Petrolina: Grávidas participam de conversa sobre importância de uma boa alimentação

No mês dedicado sobre a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (19) mais uma iniciativa no Centro de Parto Normal (CPN). As gestantes que frequentam o espaço, participaram de uma palestra educativa sobre os cuidados com os alimentos que ingerem no período de amamentação. A atividade integrou a tradicional visita guiada, realizada semanalmente para as futuras mamães.

A ação teve como objetivo orientar as mamães sobre a relação direta entre uma alimentação equilibrada e a qualidade do leite materno, promovendo mais saúde e bem-estar tanto para a mãe quanto para o bebê. A palestra abordou temas como a importância da hidratação, alimentos que favorecem a produção do leite e aqueles que devem ser evitados, além de desmistificar dúvidas comuns sobre dieta no período do aleitamento.

Para a gestante Janiely da Silva, a atividade foi bastante proveitosa. “A palestra reforçou a importância de manter uma alimentação equilibrada durante a gravidez e a amamentação. Aprendi sobre os benefícios de uma alimentação rica em nutrientes para o desenvolvimento de meu bebê e também para o meu bem-estar. A nutricionista também nos fez uma alerta em relação a alimentos processados, ricos em açúcar, cafeína e gorduras. Vou seguir as orientações para proporcionar qualidade de vida para o meu neném”, destacou.

O Centro de Parto Normal segue com uma programação educativa voltada para gestantes ao longo de todo o ano, fortalecendo o vínculo e garantindo que as mães se sintam mais seguras e acolhidas nesse momento tão especial. A programação do Agosto Dourado será finalizada na próxima terça-feira (26) com uma oficina sobre amamentação.

Ascom

Editorial: A importância do Dia da Consciência Negra no Brasil

O Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, é um marco para a reflexão sobre a história, a cultura e os desafios da população negra no Brasil. A data homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência à escravidão e da luta por liberdade, um líder que inspira gerações na busca pela igualdade e pela dignidade.

A escravidão deixou marcas profundas na sociedade brasileira, e seus reflexos são sentidos até hoje. O racismo estrutural, a desigualdade de oportunidades e a violência contra a população negra são questões que ainda precisam ser enfrentadas com seriedade. Por isso, o Dia da Consciência Negra não é apenas uma celebração, mas também um chamado à ação.

Além de resgatar a rica contribuição cultural e histórica dos povos africanos e afrodescendentes, essa data nos convida a repensar privilégios e a construir uma sociedade mais justa. É um momento para valorizarmos iniciativas que promovam a igualdade racial, combatermos preconceitos e fortalecermos políticas públicas inclusivas.

O Brasil, sendo a maior nação negra fora da África, tem a responsabilidade de liderar pelo exemplo. Este é um país com enorme diversidade, onde as contribuições afro-brasileiras moldaram desde a música e a culinária até a língua e as manifestações religiosas. Reconhecer e valorizar esse legado é fundamental para nossa identidade coletiva.

No entanto, a luta pela igualdade racial não pode se limitar ao simbolismo de um dia no calendário. Ela deve ser constante, pautada por ações concretas que rompam barreiras e promovam oportunidades iguais para todos. Que o Dia da Consciência Negra seja uma inspiração para que cada um de nós contribua para um futuro onde a cor da pele não determine direitos, mas celebre a diversidade.

Zumbi dos Palmares nos lembra que a liberdade é um direito inalienável e que a luta por ela é permanente. Que sigamos esse exemplo e que a Consciência Negra seja um compromisso diário com a justiça e a humanidade.

Waldiney Passos