Governadores querem legalizar jogos de azar para financiar segurança

Para governadores, regulamentação das apostas, sobretudo as que são feitas pela internet, poderia gerar até R$ 18 bilhões anuais, a serem destinados para a segurança pública

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, foi anfitrião ontem de uma reunião com 14 governadores de estado e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), na residência oficial de Águas Claras. Mais tarde, Rollemberg e uma parte do grupo se encontrou na Câmara com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Os chefes de Executivo estaduais defenderam a criação de um fundo de segurança pública, a ser financiado com impostos sobre jogos de azar, sobretudo na internet.

“Nós pedimos apoio do presidente do Senado para uma pauta federativa. É interesse dos estados, que estão numa situação difícil”, disse Rollemberg. Segundo eles, os temas são “extremamente” importantes para garantir o fluxo de caixa em 2018.

O Projeto de Lei nº 186, de 2014, permite os jogos de azar e define como serão tributados. O texto está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Eunício declarou que apoia a medida, com a condição de que os recursos arrecadados com os impostos sejam destinados a um fundo constitucional de segurança pública. “Isso preocupa toda a população brasileira”, alegou.

O presidente do Senado declarou, porém, que “não adianta” esconder o tema da sociedade brasileira. “A questão é que os jogos também estão acessíveis hoje pelos aplicativos”, afirmou.

Para os governadores, isso poderia virar dinheiro em caixa. “No Brasil inteiro se joga na internet. Queremos a regulamentação, que poderia gerar de R$ 12 a R$ 18 bilhões ao ano, que servirão para dar sustentação a um fundo nacional de segurança pública”, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Dia de conhecer os finalistas

O Flamengo, do meia Diego, faz o clássico carioca contra o Botafogo, no Maracanã. Na outra partida, o Cruzeiro busca reverter a derrota sofrida para o Grêmio no primeiro jogo

Flamengo e Botafogo de uma lado, Cruzeiro e Grêmio do outro. Após os dois jogos o torcedor saberá quem vai fazer a final da Copa do Brasil deste ano.

Jogando no Maracanã, às 21h45min, Flamengo e Botafogo fazem o clássico carioca. No primeiro jogo, o 0 a 0 no placar deixou a disputa ainda mais aberta para o segundo confronto.

No Flamengo, a expectativa é pela volta do atacante Guerreiro. Apenas hoje, após avaliação no Ninho do Urubu, o clube terá uma definição se o peruano, que ainda se recupera de uma lesão de grau 2 na coxa direita, vai ou não poder entrar em campo.

“É importante não forçar. Ele tem muita motivação. É uma decisão para avaliar quanto tempo pode estar no campo. De acordo com rendimento, com o jogo”, disse Rueda, treinador.

No lado do Botafogo, a dúvida do treinador Jair Ventura é para saber qual zaga escala. Com Marcelo favorito, Emerson Silva e Igor Rabello disputam última vaga.

“Esperamos fazer um grande jogo. Mais um mata-mata, mais uma grande equipe. É um clássico regional. Em clássico não vejo favoritismo”, disse Ventura.

Jogo do ano

Na outra semifinal, o Cruzeiro encara a partida contra o Grêmio, no estádio Mineirão, também às 21h45min, como o jogo da temporada.

“É o jogo mais importante da temporada. A gente está muito próximo de alcançar uma final, nos proporciona não só a conquista de uma grande competição, mas também te abre uma vaga na Libertadores diretamente. Então, se aproxima toda essa responsabilidade dentro de uma partida. Todos os jogadores já sabem desse peso e da expectativa que todo torcedor tem, não só nessa partida”, enfatizou o goleiro Fábio, do Cruzeiro, ídolo da torcida e capitão do time.

Do lado do Grêmio, que venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e leva a vantagem para a segunda partida, o clima é de mistério. Ontem, o técnico Renato Gaúcho comandou uma atividade fechada no CT Luiz Carvalho em que acertou os últimos detalhes da equipe para o compromisso que determinará um dos finalistas da competição

Juazeiro será representado por mais de 60 atletas nos Jogos Escolares da Juventude em Simões Filho

(Foto: ASCOM)

Após uma brilhante participação na primeira etapa dos Jogos Escolares 2017 de Juazeiro, 31 atletas das escolas da Rede Municipal de Ensino vão competir no próximo sábado (22), nos Jogos Escolares da Juventude, no município de Simões Filho. Juazeiro será representado por mais de 60 atletas das redes municipal, estadual e privada.

A delegação sairá nesta sexta-feira (21), com atletas das escolas municipais José de Amorim, Dinorah Albernaz, Paulo VI, Graciosa Xavier, Iracy Nunes, 25 de Julho, Mandacaru, Celso Cavalcante e Edualdina Damásio. Além da delegação da rede municipal, também irão representar Juazeiro os atletas dos colégios CPM, Codefas, Modelo, Guiomar Barreto (rede estadual) e o Objetivo, Geo, Shalom (rede privada).

Os atletas de Juazeiro participarão da etapa estadual nas modalidades individuais de Xadrez, Tênis de Mesa, Judô, Atletismo, Natação, Vôlei de dupla e Luta Olímpica, com faixa etária de 12 a 14  e 15 a 17 anos, nos gêneros masculino e feminino.

LEIA MAIS

Finais dos Jogos Escolares acontecem nesta sexta em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

As finais dos Jogos Escolares 2017, na categoria mirim, acontecem nesta sexta-feira (16), no Ginásio de Esportes Aluísio Viana, em Juazeiro. As competições serão entre as modalidades coletivas de Vôlei, Futsal, Handebol e Futebol Society masculino e feminino.

Os jogos começam as 9h, com a final do Vôlei feminino entre o Objetivo X Geo, 10h o Vôlei masculino, CPM X Santo Antônio, 11h o Futsal feminino, Edualdina Damásio x José de Amorim, 11h40 é a vez das equipes de Handebol masculino Geo x CPM, todos no Ginásio de Esportes, e  Futebol Society será no Sesi, entre a Anália X Paulo VI.

O último jogo da final será as 12h20, entre as equipes do Futsal masculino que vencerem as semifinais nesta quinta-feira (15), na disputa está o Paulo VI X Helena e a Celso Cavalcanti X Mandacaru.  A competição de Natação também acontece amanhã (15), na piscina do Sesi.

Com o tema ‘Alimentação e Esporte juntos pela Vida’, o evento este ano reuniu atletas de 57 escolas, sendo 26 municipais, 19 estaduais e 12 particulares, que competiram nas modalidades de handebol, voleibol, futsal, atletismo, futebol society, xadrez, natação, vôlei de dupla, judô e tênis de mesa. A segunda etapa dos Jogos na categoria infantil, será realizada de 1º a 11 de agosto.

Operadora de celular vai transmitir jogos da seleção brasileira

Sem a principal emissora do País, a CBF tem buscado alternativas para exibir as partidas que acontecerão às 7h da manhã.

A operadora de celular Vivo anunciou nesta segunda-feira que irá transmitir os amistosos da seleção brasileira diante de Argentina e Austrália, nos próximos dias 9 e 13, para todos os seus clientes. A empresa irá disponibilizar um site (www vivofutebol.com.br) que permitirá aos assinantes da operadora assistir às partidas gratuitamente através de celulares e tablets.

Os dois amistosos do Brasil, que serão disputados em Melbourne, marcarão um novo modelo de transmissão de jogos da equipe nacional. Será a primeira vez desde 2010 que uma partida da seleção não será transmitida pela Rede Globo, parceira histórica da CBF. A emissora e a confederação não chegaram a um acordo para a transmissão dos amistosos.

Sem a principal emissora do País, a CBF tem buscado alternativas para exibir as partidas que acontecerão às 7h da manhã. A entidade comprou espaço na grade da TV Brasil, pagando R$ 15 mil para exibir cada um dos jogos, e na TV Cultura, cujos valores não foram informados. A geração das imagens ficará a cargo da CBF, que enviou uma equipe à Melbourne e terá um estúdio em sua sede, no Rio. Pelé será o comentarista dos jogos.

O acordo com a Vivo é uma opção de transmissão nas “novas” mídias, e permitirá que ao menos um dos patrocinadores da CBF tenha sua marca atrelada diretamente aos amistosos – as TVs públicas não podem veicular publicidade.

Em comunicado à imprensa, a Vivo ressaltou que esta será a primeira transmissão de jogos da seleção via celular. A operadora é patrocinadora da seleção brasileira há 12 anos.

Legalização de bingos e cassinos terá de ser examinada pela CCJ

Os senadores Magno Malta e Aloysio Nunes Ferreira (C) defenderam exame mais aprofundado do projeto/Foto: Moreira Mariz da Agência Senado

O projeto que amplia o leque dos jogos de fortuna legalizados no país (PLS 186/2014) será enviado para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto estava previsto para ser votado no Plenário do Senado nesta quarta-feira (14), mas o senador Magno Malta (PR-ES) apresentou um requerimento pedindo que o projeto fosse à CCJ, para um debate mais aprofundado sobre o assunto. Foram 44 votos a favor e 19 contrários ao requerimento.

Do senador Ciro Nogueira (PP-PI), o projeto define os tipos de jogos a serem explorados, os critérios para autorização, as exigências para os sócios e as regras para distribuição de prêmios e arrecadação de tributos. Cassinos, apostas eletrônicas, bingo e jogo do bicho poderão ser legalizados. O substitutivo, a cargo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), também trata das loterias federal e estaduais e do sweepstake— um tipo de loteria relacionada com corrida de cavalos.

A matéria foi aprovada na Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CEDN) no início de novembro e enviada ao Plenário. A CEDN é responsável pela análise dos projetos da Agenda Brasil – pauta apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, com o objetivo de incentivar a retomada do crescimento econômico do país. Nessa comissão, os projetos tramitam de forma mais rápida, ultrapassando ritos e prazos.

LEIA MAIS

Máquinas caça-níqueis são apreendidas no N6 em Petrolina (PE)

(Foto: Ilustração)

Foram encontradas quatro máquinas na residência indicada. (Foto: Ilustração)

A Polícia Militar apreendeu ontem (17) máquinas caça-níqueis em uma casa de jogos de azar localizada no N6, que fica na cidade de Petrolina (PE). Após receber informações sobre o funcionamento ilegal do local, a Polícia Militar fez incursões na casa indicada na denúncia.

Foram encontradas quatro máquinas na residência indicada, contudo o proprietário não se encontrava no local. Dando continuidade às buscas, os policiais abordaram um bar próximo ao local e encontrou mais duas máquinas funcionando.

Os suspeitos e o material foram entregues à Delegacia de Polícia Civil de Plantão, onde foi lavrado um T.C.O

Temer é vaiado durante abertura dos jogos olímpicos

(Foto: Reprodução/G1)

Temer foi muito vaiado na abertura das Olimpíadas 2016. (Foto: Reprodução/G1)

Na noite desta sexta-feira (5), o presidente em exercício, Michel Temer, foi vaiado durante a cerimônia de abertura da Olimpíada, que aconteceu no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Temer assumiu o microfone durante o final da cerimônia, em uma aparição rápida, sob vaias e poucos aplausos.

No início do evento, ele não havia sido anunciado. Pelo protocolo, o nome do presidente do país-sede é anunciado junto com o do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), mas apenas Thomas Bach foi anunciado antes do hino nacional.

A assessoria de Temer afirmou que o presidente em exercício não pediu à organização para não ser anunciado, e que todo o formato da cerimônia foi definido pelo COI. Inicialmente, havia a informação de que Temer tinha pedido para não ter o nome anunciado.

Com informações do G1

Senadores contrários à legalização dos jogos conseguem adiar votação

randolfe-rodrigues

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)/Foto: Jorge William, agência O Globo

Foi adiado por três dias a votação no plenário do Senado do projeto do senador Ciro Nogueira (PP-PI) que legaliza o funcionamento de cassino, bingo e jogo do bicho no país. O tema é polêmico entre os senadores e até no governo do presidente interino Michel Temer, que não o trata como prioridade, como foi pautado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Por acordo, os senadores aprovaram, no início da noite desta quarta-feira (06), recurso do líder do governo na Casa, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) adiando a votação.

Randolfe Rodrigues afirmou que o propósito é adiar ao máximo a votação da legalização dos jogos e, no mínimo, jogá-la para o segundo semestre. Ele é contrário à volta desses jogos no país.

“Vamos usar todos os meios protelatórios para não votarmos essa matéria. Sou contra. Não traz resultado algum a legalização, nem fiscal, nem como geração de empregos e leva ao vício das pessoas e vai acarretar gastos do Estado com esse problema. E mais. É uma atividade utilizada para lavagem de dinheiro, de corrupção, entre outros crimes. Estamos na contramão do mundo, que está banindo os jogos”, disse Randolfe.

O assunto divide integrantes do governo interino de Temer. O relator do texto, a favor da liberação da jogatina, foi o senador Blairo Maggi (PP-MT), hoje ministro da Agricultura. O líder Aloysio Nunes não vê o assunto com simpatia. Acha que, ao menos, não é o momento de se discutir o tema.

Está pronto para ser votado o Marco Regulatório dos Jogos

(Foto: Internet)

O projeto autoriza o funcionamento de casas de bingo em estabelecimentos próprios. (Foto: Internet)

O projeto de legalização que regulamenta as atividades de cassinos, jogo do bicho e bingos no país, e inclusive o funcionamento de máquinas de vídeo-bingo e caça níqueis, está pronto para ser votado em uma comissão especial da Câmara dos Deputados.

A proposta também autoriza os estados a criarem suas próprias loterias – o que é proibido desde 1967. Já os jogos online, via internet, ficam proibidos.

Caberá aos municípios autorizar o funcionamento de casas de bingo. Já o jogo do bicho ficará a cargo dos estados. As máquinas de vídeo-bingo só poderão funcionar em cassinos, casas de bingo, jóqueis e estádios de futebol. E as de caça-níquel, apenas nos cassinos.

Além de legalizar os jogos, o projeto anistia todos os acusados da prática de exploração ilegal de jogos de azar e extingue os processos judiciais em tramitação. Se aprovado na comissão, o projeto vai direto para o Plenário.

LEIA MAIS

Jogos de Santo Antônio promovem integração entre escolas de Salgueiro

A proposta do evento é é fortalecer a prática eportiva e educacional/Foto: Prefeitura de Salgueiro

A proposta do evento é é fortalecer a prática eportiva e educacional/Foto: Prefeitura de Salgueiro

Até o próximo domingo (12), estudantes de 18 escolas municipais, estaduais e da rede privada de Salgueiro, sertão do estado, competem em 53 jogos, na 23ª edição dos Jogos de Santo Antônio, promovida pela Prefeitura de Salgueiro, através das Secretarias de Cultura e Esportes e de Educação.

O objetivo do campeonato -que contempla as categorias de futsal e handebol masculino e feminino e acontece no Ginásio Poliesportivo e na quadra da Escola Carlos Pena Filho – é fortalecer a prática esportiva e educacional, integrando as unidades de ensino de Salgueiro.

Para o prefeito Marcones Libório de Sá, o significado da competição é promover a participação cidadã e intensificar valores como a amizade e a tolerância. “Vencer é bom, mas considero que todos vocês já venceram quando vieram participar. Que sejam momentos de lealdade, respeito e crescimento para o futuro”.

Com informações do Portal da Prefeitura

123