Trup Errante inicia celebrações dos seus 20 anos com reestreia de espetáculo e lançamento de novo filme

A Trup Errante, grupo teatral de Petrolina, deu início no dia 28 de fevereiro e segue até o dia 5 de março, às comemorações dos seus 20 anos de trajetória na arte, com o lançamento de um novo filme e a reestreia de espetáculo. Neste sábado (28), foi exibido no Espaço Cultural Janela 353 o curta-metragem Um Devaneio na Cabeça e um Abismo no Coração, com entrada gratuita.

A obra também terá exibições no campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e no CEU das Águas ao longo da semana (ver quadro abaixo). Já nos dias 3 e 4 de março, às 14h e às 10h, respectivamente, as celebrações seguem com a temporada da peça Fabulosas histórias do Rio Opará, trabalho autoral que trata de questões ecológicas, educativas e culturais para o público infanto-juvenil, no CEU das Águas, com a presença de turmas de estudantes de escolas públicas.

Quinta edição da série Devaneios e dirigida por Thom Galiano e Adriel Marques, em Um Devaneio na Cabeça e um Abismo no Coração, a atriz Rafa Moraes – que integra a Trup Errante – reflete sobre a sua caminhada e diferentes fases da vida enquanto pessoa e profissional da arte que transita entre Pernambuco e Ceará; o sagrado, o profano e o cotidiano; o feminino e o masculino; o cinema e o teatro. O curta-metragem ajuda a contar a trajetória do grupo teatral, assim como o espetáculo Fabulosas histórias do Rio Opará, estreado originalmente em 2008 e que agora ganha este ano um novo olhar apurado sobre a crise climática e a importância da preservação da natureza.

A narrativa conta as aventuras de uma menina que se chama Francisca, ou melhor Chiquinha, interpretada por Raphaela de Paula, que sempre sonhou com fabulosas histórias. Na margem do Rio Opará, ela se depara com o Nego d’água que lhe dá a missão de encontrar o Seu Monstro do Lixo Nicolau e Tal! Corajosa, então viaja pelo Rio no seu barquinho e encontra vários personagens do imaginário popular ribeirinho.

Para o diretor da Trup Errante, Thom Galiano, os dois trabalhos têm um olhar forte para o que o grupo realizou durante o percurso. “Quando começamos nossas atividades em 2006, não tínhamos ideia de que chegaríamos até aqui. Ser grupo de teatro no interior do Brasil não é uma escolha; não é nada fácil. Mas ser grupo é o caminho para realizar, em cena, nossos desejos, ao mesmo tempo em que nos mantemos em estado constante de aprendizado. Somos uma família escolhida pelo teatro”, explica. As exibições de Um Devaneio na Cabeça e um Abismo no Coração serão gratuitas, assim como as sessões de Fabulosas histórias do Rio Opará, por sua vez destinadas, prioritariamente, às turmas de estudantes de escolas públicas de Petrolina, mas também abertas ao público geral, com entrega de ingressos 1h antes do início do espetáculo.

Duas décadas de arte – A Trup Errante é um grupo de teatro nascido em 2006 no Vale do São Francisco e que transita pelo audiovisual e a literatura, valorizando dramaturgias insurgentes e personagens femininas. Com mais de 500 apresentações, percorreu cidades e festivais, conectando-se ao público com obras autorais e adaptações. Além dos palcos, o grupo atua na cena editorial e cinematográfica, promovendo livros, curtas e eventos culturais, com repertório que inclui textos próprios e releituras de clássicos, sempre explorando novas formas de narrativa. Junto às apresentações de Fabulosas histórias do Rio Opará e do lançamento de Um Devaneio na Cabeça e um Abismo no Coração, as celebrações do aniversário da Trup Errante contarão com atividades comemorativas ao longo de todo o ano.

Esse projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco, com apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria de Cultura do Estado, via Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço: Um Devaneio na Cabeça e um Abismo no Coração

03 de março (segunda-feira) Horário: 14h Local: CEU das Águas (R. do Tamarindo, bairro Rio Corrente, Petrolina) Gratuito

04 de março (terça-feira) Horário: 10h Local: CEU das Águas (R. do Tamarindo, bairro Rio Corrente, Petrolina) Gratuito

04 de março (terça-feira) Horário: 19h Local: Galpão de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Juazeiro Gratuito

05 de março (quarta-feira) Horário: 19h30 Local: CEU das Águas (R. do Tamarindo, bairro Rio Corrente, Petrolina) Gratuito Fabulosas histórias do Rio Opará

Ascom

Circuito de Dança na Periferia leva oficinas e espetáculos à Escola Anete Rolim, em Petrolina

Com uma programação diversa de oficinas e apresentações artísticas, a terceira edição do Circuito de Dança na Periferia chega à Escola Municipal Professora Anete Rolim, no bairro Pedra Linda, em Petrolina. Idealizado pela Companhia Balançarte, o projeto já passou pelo bairro Jardim Maravilha e seguirá nas próximas etapas para as comunidades do Dom Avelar e São Gonçalo. As atividades na Escola Anete Rolim seguem até a próxima sexta-feira (22).

Cada unidade escolar recebe três oficinas distintas (Dança Popular, Dança Contemporânea e Dança Experimental), com duração de uma semana cada. As turmas, limitadas a até 20 alunos, contam com carga horária de 10 horas. Ao final de cada ciclo, a comunidade escolar poderá prestigiar uma mostra pedagógica com os aprendizados dos participantes, além de apresentações de grupos locais.

A programação de sexta-feira (22) começa às 9h e inclui a mostra pedagógica das oficinas e segue com o espetáculo “Foco”, do bailarino Zezinho Lacter; a performance “Samba para Peba Véia”, com a atriz e produtora cultural Mel Nogueira; “Da Tradição ao Popular, o Sertão está em todo lugar”, do Grupo de Dança da APAE; e, encerrando as atividades, a Orquestra de Frevo do Bolinha.

O Circuito de Dança na Periferia é realizado com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) – 2022/2023, do Governo do Estado de Pernambuco. A programação completa pode ser acompanhada pelo Instagram oficial do projeto: @ciabalançarte.

Ascom

Do livro ao monólogo: ‘Quebranto’ será lançado como livro, apresentado como espetáculo, embalado como música e apreciado como tela no dia 23 de Agosto no Centro de Cultura João Gilberto

Aprovado no edital Lia da Silveira do Governo do Estado da Bahia, o projeto ‘Quebranto’ chega como inovador com a firme proposta de desafiar e provocar o público explorando temas sociais e culturais com uma abordagem única. Da produção literária do escritor João Gilberto Guimarães Sobrinho, à parceria firmada com o ator de teatro Elder Ferrari, nasceu o monólogo ‘Quebranto’, que trouxe ainda a musicalidade do compositor Mariano Carvalho e a plasticidade nos riscos e cores do artista Iehoshua Iahueh.

O lançamento do livro e apresentação do espetáculo ‘Quebranto’, com show de Mariano Carvalho acontece no dia 23 de Agosto às 20h no Centro de Cultura João Gilberto. Na bagagem, ‘Quebranto’ traz a participação de sua equipe em diversas feiras literárias realizadas não só na capital e interior baianos como em outros Estados. Isso sem contar no ápice de ter conquistado em 2020, com o Abordagem Teatral, o Prêmio Respirarte da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE).

Esse projeto é o precioso rebento de uma equipe que traz na veia o talento e a persistente paixão pelas artes sejam elas literárias, teatrais, musicais ou plásticas. Equipe que pode ser encontrada bem aqui, em Juazeiro, e que vai levar a partir do dia 23 de Agosto essa incrível simbiose artística a pelo menos três cidades do Sertão do São Francisco: Juazeiro, Curaçá e Pilão Arcado. Em cada uma dessas cidades serão realizadas duas sessões do espetáculo ‘Quebranto’, além de uma oficina de Introdução ao Teatro.

‘Quebranto’ traz à tona abordagem de temas que vão do amor à angústia e à solidão, que tem na apresentação de Elder Ferrari o visceral que prende os olhos, com a simbologia poética de João Gilberto que desperta no público a ebulição de sentimentos que intencionalmente arrebatam reações de corpo e alma. Nas palavras do escritor João Gilberto, “Quebranto reúne minha produção literária entre os anos de 2004 e 2011. Quando escrevi não imaginei que minhas palavras poderiam criar vida em um monólogo tão impactante. Para mim esse é o resultado da junção de vários talentos em prol da poesia, a atuação de Elder Ferrari, a arte de Iehoshua Iahueh e os acordes de Mariano Carvalho em um só espetáculo é uma grande realização da cultura do Vale do São Francisco”, ressalta João Gilberto.

E é isso que o público terá a seu alcance, ao assistir ao monólogo, pois Quebranto, para o ator Elder Ferrari, foi um presente divino do poeta João Gilberto, ainda no início dos anos 2000 quando recebeu o livro na casa de cultura Trupizupi do amigo e também ator, produtor e diretor teatral Wellington Monteclaro. “Fiquei anos estudando e foi após muitas cobranças do poeta e ao participar de um edital municipal que conseguimos começar a pensar, montar e fazer todo o processo da construção do espetáculo, bem estudado e bem criado”, afirma Elder.

Quando relembra o processo de criação do monólogo, Elder Ferrari faz uma viagem em um tempo que começou com a escolha dos poemas e que veio com o sentimento de que seria um espetáculo para falar de amor. “As poesias eram lindíssimas, muito bem trabalhadas e, por isso, eu vi que precisaria de um personagem para que aquela palavra saísse da minha boca, não sendo apenas eu e o meu corpo. Como ator de teatro que sou, mastiguei, pesquisei, exercitei e encontrei uma figura andante que deu origem ao personagem”, conta Elder.

Daí começaram a criar as ações, o espaço corporal do personagem, o espaço de cena, nascendo a necessidade de que outras linguagens aparecessem dentro do espetáculo. E veio através da música de Mariano Carvalho – considerada parceria perfeita, sendo feita a escolha das poesias com mais sonoridade musical. Segundo Elder, “Mariano fez três belas canções e ganhamos outra linda parceria do artista plástico Iehoshua Iahueh para criar uma tela com a imagem da figura feminina que seria a figura ser amada ou odiada dentro do roteiro. A tela foi chamada pelo artista de ‘Quebranteira’ que é uma imagem que o expectador tem e pode ter várias análises e descobertas”.

O monólogo ‘Quebranto’ possui elementos que fazem dele um espetáculo fantástico que vem cada vez mais se firmando no teatro juazeirense e baiano e por que não, brasileiro? Nas palavras de quem se jogou na atuação de um monólogo pela primeira vez em 20 anos, ‘Quebranto’ veio para “assentar nosso lugar dentro da arte, do teatro, da nossa própria pessoa na sociedade juazeirense”.

Ascom

Espetáculo “Notícias do Dilúvio” chega a Cabrobó (PE) nesta sexta-feira

A Cia Biruta de Teatro vai encerrar em Cabrobó, nesta sexta-feira (14), a sua circulação pelo sertão pernambucano, com a apresentação do espetáculo “Notícias do Dilúvio – um canto a Canudos”. A peça, que narra o fenômeno do massacre de Canudos, será apresentada na Escola Indígena Capitão Dena, na Ilha de Assunção, às 15h.

O espetáculo faz uma homenagem a Canudos a partir de uma narrativa que conta a história de resistência do seu povo e das práticas culturais populares que ainda sobrevivem às tentativas de apagamento de sua memória. “Ao contar Canudos, não nos interessava a história oficial, já conhecida, de uma república que massacrou seu povo, mas o que foi silenciado”, revela a atriz e produtora executiva do projeto, Camila Rodrigues.

Por anos, Canudos (ou Belo Monte) alimentou a esperança dos pobres e despertou a ira dos poderosos. No palco, essa história é contada por duas atrizes, sob a perspectiva do olhar feminino. “Contamos a história a partir de um lugar de memória, espiritualidade, festa e luta, evidenciando o olhar das mulheres de Canudos e a sua força que persiste até hoje, diluída nas comunidades descendentes de Belo Monte”, pontua a atriz Cristiane Crispim.

O espetáculo é resultado de uma pesquisa de mais de cinco anos em comunidades do sertão do São Francisco.  A direção artística é assinada por Antônio Veronaldo, o figurino, a execução de sonoplastia e a assistência de direção são de Letícia Rodrigues, a concepção e execução de luz, assinadas por Fernando Pereira, a cenografia foi concebida por Luiz Marcelo e Cristiane Crispim, e a trilha sonora original é de Moesio Belfort e Carlos Hiury. A dramaturgia é assinada por Antônio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Luis Osete.

A circulação de “Notícias do Dilúvio” tem incentivo da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco. Durante a semana, além de Cabrobó, o espetáculo também foi apresentado, gratuitamente e com interpretação em Libras, em Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

Ascom

Temporada do espetáculo “A Pele dos Outros” chega ao Teatro Dona Amélia no final de semana

“A Pele dos Outros”, solo de dança do bailarino Cleybson Lima, chega ao Teatro Dona Amélia neste final de semana. Serão realizadas duas sessões gratuitas. No sábado (14), será às 19h e no domingo (15), começa às 18h.

A obra, que conta com direção de Thom Galiano, mergulha nas memórias de 35 anos de vida e 15 anos de arte do bailarino. “O fio de partida é um giro sobre a trajetória artística de Cleybson. Esse solo é rito de passagem, oferenda ou pedido de desculpas para a criança que fomos e que negligenciamos”, explica o diretor.

A temporada do espetáculo, que começou na última quarta-feira (11) com uma sessão na Casa Cores, conta ao todo com seis apresentações gratuitas. Após o Teatro Dona Amélia, o espetáculo deve retornar para mais uma sequência de sessões na Casa Cores.

O projeto, realizado pela Casa Artista e Cleybson Lima Produções Artísticas, conta com o apoio da Casa Cores e do Núcleo de Pesquisa Confraria 27. O incentivo é do Governo de Pernambuco, através do Edital Funcultura Geral da Fundarpe e Secretaria de Cultura.

Serviço:

Espetáculo “A Pele dos Outros”

14/09, às 19h, no Teatro Dona Amélia.

15/09, às 18h, no Teatro Dona Amélia.

25/09, às 20h, na Casa Cores.

02 e 09/10, às 20h, na Casa Cores.

Classificação: 14 anos.

Entrada gratuita.

Ascom

Espetáculo ‘A Dama do Barro’ homenageia os 100 anos de Ana das Carrancas

A trajetória da ceramista e escultora pernambucana, Ana da Carrancas, vai ser mostrada no espetáculo teatral “A Dama do Barro”, produzido pela Cia 1º Ato. A peça será apresentada no próximo dia 15, às 20h, no teatro Dona Amélia, em Petrolina, no Sertão.
A entrada do público é gratuita. Os ingressos podem ser retirados entre a terça-feira (12) e sexta-feira, dia da apresentação, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Nascida em Ouricuri, em 1923, Ana Leopoldina dos Santos ficou conhecida dentro e fora de Pernambuco pelas carrancas que produziu ao longo da vida. A artista faleceu em 2008, deixando um legado para a cultura popular do estado.

A Cia 1º Ato atua no Vale do São Francisco há mais de 30 anos e já presenteou a região com diversas produções artísticas e culturais. A criação desse novo espetáculo teve como foco inicial apresentar a história de Ana das Carrancas para estudantes dos ensinos fundamental e médio da região. No entanto, o grupo optou por abranger, também, a comunidade petrolinense em geral em uma apresentação única.

Na peça, a personagem de Ana das Carrancas é interpretada pelo ator e diretor da Cia 1º Ato, Devilles, também responsável pela criação e execução do projeto desde o início. “Me veio o insight de fazer o espetáculo pelo centenário, pela importância da artista. Procuramos o livro, que inspirou o nosso roteirista a criar o texto. Entramos em contato com a família, com o pessoal da Fundação Ana das Carrancas e comecei um workshop de preparação para incorporar a personagem”, disse.

“A Dama do Barro” é uma produção teatral baseada no livro de mesmo nome, escrito pelo jornalista e professor Emanuel Andrade e lançado em 2007. A obra conta toda a história da artesã.A peça Dama do Barro é mais uma homenagem no ano do centenário de Ana das Carrancas. O carnaval de Petrolina, o festival Aldeia do Velho Chico foram alguns dos eventos que tiveram a vida da ceramista como tema.

G1 Pernambuco

Espetáculo teatral incentiva estudantes da rede de Petrolina a respeitarem as diferenças

O acesso à cultura é um dos direitos fundamentais garantidos às crianças. Ciente disso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, proporcionou essa semana muita interação e diversão aos estudantes da rede de ensino, através da 10ª edição do Projeto ‘Diverte Teatro Viajante’, apresentada pela Trupe da Meia Noite e do Meio Dia. O grupo, que está em turnê por Pernambuco com a peça infantil “Diversidade”, passará ainda por outros sete Estados: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Tocantins e conta com o incentivo do Ministério da Cultura e da Bayer.

As apresentações foram realizadas nas Escolas Municipais José Joaquim, Walter Gil e Laurita Coelho Leda Ferreira e abordaram a diversidade do ponto de vista étnico-racial, enfatizando a importância de aprender a conviver com as diferenças. As apresentações tiveram 60 minutos de duração e foram idealizadas pela própria trupe, combinando raízes mambembes com o teatro moderno. Com o pátio das unidades de ensino lotados, os estudantes puderam ver de forma lúdica a importância do respeito sobre as diferenças de cor da pele, origem e religião, de forma a romper com barreiras do preconceito, salientando que todos podem contribuir para a construção de um mundo melhor, com mais justiça e união

A diretora de Programas e Projetos da Secretaria, Silvana Araújo, acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos. “Proporcionamos um dia diferente aos nossos estudantes, pois o teatro traz consigo a ludicidade e a mensagem passada na história da peça é muito importante para a construção moral das nossas crianças. É um espetáculo lindo, que mostra que todos somos diferentes e capazes de alcançar nossos sonhos, independentemente da cor de pele, origem ou religião. O intuito foi refletir as diferenças e trabalhar a autoaceitação. Isso eleva a autoestima, promove um ambiente de respeito e inibe o bullying”, afirma Silvana.

 

Elaine Barbosa  – Ascom Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Fotos: Deivid Menezes

Comunidade de Maniçoba aprova e se emociona com Espetáculo sacro realizado com fomento da Prefeitura de Juazeiro

Nesta Sexta-feira Santa (07) foi a vez do distrito de Maniçoba receber a apresentação da Paixão de Cristo. A tradicional encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo conta com incentivo financeiro da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), e vem acontecendo na sede e na zona rural do município.

Em Maniçoba, um grande público se reuniu para prestigiar o espetáculo e se emocionar com a história de Cristo. “Eu fico muito feliz em ver o resultado desses trabalhos e poder contribuir com uma tradição tão antiga em nosso município. Enquanto os artistas emocionam o público com as apresentações, nós temos a satisfação de fortalecer essa tradição, a nossa fé e a valorização da cultura juazeirense”, disse a prefeita Suzana Ramos.

No distrito, o evento contou com a presença do vereador Amadeus dos Santos Silva e do deputado estadual Jordávio Ramos. “Maniçoba está de parabéns. É um prazer prestigiar uma apresentação tão bonita, que já é uma marca do nosso município. É uma satisfação enorme saber que estamos contribuindo para a valorização dessa tradição e da cultura da fé em nossa cidade”, pontuou o parlamentar.

Um dos atores do espetáculo, Robério falou da sua emoção em representar a Paixão de Cristo. “Me sinto com a sensação de dever cumprido e o meu desejo é que essa encenação possa mostrar às pessoas o que Cristo fez por cada um de nós. Agradeço a todos os amigos, à Prefeitura de Juazeiro e a Igreja de Maniçoba que nos apoiaram”, declarou o ator.  Na plateia, a espectadora Elen se surpreendeu com o resultado. “Eu achei muito surpreendente. Não imaginava que seria dessa forma, mas achei maravilhoso. O espetáculo superou todas as minhas expectativas”, avaliou.

O edital de Espetáculos Sacros 2023 premiou, ao todo, cinco trabalhos na área urbana e na zona rural de Juazeiro. O valor do incentivo financeiro variou entre R$ 5 e R$ 10 mil reais, para espetáculos de médio e grande porte. A última apresentação acontecerá neste sábado (08), às 19h, em Baraúna das Cabaças, na região de Itamotinga.

Ascom/PMJ

Fotos: Luan Medrado

Espetáculo da Paixão de Cristo será apresentado no distrito de Vermelhos em Lagoa Grande

Nesta sexta (7) e sábado (8), Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, será palco para o espetáculo sacro da Paixão de Cristo. A apresentação será, sempre às 20h, no estacionamento da Enoteca, no distrito de Vermelhos. O evento é gratuito.

O espetáculo é uma iniciativa do grupo Jovens Unidos Esperançosos Sempre Disponiveis (Juesd). As apresentações começaram em 2009 e são inspiradas nos ensinamentos religiosos. Desde então, as encenações passaram a ser apresentadas todos os anos na sexta feira da paixão, no distrito de vermelhos. De 2017 a 2022, as apresentações chegaram também ao distritos de Jutaí e na sede da cidade.