Toni Garrido encerra 17° Salgueiro Moto Fest e marca sucesso de mais uma edição do evento

Chegou ao fim na madrugada deste domingo (17), o 17° Salgueiro Moto Fest, um dos maiores encontros de motociclistas de Pernambuco e do Nordeste. O cantor e compositor Toni Garrido, acompanhado da banda Cidade Negra, encerrou o evento, marcando o sucesso de mais uma edição do encontro, que tem apoio da prefeitura e incentivo do Governo de Pernambuco.

Garrido subiu ao palco do Polo Bomba após shows de muita qualidade técnica e talento das bandas Sistema em Caos, de Salgueiro, e Macfly Band, de Recife. Ambas começaram suas apresentações cantando ‘Beat It’, de Michael Jackson, artista.em alta por conta de sua cinebiografia recém-lançada nos cinemas.

O líder da Cidade Negra iniciou seu show com o sucesso ‘Pensamento’, e emendou outros hits de sua carreira, como ‘Onde Você Mora’, ‘Firmamento’, ‘Girassol’ e ‘A Sombra da Maldade’. Ele ainda quebrou o protocolo, incluindo duas músicas de forró/xote no repertório, mostrando versatilidade e afirmando que os motociclistas não gostam só de rock.

Programação ampla e grande estrutura – O 17° Salgueiro Moto.Fest começou na noite de quinta-feira, 14,  no Polo Bomba, onde foi instalada uma estrutura de palco, som, luz, estandes e praça de alimentação para a receptividade dos motociclistas e do público. A programação da primeira noite contou com Moto Culto da banda Águias de Cristo, que voltou a se apresentar no evento na noite de sábado, 16, juntamente com o Ministério de Louvor e Bless Band no Polo Alternativo, na Academia das Cidades.

Na sexta-feira (15), houve mais um momento religioso, com uma celebração católica comandada pelo Grupo de Oração da Imaculada Conceição (GOIC). Em seguida, Joãozinho Dantas e a banda O Disco, cover de Roupa Nova, subiram ao palco do Polo Bomba. No sábado, encerrando a programação, além dos shows musicais, o evento teve passeio de motociclistas pelas ruas e avenidas da cidade e a tradicional confraternização dos motoclubes, com muita cerveja e churrasco para os motociclistas. Esse momento é conhecido como ‘o maior 0800 do Nordeste’ entre o público do motociclismo.    O Salgueiro Moto Fest é uma realização dos motoclubes do município, com apoio da Prefeitura de Salgueiro, do Governo de Pernambuco e parceiros da iniciativa privada.

Ascom

Toni Garrido volta a Salgueiro depois de 17 anos e encerra programação artística do encontro de motociclistas da cidade neste sábado

O multiartista Toni Garrido, da banda Cidade Negra, está de volta a Salgueiro depois de 17 anos para apresentar seu show ‘Baile Free’ no encerramento da programação artística do 17° Salgueiro Moto Fest na noite deste sábado (16). Ele já esteve na cidade em 2009, como uma das principais atrações do Carnaval no Polo Bomba.

Cantor, compositor, instrumentista, ator e apresentador, Garrido é um artista completo, que esbanja presença de palco, simpatia e carisma por onde passa. Hoje, ao subir ao palco principal do encontro de motociclistas de Salgueiro como última atração da noite no Polo Bomba, ele cantará sucessos que o consagraram nacionalmente, como “Onde Você Mora”, ‘Girassol’, ‘A Sombra da Maldade’, ‘Pensamento’, ‘Firmamento’, ‘A Estrada’ e ‘A Cor do Sol’.

Em vídeo enviado à organização do evento, o artista carioca falou sobre a expectativa para o show. “Vai ser demais. Eu que adoro, que amo minhas motos, que amo a estrada, vou estar com as pessoas que entendem, que gostam [de motos], os motociclistas de verdade, com as motos, as máquinas e todo universo da moto”, disse.

Além do show principal de Toni Garrido, a programação do Salgueiro Moto Fest deste sábado conta com passeio dos motociclistas pela cidade; confraternização dos motoclubes no Clube das Acácias, com muita cerveja, churrasco e música ao vivo; apresentações musicais no Polo Alternativo, na Academia das Cidades, com as bandas Águias de Cristo, Ministérios de Louvor e Bless Band; e shows de Sistema em Caos e McFly no Polo Bomba, antecedendo a atração mais aguardada. O Salgueiro Moto Fest está sendo realizado pelos motoclubes da cidade em parceria com a prefeitura e incentivo do Governo de Pernambuco.

Ascom

Shows de Adão Silva, Fabiana Santiago, Kevi Jonny e Patusco encerram Carnaval de Salgueiro

Depois de cinco dias de muita alegria, animação e curtição, o Carnaval de Salgueiro chegou ao fim nesta terça-feira (17). A programação de encerramento contou com shows de Adão Silva, Fabiana Santiago, Kevi Jonny e Patusco, no trio elétrico e no Polo Bomba, além de cortejos nas ruas da cidade e shows no Beco da Folia (ao lado da Casa da Cultura) e no distrito de Umãs.

Os festejos desta terça começaram no turno da tarde com os blocos dos Sanfoneiros e dos Idosos desfilando pelas ruas e avenidas, acompanhados por passistas de frevo da Cia Groove de Rua, em clima de muita felicidade e diversão. Em seguida, o artista salgueirense Adão Silva se apresentou no palco do Polo Bomba e Fabiana Santiago, uma das cantoras mais premiadas do Vale do São Francisco comandou o trio elétrico no circuito da folia, entre o Polo Bomba e a Rua Joaquim Sampaio.

A programação teve continuidade com apresentação do cantor e compositor baiano Kevi Jonny, fazendo um show repleto de romantismo para um grande público no palco do Polo Bomba. Ele cantou vários sucessos que marcaram sua carreira em ritmo de arrocha, como “Te Love” e “Moça do Espelho”.

Última atração da noite, a banda pernambucana Patusco finalizou o Carnaval de Salgueiro com muito samba e ainda homenageou o Carcará do Sertão. O vocalista do grupo realizou todo o show vestido com a camisa do time da cidade. Nos minutos finais da apresentação, alguns integrantes da banda desceram do palco e foram para o meio do público fazer uma roda de samba.

Paralelamente, o último dia do Carnaval de Salgueiro teve shows de Jailson Lima e Mateus O Matt no Polo Umãs e apresentações culturais no Polo Multicultural. O evento, que homenageou os 80 anos da Bicharada do Mestre Jaime ficará marcado como um dos maiores e mais movimentados dos últimos anos.

Ascom

No último dia da Juá Literária, Praça dos Poetas encerra programação com encanto, música e imaginação infantil

O último dia da Praça dos Poetas – Espaço Manuca Almeida, dentro do Festival Juá Literária – Um Rio de Letras, foi marcado pela ludicidade, pelo afeto e pela celebração da literatura para o público infantil. A programação deste sábado (25) contou com a apresentação especial de Sálua Chequer e Igor Reis, o carismático Zé Livrório, e a participação da pedagoga Kalypsa Brito, encerrando o espaço com poesia, música, reflexão e muita interação com as crianças.

Toalha Tem História: parlendas, rimas e imaginação

A programação ganhou ritmo logo de início com o espetáculo “Toalha Tem História”, apresentado por Sálua Chequer e Igor Reis, que vieram de Salvador (BA) exclusivamente para o Juá Literária. A dupla trouxe parlendas, trava-línguas, brincadeiras rimadas e canções que fizeram as crianças participarem do começo ao fim.

“A gente brinca com a criançada de rimar, cantar histórias e trava-língua. Isso envolve, diverte e forma. É uma satisfação enorme participar dessa feira, que entende a importância da infância e do futuro dos leitores. Viemos exclusivamente para o Juá Literária, passando por Juremal e Carnaíba do Sertão, e agora fechamos esse ciclo aqui em Juazeiro com muita alegria”, destacaram os artistas.

Zé Livrório e o encanto da palavra

O espaço também recebeu estudantes de escolas municipais, que mergulharam em histórias, cantorias e momentos especiais de aproximação com o universo literário ao lado de Zé Livrório. Entre eles estava Luane da Silva Nunes, da Escola Municipal Mandacaru, no bairro Jardim Primavera. Sorrindo e empolgada, ela resumiu a experiência. “Eu achei bem legal porque reviveu músicas antigas, e elas são muito legais também. Tinha a do Saci, que eu adorei. Eu amei o evento e comprei livros, alguns de atividade e outros de pintar.”

Kalypsa Brito: literatura afro, identidade e pertencimento

Encerrando as apresentações do dia, a pedagoga Kalypsa Brito trouxe reflexões sensíveis sobre literatura afro para crianças, destacando o papel da arte na reconstrução de narrativas, no fortalecimento das identidades e na valorização das histórias do território. Sua fala reforçou a importância da representatividade no imaginário infantil, formando leitores conscientes de suas raízes e memórias.

Neste último dia, a Praça dos Poetas reafirmou seu papel no festival: ser o espaço da palavra que acolhe, brinca, emociona e educa. Sob o legado de Manuca Almeida, a programação voltada para crianças e jovens mostrou que formar leitores é também formar identidade, memória e futuro.

Ascom

Juá Literária: último dia de programação apresenta leitura, canções e envolvimento do público na Carreta Literária

Juazeiro se despede da programação do Festival Juá Literária neste sábado (25), envolta por um abraço coletivo de arte, poesia e afeto. A cidade respirou literatura em cada esquina e em cada palco que se deixava levar pelas histórias, canções e apresentações da maior feira literária do Nordeste. Estacionada como um farol de imaginação, a Carreta Literária, parte do evento, se tornou um verdadeiro mundo de encantamento com mais de mil visitantes por dia.

A biblioteca itinerante que, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro e a Editora IMEPH, transformou o espaço público em uma celebração viva da leitura. Durante quatro dias de programação intensa, cerca de 4 mil visitantes participaram das atividades, embarcando em histórias que falavam de pertencimento, identidade e sonhos.

Autores como Manuel Cavalcante, Bia Marinho, Alana Andrade, Thami Cavalcanti e Lenice Gomes guiaram essas jornadas literárias, conduzindo crianças como a estudante Radassa, de 10 anos, a um mergulho profundo nas palavras e no poder transformador da arte e da conscientização. “Eu cheguei aqui e me chamaram para ler o livro “A Lei da Maria da Penha em Cordel, ao lado do autor Tião Simpatia. Eu subi lá para ler e foi muito bom. Esse é um livro que fala sobre a força das mulheres e foi muito emocionante, muito legal”, comentou Radassa.

A programação do último dia também trouxe muita música na Carreta Literária com o Rap nordestino da P1 Rappers. Euri Mania e DJ Werson agitaram o público com canções das ruas e das raízes, integrando o espaço multidiverso da Carreta Literária.  Euri também falou sobre a contribuição no trabalho cenográfico realizado no evento. O multiartista explicou que cada detalhe foi pensado para dialogar com as cores da marca Juá Literária e, ao mesmo tempo, expressar o toque humano de quem constrói a beleza com as próprias mãos.

“A ideia era trazer uma cenografia colorida que dialogasse com a marca, com as cores do evento e uma cenografia que abraçasse. Nos espaços que a gente fez a cenografia, conseguimos trazer um pouco dessa arte através da poesia, com os desenhos e fizemos uma arte palpável, concreta também. Isso é muito importante”, explicou o multiartista.

Ascom

Patrulha Maria da Penha encerra Campanha Agosto Lilás

A Campanha Agosto Lilás é um marco no enfrentamento à violência contra as mulheres. Ao longo do mês, a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal de Juazeiro, realizou diversas atividades de orientação e conscientização sobre a necessidade de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na sexta-feira (29), a Patrulha encerrou a campanha com a ação “Maria vai ao Mercado”, levando informação e música para as pessoas que visitavam os Mercados Joca de Souza, Popular e Arnaldo Vieira. Apesar da luta pelo fim da violência contra a mulher ganhar mais força no mês de agosto, a Patrulha Maria da Penha e toda a rede de apoio às mulheres vítimas de violência atuam durante todo o ano.

“Achei uma ação muito interessante e muito importante para nós mulheres, porque é um meio que busca nos proteger. Gostaria que sempre realizassem essas visitas de orientação e informação para as mulheres, porque muitas não sabem que existe esse grupo de apoio a quem sofreu ou sofre violência”, destacou a feirante do Mercado Joca de Souza, Rose Araújo.

Para realização da Campanha, a Patrulha contou com o apoio da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Juazeiro. O Secretário Adegivaldo Mota pontuou que educação e segurança pública são pilares que andam interligados. “Essa é uma campanha educativa que visa combater a violência de gênero. A gente compreende que o combate à violência não é somente em ações ostensivas, mas também pelo processo de educação e conscientização junto com a sociedade”, explicou.

Na visita aos mercados municipais, a equipe da Patrulha Maria da Penha ouviu alguns relatos que destacaram a importância da existência da rede proteção as mulheres no município. “Meu ex-marido só vivia me seguindo com ameaças, depois que ele recebeu a intimação e foi informado dos direitos que eu tinha, ele me deixou em paz”, disse uma mulher que foi vítima de violência doméstica.

Outra mulher também destacou que quando sofreu violência não existia a rede. “Meu ex-companheiro me deixou trancada em casa junto com ele, em cárcere privado. Consegui fugir e pedi socorro em um bar próximo a casa que estava presa. Levei a testemunha e prestei queixa, mesmo assim ele continuou solto realizando ameaças a mim e meus familiares”, disse a vítima, reforçando a importância da campanha.

Existem várias formas de violência contra a mulher. A violência de gênero, aquela praticada pelo simples fato de ser mulher, pode ser física, sexual, patrimonial, moral ou psicológica.

Segundo dados do anuário de segurança pública, em 2024 mais de um terço das brasileiras (37,5%) sofreu algum tipo de violência; os dados também apontaram que a cada 6 minutos uma menina ou mulher sofre violência sexual e a cada 6 horas uma mulher é vítima de feminicídio. Os canais de denúncia: 180 (central de Atendimento à Mulher); 153 (GCM de Juazeiro) e o Whatsapp da Patrulha Maria da Penha (74) 99967-2006.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro celebra encerramento do Agosto das Juventudes com programação cultural neste sábado (30)

A Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro, promove o encerramento do Agosto das Juventudes, mês dedicado a uma série de ações voltadas para os jovens da cidade. Desde o dia 6 de agosto, a programação contou com atividades culturais, educativas, serviços de saúde e cadastro do ID Jovem, reforçando o compromisso municipal com o desenvolvimento e o protagonismo da juventude.

Para fechar com chave de ouro, a festa será neste sábado (30), no Vaporzinho, a partir das 17h, o público poderá curtir o som da DJ Tama, que vai animar a tarde com muita música. Às 19h15, o grupo Pagode 874 sobe ao palco para embalar a noite com seu ritmo contagiante.

Será um momento especial de celebração e confraternização, valorizando os talentos locais e o protagonismo dos jovens juazeirenses. O Agosto das Juventudes em Juazeiro reafirma o compromisso da gestão municipal em proporcionar espaços de lazer, cultura, educação e inclusão, fortalecendo as oportunidades para os jovens e promovendo sua participação ativa na construção da cidade.

Ascom

Missa do Vaqueiro encerra São João de Petrolina com bênçãos e devoção à cultura sertaneja

Petrolina viveu, neste domingo (29), um dos momentos mais simbólicos de sua tradição cultural com a realização de mais uma edição da Missa do Vaqueiro. Com mais de 80 anos de história, o evento celebrou a fé, emoção e respeito às raízes do povo sertanejo, marcando o encerramento oficial do ciclo junino da cidade, que desde abril movimenta a capital do sertão pernambucano.

Logo nas primeiras horas da manhã, centenas de vaqueiros e vaqueiras, de todas as idades, tomaram as ruas da cidade montados em seus cavalos, trajando o tradicional gibão e chapéu de couro, símbolos de resistência e identidade. Junto com a vaqueirama também estava o prefeito Simão Durando, o vice Ricardo Coelho e o ex-prefeito Miguel Coelho. Após um café da manhã ao som da sanfona no Restaurante Popular, os vaqueiros se concentraram nas imediações do Estádio Paulo Coelho, de onde partiram em cortejo até a Orla de Petrolina.

Durante o percurso, o som do aboio ecoou pelas ruas e emocionou quem acompanhava. Moradores e turistas se uniram em aplausos, alguns visivelmente comovidos, em um gesto de reconhecimento à cultura nordestina e ao legado do homem e pela mulher do campo.

Às margens do Rio São Francisco, a celebração da tradicional missa foi presidida pelo padre José Guimarães. A cerimônia foi marcada por momentos de forte espiritualidade e simbolismo. O Terço dos Homens da Cohab Massangano, os aboiadores Edvaldo e Jocélio Vaqueiro, além de Zezinho do Violão e o Coral de Aboio, participaram da celebração, que emocionou o público com cânticos como a “Ave Maria Sertaneja”, e a “Oração de São Francisco”.

Emocionado, o prefeito Simão Durando destacou a importância do evento para a cidade para conservar a tradição e fortalecer uma das mais fortes características do povo sertanejo: a fé. “Essa é uma das festas mais emocionantes da nossa cidade. A Missa do Vaqueiro celebra mais de oito décadas de tradição e representa a fé de um povo que nunca deixa de agradecer. É uma homenagem justa aos homens e mulheres do campo, que ajudaram a construir o que somos hoje. Encerramos com chave de ouro um ciclo junino de muito sucesso, com a bênção de Deus e a força da nossa cultura”, afirmou.

Após a missa, Sérgio do Forró e Raimundinho do Acordeon garantiram o encerramento do ciclo junino com um espetáculo repleto de um dos mais tradicionais ritmos da cultura raiz do Sertão Brasileiro.

Ascom

Espetáculo “Notícias do Dilúvio” chega a Cabrobó (PE) nesta sexta-feira

A Cia Biruta de Teatro vai encerrar em Cabrobó, nesta sexta-feira (14), a sua circulação pelo sertão pernambucano, com a apresentação do espetáculo “Notícias do Dilúvio – um canto a Canudos”. A peça, que narra o fenômeno do massacre de Canudos, será apresentada na Escola Indígena Capitão Dena, na Ilha de Assunção, às 15h.

O espetáculo faz uma homenagem a Canudos a partir de uma narrativa que conta a história de resistência do seu povo e das práticas culturais populares que ainda sobrevivem às tentativas de apagamento de sua memória. “Ao contar Canudos, não nos interessava a história oficial, já conhecida, de uma república que massacrou seu povo, mas o que foi silenciado”, revela a atriz e produtora executiva do projeto, Camila Rodrigues.

Por anos, Canudos (ou Belo Monte) alimentou a esperança dos pobres e despertou a ira dos poderosos. No palco, essa história é contada por duas atrizes, sob a perspectiva do olhar feminino. “Contamos a história a partir de um lugar de memória, espiritualidade, festa e luta, evidenciando o olhar das mulheres de Canudos e a sua força que persiste até hoje, diluída nas comunidades descendentes de Belo Monte”, pontua a atriz Cristiane Crispim.

O espetáculo é resultado de uma pesquisa de mais de cinco anos em comunidades do sertão do São Francisco.  A direção artística é assinada por Antônio Veronaldo, o figurino, a execução de sonoplastia e a assistência de direção são de Letícia Rodrigues, a concepção e execução de luz, assinadas por Fernando Pereira, a cenografia foi concebida por Luiz Marcelo e Cristiane Crispim, e a trilha sonora original é de Moesio Belfort e Carlos Hiury. A dramaturgia é assinada por Antônio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Luis Osete.

A circulação de “Notícias do Dilúvio” tem incentivo da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco. Durante a semana, além de Cabrobó, o espetáculo também foi apresentado, gratuitamente e com interpretação em Libras, em Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

Ascom

Desmontagem do Galo Gigante marca o fim do Carnaval Pernambucano

O Carnaval pernambucano se despediu oficialmente na manhã deste domingo (9), com o início da desmontagem do Galo Gigante na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife. Maior do que em anos anteriores e permanecendo exposto por mais tempo, a icônica escultura assinada pelo artista Leopoldo Nóbrega é um dos maiores símbolos da folia. Para muitos, a “descida” do Galo representa o encerramento definitivo das festividades.

A grandiosidade do Galo Gigante deste ano atraiu olhares e emocionou foliões, que aproveitaram os últimos momentos para admirar a escultura. Para a professora Nilara Veras, a escultura de 2025 trouxe reflexões importantes: “Eu acho que ele trouxe dois temas muito importantes: sustentabilidade e inclusão, que são abordagens bem  interessantes. Felizmente tive a oportunidade de tirar a foto agora do desmonte dele e, pra mim, já foi apoteótico, muito bem trabalhado. Como filha de artista plástica e escritora sou admiradora da arte em geral. Parabenizo os artistas envolvidos, pois ele está espetacular, como nunca vi antes.”

A bandeira da inclusão foi uma das levantadas pelo Galo refletindo nas  adaptações e na representatividade que foi dada pela escultura. Um dos destaques desse ano foi a presença do cordão do autismo no Galo da Madrugada, que chamou a atenção para a importância de se proporcionar um ambiente mais acessível e acolhedor para todos. O impacto visual e estrutural do Galo deste ano também surpreendeu Pedro Rica, supervisor de vendas, que ressaltou a escolha de materiais sustentáveis.

“A gente não tem noção quando vê por fotos é muito diferente da visualização que a gente tem daqui, faz entender o que é dar vida ao lixo, que é a reciclagem, eu nunca imaginaria que a crista do galo era feita de tubo corrugado.”Para alguns, a desmontagem do Galo foi também um momento de nostalgia e despedida.

Apesar do fim da festa, os planos para 2026 já estão em andamento. O artista plástico Leopoldo Nóbrega revelou que as ideias para o próximo Galo Gigante já estão sendo desenvolvidas. “Assim que desmontamos um, já estamos pensando no do ano seguinte. O projeto para 2026 já está sendo pensado e esperado. Pretendemos continuar trazendo fatores ecológicos para evidenciar e também trazer novidades que ainda são segredo.”

Com a desmontagem do Galo, o Recife se despede oficialmente de mais um Carnaval, mas a contagem regressiva para 2026 já começou. A previsão é que o trânsito da área central do Recife volte à normalidade neste domingo (9) na ponte. As demais pontes que haviam sido interditadas para a festa de momo, já estão em total funcionamento.

Diario de Pernambuco

Encerramento do Carnaval de Petrolina foi em clima de festa, diversidade cultural e homenagens aos 80 anos de Geraldo Azevedo

Foi com uma rica homenagem cultural que a Prefeitura de Petrolina promoveu o Carnaval 2025. Para celebrar essa linda festa popular, a gestão municipal homenageou o filho da terra, Geraldo Azevedo, que completou 80 anos. Uma das homenagens foi o nome que cada polo da folia recebe, fazendo referência a três canções marcantes do artista: Táxi Lunar, na Orla; Bicho de Sete Cabeças, Matingueiros; e Canta Coração, praça 21 de Setembro.

“Canta, canta passarinho; Canta canta miudinho; Na palma da minha mão”, e foi como diz a letra da canção “Canta Coração” que os pequenos foliões, jovens e idosos curtiram o último dia de carnaval em Petrolina. Foi com a calmaria do coração, no passo suave do passarinho, no miudinho e no samba que as famílias curtiram a apresentação de Fernando Júnior, Swing Samba e Visão Musical na Praça 21 de Setembro..

O aposentado Raimundo Santos reforçou a importância da preservação cultural. “Eu sou de uma época que essa cidade se enfeitava, inúmeros desfiles de escolas de samba. O que tenho gostado de ver é que mesmo com o passar do tempo, a cultura permanece preservada. Está muito lindo, e mais gratificante ainda é ver as crianças brincando essa festa popular com seus familiares”, destacou o aposentado.

No Polo Bicho de Sete Cabeças, no Multicultural Matingueiros, a energia foi intensa e vibrante, como a canção que deu nome ao polo e traduz a força e a beleza da tradição carnavalesca. A estudante Alanne Soares descreve com satisfação a festa. “É um local extremamente de referência à cultura, ritmos e muita união. Aqui vivenciamos momentos marcantes, e hoje, as atrações foram sensacionais, e como bem descreve Geraldo Azevedo: ‘Não tem coração que esqueça’. Não vamos esquecer jamais deste carnaval que respeita a tradição e mantém viva a cultura em todas as suas vertentes”, explicou.

No polo Orla a canção que ecoou como tema da festa foi: “Apenas apanhei, na beira-mar, um táxi pra estação lunar, apenas apanhei, na beira-mar, um táxi pra estação lunar”. Mas esse táxi não foi para lua, ele estacionou nas margens do Rio São Francisco e quem estava por lá ficou admirado com as apresentações dos artistas Edênio Lima, Alan Cléber, o jovem recifense Juciê, que desceu do palco e foi cantar e curtir com os foliões, e com o artista Thiaguinho Carvalho, responsável por encerrar a festa. A viagem no “Táxi Lunar” fechou a última noite de folia deixando um gostinho de saudade, associado a uma festa popular tranquila e de muita paz.

Débora Sousa/Ascom
Fotos: Ayrton Latapiat e Erlan Alexandre

Fim de uma era: Skype anuncia data de encerramento

A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (28) o desligamento do Skype, que está marcado para o dia 5 de maio. O aplicativo de comunicação esteve ao ar por mais de duas décadas, permitindo que os usuários realizassem chamadas on-line — sendo um dos pioneiros do mercado. Em uma nota publicada no X (antigo Twitter) pelo perfil oficial do aplicativo, é informado que os usuários podem ingressar no Microsoft Teams Free com a conta do Skype para permanecer com todas as conversas e contatos.

“Com o Teams, os usuários têm acesso a muitos dos mesmos recursos principais que usam no Skype, como chamadas individuais e em grupo, mensagens e compartilhamento de arquivos”, diz nota da Microsoft. “Além disso, o Teams oferece recursos aprimorados, como hospedar reuniões, gerenciar calendários e criar e ingressar em comunidades gratuitamente.”

Disponível para computadores, celulares, tablets e consoles de videogame, a plataforma foi fundada em agosto de 2003. Apesar de ter sido uma plataforma de comunicação on-line forte e uma grande competidora para o setor de telefonia fixa dos anos 2000, o Skype sofreu com a diminuição do número de usuários ao longo dos anos. Em 2011, o número de usuários era cerca de 150 milhões, passando para cerca de 23 milhões em 2020.

O fim do Skype permitirá que a Microsoft — que adquiriu a plataforma em 2011 por US$ 8,5 bilhões, sendo a maior aquisição até então — se dedique ao Teams, otimizando as ofertas gratuitas de comunicação e a adaptação aos clientes. De acordo com a empresa, o aplicativo não se adequa à era dos smartphones.

“Entendemos que a mudança pode ser desafiadora e queremos que você saiba que estamos aqui para apoiá-lo em cada passo do caminho”, diz nota da Microsoft. “Estamos animados com as novas oportunidades que o Teams traz e estamos comprometidos em ajudar você a permanecer conectado de maneiras novas e significativas.”

Diario de Pernambuco

 

Moraes intima Musk e ameaça retirar X do ar dentro de 24h

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (STF) emitiu um mandado de intimação contra o empresário americano Elon Musk, dono do X. O documento foi divulgado nesta quarta-feira (28) e pede que a empresa identifique um representante legal no Brasil dentro de 24 horas. Caso a decisão não seja cumprida, o magistrado ameaçou retirar a plataforma do ar.

A decisão visa garantir que o X respeite as leis brasileiras e que a empresa pague multas que foram impostas pela Justiça. Essa multas foram determinadas após o X desrespeitar a solicitação de Moraes para bloquear perfis que atacavam as instituições democráticas.

A rede social anunciou, no dia 17 de agosto, que vai “encerrar as operações” no Brasil. O serviço continua disponível para usuários do país. A medida teria sido tomada em razão de decisões de Moraes que, em um despacho, teria ameaçado multar e prender a responsável pelo escritório da empresa no Brasil por descumprimento de decisões judiciais.

O perfil publicou uma cópia digital da suposta decisão de Moraes, que tramita em segredo de Justiça. Um dos trechos do suposto documento atribui “multa diária de R$ 20 mil à administradora da empresa, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, cumulativa àquela imposta à empresa, bem como decretação de prisão por desobediência à determinação judicial”.

O X ainda afirmou não ter sido ouvido pelo Supremo. “Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, disse.

A equipe da plataforma completou dizendo que está profundamente triste por ter sido forçada a sair do Brasil. “A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes”, acusa.

Diário de Pernambuco

Pan de Santiago encerra com recorde de medalhas para o Brasil, que fica em segundo no ranking

Depois de mais de duas semanas agitadas, chegou ao fim, neste domingo (5), os Jogos Pan-Americanos de Santiago. Para o Brasil, a competição foi mais que positiva. O País se despediu da edição com a melhor campanha de sua história. Com 205 medalhas conquistadas ao todo, sendo 66 de ouros, o Time Brasil quebrou o recorde de subidas ao pódio numa mesma edição de Pan.

Além das 66 medalhas douradas, o Brasil somou 73 pratas e 66 bronzes. Líder do ranking, os Estados Unidos tiveram 286 medalhas no total: 124 de ouro, 75 de prata e 87 de bronze. Antes do Chile, a melhor campanha verde-amarela em Jogos Pan-Americanos havia sido em Lima 2019, com 169 idas ao pódio (54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes).

Dos mais de 600 atletas brasileiros, seis pernambucanos contribuíram para os números do País no Pan deste ano. No boxe, Caroline Almeida foi ouro na categoria até 50kg. No handebol feminino, Renata Arruda e Fernanda Lima estavam no elenco que ficou com a medalha dourada. Já no decatlo, José Fernando “Balotelli” garantiu a prata. No judô, por sua vez, foram dois bronzes: Amanda Lima e Kayo Santo, nas categorias até 48kg e 100kg, respectivamente.

O Pan do Chile também reservou outro fato histórico para o Brasil. Pela primeira vez, as mulheres foram mais ao pódio do que os homens. Das 205 medalhas, 95 foram para atletas do sexo feminino e 92 para o sexo masculino. As 18 restantes foram para duplas mistas. Das 66 de ouro, 33 tiveram como destino as mulheres, 30 homens, e três provas mistas.

Entre os principais destaques do Brasil nesta edição do Pan, está a ginasta Bárbara Domingos. Ela foi a maior medalhista do País. Aos 23 anos, faturou três ouros e duas pratas nas cinco finais que disputou na ginástica rítmica. O maior medalhista de ouro, no entanto, foi Guilherme Costa. ‘Cachorrão’ saiu de Santiago com quatro medalhas de ouro. Além disso, entrou para a história por se tornar o primeiro atleta a subir no lugar mais alto do pódio nos 400m livres, 800m livres e 1.500m livres.

Vagas para Paris 2024

De olho nos Jogos Olímpicos de Paris, o Pan deu vagas olímpicas em 21 esportes, com o Brasil conseguindo se classificar para diversas modalidades: handebol feminino (14 atletas), boxe (9), hipismo (6 – com os brasileiros do adestramento precisando confirmar a vaga fazendo índice até junho de 2024), natação(2), pentatlo moderno (1), tênis (1), tiro com arco (1) e vela (4).

Folha de Pernambuco

Forró do peito encerra a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Hospital Dom Malan em Petrolina

O som da sanfona e o mais nordestino dos ritmos mudaram a rotina de pacientes e acompanhantes no Hospital Dom Malan em Petrolina nesta sexta-feira (04) durante o Forró do Peito, que encerrou a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

No trio de músicos estava Cleiton Nascimento, o agente de portaria do HDM / ISMEP e zabumbeiro de longa data, que fez questão de contribuir com o evento fazendo um forró da melhor qualidade. O artista ressaltou a importância do evento.  “É sempre uma satisfação fazer um sonzinho para eventos como esse e levar alegria para as mães e criancinhas. Fico feliz por saber que do meu jeito posso ajudar essas pessoas.”

O evento marcou os 28 anos do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (BIAMA) do HDM ISMEP. Na programação aconteceu ainda o I Simpósio Regional do Banco de Leite Humano, que terminou com o Mamasso (amamentação em grupo) de mães que passaram pelo banco de leite do HDM/ISMEP.

“A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi um sucesso, destacando a importância do BIAMA não somente para o Hospital Dom Malan Ismep, como também para a população. O banco de leite é uma casa de amamentação de apoio às mães, destacou a coordenadora do BIAMA, a pediatra Flávia Guimarães.

Ascom HDM

12