Esportes coletivos voltam a ser praticados em Petrolina

Em cumprimento ao mandado de reintegração de posse, academia deixa área do Parque Municipal Josepha Coelho. (Foto: ASCOM)

Seguindo o decreto n° 50.874/2021 do Governo do Estado de Pernambuco, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, retomou a prática dos esportes coletivos no município.

Regras de convivência, a exemplo do uso de máscara e distanciamento social, deverão ser seguidas pelos esportistas a fim de evitar qualquer tipo de contaminação pelo coronavírus. O decreto ainda não permite a presença de público nos eventos esportivos para evitar aglomeração.

Estamos retomando as atividades dentro das possibilidades atuais e de acordo com a legislação. É importante encontrar alternativas para que as práticas esportivas sejam realizadas com medidas de segurança, pois o esporte e a atividade física em geral também são fundamentais para a saúde das pessoas. São inúmeros benefícios em virtude dessas atividades coletivas e precisam ser revistas com todo cuidado. A gestão municipal está empenhada em cuidar da saúde da população e promover mais qualidade de vida para todos“, destacou o secretário executivo de Esportes, Jerfferson Correia.

O secretário executivo ainda ressalta a importância do trabalho da Secretaria no sentido de promover atividades para todos, visando não só a formação de atletas, como também de um esporte participativo, que desenvolva bem-estar e lazer.

LEIA MAIS

Cantor Alan Cleber é o novo Secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro

Alan Cleber, novo Secretário de Cultura de Juazeiro. (Foto: Arquivo pessoal)

Cantor, ator, diretor e produtor teatral, Alan Cleber aceitou o convite do prefeito Paulo Bomfim para assumir a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) de Juazeiro, no lugar de Sérgio Fernandes que foi exonerado do cargo após o rompimento do prefeito Paulo Bomfim com PDT do deputado estadual Roberto Carlos.

Para o artista, estar à frente da Secretaria de Cultura de Juazeiro é uma alegria e motivo de orgulho. “Estou muito grato pela oportunidade de participar desse projeto vitorioso, que nas diversas áreas tem transformado o nosso município. São indiscutíveis os avanços na infraestrutura, na educação, na saúde. Com a cultura e o esporte não foi diferente, com implantação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e democráticas. Estou feliz em assumir essa missão e darei o meu melhor na condução deste importante órgão para Juazeiro, notadamente conhecida pela sua eferverscência cultural. Estarei seguro, pois conto com o suporte de uma equipe técnica e competente nos três segmentos. Sou um militante, um operário, um fazedor e entusiasta da cultura juazeirense e colocarei essa minha paixão e experiência a serviço dos artistas e da minha comunidade”, afirma Alan Cleber.

Alan já chega com um desafio a ser enfrentado na área de Cultura, por exemplo, pois Juazeiro já aprovou seu plano de implantação da Lei Aldir Blanc, responsável por injetar recursos no setor cultural e auxiliar artistas nesse momento de crise, provocada pela pandemia.

Bodocó: comunidades de Vila Bom Jardim e Sítio Veludo recebem quadras poliesportiva

(Foto: Ascom/PMB)

As comunidades da Vila Bom Jardim e do Sítio Veludo agora contam com duas quadras que foram entregues pela Prefeitura de Bodocó.

A Quadra da Vila Bom Jardim é totalmente coberta, com arquibancada, vestiário, banheiros, alambrado, com inumação em Led, adaptada também para esportes como vôlei e basquete. O equipamento é no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A quadra esportiva do Sítio Veludo possui alambrados, iluminação em Led, arquibancada e beneficiará também os sítios vizinhos, como Cupim e Camará.

Já a quadra da Vila Cacimba Nova segue em fase de conclusão. A quadra foi completamente reformada, ganhou cobertura, novo piso, alambrados, arquibancada e iluminação em Led.

Amantes de esportes já podem se exercitar em parques de Petrolina, mas com uso obrigatório de máscaras

(Foto: Ascom/PMP)

As visitas e a prática de atividades físicas estão novamente liberadas no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina. Em decorrência da pandemia da Covid-19, somente será admitida a prática de atividades individuais com uso de máscara. Além disso, o horário de visitação foi reduzido das 5h às 20h, todos os dias.

Para que o local continue sendo um ambiente que não represente risco à saúde dos frequentadores, é necessário que todos colaborem. Durante a prática de exercícios ou passeio pelo local, será necessário manter o distanciamento de 2 metros entre cada cidadão, além do uso obrigatório de máscara durante toda permanência no parque.

A realização de atividades coletivas não faz parte do protocolo atual, por isso, as arenas não estão liberadas, assim como as quadras. Através dessas medidas será possível reduzir o risco de infecção e manter a distância segura entre os frequentadores.

A liberação da prática esportiva no Parque Municipal e também na orla da cidade foi validada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, que sugeriu a retomada das atividades econômicas em Petrolina, após ampliação dos leitos de UTI na rede pública da cidade. No momento, o município segue dando continuidade à etapa 4 do plano de reabertura proposto pelo Governo do Estado.

FBF define tabela das semifinais do Campeonato Baiano; jogo da Juazeirense será transmitido ao vivo pela TV

Após reunião com os clubes realizada na manhã desta segunda-feira (27), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu a tabela de partidas das semifinais do Campeonato Baiano. O regulamento da competição foi mantido e os finalistas serão definidos após jogos de ida e volta.

Juazeirense e Atlético de Alagoinhas se encontram nesta quarta-feira (29), às 21h30, no estádio Adauto Moraes. A partida será transmitida pela TV Bahia.

Na quinta-feira (30), será a vez de Jacuipense e Bahia, às 17h30, no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. Este jogo será transmitido pelo canal Premiere.

Os jogos da volta serão no domingo (2), às 16h, no estádio Carneirão e em Pituaçu, respectivamente. Neste caso, a partida entre o Esquadrão e o Leão do Sisal é que será transmitido pelo canal de TV aberta.

A tendência é que o primeiro jogo da final seja disputado no dia 5 de agosto.

Meia Maratona Tiradentes reuniu atletas de várias partes do país

(Foto: Ascom)

Na manhã de domingo (5), a 35ª edição da Meia Maratona Tiradentes reuniu em Juazeiro (BA) 380 atletas de várias partes do país. O maratonista juazeirense, Edson Amaro, foi o primeiro corredor a completar o percurso de 21.097,5 m, com o tempo de 1h5min30s, entre a largada, na Agrovale, e a chegada, na Orla, região central da cidade.

“Foi uma sensação incrível ganhar essa prova depois de 10 anos da última vez que cheguei em primeiro na Meia Maratona Tiradentes”, desabafou o atleta que no último domingo de abril (28) foi o terceiro lugar na XX Maratona de Padova, na Itália. No segmento feminino, o primeiro lugar ficou com Marily dos Santos, que com o tempo de 1h19min24s, conquistou pela décima quinta vez a primeira colocação no pódio desta competição que já faz parte do calendário esportivo da Bahia.

A prova destacou ainda a categoria dos cadeirantes com o atleta Agnaldo de Oliveira, que ficou em primeiro lugar obtendo um tempo de 1h18min41s. A primeira colocação do feminino nesta categoria ficou com Angelina Nascimento com o tempo de 1h35min22s. A coordenação da 35ª edição da Meia Maratona Tiradentes contemplou os vencedores do 1º ao 8º lugares com R$ 70 mil em prêmios e troféus, além de medalhas para todos os participantes.

LEIA MAIS

Com nova competição em maio, judoca Allana Moura busca apoio para custear viagem até MG

Allana e seu pai, que também atua como treinador vão para MG (Foto: Blog Waldiney Passos)

A judoca juazeirense Alana Moura já tem mais um desafio pela frente. Entre os dias 9 e 11 de maio ela estará em Belo Horizonte (MG) para disputar a Taça Brasil de Judô e mais uma vez precisa de apoio financeiro para custear seus gastos.

LEIA TAMBÉM:

Sem patrocínio, judoca juazeirense vende bombom no sinal para participar do Campeonato Brasileiro de Judô

“Chega a ser duas a três competições por mês, para estar custeando e correndo atrás é complicado. Estou sempre viajando, sempre competindo. A gente está em busca de um contrato fixo. Agora em maio vou disputar a Taça Brasil e eu preciso estar lá no dia 9”, disse ao Blog Waldiney Passos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina garante patrocínio anual a atletas e paratletas de corrida

Incentivo será de R$ 60 mil.

Com mais de 15 anos de paixão pelas corridas de rua, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) terá um reforço importante para desenvolver ainda mais o esporte na capital do Sertão.

A Prefeitura de Petrolina vai incentivar com uma verba de R$ 60 mil os 120 atletas e paratletas que compõem a entidade. O acordo foi assinado, nesta quarta-feira (21), pelo prefeito Miguel Coelho e o presidente da APA, Natanael Barros.

Será a primeira vez que a Prefeitura garante um fundo desse porte ao atletismo e paratletismo petrolinense. Os recursos serão parcelados ao longo de 12 meses com a finalidade exclusiva de ajudar os esportistas a se prepararem para as competições locais, regionais, nacionais e internacionais.

LEIA MAIS

Prefeito Isaac confirma Juazeiro no projeto ‘Bahia Território Esportivo’

(Foto: ASCOM)

Serão montadas “clínicas” esportivas na Praça da Juventude, Ginásio de Esportes Aloísio Viana e no Ginásio Adroaldo (Foto: ASCOM)

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, participou do ato de lançamento do projeto “Bahia Território Esportivo, que aconteceu em Salvador, e que terá suas atividades desenvolvidas na cidade no mês de dezembro. O prefeito eleito de Juazeiro, Paulo Bomfim, acompanhou Isaac Carvalho no evento.

O prefeito Isaac Carvalho elogiou a iniciativa e manteve o compromisso de apoiar o projeto. “Essa atividade vai ajudar a estimular o fortalecimento do esporte nas escolas, buscando sempre integrar esporte e educação. Além disso, estamos disponíveis para colaborar com projetos que promovam o desenvolvimento do cidadão”, disse o gestor.

Projeto “Bahia Território Esportivo”

O projeto “Bahia Território Esportivo”, que vai acontecer entre os dias 17 e 23 de dezembro, é promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), com parceria do Ministério do Esporte e tem como objetivo promover e disseminar a experimentação e a prática de oito esportes olímpicos no Estado: judô, tênis de mesa, badminton, handebol, luta olímpica, basquete 3×3, atletismo e o paradesporto.

LEIA MAIS

Movimentos no Rio lançam campanha contra violações de direitos em megaeventos

Tocha-Olimpica

Movimentos sociais e organizações de direitos humanos se mobilizaram para denunciar o que chamam de “jogos da exclusão”, em referência às violações de direitos humanos praticadas no Rio de Janeiro desde 2007, em nome dos megaeventos esportivos que a cidade recebeu ao longo de quase uma década. Esta semana foi lançado o Mapa da Exclusão, que mostra onde ocorreram problemas como remoções, violações ao trabalho, impactos ambientais, militarização de comunidades e homicídios decorrentes de ação policial, além dos locais onde houve intervenções urbanas e construção de equipamentos esportivos.

Integrante da Jornada de Lutas contra os Jogos da Exclusão, Mario Campagnani explica que o mapa é colaborativo e reúne dados de diferentes fontes, como o Instituto de Segurança Pública (ISP), a Justiça Global e o Comitê Popular da Copa e da Olimpíada. Segundo ele, a ideia do mapa é mostrar o efeito negativo que os megaeventos causaram à cidade.

LEIA MAIS

Caravana do Esporte e das Artes acontecerá em Petrolina a partir desta quarta

Caravana em Petrolina 1

Está agendado para às 19h de hoje no auditório da Seduc Petrolina no Centro de Convenções a abertura oficial da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, em Petrolina (PE), evento promovido pela Secretaria Municipal da Educação. As ações desenvolvidas pelas Caravanas também vão ajudar a prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que causa a dengue, a febre zika e a chikungunya.

Essa prevenção estará na voz de três mil crianças e adolescentes do ensino fundamental da rede pública do município e da vizinha cidade de Juazeiro/BA, que vão participar de atividades em oito miniestações esportivas e na tenda de artes dos projetos na Arena Caravana, a partir da quarta-feira (02) até sexta-feira (04), das 08h às 17h, na sede do SEST SENAT de Petrolina.

Na chegada à Arena Caravana, todos poderão falar o que já aprenderam sobre o mosquito e, a partir de palavras-chave, os alunos vão ajudar os professores especialistas das Caravanas a criar jingles entre uma brincadeira e outra.

12