibilizar a população, promover a educação ambiental e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade com o Velho Chico.

A idealizadora do projeto, Alice Rocha, reforça o convite: “Nosso objetivo é unir esforços para cuidar do Velho Chico e inspirar toda a população a se engajar na preservação do rio. Cada garrafa recolhida, cada pedaço de lixo retirado é uma pequena grande vitória para o meio ambiente e para nossas futuras gerações.”

Convite aos voluntários: Todos podem participar! A recomendação é que os voluntários tragam roupas leves, protetor solar, chapéu e, se possível, luvas. É a oportunidade de unir forças em um mutirão que alia esporte, cidadania e consciência ambiental.

Serviço do evento:

• O que: Mutirão de limpeza do Rio São Francisco – “Velho Chico + Limpo”
• Quando: 14 de setembro, às 8h30
• Onde: Concentração na Kaiakeria Arca Sport
• Contato para informações: WhatsApp 79 99822-2717

1ª Travessia do Nego D’água

A Travessia do Nego D’água é uma prova de natação em águas abertas realizada no Rio São Francisco, em Juazeiro (BA), que une esporte, cultura e tradição ribeirinha. Inspirada na lenda do Nego D’água, personagem mítico descrito como um ser híbrido, meio homem e meio anfíbio, conhecido por assustar pescadores e proteger o Velho Chico, a travessia celebra o rio como fonte de vida e identidade cultural. Mais do que uma competição, o evento homenageia o guardião das águas, reforçando o respeito e a conexão da comunidade com a riqueza natural e simbólica do São Francisco.

Inscrições abertas

  • 1ª Travessia do Nego D’água
  • Data: 16 de novembro de 2025
  • Local: Orla de Juazeiro/BA – percurso da Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ) até a estátua do Nego D’água
  • Distância: 2 km
  • Público-alvo: Homens e mulheres, sem limite de idade
  • Valor da inscrição: R$ 100,00
  • Inscrições: Até 10 de novembro pelo link https://forms.gle/suww3HDmcuvYS5aL8

Ascom

Futevôlei, maratona aquática, corrida e jiu-jitsu Juazeiro tem fim de semana esportivo, com o apoio da Seculte.

Neste sábado e domingo, Juazeiro (BA) vai viver um fim de semana movimentado com uma programação esportiva intensa e diversificada. A cidade receberá disputas de futevôlei, maratona aquática, corrida de rua e jiu-jitsu, com participação de atletas locais e de outras cidades da região. Ao todo, a estimativa é que mais de mil pessoas estejam se movimentando na região, entre competidores, equipe técnica e torcedores. Todas as atividades acontecem apoiadas pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro.

“Juazeiro está em um momento especial para o esporte, englobando muitas modalidades e públicos diferentes. A agenda mostra o fortalecimento das políticas públicas para o esporte na cidade, com apoio e estrutura para que as modalidades cresçam e se consolidem no município”, diz o assessor especial de esportes da Seculte Bruno Lopes.

Confira a programação:

Futevôlei

Desde a quinta-feira, 15, acontece na cidade o Circuito Velho Chico de Futevôlei, que conta com 80 duplas distribuídas em cinco categorias: iniciante, D, C, B, feminino e mista. Ao todo, são 160 atletas participantes. Neste sábado, 17, os jogos começam a partir das 15h, com partidas das categorias C e Feminino. No domingo, 18, a competição segue com as disputas da categoria B, às 10h, e da Mista, a partir das 14h.

Além da Prefeitura de Juazeiro, o evento tem apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e também realiza campanha de arrecadação de alimentos, que serão destinados ao programa Juazeiro Sem Fome. O evento acontece na Arena Aruba, localizada no bairro Cajueiro.

Maratona aquática

Durante a manhã do domingo, acontece a primeira edição da Travessia do Cari, prova que marca a abertura do Circuito de Maratonas Aquáticas Velho Chico. É o primeiro evento de esporte aquático de grande porte a acontecer na região. A competição reúne mais de 200 atletas, em um percurso de 2,5 km no Rio São Francisco, com largada prevista para 8h30, na Marinha de Petrolina, e chegada na margem de Juazeiro.

A concentração começa às 6h, na sede da Kayakeria Arca Sport, na Orla II, com estrutura de apoio e barcos ao aguardo dos atletas. As embarcações saem às 7h em direção à largada. De volta a Juazeiro, a premiação está prevista para ocorrer entre 11h e 12h, com troféus para os três primeiros colocados de cada faixa etária, além de show ao vivo para o pós-prova. A expectativa é de 400 a 500 pessoas envolvidas entre atletas, equipe de apoio e torcedores. De acordo com a organização, o circuito também passará por Curaçá (em agosto), Remanso (em outubro) e terá novas etapas em Juazeiro (em setembro e novembro).

Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu

Cerca de 500 atletas de jiu-jitsu e parajiujitsu desembarcam em Juazeiro neste sábado, 17, prontos para encarar os tatames a partir das 14h30. Os esportistas vêm da capital e do interior de todo o estado da Bahia para participar da quarta etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu 2025. O evento acontecerá no ginásio de esportes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A competição segue até domingo, 18. A partir das 8h, é a vez dos pequenos talentos das categorias infantil e juvenil, com atletas de até 17 anos mostrando garra e determinação.

Corrida de rua

Também no domingo, 18, será realizada a 2º edição da “Corre na Fé”, maratona de rua promovida pela Paróquia Santo Antônio de Juazeiro. A largada acontece às 6h30, em frente à igreja, e sairá em dois percursos: de 5 km e 10 km. A corrida deve reunir fiéis e corredores amadores em uma proposta que une espiritualidade e atividade física. Não deixe de acompanhar os eventos esportivos da cidade!

Ascom

Popó vs. Bambam: Tetracampeão, nocauteia o ex-BBB em 36 Segundos

No embate entre Popó e Bambam, o tetracampeão mundial de boxe, Acelino Popó Freitas, demonstrou sua supremacia ao nocautear o campeão do BBB 1 em um tempo impressionante de apenas 36 segundos, no primeiro round de até seis previstos.

Esse confronto, que ocorreu no Fight Music Show 4, na Vibra São Paulo, não durou mais que dois minutos, já que Popó aplicou dois knockdowns decisivos, forçando o árbitro a interromper a luta.

Antes mesmo do início do combate, Bambam havia prometido surpreender o mundo. No entanto, foi Popó quem verdadeiramente chocou a todos com sua performance avassaladora. O tetracampeão não deu margem para dúvidas, deixando claro desde o início quem dominava o ringue.

LEIA MAIS

Estudantes e professores de Petrolina embarcam para Brasília para participar da 18ª edição do Câmara Mirim

Com o incentivo da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, cerca de 10 alunos da rede de ensino, acompanhados da professora da Escola Municipal Santa Terezinha, Rafaela Barbosa, e do professor José Eduardo, da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos- CAIC, embarcaram nessa quarta-feira (18) para Brasília.

A viagem tem o objetivo de participar das discussões sobre os projetos de lei desenvolvidos pelos alunos e selecionados para a 18ª edição do Câmara Mirim, programa que simula o processo legislativo com estudantes do ensino fundamental.

LEIA MAIS

Petrolinense participará da “Copa do Mundo de Fisiculturismo” em outubro e precisa de apoio para custear viagem

José Dias é atleta de fisiculturismo e tem se destacado representando Petrolina nos eventos (Foto: Arquivo Pessoal)

José Dias Rodrigues Júnior tem 23 anos, é petrolinense e um dos expoentes do fisiculturismo brasileiro. Em outubro, ele participará de uma competição em São Paulo: o Olympia Amateur, a principal competição do segmento.

Mas precisa de apoio financeiro para custear sua viagem e está vendendo uma rifa, no valor de R$ 10,00 a unidade para levantar os fundos necessários. O prêmio será um combo de suplementos. O sorteio está previsto para 01/10.

Para adquirir uma rifa, basta entrar em contato com José pelo número (87) 98869-3257. Além disso, também é possível contribuir com doações, através do Pix: 87988693257.

LEIA MAIS

Prefeita Suzana Ramos abre oficialmente a 43ª edição dos Jogos Escolares municipais 2023 de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta sexta-feira (05), no Estádio Adauto Moraes, a solenidade de abertura da 43ª edição dos Jogos Escolares Municipais 2023, abrindo oficialmente as competições do Desporto Escolar.

Presente na cerimônia, a prefeita Suzana Ramos, destacou o compromisso e a responsabilidade da gestão municipal em garantir a realização da tradicional competição. “Os Jogos Escolares é um evento tradicional em nosso município, e um compromisso primordial em minha gestão, que valoriza as tradições, investe em pioneirismo, mas acima de tudo, reconhece o poder transformador do esporte e de uma população valorizada. Fazemos uma gestão que investe no esporte, e um indicativo disso, foi a ampliação que promovemos dos beneficiários do bolsa atleta em Juazeiro”, comentou a prefeita de Juazeiro.

A solenidade contou com hasteamento das bandeiras, apresentação de dança, dos coreógrafos das bandas de fanfarra do município, desfile das escolas participantes, ao som das fanfarras, e realização do juramento da equipe de árbitros, e dos atletas, que fizeram o revezamento no estádio com a tocha olímpica, selando a abertura dos jogos com o acendimento da pira.

“Eu vim prestigiar a participação da minha filha no evento, e confesso que estou deslumbrada com a organização. Está absolutamente tudo de parabéns”, avaliou Mércia Santos, mãe de Nicolly Evelin, estudante da escola integração.

Parceria

Este ano o evento contou com a parceria do Projeto Mãe Malvada, comandado pela triatleta Ana Augusta, importante incentivadora da prática esportiva no município, que representa a cidade de Juazeiro e o Vale do São Francisco em diversas competições de Triathlon no Brasil e no mundo.

A diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, Carla Luz, destacou o empenho da gestão municipal para a manutenção da tradição do evento. “A prefeita Suzana Ramos, se empenhou para que o evento ocorresse, garantindo a tradição das competições e reafirmando o compromisso com a prática esportiva educacional de Juazeiro”, frisou Carla.

As competições

No total, 12 modalidades de esporte integram os jogos escolares municipais em 2023. Atletismo, badminton, natação, judô, xadrez, voleibol de areia e de quadra, baleô, futsal, handebol, basquetebol e futebol society integram a grade de competições, divididas entre individuais e coletivas, contemplando os naipes feminino e masculino, nas categorias mirim, pré-mirim e infantil. A programação conta com a adesão de 67 escolas participantes, reunindo mais de 3 mil estudantes da rede municipal, estadual, federal e privada de ensino, entre 9 e 17 anos.

Participantes

Entre os participantes da cerimônia de abertura, também estavam presentes o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes; o secretário da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Manoel Tenório Rapadura Filho; Chastinet Júnior, gestor de Políticas Públicas da Seduc, representando o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado; a diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, Carla Luz; o articulador de Educação Física, Esporte Escolar do Núcleo Territorial de Educação (NTE-10), José Carlos Santana; a triatleta campeã geral amador Ironman Brasil e campeã mundial Ironman, Ana Augusta; e os vereadores Lourival Quirino, Gildásio Soares, Bebeto Matias, Aníbal Araújo, Mundeco Santos e Aníbal Araújo.

 

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Marcel Cordeiro – Ascom/PMJ

Fomento ao Esporte Prefeitura de Petrolina abre inscrições para a 50ª edição dos Jogos Escolares Municipais

(Foto: Ascom)

Visando incentivar a prática esportiva no município e promover a descoberta de novos talentos entre os estudantes das escolas públicas e privadas, a Prefeitura de Petrolina realiza entre os dias 13 e 14 de abril, as inscrições para a 50ª edição dos Jogos Escolares. Para participar, o professor, gestor ou responsável pela Escola deve comparecer na Secretaria Executiva de Esportes, localizada na arena 2 do Parque Josepha Coelho, das 8h30 às 16h30, para entregar os termos de responsabilidade assinados, ficha de inscrição preenchida e documentação dos alunos atletas, além de informar a categoria e a modalidade que irá participar.

A primeira fase dos jogos escolares acontece entre os dias 03 e 19 de maio e contará com a participação de estudantes com idade entre 12 e 17 anos. O evento esportivo será composto por seis modalidades: futsal, handebol, voleibol, basquete, futebol Society e futebol de campo. A previsão é que a segunda fase seja realizada entre os dias 02 e 20 de outubro, contemplando alunos de 10 a 12 anos e de 17 a 19 anos. O secretário Executivo de Esportes, Jefferson Correia, explica que a meta dos Jogos Escolares este ano é alcançar mais escolas e dobrar o número de estudantes participantes.

“Após um hiato de três anos sem a realização dos jogos escolares por conta da pandemia da Covid-19, estamos voltando com força total e com o grande incentivo do prefeito Simão Durando, que acredita que o esporte traz inúmeros benefícios para a vida escolar de cada criança e adolescente, não só por ser um celeiro para a revelação de novos atletas, mas também como forma de promover o intercâmbio entre as unidades de ensino e auxiliar no desenvolvimento de habilidades físicas e sociais, que contribuam para formação integral do indivíduo”, disse Jefferson.

Mais informações sobre as inscrições e como participar do dos Jogos Escolares, podem ser obtidas também pelo telefone da Secretaria Executiva de Esportes (87) 3862-2113.

 

Elaine Barbosa – Ascom Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Escola Municipal Dois de Julho em Juazeiro conquista medalha de prata na ‘série cobre’ de maior competição estudantil do país

Alunas da Escola Municipal Dois de Julho, localizada no distrito de Maniçoba, em Juazeiro, conquistaram a medalha de prata, na modalidade handebol feminino, disputada nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2022, e consolidaram o esporte estudantil de Juazeiro. O evento representa a etapa máxima das competições estudantis no Brasil, e reuniu mais de 5 mil estudantes-atletas, dos 27 estados da federação, no período de 01 a 14 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

A equipe disputou na ‘série cobre’ dos JEBs e trouxe para casa a medalha de prata, sendo vice-campeã no jogo disputado com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jandira Henderson e Silva, do estado do Pará.

Integrante do time vencedor, a capitã Iris Railine Marques destacou a emoção de trazer bons resultados para Juazeiro. “Para mim, participar do JEBs foi uma grande conquista e uma grande alegria. Só em pensar que estamos levando uma medalha para casa, me enche o peito de emoção. Foi uma experiência incrível e desejo que ano que vem tenha mais”, contou a capitã.

Apoio e participação

Nos JEBs, Juazeiro esteve representada nas modalidades de xadrez, handebol e atletismo, com o apoio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), que ofereceu todo suporte de informações e assistência aos atletas, gestores, professores e comissão técnica envolvidos.

Participaram da iniciativa, estudantes da categoria mirim (12 a 14 anos), de naipes masculino e feminino, desde modalidades individuais a coletivas, das redes municipal e estadual. Na rede municipal de ensino participam alunos das escolas municipais de Pontal, Professora Dinorah Albernaz Melo da Silva, Helena Celestino e Dois de Julho. Já na estadual, os colégios Hildete Lomanto, Rotary e Rui Barbosa. Ao todo, 34 estudantes participaram das competições.

“O fomento ao esporte educacional traz excelentes resultados não apenas do aspecto dos resultados das competições, mas nesse sentido, Juazeiro também foi muito bem representada.  A Seduc cumpre o seu papel de engajar os jovens, promover e incentivar essas práticas e participar ativamente da construção de um novo tempo do esporte educacional no município”, finalizou a diretora de Juventude e Esporte Educacional, Carla Luz.

 

Texto: Brena Souza – Ascom Seduc/ PMJ

Carrancas Futebol Americano estreia na Liga BFA – Nordeste neste final de semana

A temporada da Liga Brasil Futebol Americano (Liga BFA) vai começar. No eixo Nordeste, o Carrancas Futebol Americano tem a missão de representar o Vale do São Francisco e a equipe local estreia neste sábado (11) em um duelo PEBA.

O Carrancas vai até Camaçari (BA) enfrentar a Cavalaria 2 de Julho. A partida está marcada para às 14h. O elenco vem treinando firme para a competição e na visão do Head Coach Hans Kelsen, o grupo está pronto. “A gente está super preparado, nossa expectativa é a melhor possível, para buscar essa vitória“, afirma Hans.

Esta será a primeira partida do Carrancas desde a pausa forçada por conta da pandemia da Covid-19. Segundo o kicker Lucas Dantas, o Silveira, o retorno aos gramados começa com um importante teste. “Vai ser um jogo bem duro, talvez seja o adversário mais duro da fase de grupo“, disse o atleta.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro informa reabertura de espaços esportivos no município

A Prefeitura Municipal de Juazeiro informa que estão reabertos os espaços municipais destinados à prática esportiva. A medida compreende o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Tabuleiro, a Praça da Juventude, no bairro Malhada da Areia e as quadras do Parque Fluvial (Orla II).

A utilização dos espaços exige agendamento prévio, que pode ser realizado no próprio local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No caso da Orla II, a reserva de horário refere-se apenas às quadras e pode ser feita no Vaporzinho. Já o acesso às pistas de caminhada e skate estão liberados, sem a necessidade de agendamento.

12