Encontrado corpo de brasileiro desaparecido no Peru

O corpo do fotógrafo brasileiro, Edson Vandeira, de 36 anos, foi encontrado neste domingo, 22. O homem estava desaparecido há mais de 20 dias no Peru, após escalada do Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán. A Associação de Guias de Montanha do Peru (AGMP) confirmou a informação nas redes sociais. O grupo solicitou ajuda do Ministério da Defesa e da polícia peruana para transportar os corpos. Um helicóptero foi solicitado para levar os socorristas até o local.

Outros dois montanhistas também foram encontrados sem vida, que são os peruanos Efraín Pretel Álonzo, da cidade de Huari, e Jesús Huerta Picón, de Caraz. Eles estudaram juntos no Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM), onde faziam curso de aspirante a guia da Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha. O trio pretendia completar uma rota técnica de ascensão.

Edson Vandeira, de 36 anos, é montanhista, fotógrafo e guia brasileiro. Ele estava desaparecido do último dia 29 de maio, quando iniciou a escalada do Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán, no Peru, com dois montanhistas peruanos. Eles deveriam ter retornado no dia 1º de junho.

De acordo com relatos de colegas dos montanhistas, o trio deveria chegar ao cume da montanha por volta de 1h do dia 1º de junho. Ainda de acordo com os montanhistas, durante a noite foram vistas luzes se movimentando na crista da montanha, o que sugere que o trio teria chegado ao cume, mas pode ter tido algum problema durante a descida. A rota de descida do Artesonraju exige quatro rapeis técnicos.

Vandeira já liderou grupos no Brasil, nos Andes e no Himalaia. Participou de nove expedições à Antártida, trabalhando lá por cerca de três meses a cada ano, como responsável pela segurança dos cientistas em campo e gerenciando a logística do acampamento.

A Tarde

Fotógrafo baiano receberá premiação no maior concurso de fotografia da Europa

O fotógrafo baiano Aldo Bernardis, radicado em Petrolina (PE), entrou para o seleto grupo de profissionais a conquistar o prêmio de fotografia mais importante da Europa. Divulgado nesta segunda-feira (06), o resultado final do Siena Drone Awards coloca o trabalho de Bernardis onde nenhum outro brasileiro jamais chegou.

O Siena Drone Awards é o maior concurso da Europa e recebe inscrições de todo o mundo. Inscrito na categoria casamento, o trabalho do fotógrafo baiano recebeu o nome de “The Sea Love”. Segundo Aldo Bernardis, é “uma fotografia com uma composição muito forte, contraste e cores”, que ganhou os jurados do concurso.

A imagem foi feita durante o ensaio de pré-casamento do casal Tárcio e Amanda, realizado na cidade de Aracajú (SE). O fotógrafo participará da cerimônia de entrega do prêmio, que ocorrerá no Teatro dei Rinnovati, em Siena, Itália, no dia primeiro de outubro de 2022.

Estou muito feliz por ser o primeiro brasileiro a ganhar esse prêmio. Primeiro brasileiro, baiano e vindo do sertão. Essa conquista é de muita gente e só tenho a agradecer a todos”, finalizou Aldo Bernardis.

Pernambuco: fotógrafo viola regras de vacinação e recebe dose contra Covid-19 em Jupi

Em uma atitude irresponsável e antipática, um fotógrafo da cidade de Jupi, interior de Pernambuco, aparece em imagens recebendo uma das doses da vacina contra Covid-19 que deveria ser aplicada somente em profissionais da saúde, que estiveram na linha de frente contra a doença durante toda pandemia. Ele não integra os grupos prioritários de imunização.

Identificado como Guilherme, o fotógrafo, em entrevista à Rádio Jornal, admitiu que havia recebido a vacina e afirmou não ter coragem de tomar a segunda dose. No entanto, posteriormente, ele negou ter recebido o imunizante e pediu que o assunto fosse esquecido. Ele e a secretária de saúde foram afastados dos seus cargos, segundo a prefeitura.

MPPE abre investigação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) afirmou que recebeu a denúncia de que não só o cidadão em questão, mas também a secretária de Saúde de Jupi, tomaram a vacina sem fazer parte do grupo prioritário. “Estamos investigando porque ainda não temos a certeza de que  eles não fazem parte do grupo prioritário, mas provavelmente não fazem”, disse a promotora de Jupi, Adna Vasconcelos.

Prefeitura de Juazeiro lamenta morte do fotógrafo e ex-servidor Fernando Rodrigues

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro, neste momento de dor e perda, vem se solidarizar com a família do ex-servidor municipal desta instituição, Fernando Rodrigues Lima, o Seu Fernando, falecido nesta manhã de domingo, 15, em Salvador, onde tratava de um câncer. Ele colaborou com o desenvolvimento da cidade, fazendo registros das ações da Prefeitura nas gestões Isaac Carvalho e Paulo Bomfim, por vários anos.

Fernando Fotografias, como também era conhecido, foi o fotógrafo contratado pela Codevasf para registrar a implantação dos perímetros irrigados em Juazeiro, além de ser um dos pioneiros em fotos aéreas. Por longos anos, foi o responsável por um estúdio de fotografia e revelação de imagens, retratando milhares de juazeirenses.