Abertura da Copa do Mundo 2026 terá eventos simultâneos em três países

FIFA aposta em shows sincronizados no México, Estados Unidos e Canadá para marcar o início do maior Mundial da história

A Copa do Mundo de 2026 começará de forma inédita. Pela primeira vez, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) realizará eventos simultâneos em três países-sede, promovendo uma grande celebração que reunirá torcedores no México, Estados Unidos e Canadá antes do início oficial da competição.

Batizados de “Countdown Concerts”, os espetáculos acontecerão simultaneamente na Cidade do México, Los Angeles e Toronto, formando uma experiência integrada entre os três países que receberão o Mundial. As apresentações musicais ocorrerão em tempo sincronizado, com transmissões cruzadas e participação de artistas locais e internacionais.

LEIA MAIS

Ganhe o Mundo abre 2 mil vagas para intercâmbio internacional de estudantes da rede estadual

Inscrições seguem até 16 de junho e contemplam destinos como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Argentina e Espanha

O Governo de Pernambuco abriu as inscrições para uma nova edição do Programa Ganhe o Mundo (PGM), que vai oferecer duas mil vagas de intercâmbio para estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Do total de vagas, 1.400 são destinadas aos alunos que desejam estudar a língua inglesa, com possibilidade de intercâmbio nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Outras 600 vagas serão destinadas aos estudantes que optarem pelo espanhol, com destinos para Argentina e Espanha.

As inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 16 de junho e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Igeduc.

Ao anunciar a nova edição do programa, a governadora Raquel Lyra destacou a importância da iniciativa para os jovens pernambucanos.

LEIA MAIS

No gelo e ao som de frevo, bloco leva tradição do carnaval de Pernambuco ao Canadá

Se no Recife o Sábado de Zé Pereira é dia do Galo da Madrugada, no Canadá o Galo na Neve reúne a saudade do carnaval pernambucano e o desejo de manter viva a tradição, mesmo com temperaturas abaixo de zero. O desfile, que começou como uma brincadeira entre um casal de amigos, virou tradição e chegou ao nono ano na cidade de Shawinigan, localizada entre Quebec e Montreal.

A cena, gravada num frio de -7 graus, viralizou nas redes sociais e chamou atenção porque, mesmo com neve, casacos e luvas, dezenas de pessoas se reuniram com sombrinhas de frevo e bandeiras do Brasil e de Pernambuco, cantando hinos de blocos e frevos tradicionais  Uma das organizadoras do bloco, a recifense Fabiana Marques afirma que faz questão de manter o desfile no mesmo dia do Galo da Madrugada.

“Isso é uma coisa de que eu não abro mão. A vontade de fazer esse evento surgiu porque ficávamos quase chorando assistindo ao Galo. Para a gente, que sempre brincou o carnaval, mexia muito essa saudade, essa falta de estar lá, de sentir o calor humano. Então decidimos fazer no mesmo dia para ter o nosso”, contou.

Neste ano, o bloco reuniu cerca de 600 pessoas em uma festa que durou aproximadamente 10 horas. A programação começa em um salão de eventos e, depois, ganha as ruas da cidade. A maioria do público é formada por brasileiros. “Eu diria que 90% são brasileiros, mas há canadenses também. Eles acham interessante, ficam impressionados com a alegria, com a euforia. Gostam bastante”, afirmou.

O influenciador Wallace Nattan, que acompanhou o cortejo com o grupo, contou que nem o frio desanimou os foliões. “Tinha muita gente bem agasalhada, mas eu no caso estava com meu shortinho e a minha regata, e pulando muito durante o trajeto porque é muito frio, mas com o calor humano deu pra gente curtir o desfile tranquilo”, disse.Fabiana, que passou a integrar a organização do Galo na Neve no segundo ano do desfile, em 2015, explica que o crescimento foi gradual até o bloco ocupar as ruas.

“No primeiro ano, surgiu na brincadeira. Quatro pessoas se vestiram com roupas de verão, chinelo, fizeram um estandarte improvisado com cartolina e saíram na rua. No segundo ano, quando participei com esse casal de amigos, Mariano e Mariana, já éramos umas 20 pessoas. Fizemos uma festinha com feijoada, música e foi o dia todo de celebração. E aí foi crescendo”, relembrou.

Com o aumento do público, foi preciso profissionalizar a iniciativa e criar uma empresa para organizar o evento. Atualmente, Fabiana, o marido, Mauro Marques, e o amigo Gustavo Valença são os responsáveis por manter o bloco e garantir que o desfile aconteça todos os anos.“Aqui temos muita dificuldade porque tudo é muito caro. Para desfilar na rua, precisamos de várias autorizações: da prefeitura e, dependendo do público, da polícia. Também é obrigatório ter seguro para o salão e externo para o desfile, o que é caríssimo, porque alguém pode escorregar no gelo ou acontecer algum acidente. São muitos desafios, mas o coração pernambucano continua. A gente é madeira de lei que cupim não rói”, disse.

G1 Pernambuco

Prefeitura de Ouricuri premiará estudantes da rede municipal com intercâmbio no Canadá e bolsa de estudo de inglês

Para começar o ano com um grande incentivo aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, A Prefeitura de Ouricuri, através da Secretaria Municipal de Educação, premiará estudantes do 2º, 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental com bolsas de estudo no Canadá e em curso de Língua Inglesa no CCAA, neste ano letivo de 2018.

Além dos estudantes, as escolas e professores também receberão premiação pelos resultados obtidos nas avaliações oficiais do Ministério da Educação (ANA e SAEPE). A iniciativa se deu através de conversa da equipe gestora da secretaria junto ao prefeito Ricardo Ramos. As conversas com o prefeito já haviam sido adiantadas no ano anterior, e agora estão compromissadas oficialmente para serem executadas neste ano 2018.

LEIA MAIS

Programa ‘Ganhe o Mundo’ vai levar estudantes do sertão Pernambucano para o Canadá e Chile

(Foto: ASCOM)

Um grupo com 61 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais do Sertão do Médio São Francisco está preparando as malas para uma temporada de intercâmbio (na modalidade High School) em escolas do Canadá e Chile.

Reunidos na manhã desta quinta-feira (25), em Petrolina (PE), os alunos selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) acertaram os detalhes principais da viagem que deverá ocorrer entre os meses de julho e setembro com as despesas todas pagas pelo Governo de Pernambuco.

Bastante empolgada com a temporada de um semestre letivo (em torno de 5 meses) no Canadá, a aluna Eumara Mayra da Silva, 16 anos, não economizava nos planos.

“Esta é a minha primeira viagem ao exterior e vou aproveitar bem cada minuto desta experiência. Pretendo adquirir novos conhecimentos, conhecer uma língua nova e aprender muito da cultura canadense”, completou a estudante que faz o 2º Ano na escola Clementino Coelho, em Petrolina.

LEIA MAIS

Segunda etapa de seleção para o Intercâmbio Cultural de Língua Inglesa será realizada nesta sexta

brasil-canada

O resultado da primeira etapa de seleção de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Petrolina para participação do Intercâmbio Cultural de Língua Inglesa no Canadá, já está disponível no Diário Oficial no site da Prefeitura. A seleção é realizada pelo município de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Educação.

No Intercâmbio Cultural serão contemplados 20 alunos e 02 Professores da Rede Pública Municipal, e tem por objetivo promover o conhecimento da Língua Inglesa adquirido em sala de aula, com a finalidade de estimular à dialética e vivenciar a cultura de um país estrangeiro. A Seleção acontece em duas etapas para os alunos e professores.

LEIA MAIS