México estreia com vitória e festa na abertura da Copa do Mundo 2026

Quiñones marcou o primeiro gol da Copa do Mundo 2026 e comandou a vitória do México por 2 a 0 sobre a África do Sul na abertura do Mundial

A Copa do Mundo de 2026 começou em clima de festa na Cidade do México. Empurrada por mais de 80 mil torcedores no Estádio Azteca, a seleção mexicana derrotou a África do Sul por 2 a 0 e conquistou uma vitória histórica na partida de abertura do torneio.

O primeiro gol do Mundial saiu logo aos oito minutos do primeiro tempo. Após erro na saída de bola da defesa sul-africana, Erik Lira recuperou a posse e serviu Julián Quiñones, que finalizou com categoria para abrir o placar e entrar para a história como o autor do primeiro gol da Copa de 2026.

LEIA MAIS

Abertura da Copa do Mundo 2026 terá eventos simultâneos em três países

FIFA aposta em shows sincronizados no México, Estados Unidos e Canadá para marcar o início do maior Mundial da história

A Copa do Mundo de 2026 começará de forma inédita. Pela primeira vez, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) realizará eventos simultâneos em três países-sede, promovendo uma grande celebração que reunirá torcedores no México, Estados Unidos e Canadá antes do início oficial da competição.

Batizados de “Countdown Concerts”, os espetáculos acontecerão simultaneamente na Cidade do México, Los Angeles e Toronto, formando uma experiência integrada entre os três países que receberão o Mundial. As apresentações musicais ocorrerão em tempo sincronizado, com transmissões cruzadas e participação de artistas locais e internacionais.

LEIA MAIS

Onda de violência no México preocupa Fifa para repescagem da Copa do Mundo, diz jornal

A escalada recente de violência no estado de Jalisco, no México, entrou no radar da Fifa e passou a preocupar a entidade às vésperas da repescagem da Copa do Mundo de 2026. Segundo o jornal The New York Times, um alto funcionário da federação admitiu, sob condição de anonimato, que o clima de instabilidade levantou dúvidas internas sobre a realização dos jogos previstos para março em Guadalajara.

De acordo com a publicação, a Fifa acompanha com atenção as cenas de confrontos, bloqueios e incêndios que tomaram partes da região após uma grande operação das autoridades mexicanas contra o crime organizado. Nos bastidores, a avaliação é de que as partidas da repescagem podem ser transferidas caso não haja garantias rápidas de segurança para atletas, comissões, dirigentes e torcedores.

Horas depois dessas informações virem a público, a entidade tentou baixar o tom. Um porta-voz afirmou que seria “equivocado” falar em preocupação grave no momento e reforçou a confiança nos três países que sediarão a Copa do Mundo: México, Estados Unidos e Canadá. Ainda assim, evitou confirmar de forma categórica que os jogos classificatórios permanecerão em solo mexicano. “A situação em Jalisco está sendo acompanhada de perto, com diálogo constante com as autoridades locais e federais”, disse o representante, destacando que a Fifa seguirá as orientações oficiais relacionadas à segurança pública.

Guadalajara é peça-chave no planejamento do Mundial de 2026. Além de receber partidas da fase de grupos, a cidade está programada para sediar um evento de repescagem intercontinental no fim de março, tratado internamente como um teste importante da estrutura de segurança antes do torneio principal.

Autoridades mexicanas decretaram alerta máximo nos últimos dias, suspenderam eventos de grande porte e reforçaram a presença da Guarda Nacional e do Exército na região metropolitana. A expectativa do governo local é de retomada gradual da normalidade, o que pode ser decisivo para dissipar as dúvidas da Fifa. Por enquanto, a entidade evita falar em mudanças definitivas. Mas, nos bastidores, a mensagem é de que, caso a segurança não estiver plenamente assegurada, até compromissos já previstos no calendário podem entrar em revisão.

Estadão Conteúdo

Fortes chuvas deixam quase 30 mortos no México

Pelo menos 28 pessoas morreram e um rastro de destruição foi deixado no México pelas intensas chuvas registradas desde quinta-feira, segundo relatórios divulgados na sexta-feira (10) por autoridades de vários estados. A Proteção Civil informou que as chuvas se intensificaram em 31 dos 32 estados mexicanos, causando transbordamentos de rios e inundações em comunidades inteiras, além de penetrações de terra em estradas, rodovias e pontes.

O estado central de Hidalgo é o mais atingido, com 16 mortos, 1.000 casas danificadas e 90 comunidades isoladas, segundo as autoridades. O governo de Puebla (centro do México) confirmou nove mortos e oito desaparecidos, além de 80.000 pessoas afetadas. Os relatórios oficiais apresentam duas mortes em Veracruz (leste) e uma em Querétaro (centro do México) devido ao transporte de rios.

A presidente Claudia Sheinbaum detalhou em mensagens na rede social X que milhares de soldados, cerca de vinte barcos e o mesmo número de aviões, além de seis helicópteros, foram mobilizados para ajudar as áreas afetadas. “A Marinha invejou 3.300 soldados para Puebla, Veracruz e San Luis Potosí”, escreveu o presidente, que também realizou videoconferências com os governadores desses distritos.

Além disso, 5.400 militares do Exército também foram mobilizados e abrigos foram abertos para acomodar aqueles que abandonaram suas casas devido à elevação do nível dos rios. As autoridades estaduais também montaram bolsas de abrigos para acomodar famílias inteiras que abandonaram suas casas devido à ameaça de novas inundações, especialmente em Veracruz, onde existem extensos leitos de rios.

Laura Velázquez, coordenadora nacional da Proteção Civil, incidentes de terra, bloqueios de estradas e transbordamentos de rios nos estados afetados. A área do desastre é a Sierra Madre Oriental, uma vasta cadeia de montanhas que corre paralelamente à costa do Golfo do México e está repleta de pequenas localidades que eram inacessíveis até sexta-feira. Uma equipe da AFP chegou à cidade de Tulancingo, Hidalgo, onde começaram as estradas que levam às aldeias nas montanhas, mas elas foram fechadas devido à penetração da terra e uma enorme vala.

Mudança de estações

O México vivenciou uma intensa temporada de chuvas em 2025, chegando a bater um recorde na capital. O meteorologista e diretor Isidro Cano explicou à AFP que as chuvas intensas registradas de quinta-feira ocorrem no final da temporada e se devem a uma “mudança de estações”.

“As chuvas podem chegar mais cedo ou mais tarde. Há também o fator orográfico, que contribui para a formação de nuvens devido ao ar quente e úmido que sobe para as montanhas”, afirmou. Ele explicou que uma característica tropical formada no Golfo do México colidiu com a Sierra Madre Oriental, causando um aumento nas temperaturas que favorecem o vapor d’água e chuvas intensas. Soma-se isso uma frente fria vinda dos Estados Unidos, que gera maior nebulosidade, o que favorece mais chuvas nas grandes áreas do país, acrescentou o especialista.

AFP

Pumas processa Daniel Alves por quebra de contrato e violação de acordo

O último clube da carreira de Daniel Alves, o Pumas, do México, decidiu processar o ex-atleta por quebra de contrato. A equipe entrou em contato com a Corte Arbitral do Esporte (CAS) alegando que houve violação das cláusulas internas implementadas no vínculo de 2022.

De acordo com o jornal mexicano “365scores”, o Pumas pediu uma indenização de cerca de cinco milhões de dólares, ou seja, R$ 29 milhões na cotação atual. A justificativa da solicitação seria por conta de descumprimento de alguns termos pré-estabelecidos no contrato entre atleta e clube.

Após ter assinado um vínculo com a equipe mexicana no dia 21 de julho de 2022, em janeiro do ano seguinte o jogador teve o contrato rescindido, por justa causa, por conta da prisão preventiva determinada por uma acusação de agressão sexual ainda em Barcelona. Daniel foi condenado a quatro anos e meio de prisão. Ainda durante o processo do caso, Alves sofreu um atenuante de pena por ter enviado cerca de 150 mil euros (R$ 801 mil) à Justiça, antes mesmo do final do julgamento.

O ex-jogador atualmente cumpre liberdade provisória na Espanha após ter passado quase 15 meses preso. Além disso, o jogador pagou uma fiança de 1 milhão de euros para ser liberado.

Bahia Notícia

Morre Marcos Rivas, jogador mexicano que atuou em todas as 11 posições do futebol

O ex-jogador internacional mexicano Marcos Rivas, famoso por ter jogado em todas as onze posições do futebol profissional, morreu neste sábado, aos 76 anos, devido a complicações após uma intervenção cirúrgica.

“Nosso querido Marcos Rivas Barrales, o ‘Mugrosito’, deixou uma marca indelével em nosso clube… hoje deixa este plano para se tornar uma lenda”, expressou o clube mexicano Atlante, neste sábado em um vídeo publicado em suas redes sociais.

O ex-jogador faleceu na sexta-feira à noite após passar por uma cirurgia para uma hérnia inguinal, no estado de Durango (norte do México), onde residia.

Nascido na Cidade do México em 25 de novembro de 1947, Marcos Rivas estreou na primeira divisão mexicana em 1968 como lateral direito pelo Atlante, equipe pela qual foi ídolo e jogou até 1974. Ele também jogou pelo América, Universidad de Guadalajara e León. Foi da seleção mexicana entre 1970 e 1973, e convocado para a Copa do Mundo do México em 1970 como meio-campista.

Com o tempo, devido à sua versatilidade e várias circunstâncias como lesões, o ‘Mugrosito’ Rivas foi escalado por seus treinadores em todas as posições do campo, usando diferentes números em sua carreira.

Em 25 de março de 1973, o Atlante visitou o Pumas. Durante o jogo, o goleiro titular dos ‘Potros’ foi expulso. Rivas se encarregou de cobrir o gol – a posição que faltava – e em sua primeira intervenção, defendeu um pênalti naquele domingo no estádio Olímpico Universitário da Cidade do México.

Agência O Globo

Brasil condena invasão do Equador a embaixada do México em Quito

O governo do Brasil condenou, neste sábado (6), o ingresso de forças policiais do Equador na Embaixada do México, na capital equatoriana, Quito, na noite desta sexta-feira (5) e ainda manifestou solidariedade ao governo mexicano. “A ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”, diz a nota à imprensa divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil para afirmar que locais de missões diplomáticas são invioláveis.

“A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização”, repudia o MRE.

Os dois lados
Pela rede social X (antigo Twitter), o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, declarou imediata suspensão das relações diplomáticas entre os governos do México e Equador.

De acordo relato de López Obrador, a polícia do país sul-americano entrou à força no posto diplomático do México e deteve o ex-vice-presidente equatoriano Jorge David Glas Espinel, refugiado nas instalações mexicanas e que estava com um pedido de concessão de asilo em tramitação devido à perseguição e assédio sofridos pelo ex-VPR equatoriano. “Isto é uma violação flagrante do direito internacional e da soberania do México”, declarou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador,  sobre o que classificou como ato autoritário.

Na página oficial do governo do México, adiantou que já orientou o embaixador mexicano em Quito a proceder a interrupção das relações diplomáticas legalmente. Por outros lado, a conta oficial do governo do Equador na mesma rede X postou uma nota pública na manhã  deste sábado (6) com o título “Defendemos a soberania nacional, impunidade zero.”

O comunicado explicou que o ex-presidente Jorge Glas Espinel foi condenado à prisão pela Justiça equatoriana e que não pode ser considerado um perseguido político. Após a detenção na Embaixada do México, o mesmo foi colocado sob as ordens das autoridades competentes do Equador.

Apesar do governo do Equador reconhecer que cada embaixada tem o propósito de fortalecer as relações entre países e de entender que México e Equador lutam contra a corrupção que afeta a ambos, a nota enfatiza que a missão diplomática mexicana cometeu abusos ao abrigar o ex-vice-presidente equatoriano, classificado como delinquente pelo governo sul-americano e para o qual existe uma ordem de prisão. Por fim o governo do Equador, na nota frisa a soberania nacional e a intolerância com a impunidade.”Equador é um país soberano. Não permitiremos que nenhum criminoso permaneça na impunidade.”

A crise
Há meses, o Equador vive um conflito armado promovido por organizações criminosas. Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ajuda ao governo do Equador, em conversa telefônica com o presidente daquele país, Daniel Noboa. À época, Lula disse que a cooperação brasileira poderia abranger as áreas de inteligência e segurança.

Agência Brasil

Terremoto de magnitude 7,1 deixa mortos no México

(Foto: Reuters)

Um forte terremoto atingiu o México nesta terça-feira (19). Os tremores, de magnitude 7.1, balançaram edifícios na Cidade do México, capital do país, causando pânico. Houve tremores também na região de Puebla.

Pessoas ficaram presas dentro de várias construções que se incendiaram na Cidade do México depois do poderoso terremoto, que atingiu violentamente a capital mexicana. Em breve, novas informações.

Com informações da Reuters

No México, sobre para 61 o número de mortos no maior terremoto em 32 anos

O terremoto de magnitude 8,1 ocorrido no litoral sul na noite de quinta-feira (7) foi mais forte do que um tremor devastador de 1985 (Foto: Reprodução)

Pelo menos 61 mortos, mais de 250 feridos e 159 municípios em estado de emergência é o saldo preliminar do terremoto que na noite da última quinta-feira (7) atingiu o México e uma parte da América Central.

De acordo com presidente Enrique Peña Nieto, 45 pessoas morreram em Oaxaca (sul), 12 em Chiapas (sudeste) e quatro em Tabasco (sudeste). As estimativas iniciais indicam que até 50 milhões de pessoas foram expostas ao terremoto no México e 37 milhões perceberam de maneira moderada ou forte.

A magnitude do terremoto, cujo epicentro ficou a 133 quilômetros ao sudoeste de Pijijiapan, em Chiapas, superou o que foi registrado em 19 de setembro de 1985 (de 8,1 na escala Richter). Embora não haja mortes ou danos maiores na capital, o som do alerta sísmico fez com que voltassem os fantasmas de 1985, quando milhares de pessoas morreram na cidade.

O Ministério do Interior emitiu uma declaração de emergência para 41 municípios do estado de Oaxaca. A região mais atingida pelo terremoto é a do Istmo de Tehuantepec, especialmente Juchitán.

As informações da Agência EFE

Sobe para 58 o número de mortos em terremoto no México

O terremoto de magnitude 8,1 ocorrido no litoral sul na noite de quinta-feira (7) foi mais forte do que um tremor devastador de 1985 (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (8) aproximadamente 58 pessoas morreram quando um terremoto, o maior registrado em 8 décadas, atingiu o México. De acordo com as informações oficiais, foram 45 mortos no estado de Oaxaca, 10 em Chiapas e três em Tabasco.

O terremoto de magnitude 8,1 ocorrido no litoral sul na noite de quinta-feira (7) foi mais forte do que um tremor devastador de 1985 que arrasou partes da Cidade do México e matou milhares de pessoas. Desta vez os danos à cidade foram limitados, já que o tremor foi mais profundo e mais distante da capital, mas ainda assim chocante.

Um porta-voz dos serviços de emergência disse que nove pessoas morreram no Estado de Chiapas, onde milhares de pessoas que moram na costa foram retiradas de suas casas como precaução quando o sismo desencadeou alertas de tsunami. Ao menos 250 habitantes de Oaxaca também ficaram feridos, de acordo com o ministro da Agricultura, José Calzada.

Com informações do R7

Presidente mexicano alerta que pode haver outro forte tremor em menos de 24h

(Foto: Internet)

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, advertiu à população, nesta sexta-feira, ser provável que nas próximas 24 horas aconteça uma forte réplica do terremoto de magnitude de 8,4 na escala de Richter, ainda que de “um grau menor”. Informação da EFE.

Em declarações à emissora “Televisa”, Peña Nieto disse que “será necessário ser mais do que atento”, já que a réplica pode superar a magnitude de 7, após lembrar que em 1985 ocorreu uma réplica muito potente de 7,5 graus, no dia seguinte ao primeiro terremoto de magnitude 8,1, no dia 19 de setembro.

Ele disse que até agora o alerta de tsunami no estado de Chiapas, onde foi registrado o epicentro do terremoto ontem à noite, “não representa um risco maior”, e considerou que 50 milhões de pessoas devem ter sentido em várias partes do país.

LEIA MAIS

Trump assina ordem para construção de muro na fronteira dos EUA com o México

(Foto: Internet)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordem executiva nesta quarta-feira (25) para dar início à construção de um muro ao longo da fronteira com o México, além de congelar recursos públicos para cidades que se negam a prender e a deportar imigrantes em situação irregular. As informações são da Agência France Presse.

A construção do muro é uma das mais polêmicas propostas da campanha eleitoral de Trump, que insiste em que o México pagará pela obra de alguma forma.

Fonte Agência Brasil

Potencial da palma hortaliça para consumo humano será debatido por pesquisadores da Embrapa Semiárido e México

palma-forrageira

Há variedades apropriadas para o consumo dos animais e outras para o consumo humano./ Foto: internet

A Embrapa Semiárido e a Embaixada do México no Brasil vão promover nesta quarta-feira (20), em Petrolina, Sertão de Pernambuco,  o workshop “Uso da palma hortaliça – Nopal – na alimentação humana”.  O objetivo é apresentar a espécie como alternativa de consumo na dieta das pessoas que residem no semi-árido, onde o clima e a vegetação, são propícios para o cultivo desta planta.

O evento acontecerá no Hotel Quality e terá a presença da embaixadora da República do México, Beatriz Paredes, e de especialistas de instituições de pesquisa desse país da América do Norte.

A experiência brasileira de cultivo da espécie é voltada quase que exclusivamente para produção de forragem no abastecimento da criação pecuária nas áreas dependentes de chuva da região Nordeste do Brasil. Entre os mexicanos, além do emprego no alimento dos rebanhos, a planta costuma ter empregos mais diversos: restauração de solos, medicina, indústria de cosméticos e, também, na culinária.

LEIA MAIS