Público recorde marca a segunda edição do Pra Sempre São João em Petrolina

Se consolidando entre os maiores eventos culturais do município, o “Pra Sempre São João” encerra sua segunda edição com público histórico de aproximadamente 10 mil pessoas durante a última noite da festa, realizada neste sábado (16), na Avenida dos Tropeiros, no bairro Pedro Raimundo. A iniciativa da Prefeitura de Petrolina tem a proposta de resgatar e celebrar as tradições juninas, além de impulsionar a economia local.

Com uma programação para toda a família, a festa reuniu artistas locais e grandes nomes da música nordestina, a exemplo da banda Magníficos e do cantor baiano Thiago Aquino. O público da segunda noite do “Pra Sempre São João” mostrou que conhecia bem os repertórios dos artistas ao cantar em coro sucessos como “Ligação Covarde”, “Cristal Quebrado”, “Um Beijo e Nada Mais”, entre tantos outros.

Uma das novidades deste ano, a programação do sábado contou com a presença de Tio Diego e sua turma, que transformaram a avenida em um grande “arraiá infantil”. A empresária Emanuella Rayane Barros levou o filho João Davi para aproveitar a folia e aprovou o formato da festa. “Amei saber que este ano a prefeitura pensou em uma atração só para as crianças. Meu filho adora música e aproveitou bastante as brincadeiras e a apresentação. A prefeitura está de parabéns pela organização da festa”, destacou.

O “Pra Sempre São João” encerrou seu segundo ano sem ocorrência grave dentro ou no entorno do evento. Entre os órgãos envolvidos no evento estão Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Secretaria de Segurança Pública, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.

Ascom

Toni Garrido encerra 17° Salgueiro Moto Fest e marca sucesso de mais uma edição do evento

Chegou ao fim na madrugada deste domingo (17), o 17° Salgueiro Moto Fest, um dos maiores encontros de motociclistas de Pernambuco e do Nordeste. O cantor e compositor Toni Garrido, acompanhado da banda Cidade Negra, encerrou o evento, marcando o sucesso de mais uma edição do encontro, que tem apoio da prefeitura e incentivo do Governo de Pernambuco.

Garrido subiu ao palco do Polo Bomba após shows de muita qualidade técnica e talento das bandas Sistema em Caos, de Salgueiro, e Macfly Band, de Recife. Ambas começaram suas apresentações cantando ‘Beat It’, de Michael Jackson, artista.em alta por conta de sua cinebiografia recém-lançada nos cinemas.

O líder da Cidade Negra iniciou seu show com o sucesso ‘Pensamento’, e emendou outros hits de sua carreira, como ‘Onde Você Mora’, ‘Firmamento’, ‘Girassol’ e ‘A Sombra da Maldade’. Ele ainda quebrou o protocolo, incluindo duas músicas de forró/xote no repertório, mostrando versatilidade e afirmando que os motociclistas não gostam só de rock.

Programação ampla e grande estrutura – O 17° Salgueiro Moto.Fest começou na noite de quinta-feira, 14,  no Polo Bomba, onde foi instalada uma estrutura de palco, som, luz, estandes e praça de alimentação para a receptividade dos motociclistas e do público. A programação da primeira noite contou com Moto Culto da banda Águias de Cristo, que voltou a se apresentar no evento na noite de sábado, 16, juntamente com o Ministério de Louvor e Bless Band no Polo Alternativo, na Academia das Cidades.

Na sexta-feira (15), houve mais um momento religioso, com uma celebração católica comandada pelo Grupo de Oração da Imaculada Conceição (GOIC). Em seguida, Joãozinho Dantas e a banda O Disco, cover de Roupa Nova, subiram ao palco do Polo Bomba. No sábado, encerrando a programação, além dos shows musicais, o evento teve passeio de motociclistas pelas ruas e avenidas da cidade e a tradicional confraternização dos motoclubes, com muita cerveja e churrasco para os motociclistas. Esse momento é conhecido como ‘o maior 0800 do Nordeste’ entre o público do motociclismo.    O Salgueiro Moto Fest é uma realização dos motoclubes do município, com apoio da Prefeitura de Salgueiro, do Governo de Pernambuco e parceiros da iniciativa privada.

Ascom

Shows de Adão Silva, Fabiana Santiago, Kevi Jonny e Patusco encerram Carnaval de Salgueiro

Depois de cinco dias de muita alegria, animação e curtição, o Carnaval de Salgueiro chegou ao fim nesta terça-feira (17). A programação de encerramento contou com shows de Adão Silva, Fabiana Santiago, Kevi Jonny e Patusco, no trio elétrico e no Polo Bomba, além de cortejos nas ruas da cidade e shows no Beco da Folia (ao lado da Casa da Cultura) e no distrito de Umãs.

Os festejos desta terça começaram no turno da tarde com os blocos dos Sanfoneiros e dos Idosos desfilando pelas ruas e avenidas, acompanhados por passistas de frevo da Cia Groove de Rua, em clima de muita felicidade e diversão. Em seguida, o artista salgueirense Adão Silva se apresentou no palco do Polo Bomba e Fabiana Santiago, uma das cantoras mais premiadas do Vale do São Francisco comandou o trio elétrico no circuito da folia, entre o Polo Bomba e a Rua Joaquim Sampaio.

A programação teve continuidade com apresentação do cantor e compositor baiano Kevi Jonny, fazendo um show repleto de romantismo para um grande público no palco do Polo Bomba. Ele cantou vários sucessos que marcaram sua carreira em ritmo de arrocha, como “Te Love” e “Moça do Espelho”.

Última atração da noite, a banda pernambucana Patusco finalizou o Carnaval de Salgueiro com muito samba e ainda homenageou o Carcará do Sertão. O vocalista do grupo realizou todo o show vestido com a camisa do time da cidade. Nos minutos finais da apresentação, alguns integrantes da banda desceram do palco e foram para o meio do público fazer uma roda de samba.

Paralelamente, o último dia do Carnaval de Salgueiro teve shows de Jailson Lima e Mateus O Matt no Polo Umãs e apresentações culturais no Polo Multicultural. O evento, que homenageou os 80 anos da Bicharada do Mestre Jaime ficará marcado como um dos maiores e mais movimentados dos últimos anos.

Ascom

Patrulha Maria da Penha encerra Campanha Agosto Lilás

A Campanha Agosto Lilás é um marco no enfrentamento à violência contra as mulheres. Ao longo do mês, a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal de Juazeiro, realizou diversas atividades de orientação e conscientização sobre a necessidade de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na sexta-feira (29), a Patrulha encerrou a campanha com a ação “Maria vai ao Mercado”, levando informação e música para as pessoas que visitavam os Mercados Joca de Souza, Popular e Arnaldo Vieira. Apesar da luta pelo fim da violência contra a mulher ganhar mais força no mês de agosto, a Patrulha Maria da Penha e toda a rede de apoio às mulheres vítimas de violência atuam durante todo o ano.

“Achei uma ação muito interessante e muito importante para nós mulheres, porque é um meio que busca nos proteger. Gostaria que sempre realizassem essas visitas de orientação e informação para as mulheres, porque muitas não sabem que existe esse grupo de apoio a quem sofreu ou sofre violência”, destacou a feirante do Mercado Joca de Souza, Rose Araújo.

Para realização da Campanha, a Patrulha contou com o apoio da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Juazeiro. O Secretário Adegivaldo Mota pontuou que educação e segurança pública são pilares que andam interligados. “Essa é uma campanha educativa que visa combater a violência de gênero. A gente compreende que o combate à violência não é somente em ações ostensivas, mas também pelo processo de educação e conscientização junto com a sociedade”, explicou.

Na visita aos mercados municipais, a equipe da Patrulha Maria da Penha ouviu alguns relatos que destacaram a importância da existência da rede proteção as mulheres no município. “Meu ex-marido só vivia me seguindo com ameaças, depois que ele recebeu a intimação e foi informado dos direitos que eu tinha, ele me deixou em paz”, disse uma mulher que foi vítima de violência doméstica.

Outra mulher também destacou que quando sofreu violência não existia a rede. “Meu ex-companheiro me deixou trancada em casa junto com ele, em cárcere privado. Consegui fugir e pedi socorro em um bar próximo a casa que estava presa. Levei a testemunha e prestei queixa, mesmo assim ele continuou solto realizando ameaças a mim e meus familiares”, disse a vítima, reforçando a importância da campanha.

Existem várias formas de violência contra a mulher. A violência de gênero, aquela praticada pelo simples fato de ser mulher, pode ser física, sexual, patrimonial, moral ou psicológica.

Segundo dados do anuário de segurança pública, em 2024 mais de um terço das brasileiras (37,5%) sofreu algum tipo de violência; os dados também apontaram que a cada 6 minutos uma menina ou mulher sofre violência sexual e a cada 6 horas uma mulher é vítima de feminicídio. Os canais de denúncia: 180 (central de Atendimento à Mulher); 153 (GCM de Juazeiro) e o Whatsapp da Patrulha Maria da Penha (74) 99967-2006.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro celebra encerramento do Agosto das Juventudes com programação cultural neste sábado (30)

A Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro, promove o encerramento do Agosto das Juventudes, mês dedicado a uma série de ações voltadas para os jovens da cidade. Desde o dia 6 de agosto, a programação contou com atividades culturais, educativas, serviços de saúde e cadastro do ID Jovem, reforçando o compromisso municipal com o desenvolvimento e o protagonismo da juventude.

Para fechar com chave de ouro, a festa será neste sábado (30), no Vaporzinho, a partir das 17h, o público poderá curtir o som da DJ Tama, que vai animar a tarde com muita música. Às 19h15, o grupo Pagode 874 sobe ao palco para embalar a noite com seu ritmo contagiante.

Será um momento especial de celebração e confraternização, valorizando os talentos locais e o protagonismo dos jovens juazeirenses. O Agosto das Juventudes em Juazeiro reafirma o compromisso da gestão municipal em proporcionar espaços de lazer, cultura, educação e inclusão, fortalecendo as oportunidades para os jovens e promovendo sua participação ativa na construção da cidade.

Ascom

UPA 24h de Petrolina encerra atendimento pediátrico temporário a partir desta terça-feira (26/08)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Petrolina informa que, a partir desta terça-feira (26), será encerrado o atendimento pediátrico temporário, em conformidade com o Plano de Desmobilização da rede assistencial para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas UPAs de todo o Estado.

O reforço temporário foi implantado na unidade em 13 de junho, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com a abertura de 21 leitos exclusivos para pacientes pediátricos. A medida teve como objetivo ampliar a capacidade de resposta da rede de saúde diante do aumento sazonal dos casos de doenças respiratórias, durante o período de 90 dias, conforme estabelecido no Decreto nº 58.686, de 27 de maio de 2025.

Com a redução dos indicadores de sazonalidade gripal, o atendimento especial está sendo encerrado, e a UPA 24h de Petrolina retoma seu funcionamento padrão. Pais e responsáveis devem buscar assistência pediátrica nas unidades de referência do município.

Ascom

Missa do Vaqueiro encerra São João de Petrolina com bênçãos e devoção à cultura sertaneja

Petrolina viveu, neste domingo (29), um dos momentos mais simbólicos de sua tradição cultural com a realização de mais uma edição da Missa do Vaqueiro. Com mais de 80 anos de história, o evento celebrou a fé, emoção e respeito às raízes do povo sertanejo, marcando o encerramento oficial do ciclo junino da cidade, que desde abril movimenta a capital do sertão pernambucano.

Logo nas primeiras horas da manhã, centenas de vaqueiros e vaqueiras, de todas as idades, tomaram as ruas da cidade montados em seus cavalos, trajando o tradicional gibão e chapéu de couro, símbolos de resistência e identidade. Junto com a vaqueirama também estava o prefeito Simão Durando, o vice Ricardo Coelho e o ex-prefeito Miguel Coelho. Após um café da manhã ao som da sanfona no Restaurante Popular, os vaqueiros se concentraram nas imediações do Estádio Paulo Coelho, de onde partiram em cortejo até a Orla de Petrolina.

Durante o percurso, o som do aboio ecoou pelas ruas e emocionou quem acompanhava. Moradores e turistas se uniram em aplausos, alguns visivelmente comovidos, em um gesto de reconhecimento à cultura nordestina e ao legado do homem e pela mulher do campo.

Às margens do Rio São Francisco, a celebração da tradicional missa foi presidida pelo padre José Guimarães. A cerimônia foi marcada por momentos de forte espiritualidade e simbolismo. O Terço dos Homens da Cohab Massangano, os aboiadores Edvaldo e Jocélio Vaqueiro, além de Zezinho do Violão e o Coral de Aboio, participaram da celebração, que emocionou o público com cânticos como a “Ave Maria Sertaneja”, e a “Oração de São Francisco”.

Emocionado, o prefeito Simão Durando destacou a importância do evento para a cidade para conservar a tradição e fortalecer uma das mais fortes características do povo sertanejo: a fé. “Essa é uma das festas mais emocionantes da nossa cidade. A Missa do Vaqueiro celebra mais de oito décadas de tradição e representa a fé de um povo que nunca deixa de agradecer. É uma homenagem justa aos homens e mulheres do campo, que ajudaram a construir o que somos hoje. Encerramos com chave de ouro um ciclo junino de muito sucesso, com a bênção de Deus e a força da nossa cultura”, afirmou.

Após a missa, Sérgio do Forró e Raimundinho do Acordeon garantiram o encerramento do ciclo junino com um espetáculo repleto de um dos mais tradicionais ritmos da cultura raiz do Sertão Brasileiro.

Ascom

Espetáculo “Notícias do Dilúvio” chega a Cabrobó (PE) nesta sexta-feira

A Cia Biruta de Teatro vai encerrar em Cabrobó, nesta sexta-feira (14), a sua circulação pelo sertão pernambucano, com a apresentação do espetáculo “Notícias do Dilúvio – um canto a Canudos”. A peça, que narra o fenômeno do massacre de Canudos, será apresentada na Escola Indígena Capitão Dena, na Ilha de Assunção, às 15h.

O espetáculo faz uma homenagem a Canudos a partir de uma narrativa que conta a história de resistência do seu povo e das práticas culturais populares que ainda sobrevivem às tentativas de apagamento de sua memória. “Ao contar Canudos, não nos interessava a história oficial, já conhecida, de uma república que massacrou seu povo, mas o que foi silenciado”, revela a atriz e produtora executiva do projeto, Camila Rodrigues.

Por anos, Canudos (ou Belo Monte) alimentou a esperança dos pobres e despertou a ira dos poderosos. No palco, essa história é contada por duas atrizes, sob a perspectiva do olhar feminino. “Contamos a história a partir de um lugar de memória, espiritualidade, festa e luta, evidenciando o olhar das mulheres de Canudos e a sua força que persiste até hoje, diluída nas comunidades descendentes de Belo Monte”, pontua a atriz Cristiane Crispim.

O espetáculo é resultado de uma pesquisa de mais de cinco anos em comunidades do sertão do São Francisco.  A direção artística é assinada por Antônio Veronaldo, o figurino, a execução de sonoplastia e a assistência de direção são de Letícia Rodrigues, a concepção e execução de luz, assinadas por Fernando Pereira, a cenografia foi concebida por Luiz Marcelo e Cristiane Crispim, e a trilha sonora original é de Moesio Belfort e Carlos Hiury. A dramaturgia é assinada por Antônio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Luis Osete.

A circulação de “Notícias do Dilúvio” tem incentivo da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco. Durante a semana, além de Cabrobó, o espetáculo também foi apresentado, gratuitamente e com interpretação em Libras, em Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

Ascom

Carnaval de Curaçá 2025 se despede com muita festa e tradição

O Carnaval de Curaçá em 2025 foi marcado por três dias de intensa celebração, consolidando-se como um dos eventos mais vibrantes da região. O prefeito Murilo Bomfim fez um balanço positivo da festa e agradeceu ao Governo do Estado e à Secretaria de Turismo (Setur) pela realização do evento.

“Esse Carnaval foi um sucesso absoluto. Tivemos uma festa segura, organizada e com a participação massiva da nossa população. Agradeço ao Governo do Estado e à Setur por acreditarem na cultura de Curaçá e realizarem essa grande festa. A expectativa agora é pela Festa dos Vaqueiros, que é destaque da nossa cultura”, destacou o prefeito.

Durante os festejos, o tradicional Bloco dos Caretas promoveu o Concurso de Melhor Fantasia, atraindo foliões criativos que exibiram trajes elaborados e mantiveram viva a cultura local. Além disso, o Concurso de Rainha das Virgens trouxe irreverência e alegria às ruas. Com um grande encerramento, Curaçá reafirmou seu papel como polo cultural, proporcionando aos moradores e visitantes uma experiência única e fortalecendo a identidade do município.

Elen Victória Souza/Ascom

Encerramento do Carnaval de Petrolina foi em clima de festa, diversidade cultural e homenagens aos 80 anos de Geraldo Azevedo

Foi com uma rica homenagem cultural que a Prefeitura de Petrolina promoveu o Carnaval 2025. Para celebrar essa linda festa popular, a gestão municipal homenageou o filho da terra, Geraldo Azevedo, que completou 80 anos. Uma das homenagens foi o nome que cada polo da folia recebe, fazendo referência a três canções marcantes do artista: Táxi Lunar, na Orla; Bicho de Sete Cabeças, Matingueiros; e Canta Coração, praça 21 de Setembro.

“Canta, canta passarinho; Canta canta miudinho; Na palma da minha mão”, e foi como diz a letra da canção “Canta Coração” que os pequenos foliões, jovens e idosos curtiram o último dia de carnaval em Petrolina. Foi com a calmaria do coração, no passo suave do passarinho, no miudinho e no samba que as famílias curtiram a apresentação de Fernando Júnior, Swing Samba e Visão Musical na Praça 21 de Setembro..

O aposentado Raimundo Santos reforçou a importância da preservação cultural. “Eu sou de uma época que essa cidade se enfeitava, inúmeros desfiles de escolas de samba. O que tenho gostado de ver é que mesmo com o passar do tempo, a cultura permanece preservada. Está muito lindo, e mais gratificante ainda é ver as crianças brincando essa festa popular com seus familiares”, destacou o aposentado.

No Polo Bicho de Sete Cabeças, no Multicultural Matingueiros, a energia foi intensa e vibrante, como a canção que deu nome ao polo e traduz a força e a beleza da tradição carnavalesca. A estudante Alanne Soares descreve com satisfação a festa. “É um local extremamente de referência à cultura, ritmos e muita união. Aqui vivenciamos momentos marcantes, e hoje, as atrações foram sensacionais, e como bem descreve Geraldo Azevedo: ‘Não tem coração que esqueça’. Não vamos esquecer jamais deste carnaval que respeita a tradição e mantém viva a cultura em todas as suas vertentes”, explicou.

No polo Orla a canção que ecoou como tema da festa foi: “Apenas apanhei, na beira-mar, um táxi pra estação lunar, apenas apanhei, na beira-mar, um táxi pra estação lunar”. Mas esse táxi não foi para lua, ele estacionou nas margens do Rio São Francisco e quem estava por lá ficou admirado com as apresentações dos artistas Edênio Lima, Alan Cléber, o jovem recifense Juciê, que desceu do palco e foi cantar e curtir com os foliões, e com o artista Thiaguinho Carvalho, responsável por encerrar a festa. A viagem no “Táxi Lunar” fechou a última noite de folia deixando um gostinho de saudade, associado a uma festa popular tranquila e de muita paz.

Débora Sousa/Ascom
Fotos: Ayrton Latapiat e Erlan Alexandre

População tem até sábado para conferir a decoração do Natal Luz em Petrolina

A população de Petrolina tem até este sábado (6) para visitar a decoração do Natal Luz, na Praça Dom Malan e na Orla do município, além da decoração nos bairros, que foi a grande novidade desse ano. Ornamentação de natal contou com diversos elementos comemorativos e uma iluminação especial para celebrar a data.

Na orla e nas avenidas foram instaladas peças com as palavras: paz, amor, fé e saúde, o preenchimento foi feito com lâmpadas de LED. Também foram colocadas na Orla, caixas de presentes de Natal, três árvores estilizadas com assento, uma árvore de Natal com 12m de altura, colocação de LED no monumento ‘Eu Amo Petrolina’ e uma figura tridimensional numeral 2024 com LED.

Na tradicional Praça Dom Malan foi colocado um gazebo temático e climatizado, montada uma fábrica de doces, um presépio com elementos figurativos gigantes, uma árvore de Natal, um portal de entrada com o nome Vila dos Doces, um parquinho para as crianças, trenó com renas instagramáveis, além de caixas de presentes de natal iluminadas, túnel iluminado e muito mais.

Já nos bairros e pontos turísticos da cidade, a ornamentação conta com peças fixadas nos postes no formato de biscoito doce de Natal produzidas em estrutura metálica; foram colocadas também peças com as palavras: paz, amor, fé e saúde. A população ainda pode contar com figuras iluminadas instagramáveis tridimensionais no formato de presentes e bolas natalinas, árvores enroladas com micro lâmpadas em LED e uma árvore de Natal gigante de 12 metros de altura, que foi instalada nos bairros João de Deus e José e Maria.

G1 Petrolina

Pan de Santiago encerra com recorde de medalhas para o Brasil, que fica em segundo no ranking

Depois de mais de duas semanas agitadas, chegou ao fim, neste domingo (5), os Jogos Pan-Americanos de Santiago. Para o Brasil, a competição foi mais que positiva. O País se despediu da edição com a melhor campanha de sua história. Com 205 medalhas conquistadas ao todo, sendo 66 de ouros, o Time Brasil quebrou o recorde de subidas ao pódio numa mesma edição de Pan.

Além das 66 medalhas douradas, o Brasil somou 73 pratas e 66 bronzes. Líder do ranking, os Estados Unidos tiveram 286 medalhas no total: 124 de ouro, 75 de prata e 87 de bronze. Antes do Chile, a melhor campanha verde-amarela em Jogos Pan-Americanos havia sido em Lima 2019, com 169 idas ao pódio (54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes).

Dos mais de 600 atletas brasileiros, seis pernambucanos contribuíram para os números do País no Pan deste ano. No boxe, Caroline Almeida foi ouro na categoria até 50kg. No handebol feminino, Renata Arruda e Fernanda Lima estavam no elenco que ficou com a medalha dourada. Já no decatlo, José Fernando “Balotelli” garantiu a prata. No judô, por sua vez, foram dois bronzes: Amanda Lima e Kayo Santo, nas categorias até 48kg e 100kg, respectivamente.

O Pan do Chile também reservou outro fato histórico para o Brasil. Pela primeira vez, as mulheres foram mais ao pódio do que os homens. Das 205 medalhas, 95 foram para atletas do sexo feminino e 92 para o sexo masculino. As 18 restantes foram para duplas mistas. Das 66 de ouro, 33 tiveram como destino as mulheres, 30 homens, e três provas mistas.

Entre os principais destaques do Brasil nesta edição do Pan, está a ginasta Bárbara Domingos. Ela foi a maior medalhista do País. Aos 23 anos, faturou três ouros e duas pratas nas cinco finais que disputou na ginástica rítmica. O maior medalhista de ouro, no entanto, foi Guilherme Costa. ‘Cachorrão’ saiu de Santiago com quatro medalhas de ouro. Além disso, entrou para a história por se tornar o primeiro atleta a subir no lugar mais alto do pódio nos 400m livres, 800m livres e 1.500m livres.

Vagas para Paris 2024

De olho nos Jogos Olímpicos de Paris, o Pan deu vagas olímpicas em 21 esportes, com o Brasil conseguindo se classificar para diversas modalidades: handebol feminino (14 atletas), boxe (9), hipismo (6 – com os brasileiros do adestramento precisando confirmar a vaga fazendo índice até junho de 2024), natação(2), pentatlo moderno (1), tênis (1), tiro com arco (1) e vela (4).

Folha de Pernambuco

Cauaru: Noite de encerramento no Pátio de Eventos foi marcada pela chuva e muita animação após 65 dias de forró

A última noite de apresentações no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, foi marcada pela chuva e muita animação em uma grande mistura de ritmos musicais. Milhares de pessoas lotaram o principal polo da festa para se despedir do São João 2023, que durou 65 dias. Durante o encerramento da festa, o Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, subiu ao palco no Pátio do Forró para agradecer a todos pela parceria ao longo dos festejos juninos 2023. Rodrigo também disse “que no próximo ano, o São João de Caruaru terá um número de dias ainda maior que o deste ano”.

Seguindo com as apresentações, a primeira atração da noite foi o cantor Ávine Vinny, que pelo terceiro ano consecutivo se apresentou no encerramento dos festejos juninos da Capital do Forró. O artista falou da alegria em tocar no palco da festa que é considerada a maior e melhor do mundo. “Meu primeiro grande show foi no São João de Caruaru há cinco anos atrás. Sinto muito orgulho de tocar nesta festa. Três anos seguidos no encerramento, a galera aqui respeita o meu show, uma energia incrível”, disse Ávine.

O segundo artista a subir ao palco principal da festa foi o cantor Raí Saia Rodada, que também é veterano nos festejos juninos de Caruaru e cantou sucessos da carreira de mais de 20 anos, como a música Bebe e Vem me procura, Tô Nem Aí e Filho do Mato.  Raí ressaltou a importância da festa junina para o Nordeste, e disse que sente um carinho muito grande pelos fãs de caruaru, que sempre estiveram com ele em todas as fases da carreira artística de mais de duas décadas.”Voltar à Caruaru é sempre um privilégio. Da primeira vez que vim à Caruaru, passei por aqui de ônibus e pensava, um dia vou me apresentar no são João e no ano seguinte eu estava”. Tenho um carinho enorme pelos fãs, pela cidade”, disse.

A terceira atração a subir ao palco era a mais aguardada da noite e há 10 anos não se apresentava nos festejos juninos do município, a cantora Joelma. No palco, ela cantou diversas músicas da carreira de mais de 30 anos.Os fãs da cantora chegaram no Pátio do Forró, antes mesmo dos portões serem abertos, tudo para garantir o melhor lugar para assistir de perto a apresentação de Joelma.

Para fechar a noite e encerrar os festejos juninos 2023, que teve início no dia 28 de abril, o Maestro Spok e Orquestra subiu ao palco do maior e melhor São João do mundo em um apresentação que contou com a participação de mais de 20 artistas nordestinos.”O forró é muito grande, eu toco frevo 4 dias por ano, o forró é o ano todo. Vamos se apresentar com mais de 20 anos artistas que escolheram um repertório incrível. Eu me emociono a cada arranjo tocado, as canções foram escolhidas pela importância que elas tem na vida de cada um”, disse.

Entre os artistas que cantaram com Spok estavam o Maestro Mozart Vieira, João do Pife, o cantor Benil, Nena Queiroga, Liv Moraes, filha do eterno Dominguinhos entre outros, que se reuniram para cantar e celebrar o encerramento do São João 2023 durante uma queima de fogos.

G1Pernambuco

Juazeiro: Prefeitura encerra a programação do “Forró nas Feiras” no Mercado Joca de Souza neste sábado

O Mercado Municipal Joca de Souza, espaço tradicional de compras de Juazeiro, vai receber neste sábado (1) o encerramento do projeto “Forró nas feiras”, um programa criado pela prefeitura de Juazeiro, através da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA).

O evento faz parte de uma estratégia para otimizar a revitalização do mercado Joca de Souza Oliveira. “A orientação da prefeita Suzana Ramos é desenvolver ações que mostrem as mudanças realizadas no Mercado, que foi completamente revitalizado recentemente para retomar o forte comércio que sempre foi característico”, disse o diretor da AMA, Britoaldo Bessa.

A programação começa às 8h da manhã, com várias atrações de forró, entre elas, o Trio pé de serra do sanfoneiro Mario Santos. Além disso a rádio Juazeiro mais uma vez se fará presente com os programas: “Esquenta” apresentado por Marinalva e o Giro cultural com Geraldo Messias. Também terá apresentação de cordelista, repentista e participação especial de vários artistas. A festa vai até as 15h.

Segundo o gestor de políticas públicas do município, Zé Carlos Medeiros, o desejo da administração municipal é movimentar o Mercado Joca. “Estamos promovendo eventos como este, para que as famílias voltem a frequentar o mercado e assim possamos ajudar os permissionários em suas vendas”, afirmou Zé Carlos Medeiros.

O mercado

O Mercado Joca de Souza Oliveira foi totalmente reformado, com a construção de um novo prédio, que conta agora com dois pavimentos, cobertura em telha metálica, pintura, piso, revestimentos cerâmicos, instalações elétricas e hidráulicas além de outros serviços que estão proporcionando um novo ambiente de trabalho para os 220 permissionários e maior conforto para os clientes.

Texto: Welington Alves – Ascom AMA/PMJ

Juazeiro: Polícia Militar realiza solenidade de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2023.1

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), realizou nesta terça-feira (20), a solenidade de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2023.1. O Comandante de Policiamento da Região Norte (CPR-N), Coronel Valter Araújo, foi representado pelo Major Luiz Henrique, chefe do Núcleo de Gestão Administrativa e Financeira (NUGAF) e pelo Major Melo Pita, Corregedor Setorial e Ouvidoria (CSO).

A solenidade foi realizada no auditório do 3º BEIC com a presença de oficiais e praças da Região Norte, além de outras autoridades.  Concluíram o processo de aprendizado 19 Sargentos PM, pertencentes às seguintes Unidades Operacionais: 6º e 20º Batalhões de Polícia Militar (BPM); Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv); 75ª e 91ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM).

O CAS 2023.1 é ofertado aos Sargentos da Polícia Militar da Bahia e busca prepará-los para a futura graduação de Subtenentes. O Curso foi iniciado no dia 05 de abril de 2023 e foi realizado na modalidade EAD Híbrida – Semipresencial.  As ações reforçam o compromisso do comando geral da PM colocando em prática objetivos estratégicos e diretrizes de valorização profissional e prestação de serviços de excelência ao cidadão.

Ascom/CPR-N

123