Vereadores de Petrolina aprovam reajuste salarial para servidores municipais

Os vereadores de Petrolina aprovaram, no final da manhã desta terça-feira (24), o projeto de lei que concede reajuste salarial aos servidores municipais. A votação ocorreu durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Petrolina, na Casa Plínio Amorim. O projeto foi encaminhado pelo poder executivo e aprovado pelos parlamentares. Participaram da sessão 20 vereadores. Gilberto Melo, Dhiego Serra e Roberto da Gráfica justificaram ausência.

De acordo com a base governista, o reajuste respeita os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e mantém o equilíbrio das contas públicas. Já a oposição avaliou que o percentual poderia ter sido maior e defendeu maior valorização dos servidores.

Os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e profissionais de níveis elementar, médio e superior terão reajuste de 6,7%. Outros profissionais da saúde e do setor administrativo receberão aumento de 5,5%. Professores do magistério terão reajuste de 6,5%. O aumento prevê ganho real e será pago com efeito retroativo a 1º de janeiro.

O sindicato da categoria informou que continuará negociando outras pautas, como melhorias nas condições de trabalho e atualização dos planos de carreira. Com a aprovação no Legislativo, o texto segue para sanção do prefeito Simão Durando.

G1 Petrolina

Governo de Pernambuco dá início ao recadastramento de cerca de 130 mil servidores do Estado

A Secretaria de Administração do Estado (SAD), iniciou o recadastramento de cerca de 130 mil servidores de Pernambuco ativos do Poder Executivo Estadual em 2026. Neste ano, os servidores deverão apresentar apenas documento de identificação (RG civil ou RG militar ou Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Órgão de Classe), comprovante de situação cadastral do CPF emitido pela Receita Federal e a autodeclaração étnico-racial preenchida e assinada, disponível no endereço https://www.sad.pe.gov.br/recadastrar .

Realizado pelo Banco Bradesco, o procedimento segue cronograma de acordo com o mês de aniversário de cada servidor. A partir dessa ação, os dados cadastrais do funcionalismo público serão atualizados com as informações exigidas pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), possibilitando o reconhecimento de direitos.

O recadastramento deverá ser realizado pelos servidores ativos efetivos, comissionados, cedidos, temporários e empregados públicos de órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, além de militares do Estado. Para efetivar a atualização cadastral, basta comparecer a qualquer agência do Bradesco em território nacional, no mês de seu aniversário ou no mês subsequente, de preferência entre os dias 11 e 25, no horário local das 10h às 16h.

Fraude na convocação de servidores é investigada em prefeitura baiana

Após denúncia sobre possíveis irregularidades na convocação dos aprovados no concurso público da Guarda Municipal de Juazeiro, realizado em 2019, ainda na gestão de Paulo Bonfim (PCdoB), um inquérito foi instaurado para apurar o caso.

A denúncia aponta que a prefeitura, à época, convocou servidores fora da ordem da lista oficial de aprovados, como apontou publicação oficial de outubro de 2023, gestão de Suzana Ramos (PSDB), convocando candidatos sem respaldo judicial ou processo legal, o que teria prejudicado candidatos classificados na lista sequencial.

O Ministério Público do Estado da Bahia pediu esclarecimentos da prefeitura, na atual gestão de Andrei da Caixa (MDB), o qual apesar de ter recebido o pedido, não enviou ainda resposta formal ao procedimento. Diante da ausência de manifestação, o inquérito foi instaurado para aprofundar a investigação e garantir a legalidade da nomeação dos candidatos.

O Ministério Público da Bahia já determinou a requisição de documentos, bem como a lista de aprovados e convocados, além do edital do concurso, para auxiliar as diligências. O procedimento segue os dispositivos legais que garantem a transparência e o direito dos concursados, permitindo inclusive o ajuizamento de mandado de segurança caso algum candidato se sinta preterido.

A Tarde

SAAE convoca novos servidores para treinamento admissional nesta segunda-feira (15)

Já está disponível no Diário Oficial do SAAE, a portaria com a segunda lista dos aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS), para início do exercício e treinamento admissional obrigatórios ao desempenho das funções.

Os nomes constam nos anexos I e II, e os convocados deverão comparecer no Centro Operacional de Saneamento Básico (COSAN),  na rua Paulo Bispo de Carvalho, no bairro Piranga, na próxima segunda e terça-feira (15 e 16), das 8 às 12 horas.

Consulte o diário em: https://saaejuazeiro.ba.ipmbrasil.org.br/diario ou clique AQUI e acesse o arquivo.

Ascom

Prefeitura de Petrolina firma parceria com plataforma internacional e libera acesso gratuito para servidores da Educação

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina firmou parceria com uma plataforma internacional, a Canva for Education, para ampliar o acesso a uma das ferramentas digitais mais completas para servidores da rede municipal de ensino. A iniciativa garante acesso gratuito, com todos os recursos voltados para design gráfico, comunicação institucional, criação de sites, planejamento pedagógico, uso de inteligência artificial, ferramenta canva Code (linguagens de programação), geração de planos de aula e sequências didáticas, entre outros recursos.

A parceria oferece um benefício que custaria cerca de R$ 35 por mês para cada pessoa. Com a liberação para toda a rede, o investimento que seria de aproximadamente R$ 1.600.000,00 reais anuais passa a ser zero para o município, graças à adesão ao programa educacional da plataforma realizado durante a participação da Secretaria de Educação na Bett Brasil, maior evento da comunidade educacional da América Latina. Para ter acesso a plataforma com todos os recursos liberados, é necessário utilizar seu e-mail institucional da rede municipal, o @edu.petrolina.g12.br e está com o cadastro válido.

O uso da ferramenta fortalece ações pedagógicas, administrativas e de comunicação nas unidades escolares, promovendo a cultura e o letramento digital, a inovação, criatividade e produtividade no ambiente educacional. Os professores e gestores poderão com um clique, gerar planos de aulas completos por inteligência artificial, imagens e atividades interativas, criar apresentações, materiais didáticos interativos, programações visuais, propostas de aula e até sites escolares, entre outras funções, promovendo também o ensino de tecnologia e computação nas unidades com a plataforma.

A Secretaria de Educação promoverá cursos e momentos de aprendizagem ao uso da plataforma, orientação para o acesso ao longo do ano letivo, bem como promoverá materiais institucionais para apropriação das atividades. Para os servidores sem e-mail institucional ou com dificuldades de acesso deverão procurar o setor de tecnologia da gestão de rede para sanar dúvidas e regularizar o acesso de forma regular a plataforma.

Ascom

Juazeiro aprova reajuste salarial com ganho real para servidores municipais

Os servidores públicos municipais de Juazeiro terão um ganho real em seus salários com um reajuste de 5%, percentual acima da inflação. A medida foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores na quarta-feira (12). Além do aumento no salário-base, o teto do auxílio-alimentação subiu de R$ 4 mil para R$ 4.400,00, e o benefício, que não era reajustado há seis anos, passou de R$ 280 para R$ 350. Outras categorias também foram contempladas, como os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias, que tiveram melhorias salariais.

O reajuste será concedido de acordo com a data-base, sendo pago o retroativo de janeiro no mês de abril e o retroativo de fevereiro em maio. Já o teto do auxílio-alimentação ajustado para R$ 4.400,00, com vigência a partir de janeiro de 2025. O valor do auxílio-alimentação também elevado para R$ 350,00, com vigência a partir março.

O agente de combate às endemias, Victor Rennan, comemorou os reajustes. “No início de cada ano, ficamos ansiosos pela campanha salarial e pelo reajuste, que faz diferença no nosso orçamento. A equiparação ao piso nacional é uma conquista importante para a categoria, e para mim, esse aumento chega em um ótimo momento. Com o custo de vida subindo, especialmente o plano de saúde, esse valor extra já ajuda a aliviar as despesas da minha família”, celebrou Rennan.

O Procurador-Geral do Município, Eduardo Lopes, destacou o esforço da gestão para garantir o reajuste sem comprometer o equilíbrio financeiro. “Após uma longa mesa de negociação e ouvindo os servidores, conseguimos encaminhar à Câmara um projeto que foi aprovado por unanimidade. Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, a gestão demonstrou sensibilidade e compromisso com a valorização do servidor, garantindo um reajuste acima da inflação e um aumento no auxílio-alimentação. Essa conquista reflete o compromisso da administração em equilibrar as contas públicas sem abrir mão do reconhecimento ao funcionalismo.”

O município tem buscado equilibrar suas finanças sem comprometer o reconhecimento e a valorização dos servidores. Com essa medida, a Prefeitura de Juazeiro reafirma sua preocupação com o bem-estar dos servidores, fundamentais para o funcionamento dos serviços públicos. A valorização da categoria é um passo importante para manter a motivação e a qualidade no atendimento à população, ao mesmo tempo em que se mantém o compromisso com a responsabilidade financeira do Município.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro anuncia progressão e promoção para servidores efetivos

A prefeitura de Juazeiro vai realizar a progressão e promoção dos servidores efetivos de todas as categorias, referente ao exercício de 2024. Esse ajuste será incorporado ao salário de novembro, reforçando o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais que servem ao município.

De acordo co a assessoria da prefeitura, as progressões e promoções, que acontecem a cada dois anos, foram realizadas três vezes durante o mandato da prefeita Suzana Ramos. Além da de 2024, foram feitos os ajustes de 2020, que estava pendente e foi cumprido pela gestão atual, e o de 2022.

A prefeita afirmou que valorizar os servidores é essencial para um bom atendimento à população e que tem tratado o servidor com respeito e atenção, sempre dialogando com todas as categorias. Segundo Suzana, direitos e benefícios  foram concedidos dentro do orçamento

Sindsemp se reúne com a Facape para incluir proposta de reajuste salarial dos servidores na campanha salarial 2025

Atento às reivindicações dos servidores, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) se reuniram com a diretoria da Faculdade de Petrolina (Facape) nesta segunda-feira (26), a fim de discutir a inclusão da proposta de reajuste salarial dos servidores da instituição na campanha salarial 2025.

Para o diretor-presidente da Facape, Moisés Almeida, o encontro foi importante para firmar o compromisso com o Sindsemp, único representante legítimo de todos os servidores municipais, na busca pela valorização salarial dos servidores lotados na instituição.

“Na última reunião do Conselho da Facape com a participação do Sindsemp – que tem assento, ficou acertada uma discussão sobre a pauta de reajuste salarial apresentado à prefeitura, em conjunto com o sindicato que representa o servidor. Ficou decidido que a faculdade seria incluída nesta pauta geral e nós viemos aqui para reafirmar esse compromisso. O sindicato nos chamou aqui para incluir, dentro do reajuste que vai ser solicitado à prefeitura, o reajuste da Facape. Vamos fazer o levantamento do impacto financeiro na nossa folha e enviar para o Sindsemp, para compor a pauta geral que o sindicato vai apresentar para a prefeitura”, explicou Moisés Almeida.

Ascom/Sindsemp

Governo Raquel Lyra quer que prefeitos devolvam servidores cedidos pelo Estado

Sem alarde, na virada do ano, Ana Maraíza de Sousa Silva, secretária de Administração do governo Raquel Lyra, mandou para os prefeitos (as) dos municípios do Estado de Pernambuco um ofício circular (SAD Nº 60/2023) solicitando o retorno de servidores estaduais cedidos. É o primeiro ato de impacto do governo no ano das eleições municipais.

“O Governo de Pernambuco vem, através desta Secretaria de Administração, formalizar junto a Vossa Excelência, o pedido de retorno dos servidores e empregados públicos estaduais cedidos a essa Municipalidade, a partir de 02.01.2024”, escreve. Na comunicação, o Estado informa que excetuam-se os professores estaduais cedidos em regime de permuta, com exercício em sala de aula, e os servidores de saúde, cedidos no âmbito SUS.

Corte do ponto
O estado indicou que cortará o ponto de quem não se apresentar. “Diante do exposto, informamos que os servidores/empregados públicos estaduais devem se apresentar em 02.01.2024 em seus respectivos órgãos de origem, sob pena de congurar inassiduidade, havendo desconto na remuneração do servidor correspondente aos dias sem frequência na origem… Certos de vossa compreensão, renovamos nossos votos de estima e elevada consideração”.”Não tem economia envolvida porquê o estado é ressarcido. Não existe uma lógica para essa ação. Será que foi para os tribunais, MPPE e outros órgãos também?”, comentou uma fonte municipalista.

JC Online

Casa Civil demite dois servidores da Abin presos pela PF

A Casa Civil informou, em nota, que realizou, por meio de edição extra do Diário Oficial da União, publicada na noite desta sexta-feira (20), a demissão dos servidores Eduardo Izycki e Rodrigo Colli , ambos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Conforme o comunicado da Casa Civil, a decisão foi tomada após constatada a participação dos servidores na condição de sócios da empresa que participou do pregão aberto pelo Exército Brasileiro. As demissões foram assinadas pelo ministro Rui Costa, chefe da pasta.  “O pregão tinha por objeto a aquisição de solução de exploração cibernética e web intelligence capaz de realizar coleta de dados em diversas fontes da internet”, informou a pasta.

Rodrigo Colli, que trabalha na área de Contrainteligência Cibernética da Agência, e Eduardo Arthur Izycki, que exercia a função de oficial de inteligência, foram detidos no Distrito Federal.Os dois servidores demitidos foram presos na Operação Última Milha da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta sexta-feira no Distrito Federal e em outros quatro estados. Foram feitas buscas e apreensão na sede da Abin, e segundo as investigações da PF, a agência, chefiada na época pelo o deputado federal Alexandre Ramagem, utilizou um sistema de espionagem israelense para monitorar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), jornalistas e adversários do governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

O sistema utilizado pela Abin se chama First Mile e é capaz de localizar, com facilidade, pessoas através de aparelhos celulares. A ordem para deflagrar a operação foi expedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que determinou ainda o afastamento de cinco servidores da Abin, entre eles, dois diretores atuais do órgão.

Nota na íntegra:

Demissão de servidores da Abin

A Casa Civil da Presidência da República informa que foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na noite desta sexta-feira (20), a demissão dos servidores Eduardo Izycki e Rodrigo Colli da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A decisão foi tomada após constatada a participação, na condição de sócios representantes da empresa ICCIBER/CERBERO, de pregão aberto pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (pregão nº 18/2018-UASG 160076).O pregão tinha por objeto a aquisição de solução de exploração cibernética e web intelligence capaz de realizar coleta de dados e diversas fontes da internet.

Ao assim procederem, os servidores incorreram nas seguintes infrações administrativas:

1. Violação de proibição contida expressamente em lei – atuação em gerência e administração de sociedade empresária – Art. 117, inciso X, da Lei 8112/90;

2. Improbidade Administrativa por violação de dever mediante conduta tipificada em lei como conflito de interesse – Conforme artigo 132, inc. IV da Lei nº 8.112/1990, c/c Arts. 4º e 5º, incisos III, IV e V, e 12, todos da Lei nº 12.813/2013, e artigo 11 da Lei 8.429/92.

3. Violação do regime de dedicação exclusiva a que se submetem todos os ocupantes do cargo de Oficial de Inteligência da ABIN – Lei nº 11.776, de 17 de setembro de 2008 (art. 2º, I, “a”, c/c art. 6º, § 1º).

Correio Brasiliense

Servidores da saúde participam de capacitação em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, tem investido em qualificação profissional e vem expandindo a grade de capacitações. As servidoras municipais que atuam nas recepções das Unidades Básicas de Saúde estão recebendo treinamento sobre atendimento humanizado e qualificação. Ao todo, 131 profissionais vão participar desse momento.

A recepção é a porta de entrada da unidade de saúde, quando é feito o primeiro contato do paciente com os profissionais. Dessa forma, é necessário acolhimento e auxílio de como proceder e até mesmo para onde direcionar as pessoas dentro ou fora da unidade. Para o secretário de Saúde, João Luís, esse tipo de assistência é fundamental dentro dos serviços municipais.

“Estamos mais uma vez conversando com os profissionais e qualificando-os para melhorar, cada vez mais, os atendimentos nos postos de saúde. Humanização, essa é a palavra que estamos trabalhando dia a dia dentro da Secretaria de Saúde. Seguimos atendendo os pedidos do prefeito Simão Durando, em termos profissionais qualificados e aptos para assistir a população. Essa assistência não é só médica e de enfermagem, perpassa todos os profissionais, por isso, estamos com a turma da recepção em mais esse momento no município”, destaca João Luís.

Débora Sousa/Ascom da Secretaria de Saúde

Valorização profissional: Prefeitura de Juazeiro promove cursos de capacitação para servidores municipais

Com o objetivo de otimizar a qualidade na prestação de serviços e atendimento nos órgãos públicos do município, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Escola de Gestão Pública (Egesp), vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), vai promover dois cursos para os servidores municipais nos dias 28/04 e 19/05. A iniciativa incentiva a atualização e aprimoramento profissional, beneficiando tanto os servidores quanto a cidade como um todo.

Os cursos têm como temas “Capacitação, Gestão e fiscalização de contrato” e “Uso do programa Umdoc”. O primeiro curso, que é voltado para fiscais de contratos municipais, será realizado no dia 28 de abril, às 9h. Já o segundo curso, destinado a servidores municipais em geral, ocorrerá no dia 19 de maio, às 9h, ambos vão acontecer no auditório da Egesp que está localizado à Rua 15 de Julho, 32, Centro (ao lado do Correio).

As inscrições
Podem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível AQUI e em seguida ser enviado para o e-mail [email protected] ou através do WhatsApp (74) 98814-7643.

Para o secretário de Gestão de Pessoas (Segesp), Luciano Lustosa, “treinamento e capacitação para servidores em qualquer nível é um dos pilares mais importantes da construção de um serviço público com maior eficiência. Além de melhorar a entrega do serviço à municipalidade, qualifica o processo e aumenta a produtividade no ambiente de trabalho e tem como objetivo, desenvolver conhecimentos e habilidades das suas atuações no processo de acolhimento e construção da melhoria da qualidade de vida da população”, avaliou.

Texto: Gabriel Filliph – Ascom PMJ

Oito servidores de Garanhuns com acúmulo de cargos públicos são alvos de investigação do MPC-PE

O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE) recomendou à Prefeitura de Garanhuns, no Agreste do Estado, a instauração de procedimento administrativo para apurar oito servidores da saúde que possuem acúmulo indevido de cargos públicos.A recomendação foi expedida pela procuradora Germana Laureano, da 7ª Procuradoria de Contas, e enviada à gestão municipal.

O MPC-PE afirmou que, em setembro de 2022, encaminhou ofício à Prefeitura de Garanhuns, solicitando informações sobre 11 profissionais de saúde com acúmulo indevido de mais de dois vínculos públicos.Na ocasião, em resposta, o município encaminhou ofício ao MPC-PE, informando que os profissionais apontados foram notificados para optarem por um dos cargos ou comprovarem a licitude da acumulação.

Porém, segundo a procuradora, não houve resposta dos servidores e nenhuma outra providência foi adotada pela administração da cidade após o primeiro ofício.Uma consulta no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), realizada no último dia 14 de abril, indicou a regularização de apenas três profissionais, estando outros oito servidores ainda com vínculos acima do permitido.

Diante da irregularidade, a procuradora Germana Laureano orientou ao município o envio de documentação comprobatória ao MPC-PE em até 30 dias com as providências adotadas.Ainda segundo o MPC-PE, o descumprimento da recomendação pode gerar a formulação de representação perante o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e o Ministério Público do Estado (MPPE).

A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a Prefeitura de Garanhuns, mas não obteve resposta até o momento.

Sindsemp e secretário municipal de segurança pública se reúnem para discutir demandas dos servidores

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (SINDSEMP) esteve reunido com o novo secretário municipal de segurança pública, o coronel da reserva da Polícia Militar de Pernambuco, Marcondes Inácio da Silva, e com o presidente da Associação dos Agentes de Segurança Patrimonial (GASP) e da Associação dos Guardas Civis Municipais (AGUAMP).

O encontrou foi realizado para discutir demandas dos servidores das duas categorias. As proposições estão sendo mediadas pelo Sindsemp, como, por exemplo, o pagamento de horas extras.

Nós vamos encaminhar as demandas à Procuradoria Geral do Município a respeito do pagamento efetivo de horas extras. A gente tem um caminho a trilhar e que está sendo formado junto e tem a necessidade de resolver as pendências que chegaram à nova gestão. Mas eu acredito que com o empenho de todos as soluções serão dadas“, frisou o secretário Marcondes Inácio da Silva.

Justiça impede desconto de contribuição sobre o teto do regime geral da previdência para aposentados e pensionistas do município de Petrolina

(Foto: Ascom/SINDSEMP)

O juiz da vara da fazenda Pública de Petrolina, acolheu o pedido do Sindicato dos Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina-Sindsemp, concedeu liminar no mandado de segurança coletivo impetrado pelo sindicato, determinado que o Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina – Igeprev, se abstenha de efetuar qualquer desconto de contribuição previdenciária sobre a parcela dos proventos da aposentadoria dos servidores municipais ou da pensão que não supere o teto de benefício do regime geral de previdência social, qual seja, R$ 6.443,57, sob pena de multa mensal de R$ 10.000,00.

O juiz ainda reconheceu a inconstitucionalidade da nova redação do art. 54, §2o, da Lei Complementar Municipal no 032/2021, pois tudo está a indicar que colidem com o disposto no art. 40, §18, da Constituição Federal, além de violarem os arts. 145, § 1o, e 150, II, cc. art. 5o. Essa é mais uma vitória do Sindsemp que de forma incansável luta pela manutenção dos direitos inerentes aos servidores municipais.

LEIA MAIS
12345