Finais de handebol revelam os primeiros campeões dos Jogos Escolares de Petrolina

As primeiras finais da 53ª edição dos Jogos Escolares de Petrolina foram marcadas por grandes partidas e revelaram os vencedores da modalidade handebol, nesta última sexta-feira (24). A torcida marcou presença, vibrando por suas equipes e ansiosa para conhecer os campeões.

Ao final do dia, as equipes da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Juarez Clemente Canejo (masculino) e da Escola de Referência em Ensino Fundamental Eduardo Coelho (feminino) foram campeãs na faixa etária de 12 a 14 anos. Já na categoria de 15 a 17 anos, os títulos ficaram com o Colégio da Polícia Militar de Petrolina (feminino) e a Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes de Souza (masculino).

LEIA MAIS

Alerta: vício em jogos online cresce e preocupa especialistas

O aumento dos jogos online e das apostas tem acendido um alerta para um problema silencioso: a ludopatia, o vício em jogos. A condição pode começar de forma discreta, muitas vezes como entretenimento, mas com o tempo pode comprometer a vida financeira, emocional e social de quem é afetado.

Diferente de outros vícios, a ludopatia não apresenta sinais físicos claros. Plataformas digitais e aplicativos, que prometem ganhos rápidos, acabam incentivando o jogador a continuar tentando, entrando em um ciclo difícil de controlar.

LEIA MAIS

Jogos Escolares de Petrolina começam nesta sexta (10) com recorde de 270 equipes

Enquanto a população brasileira já começa a entrar no clima da Copa do Mundo de 2026, em Petrolina a emoção esportiva chega mais cedo com a realização da 53ª edição dos Jogos Escolares, que tem início nesta sexta-feira (10).

Considerada a maior competição esportiva estudantil do município, o evento reúne escolas públicas e privadas em disputas que prometem movimentar a cidade nos próximos dias. Os estudantes vão competir em diversas modalidades, como handebol, vôlei, futsal, basquete, fut7 e futebol de campo, em busca do título de campeões desta edição.

LEIA MAIS

Lula quer incluir restrições ao “jogo do tigrinho” em pacote contra endividamento das famílias

Presidente Lula tem estudado a iniciativa após conversas com empresários; petista se reuniu com ministros nesta manhã para tratar do assunto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia incluir medidas para restringir o chamado “jogo do tigrinho” em um pacote que o governo federal prepara para conter o endividamento das famílias brasileiras.

De acordo com informações da imprensa, a proposta pode ser detalhada por meio de uma Medida Provisória. A ideia é diferenciar esse tipo de jogo das apostas esportivas, permitindo a regulamentação destas últimas, enquanto o “tigrinho” seria alvo de maior controle e restrições.

A iniciativa ganhou força após relatos de empresários ao presidente, apontando impactos negativos no desempenho de trabalhadores devido ao envolvimento com apostas.

LEIA MAIS

Rodada de domingo agita o Brasileirão com vitória do Flamengo e do Palmeiras

A rodada deste domingo do Campeonato Brasileiro Série A foi marcada por jogos decisivos, mudanças importantes na tabela e aumento da pressão tanto na parte de cima quanto na zona de rebaixamento.

Os principais confrontos do fim de semana tiveram impacto direto na classificação. Equipes que brigam pelas primeiras posições conseguiram resultados importantes, enquanto outros clubes tropeçaram e perderam espaço na disputa pelo topo da tabela.

Após os jogos deste domingo, a classificação do Brasileirão segue com mudanças importantes, refletindo o equilíbrio da competição. A briga pela liderança continua aberta, com vários times próximos na pontuação, enquanto a zona de rebaixamento ainda apresenta indefinição.

Campeonato Pernambucano entra na fase decisiva: confira as datas das quartas de final

O Campeonato Pernambucano de 2026 chega à fase decisiva com seis clubes ainda na briga pelo título. Após uma primeira etapa disputada no mês de janeiro, o torneio agora entra nos mata-matas, com jogos de ida e volta. Náutico e Sport, primeiro e segundo colocados na fase de classificação, avançam direto para as semifinais e garantem, automaticamente, participação na Copa do Brasil de 2027.

As demais equipes — Retrô, Santa Cruz, Decisão e Maguary — disputam uma rodada eliminatória extra. Os dois times que se classificarem também asseguram vaga na competição nacional. Os confrontos da segunda fase começam nos dias 4 e 5 de fevereiro, com Maguary enfrentando Retrô e Decisão encarando o Santa Cruz. As partidas de volta serão nos dias 7 e 8 de fevereiro, invertendo os mandos de campo.

Nas semifinais, programadas para 11 e 21 de fevereiro, o vencedor do confronto entre Santa Cruz e Decisão terá pela frente o Náutico, enquanto o time que avançar de Retrô x Maguary mede forças com o Sport. A final do Campeonato Pernambucano está prevista para os dias 1º e 8 de março, definindo o campeão estadual e os últimos classificados à Copa do Brasil de 2027.

Confira datas e confrontos:

Quartas de finais

Jogos de ida (dias 4 e 5 de fevereiro)

Maguary x Retrô
Decisão x Santa Cruz

Jogos de volta (dias 7 e 8 de fevereiro)

Retrô x Maguary
Santa Cruz x Decisão

Semifinais

Jogos de ida (dia 11 de fevereiro)

(vencedor de Santa Cruz x Decisão) x Náutico
(vencedor de Retrô x Maguary) x Sport

Jogos de volta (dia 21 de fevereiro)

Náutico x (vencedor de Santa Cruz x Decisão)
Sport x (vencedor de Retrô x Maguary)

Diario de Pernambuco

Bruno Henrique, do Flamengo, vira réu por fraudar resultado de jogo

A Justiça do Distrito Federal decidiu nesta sexta-feira (25), tornar réu o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, pela acusação de fraudar o resultado de competição esportiva. A decisão foi proferida pelo juiz Fernando Brandini Barbagalo, da 7ª Vara Criminal de Brasília. O magistrado aceitou parcialmente a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra o atleta pelo suposto envolvimento em esquema de manipulação de apostas na internet (bets).

Apesar de tornar o atacante réu, o juiz rejeitou a parte da denúncia que acusava Bruno Henrique de estelionato e o pedido dos promotores para que o jogador fosse obrigado a pagar R$ 2 milhões de fiança. O jogador foi investigado por ter forçado um cartão amarelo no jogo contra o Santos, no Campeonato Brasileiro de 2023, em Brasília, para beneficiar parentes dele que faziam apostas. Além do atleta, amigos e familiares também foram investigados.

No ano passado, Bruno foi alvo de uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o MPDFT. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão.

A Agência Brasil busca contato com a defesa de Bruno Henrique. O espaço está aberto para manifestação. Anteriomente, a defesa posicionou que o atleta não atuou de forma dolosa, ou seja, não tinha a intenção de interferir no resultado visando lucro em apostas.Nesta semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido dos advogados do jogador para anular a investigação. A defesa alegou que o caso deveria ser conduzido pela Justiça Federal, e não pela Justiça do Distrito Federal.

Agência Brasil

Caixa reajusta preços da Mega-sena e de outras apostas; veja novos valores

 

A Caixa Econômica Federal anunciou que vai reajustar o valor cobrado pelas apostas a partir da próxima semana.

Quem quiser apostar nas modalidades Dupla Sena, Quina, Lotofácil, Loteca ou Super Sete terá que pagar mais caro, assim como aqueles que apostam na Mega-Sena, que terá preço reajustado de R$ 5 para R$ 6.

Segundo o banco, a “atualização” dos preços tem como objetivo “manter a sustentabilidade das modalidades, ampliar os valores das premiações e aumentar os repasses sociais que beneficiam milhões de brasileiros”.

Os novos valores entram em vigor a partir da abertura para novas apostas às 21h do dia 09/07 nos casos da Dupla Sena, da Quina, da Lotofácil e da Loteca.

A partir desse mesmo horário, no dia seguinte, as apostas para a Mega-sena terão reajuste. Já no caso da Super Sete, o reajuste entrará em vigor a partir das 21h do dia 30 deste mês. Confira a tabela abaixo:

A Caixa destaca que os valores arrecadados com as apostas “contribuem diretamente com áreas fundamentais para o desenvolvimento do país”.

Estádio de Petrolina está pronto para sediar jogos do Campeonato Pernambucano A1

A agenda de jogos do Petrolina no Estádio Paulo Coelho está definida e promete grandes emoções para os torcedores

Estádio Paulo de Souza Coelho, em Petrolina, está nos últimos preparativos para ser o palco de grandes confrontos do Campeonato Pernambucano A1 de 2025. Para garantir que a competição aconteça com excelência, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, intensificou os cuidados com o gramado para assegurar as melhores condições de jogo. Com capacidade para receber 3 mil pessoas, o estádio passou por uma série de melhorias, no último ano, para seguir as determinações do novo regulamento técnico da Federação Pernambucana de Futebol.

As intervenções realizadas incluíram a instalação de novos bancos de reservas com cobertura metálica termoacústica e piso de grama sintética, a substituição e aumento da iluminação dos refletores para garantir visibilidade ideal, a instalação de novas traves, a pintura geral das instalações, a construção de um acesso especial para os atletas diretamente ao campo, além da reforma dos banheiros e da ampliação dos vestiários, que agora contam com piso sintético para o aquecimento dos jogadores.

Nessa segunda-feira (20), o Petrolina enfrentará o Maguary. As próximas partidas da Fera Sertaneja em casa serão dia 2 de fevereiro, contra o Central; o Retrô será o adversário no dia 9 de fevereiro; e no dia 22 de fevereiro o time encerrará a 1° fase em casa, enfrentando o Sport.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte reafirma que Petrolina está pronta para receber o Campeonato Pernambucano A1 com uma estrutura de qualidade. O evento proporcionará aos atletas e torcedores um ambiente seguro, confortável e à altura da competição, representando um momento de grande orgulho para a cidade. Além de fortalecer o esporte local, a realização do campeonato impulsiona a economia de Petrolina, atraindo visitantes e fomentando o turismo regional.

Jogos: Brasil bate Coreia do Sul e pega EUA na final do vôlei feminino

A seleção brasileira de vôlei feminino derrotou a Coreia do Sul por 3 sets a 0, nesta sexta-feira (6), e se classificou para a disputa da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio contra os Estados Unidos.

Campeão olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012, o vôlei feminino do Brasil está de volta a uma final de Jogos após decepcionar na Rio 2016, quando foi eliminado nas quartas de final pela China.

Diante da Coreia do Sul, adversária que havia derrotado por 3 a 0 na estreia em Tóquio, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães fez outra boa partida.

LEIA MAIS

Richarlison decide contra a Arábia Saudita, e Brasil avança como líder

A seleção brasileira venceu a Arábia Saudita por 3 a 1, hoje (28), e garantiu classificação para as quartas de final do futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio. Os gols foram marcados por Matheus Cunha e Richarlison (duas vezes), enquanto Al-Amri descontou para o rival, em Saitama. Richarlison, aliás, se isolou na artilharia da competição com cinco gols.

O resultado classifica o Brasil como líder do Grupo D com sete pontos somados. A Costa do Marfim avança em segundo e a atual vice-campeã olímpica Alemanha já fica pelo caminho.

O jogo das quartas de final das Olimpíadas será no sábado (31), às 7h, novamente em Saitama, contra adversário que será conhecido só depois dos jogos de 8h (de Brasília). Neste momento seria a Austrália, mas Espanha, Argentina e até Egito ainda disputam as vagas.

Vôlei: Brasil vence Argentina de virada, em duelo emocionante

O Brasil venceu a Argentina no vôlei masculino, na tarde de hoje (26) no Brasil – já madrugada no Japão. Em uma partida muito emocionante e equilibrada, sobretudo na reta final, a seleção brasileira conseguiu virar um placar desfavorável, de dois sets a zero, e vencer no tie-break. No final, 3 sets a 2 para o Brasil, ainda invicto na Olimpíada. Já a Argentina amarga a segunda derrota no grupo.

O Brasil começou mal e cometendo muitos erros. Do outro lado, os argentinos faziam um bom jogo, com destaque para Palacios e Bruno Lima, maior pontuador do jogo, com 26 pontos. O primeiro set terminou 25 a 19 e o segundo 25 a 21, ambos para a Argentina. O Brasil reagiu e corrigiu os erros. Fechou o terceiro set por 25 a 16, mas demorou a engrenar. No quarto set, a seleção brasileira iniciou mal, mas se superou e venceu por 25 a 21. O empate, então improvável, veio.

LEIA MAIS

Clubes se reúnem e Campeonato Baiano será reiniciado no dia 22 de julho

O Campeonato Baiano já tem data para voltar. Em reunião realizada nesta quarta-feira (8) de forma remota, entre a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os dez clubes participantes, ficou decidido que a bola voltará a rolar no dia 22 de julho, uma quarta-feira.

Além disso, ficou também definido na reunião que as equipes poderão inscrever novos atletas para a disputa, mas aqueles que já jogaram as primeiras rodadas da competição por outras agremiações os clubes deliberaram e não aceitaram que estes atletas joguem pelos novos times.

Como exemplo, o caso do atacante Marcelo Nicácio, que iniciou o Baianão 2020 pelo Fluminense de Feira e é o atual artilheiro da edição, e foi contratado no durante a paralisação do futebol pelo Atlético de Alagoinhas. Nicácio não poderá defender a camisa do Carcará pelo estadual, mas vai participar da Série D do Brasileiro, prevista para iniciar no dia 6 de setembro.

O Baianão foi suspenso em março por conta da pandemia do coronavírus, faltando duas rodadas para o encerramento da primeira fase e a definição dos quatro semifinalistas. A zona de classificação é composta pelo Bahia, Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória.

Juazeiro: jogos do Interbairros e Interdistrital previstos para este fim de semana são adiados

Atendendo ao pedido dos representantes dos distritos de Carnaíba e Junco, que não conseguirem seguir a programação, os jogos dos campeonatos Interbairros e Interdistrital de Juazeiro (BA), previstos para acontecer nos dias 04 e 05 de Janeiro foram adiados para os dias 11 e 12 deste mês.

“Diante das dificuldades em organizar a logística necessária para realizar os jogos quanto à segurança, transporte para árbitros, delegados e imprensa, decidimos transferir para o dia 12 de janeiro a primeira rodada da fase semifinal do Campeonato Interdistrital, seguindo a sequência prevista na tabela original, que marca os jogos Carnaíba x Itamotinga, em Carnaíba, e Pinhões x Junco, em Pinhões, os dois às 15h30”, explicou o superintendente de esportes da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, Gilberto Pacheco

Segundo informações da Seculte, também foram transferidos os jogos do Campeonato Interbairros: João Paulo II x Coreia (grupo B) e Quidé x Jardim Flórida (grupo A), para o dia 11 de janeiro, às 15h30.

Campeonato Pernambucano 2020 tem datas definidas e Petrolina começa montagem de elenco

Tabela de jogos do Petrolina no Pernambucano 2020. (Foto: Facebook)

O formato do Campeonato Pernambucano 2020 série A1 foi definido. Ao todo, serão cinco fases na competição. O novo formato foi proposto pela entidade e aceito por todos os clubes que devem participar da competição.

Os jogos começam dia 18 de janeiro e seguem até o dia 26 de abril, quando será conhecido o campeão da edição do campeonato. O Sport, que conseguiu o acesso à elite do futebol nacional recentemente, defende o título do estadual na próxima temporada.

No novo formato, o primeiro e o segundo colocado avançam direto para as semifinais. Os terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputam um quadrangular e os dois melhores avançam para as semis. A final será disputada em jogos de ida e volta.

LEIA MAIS
123