Santos de Neymar não brilha, mas eficiência é caminho a seguir após classificação

Gabriel Bontempo e Neymar em Coritiba x Santos — Foto: Raul Baretta/Santos FC

Time aproveita chances criadas para abrir placar com facilidade no primeiro tempo contra o Coritiba, fora de casa, e carimbar vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil

Com dois gols no primeiro tempo, o Santos encaminhou com facilidade a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, com vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, na noite da última quarta-feira, no Paraná. O que se viu foi um time contundente diante de um rival ineficaz e depois de um jogo de ida 0 x 0.

O Santos fez o que precisava fazer no Couto Pereira e, se tivesse seguido esse padrão nos últimos anos, teria feito sua torcida muito mais feliz: aproveitou as chances criadas. No ano passado, o time foi eliminado na mesma quinta fase para o CRB nos pênaltis. Agora, comemora a vaga nas oitavas.

LEIA MAIS

Neymar e Robinho Jr. se desentendem durante treino no CT Rei Pelé

Camisa 10 teria se irritado após drible de novato em atividade neste domingo; apesar do princípio de confusão, os dois se entenderam ainda no vestiário.

O clima esquentou no CT Rei Pelé na manhã deste domingo. Durante um treino técnico para os jogadores que não atuaram no clássico contra o Palmeiras, Neymar e o jovem Robinho Jr. protagonizaram um desentendimento que terminou em contato físico.

LEIA MAIS

Vasco aplica goleada histórica no Santos e Neymar deixa o gramado chorando

A torcida do Santos lotou o MorumBis neste domingo (17) para ver Neymar, mas acabou testemunhando a uma goleada humilhante sofrida pelo time: 6 a 0 para o Vasco. Após duas vitórias seguidas, o time da Vila Belmiro viu sua ascensão no Brasileiro ruir e estacionou nos 21 pontos.

Com o triunfo por 6 a 0, os visitantes voltaram a vencer após cinco rodadas, chegaram aos 19 pontos e deixaram a zona de rebaixamento. Além de não conseguir se afastar do Z-4, o Santos perdeu Neymar, suspenso para a próxima partida, contra o Bahia.  O camisa 10 do time, que pouco fez contra o Vasco, interrompe assim uma sequência de sete partidas seguidas.

Pendurado, ele levou cartão amarelo por reclamação no primeiro tempo. Insatisfeita com o trabalho do técnico Cleber Xavier, a torcida santista no MorumBis gritou o nome de Sampaoli e após o quinto gol do Vasco, aos 16 minutos do segundo tempo, muitos já deixaram o estádio do São Paulo.Após o apito final, a torcida deu as costas e vaiou o time. Neymar se sentou no chão, ficou com a cabeça baixa e deixou o campo chorando.

O jogo 
Mais bem posicionado em campo, o Santos começou melhor. Neymar aproveitava a marcação falha do Vasco e tinha espaço para articular as jogadas do time, distribuindo bem as bolas aos companheiros. Os visitantes, porém, fizeram o gol na primeira vez que conseguiram chegar ao ataque. Aos 17 minutos, Nuno recebeu pela direita, cruzou para a área, e Lucas Piton apareceu na segunda trave para, de cabeça, abrir o placar no MorumBis.

Os santistas reclamaram de saída de bola pela lateral no início da jogada, mas o gol foi validado. Em vantagem no placar, o Vasco melhorou, acertou a marcação e Neymar passou a ter menos espaço para jogar. Com Rayan aberto pela direita, o time de Fernando Diniz criava jogadas de perigo contra o gol de Gabriel Brazão. Além disso, Phillipe Coutinho encontrava espaço para armar o Vasco. Enquanto isso, Neymar precisava recuar para buscar jogo.

O camisa 10 do Santos, irritado com a arbitragem, reclamou no final do primeiro tempo e levou o cartão amarelo. Como estava pendurado, ele desfalca o time na próxima rodada. Os times voltaram sem alterações para o segundo tempo, e o Santos pressionou na retomada do jogo em busca do empate. Guilherme, destaque do time na vitória contra o Cruzeiro, desperdiçou uma chance clara aos 2 minutos, e Barreal acertou a trave de Léo Jardim aos 3.

Nos minutos seguintes, porém, o Santos teve um apagão e viu o Vasco marcar 5 gols em cerca de 15 minutos. Aos 6, David aproveitou cruzamento e emendou de primeira. Aos 8, Phillipe Coutinho marcou seu primeiro após falha na saída de bola do Santos. Aos 14, pênalti foi marcado após intervenção do VAR, Rayan cobrou e fez 4 a 0. Aos 16, Coutinho marcou seu segundo, de cavadinha, e aos 22, em uma finalização parecida, Tchê Tchê marcou o sexto do Vasco. O Santos ainda chegou a diminuir aos 37, com Guilherme e assistência de Neymar, mas o gol foi anulado por posição irregular.

Ficha técnica 

Santos 0 X 6 Vasco

Santos – Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Luan Peres e Souza (Escobar); Zé Rafael (Rollheiser), Gabriel Bontempo (Rincón) e Neymar; Guilherme, Barreal (Caballero) e Tiquinho Soares (Luca Meirelles). Técnico: Cleber Xavier.

Vasco – Léo Jardim; Paulo Henrique, Hugo Moura (Lucas Oliveira), Lucas Freitas e Lucas Piton; Jair (Thiago Mendes), Tchê Tchê e Phillipe Coutinho; Nuno Moreira (GB), Rayan (Puma Rodríguez) e David (Léo Jacó). Técnico: Fernando Diniz.

Gols – Lucas Piton, aos 17 minutos do primeiro tempo; David, aos 6, Phillipe Coutinho, aos 8 e aos 16, e Rayan, aos 14, e Tchê Tchê, aos 22, do segundo tempo.

Cartões Amarelos – Hugo Moura, Jair e Tchê Tchê (Vasco); Luisão e Neymar (Santos).

Renda: R$ 4.344.635,00. Público: 54.474. Árbitro – Ramon Abatti Abel (SC). Local – Estádio MorumBis, em São Paulo (SP).

Estadão Conteúdo

Santos prepara apresentação de Neymar no Pacaembu e na Vila Belmiro

O Santos prepara uma recepção histórica para anunciar oficialmente o retorno de Neymar ao clube. O evento está sendo planejado em duas frentes: uma grande celebração no Pacaembu, em São Paulo, nesta quinta-feira, que pode se estender no mesmo dia para a Vila Belmiro, em Santos.

A festa deve continuar no clássico contra o São Paulo, no sábado, às 20h30, na Baixada Santista, com a presença do jogador.

Neymar rescindiu seu contrato com o Al-Hilal na noite desta segunda-feira, abrindo caminho para um acordo de cinco meses com o Santos. O clube pretende aproveitar esse período para convencê-lo a renovar até a Copa do Mundo de 2026.

LEIA MAIS

Velório de Pelé chega ao fim, sem passagem de ídolos do futebol nacional

Lula esteve no velório e participou de missa com a família de Pelé

O velório do Rei Pelé completou 24h na manhã desta terça-feira (3) e foi encerrado às 10h. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu a Santos, participou da missa ao lado da família e seguiu para agenda em Brasília (DF).

A imprensa esportiva nacional chamou atenção para o fato de os ídolos do futebol nacional não terem comparecido ao velório. Campeões do penta como Cafu, Kaká, Ronaldo e Rivaldo, e do tetra, como Dunga, Branco e Romário não foram ao Estádio Vila Belmiro. Treinador na Copa do Catar, Tite foi ausência.

LEIA MAIS

Juazeirense mostra força, mas acaba eliminada da Copa do Brasil

O Santos avançou para as quartas de final da Copa do Brasil mesmo sendo derrotado por 2 a 0 pela Juazeirense, nesta quinta-feira (5) no estádio Adauto Moraes, município de Juazeiro, na Bahia.

A classificação veio porque na partida de ida das oitavas de final, disputada na Vila Belmiro, terminou com triunfo de 4 a 0 para o Peixe.

O primeiro gol do jogo foi do atacante Ian Augusto, que ganhou pelo alto da zaga paulista e completou de cabeça cruzamento da esquerda aos 24 minutos da etapa inicial. Três minutos depois Thauan fez mais um, outra vez de cabeça.

LEIA MAIS

Desembargador pede desculpas após chamar guarda de analfabeto

(Foto: divulgação)

O desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, pediu desculpas ao guarda que chamou de “analfabeto” antes de rasgar e jogar no chão uma multa recebida por desrespeitar o uso obrigatório de máscara. Ele se pronunciou publicamente sobre o assunto em nota divulgada nesta quinta-feira (23). O episódio aconteceu na praia de Santos, no último sábado (18).

“Eu me exaltei, desmedidamente, com o guarda municipal Cícero Hilário, razão pela qual venho a público lhe pedir desculpas”, diz um trecho da nota. O desembargador também justifica a atitude. “Uma profunda indignação com a série de confusões normativas que têm surgido durante a pandemia — como a edição de decretos municipais que contrariam a legislação federal — e às inúmeras abordagens ilegais e agressivas que recebi antes, que sem dúvida exaltam os ânimos”, diz um trecho. “Nada disso, porém, justifica os excessos ocorridos, dos quais me arrependo”, escreveu o magistrado.

Vítimas de massacre no Rio Grande do Norte no século 17 se tornam santos neste domingo

(Foto: Internet)

Em 1645, um grupo de católicos foi arrastado para um trecho do rio Potengi, perto de Natal, no Rio Grande do Norte. Seus algozes, soldados holandeses e índios tapuias, lhes arrancaram línguas, deceparam pernas e braços e partiram crianças ao meio.

Enquanto tinha o coração arrancado pelas costas, umas das vítimas Mateus Moreira repetia: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”, segundo relato da Igreja Católica.
Neste domingo (15), o papa Francisco o canonizou em uma missa na Praça de São Pedro, juntamente com as demais vítimas e outras figuras ligadas à violenta história da evangelização na América Latina.

“Não se pode dizer ‘Senhor, Senhor’, sem viver e colocar em prática a vontade de Deus. Necessitamos nos revestir a cada dia com seu amor, de renovar a cada dia a escolha de Deus. Os santos canonizados hoje, sobretudo os tantos mártires, indicam esse caminho. Eles não disseram ‘sim’ ao amor apenas com palavras, mas com a vida, e até o fim”, ressaltou o papa na cerimônia de canonização.

O episódio, conhecido como massacre de Cunhau e Uruaçu, ocorreu no Rio Grande do Norte durante a dominação holandesa na região. Suas vítimas se tornaram os primeiros mártires do país.

LEIA MAIS