Patrulha Maria da Penha encerra Campanha Agosto Lilás

A Campanha Agosto Lilás é um marco no enfrentamento à violência contra as mulheres. Ao longo do mês, a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal de Juazeiro, realizou diversas atividades de orientação e conscientização sobre a necessidade de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na sexta-feira (29), a Patrulha encerrou a campanha com a ação “Maria vai ao Mercado”, levando informação e música para as pessoas que visitavam os Mercados Joca de Souza, Popular e Arnaldo Vieira. Apesar da luta pelo fim da violência contra a mulher ganhar mais força no mês de agosto, a Patrulha Maria da Penha e toda a rede de apoio às mulheres vítimas de violência atuam durante todo o ano.

“Achei uma ação muito interessante e muito importante para nós mulheres, porque é um meio que busca nos proteger. Gostaria que sempre realizassem essas visitas de orientação e informação para as mulheres, porque muitas não sabem que existe esse grupo de apoio a quem sofreu ou sofre violência”, destacou a feirante do Mercado Joca de Souza, Rose Araújo.

Para realização da Campanha, a Patrulha contou com o apoio da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Juazeiro. O Secretário Adegivaldo Mota pontuou que educação e segurança pública são pilares que andam interligados. “Essa é uma campanha educativa que visa combater a violência de gênero. A gente compreende que o combate à violência não é somente em ações ostensivas, mas também pelo processo de educação e conscientização junto com a sociedade”, explicou.

Na visita aos mercados municipais, a equipe da Patrulha Maria da Penha ouviu alguns relatos que destacaram a importância da existência da rede proteção as mulheres no município. “Meu ex-marido só vivia me seguindo com ameaças, depois que ele recebeu a intimação e foi informado dos direitos que eu tinha, ele me deixou em paz”, disse uma mulher que foi vítima de violência doméstica.

Outra mulher também destacou que quando sofreu violência não existia a rede. “Meu ex-companheiro me deixou trancada em casa junto com ele, em cárcere privado. Consegui fugir e pedi socorro em um bar próximo a casa que estava presa. Levei a testemunha e prestei queixa, mesmo assim ele continuou solto realizando ameaças a mim e meus familiares”, disse a vítima, reforçando a importância da campanha.

Existem várias formas de violência contra a mulher. A violência de gênero, aquela praticada pelo simples fato de ser mulher, pode ser física, sexual, patrimonial, moral ou psicológica.

Segundo dados do anuário de segurança pública, em 2024 mais de um terço das brasileiras (37,5%) sofreu algum tipo de violência; os dados também apontaram que a cada 6 minutos uma menina ou mulher sofre violência sexual e a cada 6 horas uma mulher é vítima de feminicídio. Os canais de denúncia: 180 (central de Atendimento à Mulher); 153 (GCM de Juazeiro) e o Whatsapp da Patrulha Maria da Penha (74) 99967-2006.

Ascom

Prefeitura de Casa Nova realiza caminhada pelo fim da violência contra a mulher nesta sexta-feira (29)

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Igualdade e Combate à Fome, vai encerrar a programação da campanha Agosto Lilás, nesta sexta-feira (29), com uma caminhada pelas ruas da cidade pelo fim da violência contra a mulher. A concentração para a caminhada será a partir das 8h na frente da secretaria no centro da cidade.

“Estamos convocando todos os casanovenses, homens e mulheres de todas as idades para participar e apoiar o combate e a prevenção contra os diversos tipos de violência contra mulher. Uma sociedade sem violência é boa para todos. Vamos iniciar o percurso na frente da secretaria e ir até a Prefeitura Municipal” disse o secretário de Desenvolvimento Social, Igualdade e Combate à Fome, Alex de Santana.

Ascom

Agosto Lilás: Em caminhada Petrolina reforça compromisso no combate à violência contra a mulher

Entre panfletos, cartazes e passos firmes, dezenas de pessoas percorreram as ruas de Petrolina nesta sexta-feira (22) durante a Caminhada Lilás, reforçando o compromisso da cidade com a proteção e os direitos das mulheres. A concentração aconteceu na Praça do Bambuzinho, e o percurso seguiu até a frente da Prefeitura, passando por pontos estratégicos da cidade para aumentar a visibilidade da campanha e distribuir informações sobre os canais de denúncia da violência doméstica. Promovida em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a iniciativa reuniu cidadãos, servidores públicos e representantes da sociedade civil, consolidando o compromisso de toda a cidade com uma cultura de respeito, inclusão e igualdade para todas as mulheres.

Um dos símbolos mais marcantes do evento foi a cadeira de rodas pintada de lilás, em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, ativista brasileira que se tornou um símbolo na luta contra a violência doméstica no Brasil. A cor lilás representa igualdade e respeito, enquanto a inclusão da cadeira evidencia que a violência afeta todas as mulheres, independentemente de suas condições físicas, reforçando o caráter inclusivo e abrangente da mobilização.

Passando pelo trajeto, Maria Santos, moradora do centro da cidade, parou para observar e destacou a importância do ato. “É muito bom ver a cidade se mobilizando assim. Muitas mulheres precisam de apoio, campanhas como essa ajudam a mostrar que ninguém está sozinho”, disse. A Caminhada Lilás vai além de um ato de conscientização: busca engajar a sociedade na prevenção da violência contra a mulher, disseminando informações essenciais sobre direitos e serviços de apoio.

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, desenvolve políticas públicas voltadas às mulheres, visando proteção, autonomia e empoderamento. Nesse contexto, destaca-se o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que oferece gratuitamente atendimentos socioassistenciais, psicológicos e jurídicos, além de palestras, cursos e oficinas para fortalecer a cidadania e apoiar mulheres vítimas de violência. O CEAM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI).

Ascom

Prefeitura de Remanso lança segunda edição da Campanha Agosto Lilás

Secretária de Desenvolvimento Social de Remanso, Karla Palmeira

A prefeitura municipal de Remanso através da secretaria de Desenvolvimento Social deu início à segunda edição da campanha Agosto Lilás com o tema “O Silêncio mata. Denuncie!”. É uma iniciativa de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016.  A divulgação da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) também faz parte dessa campanha. Será um mês inteiro com programações educativas que jogam luz neste tema tão importante.

A iniciativa de trazer a campanha para Remanso foi da Secretária de Desenvolvimento Social, Karla Palmeira. “Nosso principal objetivo é prevenir e frear a violência doméstica e familiar sofrida por tantas mulheres aqui em Remanso. Esse é um momento de sensibilizar e conscientizar a sociedade”; disse a secretária.

Segundo pesquisa DataFolha uma em cada quatro mulheres sofre algum tipo de agressão com dados da pesquisa realizada durante a pandemia. Ao todo, são 17 milhões de mulheres agredidas entre junho de 2020 e maio de 2021. O “agosto Lilás” dá visibilidade ao tema e amplia os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes, esclarecendo para toda a sociedade sobre as diversas formas de violência doméstica, sobre os direitos das mulheres e sobre a necessidade de lutar por um mundo mais igualitário para as mulheres.