Messi faz história, marca dois gols e garante Argentina na próxima fase da Copa do Mundo

Craque argentino chegou a 18 gols em Mundiais, tornou-se o maior artilheiro da história das Copas e classificou a seleção para a fase eliminatória

A seleção da Argentina garantiu vaga antecipada na próxima fase da Copa do Mundo de 2026 ao vencer a Áustria por 2 a 0, em partida válida pela segunda rodada do Grupo J. O grande destaque da partida foi, mais uma vez, Lionel Messi, autor dos dois gols da equipe e responsável por mais um capítulo histórico no futebol mundial.

Com os dois gols marcados, Messi chegou a 18 gols em Copas do Mundo e se tornou o maior artilheiro da história do torneio, superando marcas históricas e ampliando ainda mais seu legado no futebol internacional.

O camisa 10 argentino teve a oportunidade de abrir o placar ainda no primeiro tempo em cobrança de pênalti, mas desperdiçou a chance. No entanto, mostrou poder de reação e decidiu a partida ao balançar as redes duas vezes, garantindo a vitória dos atuais campeões mundiais.

LEIA MAIS

França e Argentina podem garantir vaga hoje; confira os jogos da copa

A segunda rodada dos grupos I e J colocará em campo, nesta segunda-feira (22), as duas seleções finalistas da Copa de 2022. A atual campeã, Argentina, joga às 14h em Dallas contra a Áustria.

Na sequência, às 18h, a vice-campeã França enfrenta o Iraque. A partida será na Filadélfia.

Completam a rodada Noruega e Senegal, às 21h, em Nova Jersey; e, à meia-noite, Jordânia e Argélia.

Jogos desta segunda-feira, 22 de junho
14h – Argentina x Áustria (Grupo J)

18h – França x Iraque (Grupo I)

21h – Noruega x Senegal (Grupo I)

0h – Jordânia x Argélia (Grupo J)

LEIA MAIS

Copa do Mundo 2026: França e Argentina estreiam nesta terça-feira com status de favoritas ao título

Seleções favoritas ao título fazem seus primeiros jogos na competição em uma rodada marcada por grandes expectativas e confrontos decisivos

A Copa do Mundo de 2026 segue movimentando o cenário do futebol mundial nesta terça-feira (16) com a abertura das disputas dos Grupos I e J. O destaque da rodada fica por conta das estreias de França e Argentina, duas das principais candidatas ao título e que entram em campo buscando começar a competição com vitória.

A seleção francesa enfrenta Senegal na abertura do Grupo I, em um duelo que desperta lembranças da histórica vitória senegalesa por 1 a 0 na Copa de 2002. Atual vice-campeã mundial e dona de um elenco estrelado, a França chega como favorita para conquistar uma das vagas na próxima fase. No outro confronto da chave, Iraque e Noruega medem forças em busca de um resultado importante na corrida pela classificação.

LEIA MAIS

Supercomputador aponta Espanha como favorita ao título da Copa do Mundo de 2026; Brasil aparece apenas em sexto

Levantamento da Opta coloca seleção espanhola na liderança das projeções, enquanto o Brasil surge fora do grupo dos cinco principais candidatos ao título

O supercomputador da empresa britânica Opta Analyst, conhecido por suas projeções estatísticas no futebol mundial, apontou a Espanha como a principal favorita para conquistar a Copa do Mundo de 2026.

Segundo as simulações realizadas pela tecnologia, os espanhóis possuem 16,1% de chances de levantar a taça. Na sequência aparecem a França, com 13%, e a Inglaterra, com 11,2%.

A atual campeã mundial, a Argentina, liderada por Lionel Messi, aparece na quarta posição com 10,4% de probabilidade. Logo atrás está Portugal, de Cristiano Ronaldo, com 7%.

LEIA MAIS

Ganhe o Mundo abre 2 mil vagas para intercâmbio internacional de estudantes da rede estadual

Inscrições seguem até 16 de junho e contemplam destinos como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Argentina e Espanha

O Governo de Pernambuco abriu as inscrições para uma nova edição do Programa Ganhe o Mundo (PGM), que vai oferecer duas mil vagas de intercâmbio para estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Do total de vagas, 1.400 são destinadas aos alunos que desejam estudar a língua inglesa, com possibilidade de intercâmbio nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Outras 600 vagas serão destinadas aos estudantes que optarem pelo espanhol, com destinos para Argentina e Espanha.

As inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 16 de junho e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Igeduc.

Ao anunciar a nova edição do programa, a governadora Raquel Lyra destacou a importância da iniciativa para os jovens pernambucanos.

LEIA MAIS

Governo da Argentina promete repressão à greve geral contra a reforma trabalhista

O governo de Javier Milei anunciou que adotará medidas rigorosas durante a paralisação de 24 horas convocada pelo maior sindicato da Argentina contra a reforma trabalhista apoiada pelo presidente. Além de prometer reprimir a greve, o governo também divulgou orientações específicas à imprensa diante da paralisação.

Em comunicado, o Ministério da Segurança recomendou que jornalistas evitem se posicionar entre possíveis focos de confronto e as forças destacadas para a operação. O texto também afirma que haverá reação em caso de episódios de violência e informa que a cobertura por parte dos profissionais de imprensa deverá ocorrer em uma “zona exclusiva” delimitada em ruas laterais à praça em frente ao Parlamento.
A reforma que motivou a greve propõe modernizar as relações de trabalho e reduzir o poder dos sindicatos e os custos trabalhistas. A fim de garantir os 37 votos necessários para sua aprovação no Senado, o governo – que conta com 20 senadores próprios – concordou em modificar alguns artigos a pedido da oposição.

A medida foi aprovada, ao contrário de outras iniciativas que naufragaram na Câmara depois que o governo deu como certo o apoio de outros blocos. O texto agora seguirá para a Câmara dos Deputados, que o debaterá em março e poderá fazer emendas ou revogar partes do projeto. Os principais sindicatos do transporte de passageiros aderiram inicialmente ao protesto iniciado nesta quinta-feira: 255 voos foram cancelados, afetando 31 mil passageiros, segundo a companhia aérea Aerolíneas Argentinas. Trabalhadores portuários também participam da paralisação.

O ato acontece num momento de declínio da atividade industrial. Nos últimos dois anos, segundo fontes sindicais, mais de 21 mil empresas fecharam as portas; a crise também se estende ao encerramento de cerca de 300 mil postos de trabalho.

Estadão Conteúdo

Temporal deixa 6 mortos em cidade portuária da Argentina

Seis pessoas morreram e mais de 1.000 tiveram que ser evacuadas em Bahía Blanca, no sul da província de Buenos Aires, por um temporal que inundou casas e hospitais, destruiu estradas e levou as autoridades a cortarem o fornecimento de energia por segurança. O prefeito Federico Susbielles informou, em vídeo divulgado durante a tarde, que, apesar de a chuva que começou durante a madrugada ter dado uma trégua, “grande parte da cidade continua debaixo d’água” e pediu à população que evite “sair de suas residências”.

O número de mortos “chega a seis”, informou em comunicado a prefeitura, que assinalou que pelo menos cinco morreram em vias públicas e não descartou a possibilidade de haver mais vítimas fatais na cidade. A tempestade despejou mais de 400 milímetros de chuva em oito horas, que é “o que chove durante um ano inteiro em Bahía Blanca praticamente […] isso é algo inédito”, disse o ministro da Segurança da província de Buenos Aires, Javier Alonso, ao canal TN.

“A tempestade mais forte em Bahía Blanca foi no ano de 1930, com 175 milímetros. A de hoje é quase três vezes maior”, acrescentou Alonso. Como consequência, grande parte desta cidade costeira ficou sem luz. O município abriga um dos principais portos da Argentina, conta com 350 mil habitantes e fica cerca de 600 km ao sul de Buenos Aires. Depois, o abastecimento foi suspenso a pedido da prefeitura por razões de segurança.

O temporal provocou a inundação de um dos hospitais mais importantes da cidade, o que provocou uma evacuação de emergência de pacientes e pessoal. “Os pacientes estão sendo transferidos […] com a ajuda do Exército, enquanto os danos continuam sendo estimados”, informou o governo de Buenos Aires em comunicado, enquanto o município mantém o alerta vermelho. O sul da província estava em alerta laranja para tempestade na tarde desta sexta, segundo o Serviço Meteorológico Nacional, e vários municípios recomendavam aos moradores que não saíssem às ruas

O governo nacional dispôs forças federais e da prefeitura, que auxiliaram os atingidos com botes infláveis. O ministro de Defesa, Luis Petri, viajou esta tarde à região afetada junto com a ministra da Segurança, Patricia Bullrich. “Até que dure o pico das chuvas, as mobilizações poderão ser realizadas apenas com maquinário pesado”, detalhou a prefeitura de Bahía Blanca.

Chuva histórica

O acumulado de chuva é o dobro da média histórica, segundo relatórios. “Estava chovendo e de repente vimos que a rua tinha alagado. Cerca de um metro e meio de água entrou na minha casa. Colocamos os meninos no caminhão e ficamos lá dentro. Ainda temos cerca de um metro de água e não podemos sair”, disse Flavia Viera Romero ao canal LN+. Na frente de sua casa, a água atingiu o nível das janelas. “Estou com a minha família, nos refugiamos no caminhão”, comentou.

Imagens da televisão e outras divulgadas por moradores nas redes sociais mostram enfermeiras e pessoal médico com bebês nos braços durante a evacuação da ala de neonatologia do hospital. Mais tarde, eles tiveram a ajuda do Exército. A cidade está sob alerta vermelho do serviço meteorológico para novas tempestades.

“Em virtude da emergência climática e com a finalidade de tutelar a segurança dos moradores, o Município de Bahía Blanca determina o cessar absoluto de atividades de todo o tipo até novo aviso”, anunciou a prefeitura, que também fechou o aeroporto da cidade.
As ruas dessa cidade inclinam-se em direção ao mar, o que aumenta a corrente de água que arrasta veículos e tudo o que estiver no caminho, conforme mostram as imagens.

Bahía Blanca tem um triste histórico de catástrofes climáticas. A última ocorreu em dezembro de 2023, quando uma tempestade de vento deixou 13 mortos, casas destruídas e grandes danos em toda a sua infraestrutura com prejuízos milionários.

AFP

Ex-chefes de Governo denunciam invasão armada à embaixada Argentina na Venezuela

Ex-chefes de Estado e Governo participantes do Grupo Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (IDEA) publicaram uma carta condenando o “aumento do terrorismo” na Venezuela e denunciam a invasão armada à sede da embaixada da Argentina em Caracas, capital do país, e o assassinato de mais dois presos políticos pela ditadura de Nicolás Maduro.

Na publicação, assinada por 21 ex-chefes de Estado e Governo, eles condenam também as intervenções diplomáticas da Suíça, que “ao invés de conceder (aos asilados) os salvo-condutos necessários para saírem” do país, teria mediado a entrega de Fernando Martínez Mottola, ex-ministro dos Transportes e Comunicações da Venezuela.

Mottola é um dos seis opositores que estão asilados na embaixada desde 20 de março deste ano. Além dele estão Pedro Urruchurtu, coordenador de relações internacionais do partido Vente Venezuela; a ativista Magalli Meda; o ex-deputado Omar González; a jornalista Claudia Macero; e Humberto Villalobos.

A falta de insumos e o isolamento dos asilados, que são apoiadores de María Corina Machado, opositora de Maduro, é também citada na carta. O grupo pede ação urgente da Organização dos Estados Americanos (OEA), da União Europeia e do Tribunal Penal Internacional (TPI) para proteger os direitos humanos e evitar novos abusos.

Estadão Conteúdo

Milei anuncia intenção de estimular energia nuclear na Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, prometeu na sexta-feira instalar reatores nucleares para abastecer servidores de Inteligência Artificial (IA), um anúncio considerado “contraditório” por especialistas do setor. “A energia nuclear é a única fonte suficientemente eficiente, abundante e rapidamente escalável para enfrentar o desenvolvimento de nossa civilização”, afirmou o chefe de Estado.

Com a geração atual de energia “não vai ser suficiente para abastecer esta nova demanda (de IA), e por isso estamos convencidos de que haverá um ressurgimento da energia nuclear no mundo inteiro”, disse Milei em um vídeo acompanhado por seu assessor Demian Reidel e pelo diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.

Reidel, responsável por coordenar a iniciativa, disse que o primeiro passo será “a construção de um reator SMR (reator modular pequeno) no prédio de (a usina nuclear) Atucha”, embora este tipo de tecnologia ainda esteja em fase de desenvolvimento.

Segundo a AIEA, a Rússia inaugurou em 2020 a primeira central nuclear que funciona com dois SMR. Vários projetos em desenvolvimento na Argentina, Canadá, China, Coreia do Sul e Estados Unidos aguardam uma licença para a instalação da tecnologia.

Os SMR são reatores de menor porte e potência que os tradicionais, mas com maior flexibilidade e mobilidade. A Argentina já possui três centrais nucleares: Atucha I, Atucha II e Embalse. Segundo dados oficiais, em julho 9% da energia consumida no país era nuclear. Grossi considerou o anúncio “promissor” e destacou que a energia nuclear “é uma ferramenta que a Argentina tem utilizado nos últimos 70 anos com sucesso”.

A Comissão Nacional de Energia Atômica (CNEA) trabalha há duas décadas no desenvolvimento do reator modular CAREM. A ex-presidente da CNEA Adriana Serquis (2021-2024) considera que existe uma “tremenda contradição” no anúncio e criticou Milei por “negar ou ignorar que já existe um projeto de SMR muito próximo de ser finalizado chamado CAREM, reconhecido nas análises internacionais como um dos mais avançados, com previsão de início de operação em 2028”.

O ex-secretário de Planejamento e Políticas do Ministério da Ciência Diego Hurtado (2019-2023) afirmou esta semana que, desde a posse de Milei, “a construção do CAREM foi desacelerada até sua virtual paralisação”.Como parte de seu plano “motosserra” para conseguir superávit fiscal, Milei eliminou mais de 30.000 postos de trabalho no setor público, reduziu o número de ministérios e o tamanho do Estado em geral, assim como o orçamento destinado à ciência e tecnologia.

AFP

Feira de turismo na Argentina homenageia Brasil

A 28ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, na Argentina, tem o Brasil como país homenageado. O evento começou neste sábado (28) e vai até a próxima terça-feira (1°/10). No estande brasileiro, os visitantes terão a oportunidade de contato com as várias experiências do Brasil. São 380 metros quadrados (m²) e 36 expositores, que mostrarão novos destinos e experiências ricas em natureza, cultura e gastronomia.

Em parceria com o Sebrae, a Embratur quer mostrar aos profissionais de turismo argentinos e à população do país vizinho as possibilidades de promoção de destinos brasileiros e as oportunidades turísticas dos nossos estados e municípios e de suas operadoras de turismo.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a feira é uma oportunidade de apresentar novos destinos ao maior mercado emissor de turistas para o Brasil. “É uma honra receber essa homenagem que valida a nossa estratégia focada em mostrar a diversidade de atrativos do país, mas também um ambiente interno cada vez mais estável e promissor.”
A expectativa de Sabino é que o Brasil receba cerca de 7 milhões de turistas em 2024. “Temos registrado números positivos que nos levarão a alcançar, neste ano, a marca histórica de 7 milhões de pessoas vindas de outros países aos diversos destinos brasileiros”, disse.

Segundo o Portal de Dados da Embratur, a Argentina é o país que mais envia turistas ao Brasil. Neste ano, já desembarcaram em diversos destinos brasileiros cerca de 1,1 milhão de argentinos. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a homenagem ao Brasil na feira ressalta que as estratégias de promoção dos destinos brasileiros estão no caminho certo.

“A presença constante de argentinos no Brasil e de brasileiros na Argentina renova, a cada ano, nossos laços de irmandade. Nenhum outro povo conhece tão bem nossos destinos turísticos. Mostraremos um Brasil além do óbvio.”

Voos
A Argentina tem atualmente 12 companhias aéreas com voos diretos para o Brasil. Os destinos são Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

“Há previsão de 2,5 milhões de vagas até 2024, aumento de 22% em relação ao ano passado. Entre as novidades em relação ao verão passado estão os novos voos de Buenos Aires para Porto Seguro e Curitiba; Córdoba em direção a Florianópolis e Salvador na Bahia; e Rosário em direção a Florianópolis e Rio de Janeiro”, informou a pasta.

Agëncia Brasil

Argentina descarta caso de mpox em navio cargueiro vindo do Brasil

As autoridades sanitárias argentinas descartaram um caso de mpox em um navio cargueiro vindo do Brasil que estava isolado após um tripulante apresentar sintomas suspeitos, disse nesta quarta-feira (21) a diretora epidemiológica da província de Santa Fé (centro), Carolina Cudós.

“O caso que estava embarcado no porto de San Lorenzo deu negativo para o vírus (mpox), é positivo para catapora”, informou Cudós em uma coletiva de imprensa na Casa de Governo. Com relação ao navio, ela disse que não está mais isolado e que “as precauções serão tomadas para catapora e (serão) as precauções tomadas para qualquer outro navio, mas não para mpox”.

Trata-se de um navio graneleiro da cidade de Santos, litoral de São Paulo, com bandeira da Libéria. O número de tripulantes a bordo não foi informado pelas autoridades. O paciente que apresentou os sintomas suspeitos foi rapidamente isolado dos demais, de acordo com os protocolos estabelecidos, e os estudos correspondentes foram feitos, informou o Ministério da Saúde argentino em comunicado.

Desde 2022, a Argentina registrou alguns casos de mpox, mas nenhum da variante recentemente detectada na África e que gerou um alerta especial da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Argentina ordenou um reforço de todas as medidas de vigilância epidemiológica, especialmente nas zonas fronteiriças.

Em 14 de agosto, a OMS emitiu um alerta internacional de saúde pública devido a um surto de mpox originário da República Democrática do Congo (RDC) e atualmente limitado à África, o do clado Ib, a cepa mais perigosa e contagiosa das identificadas até agora.

AFP

Argentina vence Iraque e segue viva no futebol masculino do Jogos Olímpicos de Paris-2024

A Argentina, que estava sob pressão após perder na caótica estreia no torneio olímpico de futebol masculino, evitou por enquanto o desastre ao vencer o Iraque por 3 a 1, neste sábado (27), em Lyon, pela segunda rodada do grupo B dos Jogos de Paris-2024.

Thiago Almada marcou o primeiro gol da ‘Albiceleste’ aos 13 minutos, num chute de primeira após receber um passe de Julián Álvarez, mas nos acréscimos do primeiro tempo (45’+5) os iraquianos empataram graças a Aymen Hussein. A Argentina voltou a ficar em vantagem aos 62 minutos de partida, quando Luciano Gondou, que havia acabado de entrar, marcou de cabeça. E a tranquilidade só veio na reta final (85′), com um golaço de Ezequiel Fernández, que chutou colocado de pé esquerdo da entrada da área.

Estes primeiros três pontos permitem à seleção comandada por Javier Mascherano se manter viva na competição, alcançar os iraquianos na tabela e chegar com ânimo renovado à terceira e última rodada, em que vai enfrentar a Ucrânia, na terça-feira. A abertura da segunda rodada do Grupo B decorreu sem grandes incidentes, após a estreia caótica entre argentinos e marroquinos, na quarta-feira, em Saint-Étienne.

O jogo, que terminou com derrota para os sul-americanos por 2 a 1, teve de ser interrompido devido a uma invasão de torcedores marroquinos e retomado duas horas depois. No estádio em Lyon, com a presença de cerca de 20 mil pessoas, um terço da capacidade de 60 mil espectadores, um pequeno grupo de torcedores vaiou o hino argentino e fazia o mesmo no início do jogo, sempre que a bola era tocada por algum jogador da equipe de Mascherano.

A rivalidade França-Argentina, recentemente reacendida por um canto racista entoado por jogadores da seleção principal da ‘Albiceleste’ após a conquista da Copa América nos Estados Unidos, poderá ter um novo capítulo em breve: se a seleção sul-americana se classificar como segunda colocada e os anfitriões cumprirem as previsões e avançarem como primeiros do grupo A, as duas equipes vão se encontrar já nas quartas de final.

AFP

Tempestade deixa ao menos 13 mortos e causa destruição na Argentina

Uma forte tempestade com chuvas e ventos de até 150 km/h deixou ao menos 13 mortos, causou destruição e semiparalisou várias cidades do centro da Argentina neste fim de semana, incluindo a capital, informaram as autoridades.

O temporal atingiu a região entre sábado e a madrugada de domingo (16 e 17). O episódio mais grave ocorreu na cidade portuária de Bahía Blanca (800 km a sudoeste de Buenos Aires), onde a tempestade causou o desabamento do teto de um clube no sábado, deixando 13 mortos e 14 feridos graves, segundo o município.

As vítimas foram surpreendidas pelas fortes chuvas durante uma competição de patins no clube Bahiense del Norte. Grande parte da cidade ficou sem eletricidade e sofreu destruição generalizada. O presidente Javier Milei expressou “suas mais profundas condolências” pelas vítimas e seu gabinete informou que o governo está “monitorando a delicada situação gerada pela tempestade elétrica” que atingiu a província de Buenos Aires.

“O gabinete nacional está trabalhando em conjunto com as autoridades provinciais e municipais para ajudar as vítimas e controlar os danos”, disse o gabinete presidencial.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) declarou alerta “laranja” nas províncias de Buenos Aires, Entre Ríos, Córdoba e Santa Fé (centro-leste), com chuvas de até 130 mm, e alerta “amarelo” para outras seis províncias. Também previu o avanço das tempestades em direção ao norte.

Os ventos foram gerados por “uma grande massa de ar anteriormente quente e úmido que foi ativada com a passagem de uma frente fria”, mas sem relação específica com o atual fenômeno El Niño, explicou à AFP o meteorologista Leo DeBenedictis. Em Buenos Aires, o cenário também foi de destruição. Com ventos chegando a quase 100 km/h, foram registradas fortes chuvas e cortes de energia elétrica na manhã de domingo, informou o prefeito Jorge Macri.

A capital amanheceu com 360 árvores caídas que destruíram veículos, cortaram cabos, derrubaram colunas e coberturas de iluminação pública e interromperam o trânsito em ruas e avenidas.

Diário de Pernambuco

Garrafa de vidro é arremessada em Milei durante posse presidencial na Argentina

Minutos após prestar juramento no Congresso Nacional argentino e fazer o seu primeiro discurso, Javier Milei entrou em um carro conversível para se dirigir à Casa Rosada. Durante a viagem, feita a bordo de um Mercedes-Benz CLK Cabriolet, uma pessoa que estava na multidão jogou uma garrafa de vidro na direção do presidente eleito.

O objeto chegou a passar próximo à cabeça de Milei, que estava acompanhado de sua irmã, Karina, no momento do incidente. A maior parte das testemunhas não notou o ocorrido, mas usuários das redes sociais chamaram a atenção para o ataque. Posteriormente, foi divulgada a imagem de um dos seguranças, que ficou ferido.

LEIA MAIS

Javier Milei vence as eleições argentinas

O candidato de ultradireita Javier Milei será o futuro presidente da Argentina pelos próximos quatro anos. Com 98,21% das urnas apuradas, ele está matematicamente eleito com 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.

Ao votar no início da tarde, Milei disse que “tudo o que tinha de ser feito já foi feito” e a hora de as pessoas falarem tinha chegado, “apesar da campanha do medo”. O candidato da coalizão La Libertad Avanza disse que o momento era de esperança, para impedir o que chamou de “continuidade da decadência”.

LEIA MAIS
123