UPAE suspende atendimento no feriado da Data Magna; UPA 24h segue funcionando em Petrolina

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Petrolina informou que não haverá atendimento nesta sexta-feira (6) devido ao feriado da Data Magna de Pernambuco.

De acordo com a unidade, os serviços serão retomados no sábado (7), com funcionamento das 7h às 12h.

Já a UPA 24h de Petrolina continuará operando normalmente durante o feriado. A unidade mantém atendimento ininterrupto para casos de urgência e emergência, incluindo assistência clínica e odontológica.

UPA 24h de Petrolina encerra atendimento pediátrico temporário a partir desta terça-feira (26/08)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Petrolina informa que, a partir desta terça-feira (26), será encerrado o atendimento pediátrico temporário, em conformidade com o Plano de Desmobilização da rede assistencial para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas UPAs de todo o Estado.

O reforço temporário foi implantado na unidade em 13 de junho, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com a abertura de 21 leitos exclusivos para pacientes pediátricos. A medida teve como objetivo ampliar a capacidade de resposta da rede de saúde diante do aumento sazonal dos casos de doenças respiratórias, durante o período de 90 dias, conforme estabelecido no Decreto nº 58.686, de 27 de maio de 2025.

Com a redução dos indicadores de sazonalidade gripal, o atendimento especial está sendo encerrado, e a UPA 24h de Petrolina retoma seu funcionamento padrão. Pais e responsáveis devem buscar assistência pediátrica nas unidades de referência do município.

Ascom

Profissionais da UPAE e UPA 24h de Petrolina participam de treinamento sobre segurança no trabalho

Entre os dias 3 e 5 desse mês, o Núcleo de Segurança do Trabalhador da Unidade de Pronto Atendimento e Especialidades Médicas (UPAE) e da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) de Petrolina promoveu o seu primeiro treinamento do ano voltado para a Norma Regulamentadora 32 (NR32), que estabelece diretrizes para a segurança e saúde dos trabalhadores da área da saúde.

Os encontros foram organizados em grupos e distribuídos em diferentes horários, garantindo a participação de todos sem comprometer o atendimento aos pacientes.

No dia a dia, é essencial reforçarmos os protocolos de segurança para garantir a proteção dos profissionais e dos pacientes. Treinamentos como esse são fundamentais para mantermos um ambiente de trabalho seguro e alinhado às normas de segurança“, externa Laiane Teles, técnica em Segurança do Trabalho da unidade e ministrante do treinamento.

LEIA MAIS

Juazeiro: Prefeitura reforça equipe de emergência na UPA e alerta para cuidados com a saúde nos festejos de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), reforçou a equipe de emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A medida é uma estratégia para conseguir atender com tranquilidade um possível aumento na demanda.

O superintendente da Atenção Especializada da Sesau, Eduardo Rafael Sousa Neto, informou que as equipes foram acrescidas para este fim de semana com mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Em caso de urgência, é possível solicitar o serviço do SAMU, gratuitamente, pelo número 192.

“Os serviços da Atenção Especializada funcionam sem interrupção, 24h. Além do serviço do SAMU, que pode ser acionado a qualquer momento, reforçamos a equipe da UPA, mas pedimos que as pessoas redobrem os cuidados em suas confraternizações”, destacou.

Dicas de Saúde
A prefeitura de Juazeiro também orienta sobre os cuidado com a saúde nas festas de fim de ano como manter a hidratação, preferir alimentos leves e menos gordurosos, não abusar do álcool, manter as medidas preventivas contra a Covid-19 e, em caso de emergência, procurar os serviços de saúde.

Texto e foto: Ascom Sesau / PMJ.