Morre Angelita Habr-Gama, uma das médicas mais premiadas do Brasil

A médica e pesquisadora Angelita Habr-Gama, referência mundial em coloproctologia e uma das profissionais mais premiadas da medicina brasileira, morreu aos 93 anos. Ela estava internada desde 6 de maio no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada.

Nascida na Ilha de Marajó, no Pará, filha dos libaneses Nagibi e Kalil, Angelita Habr-Gama chegou a São Paulo depois da morte do irmão Nader, aos 14 anos, por apendicite supurada. Com medo de que o mesmo acontecesse com os outros filhos, os pais decidiram se mudar e fincar raízes em uma capital. O ano era 1939 e Angelita tinha 6 anos. Aqui, a adolescente Angelita teve de vencer a resistência de Kalil ao decidir prestar Medicina – ele preferia que ela seguisse a carreira de professora. Insistiu e, em 1952, foi aprovada para ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Ao terminar a graduação, enfrentou a desconfiança de alguns dos professores quando decidiu tentar a carreira de cirurgiã. “O chefe que escolhia o pessoal para a residência de cirurgia me falou: ‘são só oito vagas, você vai casar, ter filhos, esquecer a cirurgia e vai ter ocupado a vaga de um rapaz’”, contou em entrevista a Fabiana Cambricoli.

“Eu não aceitei. Disse que eu entrei na faculdade de medicina em oitavo lugar, fui a primeira colocada nos rodízios de internato e que eu tinha o direito de optar pela cirurgia também. O diretor da faculdade ligou para o chefe da seleção e disse que eu podia me inscrever no concurso de residência em cirurgia. Eu fiz o concurso em 1957 e passei em primeiro lugar”, disse na mesma entrevista. Ao ser aprovada, Angelita tornou-se a primeira mulher a fazer residência em cirurgia no Hospital das Clínicas da USP.

Ao fim da residência em cirurgia geral, ela decidiu especializar-se nas operações do intestino e buscou um estágio no Hospital St. Marks, em Londres, único no mundo focado nessa especialidade. Inicialmente, foi rejeitada pelo fato de o hospital só aceitar homens. “Enviei muitas cartas, mandei também cartas de professores meus aqui dizendo que eu era boa mesmo”. Insistiu mais uma vez e foi a primeira mulher a ser admitida na instituição, em 1962.

“Eu insisti e em uma última carta escrevi: ‘Não se preocupem, pois vocês irão gostar de mim. Sou um tipo diferente do que vocês estão acostumados’. Afinal, me aceitaram, arrumei a mala e fui”, relembrou em entrevista à assessoria de imprensa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. De volta ao País, ela retomou seu trabalho no Hospital das Clínicas da FMUSP e foi a primeira mulher a chefiar o Departamento de Cirurgia. Também atuou para que o Ministério da Educação reconhecesse a coloproctologia como uma especialidade – até então, a área era englobada pela cirurgia digestiva.

Já uma reconhecida cirurgiã, Angelita integrou a equipe que cuidou de Tancredo Neves (1910-1985). Foi ela, a única mulher na equipe médica, que foi dizer à dona Risoleta que não havia mais esperanças, como contou Maria Fernanda Rodrigues ao noticiar o lançamento da biografia da médica, Não, Não é Resposta, escrita por Ignácio de Loyola Brandão.

Em nota divulgada neste domingo, 31, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz lamentou a morte de Angelita. “Desde 1980, Angelita Habr -Gama fazia parte do corpo clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o que sempre foi motivo de grande orgulho para a instituição e todos os seus colaboradores”, disse o hospital. “Conselho de administração, direção, corpo clínico e assistencial e colaboradores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz estão profundamente consternados com esta perda irreparável para medicina brasileira. Perdemos uma grande profissional e uma colega de quem sempre iremos nos lembrar com respeito, gratidão, carinho e admiração. Nos solidarizamos com a família neste momento de grande dor”, acrescentou.

Reconhecimento internacional – Ao longo dos anos, Angelita acumulou conquistas na carreira: tornou-se professora emérita da FMUSP, membro de várias sociedades médicas, destacada cientista na pesquisa de tratamento do câncer colorretal e detentora de dezenas de prêmios nacionais e internacionais. Trabalhadora incansável, Angelita foi obrigada a parar durante a pandemia de covid-19. Diagnosticada com o novo coronavírus, ela passou 50 dias internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ao ter alta, contou à jornalista Sonia Racy que pretendia voltar a atender seus pacientes o quanto antes. “Acredito que na semana que vem já terei condições”, disse à época.

Dois anos depois, Angelita foi reconhecida pela Universidade de Stanford como uma das médicas que mais contribuíram para o desenvolvimento da Ciência no mundo. “Esse reconhecimento é um estímulo para os médicos e cientistas brasileiros, é um estímulo para progressão na carreira de outras pesquisadoras”, disse ao jornalista Ítalo Lo Re ao comentar o feito.

No ano seguinte, em 2023, Angelita alcançou outro feito inédito: foi a primeira mulher no mundo a receber a medalha Bigelow, reconhecimento criado pela renomada Sociedade de Cirurgia de Boston, dos Estados Unidos, para laurear cirurgiões com destacada contribuição para o progresso científico e ensino da cirurgia. “Eu sempre trabalhei por gosto e prazer. O sucesso foi uma consequência do gosto e da dedicação ao trabalho. Então, as medalhas vêm, mas não mudam a minha maneira de ser”, disse Angelita na ocasião.

Ao justificar a escolha da brasileira, a Sociedade de Cirurgia de Boston destacou a pesquisa inovadora de Angelita e colegas sobre o uso de químio e radioterapia para o tratamento de câncer de reto sem a obrigatoriedade de posterior cirurgia. O protocolo, criado na década de 1990 pela médica, prevê que, em vez de operar todos os pacientes com esse tipo de tumor, se utilize quimioterapia e radioterapia. Após as intervenções, o paciente é examinado para verificar se a lesão permanece. Se sim ele é operado. Se não, ele segue sendo acompanhado.

O grupo de pesquisa de Angelita descobriu que, em muitos casos, a doença desaparecia e não era necessário realizar uma cirurgia na qual, muitas vezes, era necessário remover o reto e o esfíncter, obrigando o paciente a usar permanentemente uma bolsa de colostomia. A abordagem, portanto, garantia o mesmo resultado aos pacientes que tivessem resposta satisfatória à químio e rádio, mas com grande impacto positivo na qualidade de vida do doente.

Em 2024, o Watch and Wait foi incorporado às novas diretrizes americanas para câncer de reto. Foi a primeira vez que as diretrizes da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês) para tratamento de câncer de reto avançado incluíram contribuições de médicos latino-americanos.

Estadão Conteúdo

Facape abre inscrições para vestibular de Medicina com ingresso no segundo semestre de 2026

A Faculdade de Petrolina (Facape) está com inscrições abertas para o novo vestibular de Medicina, na modalidade ampla concorrência, com 30 vagas destinadas ao ingresso no segundo semestre de 2026. Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, até o dia 11 de março, no site oficial da instituição: www.facape.br/vestibular.

O processo seletivo será composto por prova presencial, que acontecerá no dia 22 de março, nas dependências da Facape, em Petrolina. Podem participar candidatos que já concluíram o ensino médio ou que estejam cursando o 3º ano, desde que cumpram os requisitos previstos em edital.

Os estudantes que ainda não tiverem concluído o ensino médio até o período da matrícula poderão efetivá-la mediante termo de compromisso, devendo apresentar o certificado de conclusão e o histórico escolar (Ficha 19) até a primeira semana de aula do segundo semestre de 2026. O não cumprimento do prazo implicará no cancelamento automático da matrícula.

O edital completo com todas as informações está disponível no site da Facape: www.facape.br e quem tiver dúvidas sobre a seleção pode entrar em contato através dos números: WhatsApp: (87) 3866-3260 Telefone: (87) 3866-3269 Horários de Atendimento: das 8h às 12h e das 15h às 18h, exceto sábados, domingos e feriados.

Ascom

HU-Univasf contará com Residência Médica em Psiquiatria início em março de 2026

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Hospital Universitário (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), anunciam a implantação do Programa de Residência Médica em Psiquiatria, com início previsto para março de 2026, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina e o Hospital Regional de Juazeiro.

O novo programa representa um avanço significativo na formação de especialistas em saúde mental e no fortalecimento da rede de atenção psicossocial do Vale do São Francisco, promovendo a integração entre ensino, serviço e assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A residência será desenvolvida de forma articulada entre os serviços parceiros, tendo o HU-Univasf como principal campo de prática.

A Residência Médica em Psiquiatria terá duração de três anos, em conformidade com as diretrizes nacionais da especialidade, e ofertará três vagas anuais, totalizando nove vagas quando estiver plenamente implantada. O ingresso ocorrerá por meio de processo seletivo nacional, com seleção realizada pelo Enare – Exame Nacional de Residências, conforme o calendário oficial da Residência Médica.

A iniciativa reafirma o compromisso da universidade, bem como da unidade hospitalar, com a qualificação da formação médica, a ampliação do acesso à atenção especializada em saúde mental e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Matriz de competências. O objetivo do programa é formar e habilitar médicos especialistas em Psiquiatria para dominar diferentes níveis de complexidade diagnóstica e terapêutica, assim como ferramentas de prevenção, promoção da saúde e reabilitação de doenças ou transtornos mentais.

Neste sentido, ao final da residência, os discentes devem estar aptos a:
– Dominar ferramentas clínicas e exames complementares para o diagnóstico e o tratamento das diversas doenças ou transtornos mentais nas diferentes faixas etárias em uma abordagem de concepção integral e centrada no indivíduo;
– Desenvolver relação respeitosa e produtiva com pacientes, familiares e demais profissionais da área da saúde, em diferentes contextos culturais;
– Dominar as interações entre a psicopatologia, genética, neurobiologia, biografia, história médica, personalidade e relações do paciente no desenvolvimento de uma compreensão do indivíduo em seu contexto cultural e social;
– Dominar a indicação, realização e acompanhamento de psicoterapias, psicofarmacoterapia e outros tratamentos para doenças ou transtornos mentais;
– Aplicar a atividade pericial em psiquiatria;
– Dominar ferramentas de prevenção, promoção da saúde e recuperação das doenças ou transtornos mentais;
– Implementar a resiliência pessoal e lidar com adversidades.

Ascom

Requerimento que solicita informações e melhorias para o curso de Medicina da Facape é aprovado pela Câmara de Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina aprovou, na Sessão Ordinária de quinta-feira (21), por unanimidade, com 19 votos, o Requerimento nº 386/2025 que solicita ao Poder Executivo e à Diretoria da Facape esclarecimentos e medidas corretivas a respeito das reivindicações realizadas pelos alunos do curso de Medicina. Desde o início da semana, os alunos começaram uma mobilização nos veículos de comunicação locais para encontrar soluções para as dificuldades que o curso apresenta.

Dentre os pontos mencionados no Requerimento estão pedidos de esclarecimento sobre falhas na disciplina de Cirurgia, informações sobre a disponibilidade de materiais e equipamentos para aulas práticas, além de dados sobre acesso dos alunos aos hospitais para atividades práticas, entre outros. Em sua justificativa, o autor, vereador Dhiego Serra (PL), enfatizou a importância da aprovação do Requerimento para que haja esclarecimentos formais e ações necessárias sejam tomadas. “O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) precisa ser cumprido de maneira integral, com muita gestão e responsabilidade para que nenhum aluno conclua o curso sem a formação adequada,” pontuou.

No momento da votação, o vice-prefeito, Ricardo Coelho, estava presente na Sessão e respondeu sobre os apontamentos. “Na semana passada eu estive com alguns alunos e eles me entregaram um Ofício com todas as solicitações. Conversei com o prefeito Simão Durando e chegamos a algumas demandas que podem ser solucionadas de imediato. Até o final do mês nós vamos assinar o convênio com o Hospital Dom Tomás, com o Neurocardio e o Memorial, para que vocês possam ter aulas práticas. Também estamos analisando a questão da coordenação do curso, estudando alguns nomes para que seja escolhida uma pessoa preparada para esse cargo”, afirmou o vice-prefeito.

Reunião com as Comissões Permanentes

Na última terça-feira (19), os estudantes do curso de Medicina da Facape compareceram ao Plenário da Câmara em busca de apoio para as reivindicações. Ao final da Sessão, representantes dos alunos e pais se reuniram com os vereadores membros da Comissão de Saúde e da Comissão de Educação da Casa para apresentar as necessidades atuais do curso. Os vereadores responderam parte dos questionamentos dos alunos e manifestaram apoio na busca por soluções. Na oportunidade, foi recomendada a formalização das solicitações em um relatório para ser apresentado às autoridades responsáveis em uma reunião agendada com os parlamentares sobre o tema.

Ascom

Hospital Dom Malan em Petrolina recebe novas turmas de residência em medicina e enfermagem

Nesta segunda-feira (10), o Hospital Dom Malan em Petrolina recebeu novas turmas de residência médica e enfermagem. São 10 novos residentes em pediatria e 6, em ginecologia e obstetrícia, para um período de 3 anos de estudos. Além de dois novos residentes em ultrassonografia. Marília Durão, de 30 anos, veio de Ribeirão Preto, em São Paulo, para se especializar em ultrassonografia no Hospital Dom Malan.

“O hospital atende 53 cidades e é porta aberta. Acredito que a oportunidade de aprendizado aqui será maravilhosa. Recebi a indicação do meu chefe no Hospital das Clínicas de São Paulo e comecei a me preparar para esse programa. É tudo novo, não conheço ninguém aqui, mas estou cheia de boas expectativas. Eu fui abraçada pela cidade, pelos colegas e acredito que será bom para meu crescimento como pessoa e como profissional, ” contou Marília.

Melany Takahasi, 29 anos, é residente em pediatria. Formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ela focou no programa do Hospital Dom Malan. “Eu acho que será difícil pela complexidade do hospital, mas tenho certeza que será muito bom,” relatou.

Ana Vírgínia Passos, 27 anos, é recém-formada e comemora a aprovação no programa de residência em pediatria. “Eu já conheço o serviço porque fiz meu internato aqui,  sei que é muito bom, com grande fluxo de pacientes, conheço os professores, tenho muitos colegas aqui e sei que será excelente,”frisou.

Além dos residentes em medicina, o Hospital Dom Malan também recebeu nesta segunda, 3 residentes em enfermagem obstétrica e 7 em saúde da criança. Ashley Rodrigues, de 28 anos, veio de Natal, no Rio Grande do Norte. “Eu escolhi pela especialização, que é saúde da criança. Estou sozinha na cidade, mas é o que eu quero profissionalmente e vou me dedicar para isso, ” destacou.

Asco/Hospital Dom Malan

Bahia: Ages recebe alunos do ensino médio para uma imersão no curso de Medicina em Jacobina

Escolher qual carreira seguir é um dos desafios dos jovens que estão perto de concluírem o ensino médio. Para os que decidiram pelo curso de Medicina, ou ao menos já pensaram nesta opção e, até mesmo, para os que querem apenas conhecer mais detalhes, Ages juntamente com a Inspirali, principal ecossistema de educação em saúde do Brasil, abre as portas de suas universidades para o Med Day, projeto que tem como objetivo esclarecer, apresentar e inspirar os jovens que desejam explorar a carreira médica.

O Med Day permite que estudantes vivenciem os mais variados temas junto com os alunos e professores médicos. O projeto visa, além de informar, inspirar os futuros médicos, oferecendo uma visão antecipada de uma pequena parcela da jornada que os espera no campo da medicina de forma prática e oferecer conhecimento mais aprofundado sobre a abordagem inovadora utilizada dentro das universidades.

Em Jacobina, o evento acontece no dia 14 de setembro a partir das 9h. Na programação, o participante terá acesso a trilhas como: métodos de ressuscitação de paciente, exploração do corpo humano por meio de realidade virtual, aplicação de sutura com nó simples, entre outros. O evento é destinado para alunos do ensino médio, cursinho pré-vestibular ou quem tem interesse em ingressar no curso de medicina e é totalmente gratuito. Ao final, os participantes recebem, por e-mail, uma certificação com as competências e habilidades adquiridas.

“O Med Day é uma oportunidade de interagir com nossos estudantes para conhecer a rotina de um futuro médico. Com práticas estimulantes, os participantes também poderão interagir com equipamentos de alta tecnologia, conhecendo melhor como funciona um ensino médico avançado, aliado à humanização no cuidado na área da saúde”, conta João Pongelupe, diretor comercial da Inspirali.

De acordo com Aristhela Amorim, diretora da Ages, além da interação e de novas experiências, os alunos vão conhecer de perto a estrutura de ponta que a Ages oferta aos estudantes de Medicina.

“Os participantes terão a oportunidade de conhecer toda a nossa infraestrutura, com salas amplas e confortáveis, biblioteca com vasto acervo, e ter um primeiro contato com modernos e equipados laboratórios, hospital simulado, e toda a tecnologia de ponta que os nossos estudantes de Medicina têm acesso”, destacou Aristhela Amorim.

O evento acontece de 17 de agosto a 14 de setembro, das 9 às 14 horas, de forma presencial na Ages Jacobina (BA) e em outras instituições de ensino superior da Ânima Educação, como: UNIFACS (BA), UNP (RN), Anhembi Morumbi Mooca, Piracicaba e São José dos Campos (SP), Unisul Pedra Branca (SC), UNIBH (MG). As inscrições podem ser realizadas pelo site https://www.inspirali.com/med-day/

Serviço:  
O quê: Med Day
Quando: 14 de setembro, a partir das 9h
Onde: Faculdade Ages de Medicina em Jacobina, Avenida Universitária, 701, na BR 324
Quem: Alunos do ensino médio, vestibulando e aqueles com interesse em cursar Medicina
Como: Com inscrições pelo site https://www.inspirali.com/med-day/

Ascom

Ages abre inscrições para Vestibular de Medicina 2025.1 nas unidades de Jacobina e Irecê

A Faculdade Ages de Medicina, instituição integrante da Inspirali Educação, principal ecossistema de escola médica no Brasil, com nota máxima pelo MEC, abriu as inscrições do Vestibular de Medicina com ingresso no primeiro semestre de 2025. Os interessados devem se inscrever on-line, acessando o site https://www.ages.edu.br/vestibular-medicina/, até o dia 19 de setembro. O processo seletivo visa o preenchimento de 60 vagas no campus de Jacobina e 100 vagas no campus de Irecê.

As provas acontecerão de forma presencial, no dia 13 de outubro, das 13h às 18h, e contarão com questões discursivas e objetivas. O conteúdo dos exames abrangerá conhecimentos do Ensino Médio e destina-se a avaliar a capacidade de raciocínio, de pensamento crítico, de compreensão, de análise e de síntese do candidato.

Como trata-se de um Vestibular Unificado 2025.1, os candidatos terão a chance de indicar como segunda e terceira opções os cursos de Medicina e/ou campus de outras Instituições da Inspirali Educação localizadas no Nordeste brasileiro, sendo elas: UniFG, UNIFACS e Universidade Potiguar.

O curso de Medicina da Ages tem como objetivo garantir que o médico formado seja capaz de prestar atenção médica integral, fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, a partir de três focos de competência: gestão de serviços de saúde; cuidado individual e cuidado coletivo, e produção e difusão de conhecimentos na perspectiva da Educação em Saúde.

Para isso, o graduando contará com projeto pedagógico inovador, com foco em seu projeto de vida e aprendizado na prática. Além de uma infraestrutura de ponta, laboratórios e equipamentos modernos.  As inscrições para o vestibular da Ages vão até dia 19 de setembro e a prova acontece no dia 13 de outubro. Outros detalhes referentes ao Vestibular de Medicina 2025.1 da Ages podem ser consultados no site ages.edu.br, mesmo da inscrição.

Serviço  
O quê? Vestibular de Medicina 2024.2 da Ages;
Quando? Dia 13 de outubro de 2024;
Prazo de inscrição? Até o dia 19 de setembro de 2024;
Como se inscrever? Acessando o link https://www.ages.edu.br/vestibular-medicina/

Ascom

Estudante de Medicina da UFPE apresenta pesquisa no maior congresso internacional de cirurgia vascular do mundo

Uma universitária de quarto ano de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a única estudante brasileira a apresentar uma pesquisa no maior congresso de cirurgia vascular do mundo. De acordo com a universidade, a aluna Cynthia Florêncio de Mesquita, apresentou sua pesquisa no Vascular Annual Meeting, no último mês de junho, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA).

Segundo a UFPE, além de apresentar seu trabalho em forma de pôster, Cynthia também foi agraciada com uma bolsa de estudos que financiou sua participação no evento. “A pesquisa apresentada por Cynthia focou na superioridade do acesso transfemoral (pela coxa) em reparos endovasculares de aneurisma de aorta, uma técnica que mostrou melhores resultados em comparação ao método tradicional de acesso braquial (pelo braço), ainda predominante no Brasil”, destacou a UFPE, por meio de nota.

De acordo com a UFPE, o estudo, publicado no Journal of Vascular Surgery, analisou dados de 6.138 pacientes tratados por reparo endovascular de aneurismas complexos da aorta, demonstrando que o acesso transfemoral reduz significativamente o risco de eventos cerebrovasculares, lesões na medula espinhal e mortalidade em comparação ao acesso por extremidade superior.

“Esse trabalho é crucial para mostrar que é necessário aprender essa nova técnica e que vale a pena investir na curva de aprendizado, pois os pacientes, via de regra, terão resultados muito melhores se o acesso for pela perna (femoral)”, enfatizou a estudante Cynthia Florêncio.

Quanto à estudante de Medicina ter recebido uma premiação que incluía uma bolsa de estudos para apresentar seu trabalho no congresso, ela afirmou: “Acredito que essa conquista pode incentivar mais colegas a buscar essas oportunidades e a acreditar que é possível alcançar esse tipo de reconhecimento”, destacou a universitária.

Diário de Pernambuco

Vestibular de medicina da Facape está com inscrições abertas com vagas para bolsistas e alunos da Rede PEBA

A Faculdade de Petrolina (Facape), no Sertão de Pernambuco, está com inscrições abertas para mais uma etapa de seleção para o curso de medicina. As vagas são para bolsistas e alunos da Rede PEBA. As inscrições podem ser feitas até o dia 30, no site da Facape.

As provas serão aplicadas no dia 12 de maio, no período da manhã. Nesta etapa, serão oferecidas 13 vagas ao todo, sendo três para bolsistas e 10 para alunos da Rede PEBA. A categoria da Rede PEBA refere-se aos candidatos dos 53 municípios da macrorregião de saúde dos estados da Bahia e Pernambuco, que compõem a rede.As vagas para bolsistas são distribuídas para estudantes de baixa renda, conforme o critério oficial do governo federal, e que se enquadram na condição de pobreza e numa das seguintes situações: ser negro, quilombola, indígena, transexual ou transgênero ou deficiente na forma da lei. Também há vaga para servidores efetivos municipais da administração direta e indireta do município de Petrolina e seus dependentes.

O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 7 de junho, já o início das aulas está previsto para 5 de agosto. O edital completo com todos os detalhes da seleção está disponível no site da Facape. Dúvidas no WhatsApp: (87) 3866-3260 ou Telefone: (87) 3866-3269 das 8h às 12h e das 15h às 18h.

G1 Petrolina