Congresso do Peru destitui presidente interino José Jerí

O Congresso do Peru destituiu nesta terça-feira (17) o presidente interino José Jerí por má conduta funcional e falta de idoneidade para exercer o cargo, após um julgamento político relâmpago. Jerí, o sétimo chefe de Estado peruano em 10 anos, foi removido do cargo ao qual chegou como presidente do Congresso em outubro de 2025.

A destituição de Jerí ocorre em plena crise institucional enfrentada pelo Peru desde as eleições de 2016, quando um conflito permanente de poderes eclodiu entre o Parlamento, fortalecido, e o Executivo, desgastado, em um contexto de fragmentação partidária e ausência de consenso político. “A mesa diretora declara a vacância da Presidência da República”, anunciou o presidente interino do Congresso, Fernando Rospigliosi, após a votação. Eram necessários 58 votos para destitui-lo.

O Parlamento elegerá na quarta-feira às 18h locais (20h em Brasília) um novo chefe do Legislativo, que assumirá automaticamente a presidência interina do Peru até 28 de julho, indicou Rospigliosi. O Peru ficará sem chefe de Estado por mais de 24 horas, segundo decisão do Congresso, um caso inédito na história recente do país. Jerí foi destituído enquanto o Ministério Público o investiga por dois casos de suposto tráfico de influência. Seu mandato terminaria em julho, e sua missão era garantir a transparência das eleições presidenciais e legislativas de 12 de abril.

Jerí, de 39 anos, foi presidente do Congresso até que, em 10 de outubro, substituiu na presidência Dina Boluarte, destituída em um julgamento político relâmpago no qual se alegou sua incapacidade de resolver uma onda de extorsões e assassinatos por encomenda. Do lado de fora do Congresso, um pequeno grupo de manifestantes carregava cartazes a favor da destituição de Jerí por ter transformado o palácio presidencial “em um bordel”.  “Não é nosso presidente”, disse à AFP a comerciante María Galindo, de 48 anos.

Jerí enfrentou sete pedidos de censura impulsionados pela oposição esquerdista minoritária e por um bloco de partidos de direita que buscavam removê-lo por “conduta funcional inadequada e falta de idoneidade” para exercer o cargo. “Ele decepcionou o Congresso pelos erros que cometeu; o Congresso se equivocou ao elegê-lo e podemos corrigir o erro”, afirmou o parlamentar de direita Jorge Marticorena durante o debate. “Este presidente não serve, temos números altos de mortes por encomenda e homicídios, os índices não baixaram”, disse a esquerdista Susel Paredes.

Crise institucional – “Eu não cometi nenhum crime. Tenho plena suficiência moral para poder exercer a presidência da República”, declarou Jerí em uma entrevista na televisão na noite de domingo. “Ter uma nova substituição na presidência, a quarta no atual lustro político, não resolverá nada da profunda crise institucional que o país vive”, disse à AFP o analista político Augusto Álvarez.

Além disso, “será difícil encontrar no atual Congresso — com evidências de mediocridade e suspeita sólida de corrupção generalizada — um substituto com legitimidade política”, acrescentou. A rapidez da tramitação da censura foi relacionada à campanha eleitoral, que registra um recorde de mais de 30 candidatos presidenciais. “Os partidos que apressam a destituição o fazem porque acreditam que isso poderia ajudá-los a obter mais votos na eleição de 12 de abril”, ressaltou Álvarez.

O candidato presidencial do Renovação Popular, Rafael López Aliaga, que lidera as pesquisas, tem sido o mais enfático em exigir a renúncia de Jerí. López Aliaga, apoiador do presidente Donald Trump, afirmou que “Jerí é operador de dezenas de grupos chineses que entram em massa no Palácio”.

Duas investigações do Ministério Público – Na última década, apenas um de sete presidentes peruanos concluiu seu mandato. Depois de um início marcante, com aprovação de quase 60% nas pesquisas devido ao impulso dado à luta contra o crime organizado, a popularidade de Jerí caiu para 37% em fevereiro.

As críticas surgiram quando o Ministério Público abriu em janeiro uma investigação preliminar por suposto crime de “tráfico de influência e patrocínio ilegal de interesses”, após vir à tona um encontro encoberto com um empresário chinês que faz negócios com o governo. A esse encontro Jerí compareceu encapuzado. Sua situação se complicou neste mês com outra investigação por “tráfico de influência”, diante de sua suposta intervenção na contratação de nove mulheres em seu governo.

AFP

Encontrado corpo de brasileiro desaparecido no Peru

O corpo do fotógrafo brasileiro, Edson Vandeira, de 36 anos, foi encontrado neste domingo, 22. O homem estava desaparecido há mais de 20 dias no Peru, após escalada do Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán. A Associação de Guias de Montanha do Peru (AGMP) confirmou a informação nas redes sociais. O grupo solicitou ajuda do Ministério da Defesa e da polícia peruana para transportar os corpos. Um helicóptero foi solicitado para levar os socorristas até o local.

Outros dois montanhistas também foram encontrados sem vida, que são os peruanos Efraín Pretel Álonzo, da cidade de Huari, e Jesús Huerta Picón, de Caraz. Eles estudaram juntos no Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM), onde faziam curso de aspirante a guia da Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha. O trio pretendia completar uma rota técnica de ascensão.

Edson Vandeira, de 36 anos, é montanhista, fotógrafo e guia brasileiro. Ele estava desaparecido do último dia 29 de maio, quando iniciou a escalada do Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán, no Peru, com dois montanhistas peruanos. Eles deveriam ter retornado no dia 1º de junho.

De acordo com relatos de colegas dos montanhistas, o trio deveria chegar ao cume da montanha por volta de 1h do dia 1º de junho. Ainda de acordo com os montanhistas, durante a noite foram vistas luzes se movimentando na crista da montanha, o que sugere que o trio teria chegado ao cume, mas pode ter tido algum problema durante a descida. A rota de descida do Artesonraju exige quatro rapeis técnicos.

Vandeira já liderou grupos no Brasil, nos Andes e no Himalaia. Participou de nove expedições à Antártida, trabalhando lá por cerca de três meses a cada ano, como responsável pela segurança dos cientistas em campo e gerenciando a logística do acampamento.

A Tarde

Em missão internacional docente da Univasf realiza palestras e visita técnica no Peru

Com o intuito de levar experiências de projetos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em Caprinos Leiteiros (Gecal) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o docente do Colegiado de Medicina Veterinária Daniel Menezes, coordenador do Gecal, realizou missão internacional no Peru entre os dias 13 e 16 de novembro. O professor participou como palestrante da Convención Caprina 2023 e realizou visitas técnicas a produtores de caprinos leiteiros peruanos. Na ocasião, ainda foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Univasf e Instituto Nacional de Innovación Agraria do Peru (INIA). Através deste convênio, a partir de 2024, estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade poderão realizar intercâmbio no Peru e a instituição também poderá receber discentes do país vizinho.

Durante a Convención Caprina 2023, que ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro, Daniel Menezes ministrou duas palestras. Uma discutiu o tema de uso de resíduos agroindustriais na alimentação de cabras leiteiras e a segunda abordou a comercialização, marketing e venda de queijo de cabra e como agregar valor ao produto. Nos últimos dois dias de sua passagem pelo país sul-americano, o docente participou como consultor do Programa de Capacitação (Procap) do Peru, através do qual realizou visita técnica a produtores de caprinos do país.

“A visita ao Peru aconteceu após receber um convite do INIA. Lá estão iniciando a produção comercial do leite, queijo e outros produtos lácteos de cabra e entraram em contato para que pudéssemos replicar os projetos que desenvolvemos aqui na região do Vale do São Francisco com o queijo de cabra”, conta Menezes. Segundo o docente, a região possui a maior percentagem de caprinos do Brasil e a experiência internacional possibilitou levar o conhecimento produzido aqui para produtores de outro país. “Temos expertise com cabras e caprinos leiteiros, principalmente. É muito importante passar esse conhecimento, que às vezes a gente só faz aqui no Brasil com os nossos estudantes, para profissionais de outra realidade”, afirma.

Menezes ainda destaca que a Univasf está avançando em seu processo de internacionalização, permitindo, entre outras oportunidades, que estudantes da Universidade possam vivenciar experiências em outros países. “A internacionalização da Univasf está crescendo muito nesses últimos anos e, com isso, tem aumentado bastante o número de convênios. Dessa forma, discentes de graduação e de pós-graduação terão a possibilidade de ir para outros países, vivenciar outras realidades e conhecer pesquisas feitas em outros lugares. Além disso, a Universidade poderá receber estudantes de fora do Brasil na nossa instituição”, ressalta.

Ascom

Neymar e Paquetá brilham de novo e Brasil vai à final da Copa América

O Brasil está na final da Copa América! Com boa atuação, a seleção envolveu o rival e superou o Peru por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (5), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, graças à estrela de Lucas Paquetá. O meia, que fez o único gol do jogo, já havia decidido a classificação contra o Chile, nas quartas de final.

A equipe agora espera pelo seu adversário na decisão do próximo sábado (10), no Maracanã. Nesta terça, Argentina e Colômbia se enfrentam em Brasília e definirão o outro finalista. O perdedor enfrenta os peruanos um dia antes.

Motociclista petrolinense morto em expedição é lembrado na Câmara de Vereadores

(Foto: Reprodução/Facebook)

A expedição de três amigos petrolinenses pela América do Sul terminou da forma que eles não esperavam. Um dos integrantes do grupo, Felipe Naldi de Mauro morreu no domingo (24) após colidir sua motocicleta com um outro veículo próximo a Machu Pichu, no Peru.

O corpo de Felipe ainda não chegou ao Brasil, os trâmites do translado está sendo feito pelos seus dois acompanhantes de viagem, Danilo Gomes e Andrea Pavesi. Ao saber da morte do motociclista o vereador Aero Cruz (PSB) prestou uma homenagem ao colega na sessão dessa terça-feira (26).

“Quero aqui em nome dos motociclistas de Petrolina, como motociclista que sou, o motociclismo de Pernambuco chora a morte de um grande amigo. Felipe era um pai de família, deixa uma filha de um ano“, disse o líder do governo na Câmara de Petrolina.

Apesar do momento de dor, Aero tentou buscar uma luz aos familiares e companheiros de aventura de Felipe. “Nós estamos sendo muito solidários com a família e os amigos motociclistas e se conformar que ele morreu fazendo o que gostava: estando em cima de duas rodas”, finalizou.

Seleção repete 1970 e vence a sexta seguida nas eliminatórias

peru-brazil

Em boa fase, atacante Gabriel Jesus teve mais uma atuação decisiva e abriu o placar para a Seleção Brasileira contra o Peru. Seleção volta a jogar somente em março de 2017, quando enfrenta o Uruguai, fora de casa

Fechando a 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, o Brasil foi até Lima para enfrentar o Peru na madrugada desta quarta-feira (16). Invicto desde que assumiu o comando da seleção canarinho, Tite viu a seleção brasileira fazer um duelo equilibrado com o adversário. Com boa atuação coletiva, o Brasil não decepcionou e venceu os donos da casa por 2 a 0, chegando a 27 pontos, quatro a mais que o Uruguai que perdeu para o Chile. Já o Peru se mantém na oitava colocação com 14 pontos.

A seleção brasileira volta a campo pelas Eliminatórias somente em 2017. No dia 20 de março, o Brasil enfrenta o Uruguai fora de casa, em duelo direto pelas primeiras posições da competição.

Brasil perde do Peru e é eliminado da Copa América com um gol de mão

Brasil perde para o Peru

O gol marcado por Ruidíaz, aos 29 minutos do segundo tempo, foi com o braço

O Brasil foi eliminado na primeira fase da Copa América Centenário ao perder para o Peru por 1 a 0, neste domingo (12), em Foxborough, ao lado de Boston.

O resultado é ainda mais significativo pela fragilidade do grupo, o B, com Peru, Equador e Haiti, um dos mais fracos da competição, e deve significar o fim da segunda era Dunga na seleção brasileira. O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, já havia avisado aliados que usaria a competição para analisar o trabalho do técnico, que não agradava. O Brasil caiu nas quartas de final da Copa América 2015 e está apenas em sexto nas eliminatórias para a Copa­2018, o que o deixaria fora do Mundial.

A decisão deve ser tomada por Del Nero nos próximos dias, seria necessário definir como ficará a questão da seleção olímpica, também sob comando de Dunga neste momento, e que tem convocação dia 29 de junho para a Rio­ 2016. Tite é o preferido de parte da cúpula da entidade.

O resultado foi polêmico. O gol marcado por Ruidíaz, aos 29 minutos do segundo tempo, foi com o braço. Os brasileiros reclamaram, o árbitro uruguaio Andres Cunha demorou para o confirmar o gol, e, aparentemente, consultou alguém fora de campo para confirmar a jogada. Depois de mais de um minuto falando em um fone, e ao lado do auxiliar Nicolas Taran, que não havia corrido ao meio de campo, ele acabou confirmando.