CadÚnico em Juazeiro não terá atendimentos cadastrais nesta sexta

Os serviços de inscrição, atualização cadastral e emissão de comprovantes do Cadastro Único (CadÚnico) em Juazeiro estarão suspensos excepcionalmente nesta sexta-feira (12). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES), a interrupção temporária ocorre devido à necessidade de realização de um procedimento técnico para extração de dados junto ao sistema nacional, o que impossibilita o funcionamento normal dos serviços durante o período.

Apesar da suspensão dos atendimentos cadastrais, a sede do CadÚnico – localizada na Rua do Paraíso, nº 253, no bairro Santo Antônio – permanecerá aberta para prestar informações à população. As equipes responsáveis pelas visitas domiciliares também seguirão executando as atividades programadas nas comunidades.

De acordo com a SEDES, os atendimentos para novos cadastros, atualizações e emissão de comprovantes serão retomados normalmente na próxima segunda-feira (15), no horário habitual.

Bora Petrolina realiza quase 15 mil atendimentos no N-4

Foi o maior número de atendimentos no ano de 2026

A Prefeitura de Petrolina realizou, neste sábado (23), mais uma edição do Bora Petrolina, maior programa de serviços da gestão municipal, no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 4. A ação superou o número de atendimentos das edições de 2026 e ficou entre as três maiores já realizadas desde a fundação do Programa, consolidando a iniciativa como uma das maiores mobilizações de cidadania do município.

Ao todo, foram registrados 14.743 atendimentos, com a oferta de 114 serviços gratuitos à população. Desta vez, 29 instituições públicas e privadas parceiras participaram da ação.

LEIA MAIS

Policlínica Municipal realiza cerca de 700 atendimentos durante feriado em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou o atendimento à população durante o feriado prolongado, com funcionamento especial da Policlínica Municipal entre o último sábado (18) e a terça-feira (21). A unidade atendeu crianças com sintomas gripais e também o público adulto, além de ofertar serviços como vacinação e curativos.

Ao todo, foram realizados 667 atendimentos e procedimentos no período. Desse total, 290 atendimentos médicos foram relacionados a sintomas gripais em crianças, enquanto 131 foram destinados ao público adulto. Também foram aplicadas 75 doses de vacina antirrábica em humanos e registradas quatro novas notificações.

LEIA MAIS

Prefeitura transfere atendimentos de algumas Unidades Básicas de Saúde de Petrolina

Devido as chuvas dos últimos dias que atingiram a cidade, a Prefeitura de Petrolina previsou alterar alguns serviço. A Secretaria de Saúde transferiu nesta segunda-feira (02), temporariamente, os atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Fernando Idalino para o Henrique Leite e do Loteamento Recife para Vila Marcela. Em Caititu, os atendimentos médicos, de enfermagem e a sala de vacina estão sem funcionar. Os atendimentos da Unidade Móvel Médica em Baixa Alegre tambem foram suspensos.

A mudança tem como objetivo evitar transtornos aos pacientes e assegurar a integridade dos profissionais de saúde, diante das condições provocadas pela chuva. A previsão é que os serviços sejam retomados em breve, caso não haja novas ocorrências de chuva na região. Até lá, a orientação é que os usuários procurem atendimento nas unidades referências.

Ascom

Com ações de testagens e educação em saúde, Prefeitura ofereceu cerca de mil atendimentos no Carnaval de Petrolina

Durante os dias de folia, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, levou para o polo Pierrot, na Orla, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Acolhimento Especializado (CTA/SAE), garantindo testagem gratuita para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C. Ao longo das quatro noites de festa, foram realizadas 944 testes rápidos, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce e fortalecendo a prevenção entre os foliões.

Outra ação de destaque foi o trabalho de Educação em Saúde desenvolvido pelo Núcleo de Prevenção à Violência, com orientações sobre autocuidado, respeito e proteção durante o período festivo.

Os profissionais distribuíram 136.321 preservativos e lubrificantes. Também foram entregues aproximadamente 28.100 materiais educativos, entre abanadores, lenços e adesivos, reforçando as mensagens de prevenção e combate à violência.

As ações aconteceram em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e a VIII Gerência Regional de Saúde, fortalecendo o trabalho integrado para garantir um Carnaval mais seguro, consciente e saudável para todos.

Ascom

Bora Petrolina: 18ª edição oferta 15 mil atendimentos no bairro Mandacaru

Um sábado de serviços, cidadania e celebração. Assim foi a 18ª edição do Bora Petrolina que marcou as comemorações dos 130 anos da cidade. O bairro Mandacaru se transformou em um grande centro de atendimento e lazer, reunindo moradores também do São Jorge, Terra do Sul, Antônio Cassimiro, Santa Luzia e José e Maria. Ao todo, foram contabilizados mais de 15 mil atendimentos gratuitos à população.

A Escola Municipal Professor Walter Gil abriu as portas para receber centenas de famílias, que puderam usufruir de serviços de saúde, assistência social, cadastro rural, regularização fundiária, atendimento jurídico, além de atividades esportivas, oficinas digitais e até reparo de celulares. O evento contou com a participação de cerca de 30 parceiros entre instituições públicas e empresas privadas.

Durante a programação, o prefeito Simão Durando destacou o impacto social do programa e a sua importância para a vida dos petrolinenses. “O Bora Petrolina nasceu para aproximar a gestão da população, levando serviços essenciais para dentro das comunidades. Hoje, celebramos os 130 anos da nossa cidade cuidando das pessoas, oferecendo oportunidades e mostrando que Petrolina segue crescendo com inclusão e dignidade”, afirmou o gestor.

Com mais de 250 mil atendimentos já realizados desde sua criação, o Bora Petrolina se consolida como o maior programa de serviços do município.

Ascom

Saúde de Juazeiro divulga balanço de atendimentos durante o Carnaval

Durante o carnaval o município de Juazeiro garantiu atendimento de qualidade à população no período festivo. Entre os dias 1º e 4 de março, a Secretaria de Saúde (Sesau), trabalhou com toda energia para atender quem precisou dos serviços essenciais de urgência e emergência. Confira os números:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – 639 atendimentos;

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – 111 ocorrências atendidas;

Unidade Pediátrica (UPED) – 375 atendimentos e 29 internamentos;

Maternidade Municipal – 147 atendimentos e 36 partos.

“Mesmo durante o Carnaval, nossas equipes estiveram firmes no compromisso de cuidar da população. Agradecemos a cada servidor que esteve de plantão garantindo um atendimento humanizado e eficiente”, destacou o secretário de Saúde, Helder Coutinho, parabenizando a dedicação dos profissionais da rede.

O gestor também reforçou a importância de assegurar a disponibilização dos serviços de saúde à população. “É indispensável que a população tenha à disposição o atendimento necessário para suprir as possíveis demandas que se apresentam, e a equipe intersetorial da Sesau esteve 24h de plantão para acolher cada cidadão que necessitou buscar as unidades de saúde de urgência e emergência”, concluiu.

A Sesau reforça que os serviços de saúde seguem funcionando normalmente e orienta que, em casos de urgência e emergência, a população procure as unidades adequadas ou acione o SAMU pelo 192.

Ascom

Alepe Cuida atende 4.350 pessoas em Petrolina

Alepe Cuida realizou nos dias 4 e 5 deste mês mais uma ação de cuidados médicos e serviços de cidadania, dessa vez na cidade de Petrolina (Sertão do São Francisco). O Pátio de Eventos Ana das Carrancas foi o espaço escolhido para oferecer atendimento gratuito de saúde, assistência social e cidadania para os petrolinenses.

Essa edição do programa foi realizada em parceria com a Prefeitura de Petrolina. No total, foram cerca de 4.350 pessoas atendidas em consultas médicas, exames especializados, testagens rápidas, vacinação, atendimento odontológico, emissão de documentos, orientações jurídicas e outros serviços. A iniciativa do legislativo estadual visa proporcionar à população acesso a cuidados básicos.

LEIA MAIS

Juazeiro: Prefeitura reforça equipe de emergência na UPA e alerta para cuidados com a saúde nos festejos de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), reforçou a equipe de emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A medida é uma estratégia para conseguir atender com tranquilidade um possível aumento na demanda.

O superintendente da Atenção Especializada da Sesau, Eduardo Rafael Sousa Neto, informou que as equipes foram acrescidas para este fim de semana com mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Em caso de urgência, é possível solicitar o serviço do SAMU, gratuitamente, pelo número 192.

“Os serviços da Atenção Especializada funcionam sem interrupção, 24h. Além do serviço do SAMU, que pode ser acionado a qualquer momento, reforçamos a equipe da UPA, mas pedimos que as pessoas redobrem os cuidados em suas confraternizações”, destacou.

Dicas de Saúde
A prefeitura de Juazeiro também orienta sobre os cuidado com a saúde nas festas de fim de ano como manter a hidratação, preferir alimentos leves e menos gordurosos, não abusar do álcool, manter as medidas preventivas contra a Covid-19 e, em caso de emergência, procurar os serviços de saúde.

Texto e foto: Ascom Sesau / PMJ.

Ação da Prefeitura vai oferecer atendimento psicossocial e jurídico em localidades de Juazeiro de 16 a 18 de novembro

Entre os dias 16 e 18 de novembro, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), estará no Residencial São Francisco, Residencial Juazeiro I e no distrito de Maniçoba, com a oferta de atendimento psicossocial e jurídico entre outros serviços, das 9h às 13h. A ação é exclusiva para mulheres e integra a programação da campanha ’21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher’.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Amélia Pedra, a campanha visa acolher as mulheres vítimas de violência e prevenir possíveis casos. “A campanha é um alerta para informar as mulheres sobre os tipos de violência que elas podem sofrer, sobre a rede de enfrentamento existente em nosso município e também para acolher as mulheres que já sofreram algum tipo de violência, com o atendimento psicossocial e jurídico”, disse a gestora. Durante a ação, as participantes também terão acesso a alguns serviços de saúde.

Confira a programação:

16.11 – Residencial São Francisco, próximo à EMEI Vanda Guerra;

17.11 – Residencial Juazeiro I, próximo à EMEI Aprígio Duarte;

18.11 – Maniçoba – Escola Municipal Santa Inês.

 

Texto: Eneida Trindade – Ascom/Sedes/PMJ

SESI Petrolina retoma atendimentos de saúde

(Foto: Reprodução/Google Maps)

O SESI Petrolina vai retomar de forma gradual os atendimentos à indústria na área de saúde. A partir da próxima segunda-feira (17), obedecendo todos os protocolos de segurança, já estarão sendo disponibilizados os serviços odontológicos e os exames complementares de audiometria, ECG, EGG, acuidade visual e espirometria, além dos exames ocupacionais: admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.

De acordo com o gerente do SESI Petrolina, Marcelo Genaio, os atendimentos odontológicos (clínica geral e endodontia) devem ser agendados pelo telefone (87) 3861-1369, em horário comercial.

LEIA MAIS

Hospital Universitário já realizou mais de 29 mil atendimentos em 2020

O Hospital Universitário fez um balanço com os dados de produção da unidade, durante os seis primeiros meses de 2020. Somando os serviços de emergência e urgência, consultas ambulatoriais e internamentos, foram 29.406 atendimentos.

O atual cenário de pandemia da Covid-19 não diminuiu a demanda por serviços no HU. Foram 16.015 atendimentos de urgência e emergência, destes, 7.071 de traumato – ortopedia. O número de internamentos foi de 4.150.

Entre janeiro e julho, foram executadas 2.479 cirurgias de sete especialidades diferentes. Quase 60% dos procedimentos cirúrgicos foram ortopédicos (1.743). A segunda área mais requisitada foi a vascular, que realizou 404, seguida pela cirurgia geral, com 334.

LEIA MAIS

Balanço anual: Hospital Universitário realizou mais de 78 mil atendimentos em 2019

(Foto: Ascom)

Dados contidos no balanço do ano de 2019, apresentado pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do hospital, apontam que no ano passado, o Hospital Universitário (HU) realizou 78.468 atendimentos. Isto, somando os serviços ambulatoriais e os de urgência e emergência

Somente em 2019, o HU realizou 5.498 cirurgias, uma média de 458 por mês. Quase 60% dos procedimentos foram de ortopedia e traumatologia (3.077); em seguida, destacam-se os procedimentos vasculares (875) e cirurgias gerais (813).

De acordo com o relatório do SAME, os ambulatórios do HU e da Policlínica ofereceram 31.939 consultas, em 27 especialidades médicas diferentes. O número de consultas cardiológicas foi o mais expressivo (5.453), seguido por ortopedia e traumatologia (5.367) e cirurgia geral (3.691).

Mais uma vez, unidade de saúde do Pedra Linda suspende atendimentos por falta de água

(Foto: Ascom/PMP)

Por meio de um comunicado, a prefeitura de Petrolina informou há pouco que por conta da interrupção no abastecimento de água na cidade, o atendimento na unidade de saúde Josefa de Souza Silva, no bairro Pedra Linda, foi suspenso mais uma vez.

LEIA TAMBÉM

Bairros de Petrolina ficam sem água devido serviço de manutenção, segundo Compesa

A unidade já tinha suspendido o atendimento na tarde da última terça-feira (17) por falta de água. E hoje (18), o atendimento no local será interrompido novamente. Segundo a gestão municipal, pela manhã, foi necessário comprar água para dar sequência aos trabalhos.

“As consultas que estavam agendadas para esta tarde serão remarcadas. A prefeitura está tomando as providências cabíveis para restabelecer todos os serviços nesta quinta-feira (19) e aguarda que a concessionária de água solucione o problema o quanto antes”, diz o comunicado.

Outro lado

Na última terça-feira (17), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), emitiu um comunicando alertando a população de inúmeros bairros de Petrolina, sobre a falta de água prevista para ontem e hoje (18), entre os bairros citados está o Pedra Linda. Segundo a Companhia, o desabastecimento fora provocado pela realização de manutenções preventivas nas instalações elétricas da Estação de Tratamento de Água do Distrito Industrial e na Estação Elevatória, localizada no bairro José e Maria.

Atenção: falta de água provoca suspensão de atendimento na Unidade de Saúde do Gercino Coelho

(Foto: Ascom/PMP)

Os atendimentos na Unidade de Saúde da Família (USF) Roza Maria Ribeiro, no bairro Gercino Coelho, em Petrolina (PE) estão suspensos na tarde desta segunda-feira (16). A informação é da prefeitura, segundo a gestão municipal, o motivo é a falta d’água que atinge a comunidade, o que gerou desabastecimento na unidade.

“Pela manhã, os serviços foram realizados, mas a falta d’água impede a continuidade dos atendimentos nesta tarde. Segundo os funcionários, não há água para limpar o prédio, nem nos bebedouros ou banheiros”, diz o comunicado da prefeitura.

LEIA MAIS
1234