Jogos Escolares da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EPJAI) começa neste sábado (8) em Senhor do Bonfim

A Secretaria de Educação e Esportes de Senhor do Bonfim, realiza a partir deste sábado (8) os Jogos Escolares da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). A cerimônia está marcada para às 19h, no Núcleo de Esportes João Correia, e marca o início de uma programação que promete movimentar estudantes de todas as escolas da rede municipal, com disputas nas modalidades futsal, dama e dominó.

As competições acontecem sempre à noite, no Núcleo de Esportes, e seguem até o dia 22 de novembro, envolvendo as fases classificatórias, semifinais e finais. Mais do que promover o esporte, os jogos reforçam o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a valorização da educação em todas as idades.

De acordo com o superintendente de Esportes, Sílvio Nunes, o evento tem um significado especial. “Os jogos da EPJAI demonstram que o esporte é para todos. Ele integra, motiva e valoriza cada participante, mostrando que nunca é tarde para viver novas experiências e fortalecer o espírito coletivo”, destacou.

Programação:

8/11 – Abertura Oficial

Local: Núcleo de Esportes

Horário: 19h

12/11 – Primeira Fase

Local: Núcleo de Esportes

Horário: 19h

Modalidades: Jogos de Mesa, Futsal,

14/11 – Primeira Fase

Local: Núcleo de Esportes

Horário: 19h

Modalidades: Jogos de Mesa, Futsal

22/11 – Semifinais e Finais

Local: Núcleo de Esportes

Horário: 19h

Ascom

Prefeitura de Petrolina abre inscrições para a segunda etapa dos Jogos Escolares

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina, abriu nessa segunda-feira (25) as inscrições para a segunda etapa dos 52º Jogos Escolares de Petrolina nas Modalidades Coletivas. O período de inscrições segue até sexta-feira (29) de forma presencial, no Parque Josepha Coelho (Arena 2), das 8h às 12 e 14h às 18h.

As competições desta fase contemplam diversas categorias e modalidades. Para os estudantes de 8 a 10 anos e de 10 a 12 anos, estão abertas as inscrições para futsal, fut7, vôlei, handebol, basquete, basquete 3×3 e queimado. Já para a faixa etária de 17 a 19 anos, as modalidades disponíveis são futsal, handebol, basquete, basquete 3×3, vôlei e vôlei de areia 4×4.

O Congresso Técnico da competição será realizado no dia 4 de setembro, às 9h, na sala do Transforma Petrolina. A divulgação da tabela dos jogos está prevista para o dia 15 de setembro, de forma online. As disputas vão acontecer entre os dias 22 de setembro e 24 de outubro.

Os Jogos Escolares de Petrolina seguem como a maior competição estudantil do município, promovendo integração, espírito esportivo e incentivando a prática de atividades físicas entre os jovens.

Ascom

Começam os 30° Jogos Escolares Municipais de Salgueiro

A Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, abriu nesta sexta-feira (02) a 30ª edição dos Jogos Escolares Municipais. O evento esportivo conta a participação de equipes de 25 escolas públicas e privadas de Salgueiro.

Organizados pela Diretoria de Esportes, os jogos seguem até a próxima sexta-feira, 9, nas seguintes modalidades: futsal, handebol, futebol de campo, basquete e vôlei de quadra. Os times disputam nas categorias mirim e infantil. As partidas acontecem nos turnos manhã e tarde no Ginásio Poliesportivo Francisco Torres; nas escolas Carlos Pena Filho e Maurina Rodrigues; no IFSertãoPE e no Estádio Cornélio de Barros (Salgueirão). Os times campeões já se classificam para a etapa regional dos Jogos Escolares, que também estão em andamento.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o prefeito do município, Fabinho Lisandro; a secretária de Educação, Maysa Lavor; a secretária de Cultura e Esportes, Erika Oliver; a gestora da GRE Sertão Central, Aparecida Carvalho; o gestor do DER em Salgueiro, Hercílio Carvalho; o diretor do Campus Salgueiro do IFSertãoPE, Rônero Márcio; e os vereadores Flávio Barros, Michel Vasconcelos e Professor Agaeudes.

Ascom

Prefeita Suzana Ramos abre oficialmente a 43ª edição dos Jogos Escolares municipais 2023 de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta sexta-feira (05), no Estádio Adauto Moraes, a solenidade de abertura da 43ª edição dos Jogos Escolares Municipais 2023, abrindo oficialmente as competições do Desporto Escolar.

Presente na cerimônia, a prefeita Suzana Ramos, destacou o compromisso e a responsabilidade da gestão municipal em garantir a realização da tradicional competição. “Os Jogos Escolares é um evento tradicional em nosso município, e um compromisso primordial em minha gestão, que valoriza as tradições, investe em pioneirismo, mas acima de tudo, reconhece o poder transformador do esporte e de uma população valorizada. Fazemos uma gestão que investe no esporte, e um indicativo disso, foi a ampliação que promovemos dos beneficiários do bolsa atleta em Juazeiro”, comentou a prefeita de Juazeiro.

A solenidade contou com hasteamento das bandeiras, apresentação de dança, dos coreógrafos das bandas de fanfarra do município, desfile das escolas participantes, ao som das fanfarras, e realização do juramento da equipe de árbitros, e dos atletas, que fizeram o revezamento no estádio com a tocha olímpica, selando a abertura dos jogos com o acendimento da pira.

“Eu vim prestigiar a participação da minha filha no evento, e confesso que estou deslumbrada com a organização. Está absolutamente tudo de parabéns”, avaliou Mércia Santos, mãe de Nicolly Evelin, estudante da escola integração.

Parceria

Este ano o evento contou com a parceria do Projeto Mãe Malvada, comandado pela triatleta Ana Augusta, importante incentivadora da prática esportiva no município, que representa a cidade de Juazeiro e o Vale do São Francisco em diversas competições de Triathlon no Brasil e no mundo.

A diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, Carla Luz, destacou o empenho da gestão municipal para a manutenção da tradição do evento. “A prefeita Suzana Ramos, se empenhou para que o evento ocorresse, garantindo a tradição das competições e reafirmando o compromisso com a prática esportiva educacional de Juazeiro”, frisou Carla.

As competições

No total, 12 modalidades de esporte integram os jogos escolares municipais em 2023. Atletismo, badminton, natação, judô, xadrez, voleibol de areia e de quadra, baleô, futsal, handebol, basquetebol e futebol society integram a grade de competições, divididas entre individuais e coletivas, contemplando os naipes feminino e masculino, nas categorias mirim, pré-mirim e infantil. A programação conta com a adesão de 67 escolas participantes, reunindo mais de 3 mil estudantes da rede municipal, estadual, federal e privada de ensino, entre 9 e 17 anos.

Participantes

Entre os participantes da cerimônia de abertura, também estavam presentes o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes; o secretário da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Manoel Tenório Rapadura Filho; Chastinet Júnior, gestor de Políticas Públicas da Seduc, representando o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado; a diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, Carla Luz; o articulador de Educação Física, Esporte Escolar do Núcleo Territorial de Educação (NTE-10), José Carlos Santana; a triatleta campeã geral amador Ironman Brasil e campeã mundial Ironman, Ana Augusta; e os vereadores Lourival Quirino, Gildásio Soares, Bebeto Matias, Aníbal Araújo, Mundeco Santos e Aníbal Araújo.

 

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Marcel Cordeiro – Ascom/PMJ

Fomento ao Esporte Prefeitura de Petrolina abre inscrições para a 50ª edição dos Jogos Escolares Municipais

(Foto: Ascom)

Visando incentivar a prática esportiva no município e promover a descoberta de novos talentos entre os estudantes das escolas públicas e privadas, a Prefeitura de Petrolina realiza entre os dias 13 e 14 de abril, as inscrições para a 50ª edição dos Jogos Escolares. Para participar, o professor, gestor ou responsável pela Escola deve comparecer na Secretaria Executiva de Esportes, localizada na arena 2 do Parque Josepha Coelho, das 8h30 às 16h30, para entregar os termos de responsabilidade assinados, ficha de inscrição preenchida e documentação dos alunos atletas, além de informar a categoria e a modalidade que irá participar.

A primeira fase dos jogos escolares acontece entre os dias 03 e 19 de maio e contará com a participação de estudantes com idade entre 12 e 17 anos. O evento esportivo será composto por seis modalidades: futsal, handebol, voleibol, basquete, futebol Society e futebol de campo. A previsão é que a segunda fase seja realizada entre os dias 02 e 20 de outubro, contemplando alunos de 10 a 12 anos e de 17 a 19 anos. O secretário Executivo de Esportes, Jefferson Correia, explica que a meta dos Jogos Escolares este ano é alcançar mais escolas e dobrar o número de estudantes participantes.

“Após um hiato de três anos sem a realização dos jogos escolares por conta da pandemia da Covid-19, estamos voltando com força total e com o grande incentivo do prefeito Simão Durando, que acredita que o esporte traz inúmeros benefícios para a vida escolar de cada criança e adolescente, não só por ser um celeiro para a revelação de novos atletas, mas também como forma de promover o intercâmbio entre as unidades de ensino e auxiliar no desenvolvimento de habilidades físicas e sociais, que contribuam para formação integral do indivíduo”, disse Jefferson.

Mais informações sobre as inscrições e como participar do dos Jogos Escolares, podem ser obtidas também pelo telefone da Secretaria Executiva de Esportes (87) 3862-2113.

 

Elaine Barbosa – Ascom Secretaria de Educação, Cultura e Esportes