Pernambuco conquista Selo Diamante em transparência pública no LNTP 2025

O Governo de Pernambuco conquistou, no ciclo 2025 do Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP), o Selo Diamante, com 95,69% de conformidade, consolidando-se entre os estados mais transparentes do Brasil. O resultado representa um avanço de 10,05 pontos percentuais em relação ao ano anterior, mesmo diante dos critérios mais rigorosos adotados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

“Esse Selo Diamante comprova que Pernambuco virou a chave. Desde o primeiro dia do nosso governo, a gente decidiu que transparência ia ser a prática. Organizamos a casa, criamos uma política de transparência ativa e envolvemos todas as secretarias nesse trabalho. Isso é respeito com o dinheiro do povo pernambucano. É garantir que cada pessoa possa acompanhar, fiscalizar e ter confiança no que o governo faz”, afirmou a governadora Raquel Lyra

Após conquistar o Selo Ouro em 2023 e 2024, o Estado atingiu agora o nível máximo de reconhecimento nacional em governo aberto e acesso à informação. A marca é resultado das ações implantadas pela atual gestão, sobretudo a Política Estadual de Transparência Ativa, que em 2025 passou a adotar ciclos de autoavaliação realizados pelas Unidades de Controle Interno (UCIs), ampliando as rotinas de monitoramento, conformidade e atualização das informações públicas.

Para o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Renato Cirne, o resultado reflete o fortalecimento da governança pública. “Este selo é fruto da dedicação e articulação integrada de toda a administração estadual. Instituímos a Política de Transparência Ativa, modernizamos o Portal da Transparência e padronizamos as informações institucionais. Com isso, o Estado consolida uma gestão pública verdadeiramente aberta e fortalece o controle social”, destacou.

O fortalecimento da Rede Estadual de Transparência, coordenada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), foi decisivo para o avanço. Segundo o gerente-geral de Transparência e Participação da SCGE, João Amaral, ao longo do ano, foram promovidas capacitações, oficinas e visitas técnicas para integrar equipes e padronizar processos em todos os órgãos.

“A grande marca de 2025 foi a criação dessa rede de apoio à transparência, que passou a contar de forma muito direta com as Unidades de Controle Interno. A interação funcionou muito bem para fomentar e instigar o monitoramento da transparência no Estado como um todo. Isso descentralizou o trabalho, integrou as equipes e fez com que tudo fluísse melhor”, pontuou.

A atuação conjunta de secretarias estratégicas, como Secretaria de Administração (SAD), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), Secretária Estadual de Saúde (SES) e a própria SCGE, também foi fundamental para corrigir pendências e qualificar as informações sobre contratos, obras, dados fiscais, renúncias e acessibilidade. Além disso, o Portal da Transparência foi modernizado, com novos filtros, séries históricas e dados mais organizados, tornando as informações mais completas e acessíveis ao cidadão.

Ascom

Petrolina é destaque nacional e conquista recursos do Programa Estação Juventude

Petrolina alcançou reconhecimento nacional ao conquistar uma, das 37 vagas para todo o país, no Chamamento Público do Programa Estação Juventude, com resultado divulgado esta semana no Diário Oficial da União. O município garantiu recursos de R$ 500 mil para fortalecer políticas públicas voltadas à juventude, reafirmando seu compromisso em oferecer oportunidades reais de desenvolvimento e inclusão para jovens de 15 a 29 anos.

O Programa Estação Juventude é uma política pública do Governo Federal, coordenada pela Secretaria Nacional de Juventude, que tem como objetivo criar espaços e equipamentos públicos para promover o acesso de jovens a informações, serviços e ações que garantam seus direitos, contribuindo para sua inclusão, autonomia e participação social. Voltado principalmente para jovens de 15 a 29 anos, especialmente em áreas vulneráveis, o programa articula políticas interministeriais e interfederativas para fomentar o desenvolvimento local.

O investimento soma-se às ações já promovidas pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. Essas iniciativas contemplam áreas como cultura, arte, empreendedorismo, incentivo ao primeiro emprego e capacitação profissional, e têm transformado vidas, oferecendo caminhos de autonomia, aprendizado e inserção social para os jovens da cidade.

Com os recursos do Programa Estação Juventude, Petrolina poderá ampliar projetos que estimulam criatividade, formação técnica e espírito empreendedor, garantindo que cada jovem tenha acesso a experiências que transformem seu futuro. Para a cidade, essa conquista é mais do que investimento: é a consolidação de iniciativas que já promovem inclusão e protagonismo juvenil, reafirmando Petrolina como referência em políticas de juventude no Sertão do São Francisco e mostrando que investir nos jovens é investir no futuro, criando oportunidades e impactando positivamente toda a comunidade.

Ascom

Da vida simples na roça ao sucesso nas redes sociais: influenciadora Gabi Macoff conquista milhões de seguidores

O vídeo era despretensioso. Um celular quebrado, um cabritinho chamado Sebastião e uma jovem do Sertão de Pernambuco que só queria se divertir. No dia seguinte, o TikTok travado, milhões de visualizações, centenas de comentários. E, sem entender muito bem o que estava acontecendo, nascia ali a influenciadora Gabi Macoff, uma menina de 18 anos, natural de Dormentes , que hoje é seguida por milhões nas redes sociais, mas ainda corre para a roça sempre que pode.

“Eu nunca pensei que um dia isso poderia ser uma ferramenta de trabalho, que poderia me ajudar ou ajudar minha família. Nunca”, conta Gabi. “Hoje eu entendo como os planos de Deus pra minha vida.” Filha de dois agricultores, Gabi nasceu em Juazeiro , na Bahia, porque estava “dando trabalho pra nascer”, como ela mesma brinca. Mas cresceu mesmo no sítio, no interior de Dormentes. De lá, construiu uma relação com a natureza e a simplicidade, valores que se tornaram a marca registrada dos seus vídeos.

“Sou essa menina aí dos vídeos”

Quem vê Gabi na internet logo entende: o carisma dela não vem de edição ou roteiro. Vem da naturalidade. E essa naturalidade ela sempre fez questão de manter, dentro e fora das redes. “Eu não diria que são pessoas diferentes. Sempre tentei transparecer quem eu sou. Ser transparente, sem querer enfeitar muito nada”, explica.

A jovem que aparece sorrindo com os animais, gravando vídeos no mato e fazendo piada com o dia a dia rural é exatamente a mesma que, aos 15 anos, decidiu sair da casa dos pais para estudar em Petrolina.

“Eu sempre gostei muito de estudar, sou curiosa. Vim fazer o ensino médio aqui, mas todo final de semana corria pra roça. Qualquer oportunidade, me mandava.” Ela terminou o ensino médio técnico em Química, no IFSertãoPE, em março deste ano e voltou a viver no sítio, de onde produz a maior parte de seus conteúdos.

Do sítio para o mundo (digital)

A jovem que aparece sorrindo com os animais, gravando vídeos no mato e fazendo piada com o dia a dia rural é exatamente a mesma que, aos 15 anos, decidiu sair da casa dos pais para estudar em Petrolina. “Eu sempre gostei muito de estudar, sou curiosa. Vim fazer o ensino médio aqui, mas todo final de semana corria pra roça. Qualquer oportunidade, me mandava.” Ela terminou o ensino médio técnico em Química, no IFSertãoPE, em março deste ano e voltou a viver no sítio, de onde produz a maior parte de seus conteúdos.

Durante a pandemia, sem grandes expectativas, Gabi postou seu primeiro vídeo no TikTok. Estava com o celular quebrado, sem saber direito como funcionava a plataforma. “Gravei com meu cabritinho, Sebastião, e postei. Nem sabia que outras pessoas podiam ver. No outro dia, meu celular travado, um milhão de visualizações.”

O susto virou rotina. Em pouco tempo, bateu 200 mil seguidores. O Instagram, que era fechado, explodiu em pedidos para seguir. “Meu irmão falou: ‘Abre tua conta, tu não tem nada a perder’. E eu abri. Chegou a 50 mil, 100 mil… e foi.” Até a publicação desta matéria, a influenciadora tinha quase 850 mil seguidores só no Instagram. As marcas começaram a aparecer, as mensagens também.

“Muita gente dizia que se sentia feliz vendo meus vídeos, que lembrava da infância, que se inspirava por eu ser tão nova e mostrar a vida do sítio com orgulho.” Gabi afirma que seu conteúdo foge da maioria das tendências das redes sociais. “Sempre gostei de mostrar meu jeito. Gosto da minha vidinha no sítio, do mato, dos bichos. Nunca fui de seguir modinha. Se todo mundo pinta o cabelo de azul, eu pergunto: por quê? Eu sou muito de pensar antes de ir junto.”

Ela admite que já recebeu sugestões para mudar o conteúdo, fazer algo mais “instagramável”. Mas segue firme: “Nunca me senti pressionada. Já me questionei, claro. Mas não me vejo sendo outra pessoa.” Quem a vê falando com tanta desenvoltura nas redes talvez nem imagine que Gabi foi uma criança extremamente tímida. “Quando ouvia uma moto chegando, eu corria pra dentro de casa.” Mas ela sentia que tinha muito a dizer. Escrevia cordéis, queria se expressar. E a internet foi o caminho.

Hoje, entende a dimensão do que faz. “Eu sei que há uma influência. Tento sempre postar o que é leve, que faça as pessoas se divertirem, se identificarem.” A responsabilidade de estar nas redes chegou junto com os desafios, principalmente os comentários maldosos. “No começo me fazia muito mal. Pensava: ‘Essa pessoa nem me conhece’. Mas fui aprendendo a filtrar. Nunca respondi, mas aquilo ficava na minha cabeça. Hoje, quando vem alguma crítica, eu lembro: quem é que tu é? Tu conhece teu coração.”

Fama com os pés no chão

Se os vídeos se tornaram virais, Gabi se manteve firme em quem é. A vida dela, como gosta de repetir, não mudou tanto assim. “Nunca deixei subir pra cabeça. Sempre fui a mesma. Nunca quis tirar foto me achando, nada disso. Continuo tratando todo mundo igual.”

Na escola, viu olhares e cochichos, mas seguiu tranquila. Em casa, recebeu apoio incondicional. “Meu pai não entendia nada no começo. Nem celular tinha. Minha mãe entendia um pouco, mas sempre me apoiaram. Quando dei um relógio de presente pro meu pai, ele disse: ‘Tu comprou como?’ E eu expliquei que tava trabalhando com a internet. Aí ele começou a entender.”

Hoje, os pais até aparecem nos vídeos. “Minha mãe brinca que os seguidores gostam mais dela. E meu pai adora ler os comentários depois.”

Apesar de todo o crescimento digital, Gabi também tem planos fora das redes. Quer fazer faculdade, ainda que não saiba exatamente em que. “Quero me formar. Não por status, mas porque gosto de estudar. E também quero ter uma base fora da internet, que é muito instável.” Mas deixar de criar conteúdo? Nem pensar. “Eu gosto demais disso. Me encontrei aqui. E quero crescer, alcançar mais gente, aprender mais.”

Quando perguntada sobre a mensagem que gostaria de deixar para quem a acompanha, Gabi não pensa duas vezes. “Sou muito grata. Saber que tem gente que me acompanha, que gosta do meu trabalho, me deixa muito feliz. Eu tento levar sempre o melhor que eu tenho.”  E sobre o impacto que seus vídeos têm nas pessoas, ela responde com o mesmo tom que atravessa tudo o que diz: leveza. “Eu só queria que todo mundo sentisse essa paz que eu sinto no sítio. É uma coisa que não dá pra explicar. Só vivendo mesmo.”

G1 Petrolin

 

Laboratório de solos e plantas de Petrolina conquista importantes selos e certificações nacionais

O LASP – Laboratório de Solos e Plantas de Petrolina – PE, conquistou o Certificado de Excelência/ Selo de Qualidade do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF e o Selo PIATV, certificação do Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal. Figurando entre os melhores laboratórios do país, o LASP conquistou a certificação PAQLF após participar de uma avaliação nacional, coordenada pela Embrapa Solos (RJ).

Segundo o pesquisador da Embrapa Solos (RJ), e coordenador do PAQLF, Marcelo Saldanha, a avaliação considerou a qualidade analítica de 180 laboratórios de todos estados brasileiros. “O LASP atendeu com excelência aos critérios de qualidade das análises de fertilidade, micronutrientes e granulometria, tendo efetuado com confiabilidade as determinações constantes no Manual de Métodos de Análise de Solos da Embrapa durante o exercício interlaboratorial 2024/2025”, ressaltou.

A certificação para o Selo PIATV, coordenada pela ESALQ/USP, também obedeceu a uma rigorosa avaliação, envolvendo 168 laboratórios do Brasil e de países, a exemplo do Paraguai, Uruguai e Angola. Uma avaliação do estado nutricional das plantas de fundamental importância para recomendação e aplicação de nutrientes.

De acordo com a engenheira agrônoma, com PHD em Ciências do Solo, e coordenadora do LASP, Mayame Brito, essas conquistas ampliam, mais ainda, o compromisso do laboratório com os produtores agrícolas do Vale do São Francisco e de várias outras regiões do país. “Nosso laboratório dispõe de equipamentos de última geração e uma equipe formada por profissionais em química, técnicos agrícolas, biólogas e área administrativa. Profissionais altamente qualificados nas áreas de análises de fertilidade do solo, tecido vegetal, composto orgânico, esterco e avaliação de fertilidade de gemas”, destacou.

O LASP – Laboratório de Solos e Plantas de Petrolina – PE, existe há 27 anos e é fruto de uma parceria entre a Associação dos Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), o IPA – Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária e a Embrapa Semiárido. Para o presidente da Valexport, José Gualberto de Almeida, as conquistas representam uma garantia da confiabilidade dos produtores agrícolas, visando a recomendação de adubação com rapidez, segurança e eficiência. “O LASP oferece ainda ao produtor rural e também a instituições financeiras a validação de análise, que é uma ferramenta indispensável para aprovação de programas de financiamento e custeio de lavouras”, concluiu.

Ascom

APA celebra conquista de terreno para construção de sede e pista de atletismo


A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) comemorou a aprovação unânime, na Câmara de Vereadores, do Projeto de Lei que garante a doação de um terreno para a construção de uma pista de atletismo e uma sede permanente. O projeto foi encaminhado pelo Executivo e recebeu o aval dos parlamentares em sessão realizada nesta terça-feira (7).

Localizado no antigo pátio de eventos Ana das Carrancas, o terreno possui uma área de 30.801,96 m² e oferece grande potencial para atender às necessidades da APA. Com a doação, a instituição terá a oportunidade de criar um espaço moderno, adequado para treinamentos, competições e eventos, além de proporcionar um ambiente para as atividades administrativas.

LEIA MAIS

Rayssa vira na última volta e fatura etapa de Tóquio da Liga Mundial

Foi com emoção, na última volta da etapa de Tóquio (Japão) da Street League Skateboarding (SLS), que a bicampeã mundial Rayssa Leal conquistou o título e, de quebra, a classificação antecipada para a final Super Crow, que definirá o vencedor da temporada 2024. Única representante brasileira na final feminina na pista da Ariake Arena, a maranhense de 16 anos cravou nota 7.9 na última manobra, totalizou 30.7 pontos, superando a anfitriã Coco Yoshizawa, campeã olímpica em Paris, que terminou em terceiro lugar (29.4). Na segunda posição ficou outra dona da casa: Liz Akama (30.1).

Na fase classificatória, Rayssa sentiu desconforto no pé logo na primeira bateria na Ariake Arena, o que atrapalhou seu desempenho. Quando estava na quarta posição (20.1 pontos), na penúltima volta, obteve nota 8.1, totalizou 28.2 pontos e avançando à final em primeiro lugar. A brasileira chegou neste sábado a 18ª final seguida na SLS, a maior sequência de finais seguidas entre homens e mulheres.

Esta foi a segunda vez na temporada que Rayssa assegurou o topo do pódio: a primeira foi em abril, na etapa de San Diego (Estado Unidos). A maranhense também foi vice-campeã em Paris, na etapa de estreia da SLS. Bronze nos Jogos de Paris, a brasileira vai buscar o inédito tricampeonato entre mulheres na final Super Crown, com o apoio da torcida brasielira: a decisão do título de 2024 será nos dias 14 e 15 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O compatriota Giovanni Vianna disputará a final masculina, sonhando como bicampeonato.

Agência Brasil

Brasil goleia pelo Mundial de futebol de paralisados cerebrais

A seleção de futebol de paralisados cerebrais (PC) estreou com vitória no Campeonato Mundial da modalidade, disputado em Salou (Espanha). Neste domingo (10), os brasileiros golearam o Canadá por 4 a 0, na abertura do Grupo B da competição.

Os gols foram marcados por Evandro de Oliveira (duas vezes), Dudu Felipe e Heitor Luiz. O Brasil volta a jogar nesta terça-feira (12), às 11h (horário de Brasília), contra a Inglaterra. Já na quinta-feira (14), às 8h30, a equipe conclui a participação na primeira fase diante do Japão.

Os dois primeiros da chave vão às quartas de final. As partidas são transmitidas ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Futebol de Paralisados Cerebrais (IFCPF, na sigla em inglês) no YouTube.

Segunda melhor seleção do mundo na modalidade, conforme o ranking mundial, o Brasil busca um título inédito. A equipe bateu na trave em 2003 e 2013, quando ficou com o vice-campeonato. Na última edição, em 2022, também disputada em Salou, os brasileiros conquistaram a medalha de bronze. A Ucrânia é a atual campeã.

A modalidade
No futebol PC, os atletas são divididos pelas classes FT1, FT2 e FT3 (quanto menor o número da categoria, maior é o comprometimento físico-motor). Cada equipe tem de usar pelo menos um FT1 entre os titulares. Além disso, somente um FT3 por time é autorizado a estar no gramado.

Cada tempo de jogo tem 30 minutos. Os times possuem sete atletas de cada lado (a modalidade, inclusive, costumava ser chamada de futebol de sete). As medidas do campo (70 metros por 50 metros) e da baliza (dois metros por cinco metros) também são diferentes da modalidade “convencional”. Além disso, não há impedimento no futebol PC e a cobrança de lateral pode ser feita com apenas uma das mãos.

Agência Brasil

Prefeitura de Juazeiro anuncia progressão e promoção para servidores efetivos

A prefeitura de Juazeiro vai realizar a progressão e promoção dos servidores efetivos de todas as categorias, referente ao exercício de 2024. Esse ajuste será incorporado ao salário de novembro, reforçando o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais que servem ao município.

De acordo co a assessoria da prefeitura, as progressões e promoções, que acontecem a cada dois anos, foram realizadas três vezes durante o mandato da prefeita Suzana Ramos. Além da de 2024, foram feitos os ajustes de 2020, que estava pendente e foi cumprido pela gestão atual, e o de 2022.

A prefeita afirmou que valorizar os servidores é essencial para um bom atendimento à população e que tem tratado o servidor com respeito e atenção, sempre dialogando com todas as categorias. Segundo Suzana, direitos e benefícios  foram concedidos dentro do orçamento

TSE divulga ranking dos partidos que conquistaram mais prefeituras nas últimas eleições

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam o panorama dos partidos que mais elegeram prefeitos nas últimas eleições municipais, realizadas em 2020.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) liderou o ranking, conquistando 772 prefeituras em todo o país. Esse desempenho consolidou o MDB com maior presença nas administrações municipais. Emanuel Pessoa, advogado especializado em Direito Societário, destaca a importância estratégica dessas eleições. “Mesmo que a eleição municipal seja centrada na realidade local, os prefeitos e vereadores são uma formidável força política para impulsionar as candidaturas estaduais e nacionais.”

O segundo lugar ficou com o Progressistas (PP), que elegeu 680 prefeitos, seguido de perto pelo Partido Social Democrático (PSD), com 649 prefeitos eleitos. Estas três legendas mostraram força na disputa eleitoral, refletindo suas bases bem estruturadas em diversas regiões do Brasil.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Democratas (DEM) também se destacaram, com 512 e 459 prefeitos eleitos, respectivamente. Outros partidos que figuraram entre os 10 primeiros foram o Partido Liberal (PL), com 345 prefeitos, e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que conquistou 311 prefeituras.

O advogado Emanuel Pessoa comentou sobre a estratégia do PL para as próximas eleições. “Em 2023, o PL afirmou que pretende fazer mil prefeituras neste ano, número extremamente elevado, mas que é factível em razão da intensa polarização política e de uma inclinação mais à direita do eleitorado no Sudeste e Sul.”

Em termos regionais, a liderança das eleições variou conforme a área do país. O MDB dominou no Sul e no Norte, enquanto o PP foi o partido com mais prefeitos eleitos no Nordeste. No Sudeste, o PSDB ficou em primeiro e o DEM liderou no Centro-Oeste.

Emanuel Pessoa explica que as eleições para prefeito estão mais ligadas a problemas locais do que a questões nacionais. “Como a eleição para prefeito se relaciona muito mais a problemas locais do que a reflexos de questões nacionais, é comum coligações partidárias de inimigos em Brasília. Na expectativa de eleger vereadores, que são os verdadeiros decisores de para onde vai o dinheiro dos municípios ao fixarem os orçamentos,  os partidos buscam os candidatos que tenham mais chances de se eleger, independentemente da agremiação partidária. Assim, é comum que o partido do governador ou de seus aliados tenham melhores resultados no pleito municipal.”

A análise dos dados de 2020 oferece um panorama claro das dinâmicas políticas que moldaram o resultado eleitoral e aponta tendências importantes para as próximas disputas municipais no Brasil.

Brasil 61

Voo que saiu de Confins para Vitória da Conquista tem suspeita de pane

(Foto: Internet)

Passageiros de um voo de Belo Horizonte para Vitória da Conquista, na Bahia, passaram por um susto na noite de segunda-feira. Com suspeita de pane, a aeronave teve prioridade no pouso no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo.

Segundo portais de notícias da região, o avião da Azul chegou a Vitória da Conquista por volta das 22h. Os tripulantes teriam sentido cheiro de fumaça e teriam colocado em prática procedimentos de segurança.

Quando o avião pousou, bombeiros já estavam de prontidão no local, mas os passageiros desembarcaram normalmente. O voo seguinte, para Salvador, precisou ser cancelado, conforme informações na cidade.

Por meio de nota, a Azul confirmou os problemas técnicos na aeronave. “A companhia esclarece que o desembarque dos Clientes ocorreu normalmente e que a aeronave passa por inspeção. A Azul lamenta eventuais transtornos ocorridos e ressalta que ações como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações”, afirmou a empresa.