Nikolas Ferreira visita Bolsonaro e rebate Eduardo Prioridade é nos atacar

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) visitou, neste sábado (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, onde o ex-mandatário cumpre pena de 27 anos e 3 meses.

A visita, que deveria ser um gesto de solidariedade, acabou servindo de palco para o aprofundamento de uma rachadura interna no Partido Liberal.Na saída do complexo conhecido como “Papudinha”, Nikolas rebateu declarações recentes de Eduardo Bolsonaro. O ex-deputado, atualmente em “autoexílio” nos Estados Unidos, havia acusado Nikolas e Michelle Bolsonaro de “amnésia” por supostamente não priorizarem a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência.

Prioridades invertidas – Visivelmente incomodado, Nikolas defendeu Michelle e criticou o timing de Eduardo. “Nós temos o pai dele preso, sofrendo dificuldades de saúde, e a prioridade é nos atacar? Isso diz muito mais sobre eles do que sobre mim”, afirmou o parlamentar. Ele destacou o papel da ex-primeira-dama, que diariamente prepara refeições para o marido na prisão, e sugeriu que Eduardo “não está bem”.

Ultimato em Minas – A tensão não se restringe ao núcleo familiar. Nikolas aproveitou o momento para reforçar sua posição no PL mineiro. Em declaração ao Metrópoles, o deputado confirmou que vai buscar a reeleição para a Câmara, descartando a disputa pelo Governo de Minas, mas exigiu controle sobre a chapa estadual.

“Se eu não tiver o controle da chapa para evitar candidatos não alinhados aos nossos valores, entendo isso como um convite para deixar o partido”, alertou Nikolas. A fala é vista como um xeque-mate na cúpula do PL em Minas Gerais, no momento em que a sigla tenta se organizar para o próximo pleito sob a sombra da prisão de seu principal líder.

A Tarde

Pernambuco conquista Selo Diamante em transparência pública no LNTP 2025

O Governo de Pernambuco conquistou, no ciclo 2025 do Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP), o Selo Diamante, com 95,69% de conformidade, consolidando-se entre os estados mais transparentes do Brasil. O resultado representa um avanço de 10,05 pontos percentuais em relação ao ano anterior, mesmo diante dos critérios mais rigorosos adotados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

“Esse Selo Diamante comprova que Pernambuco virou a chave. Desde o primeiro dia do nosso governo, a gente decidiu que transparência ia ser a prática. Organizamos a casa, criamos uma política de transparência ativa e envolvemos todas as secretarias nesse trabalho. Isso é respeito com o dinheiro do povo pernambucano. É garantir que cada pessoa possa acompanhar, fiscalizar e ter confiança no que o governo faz”, afirmou a governadora Raquel Lyra

Após conquistar o Selo Ouro em 2023 e 2024, o Estado atingiu agora o nível máximo de reconhecimento nacional em governo aberto e acesso à informação. A marca é resultado das ações implantadas pela atual gestão, sobretudo a Política Estadual de Transparência Ativa, que em 2025 passou a adotar ciclos de autoavaliação realizados pelas Unidades de Controle Interno (UCIs), ampliando as rotinas de monitoramento, conformidade e atualização das informações públicas.

Para o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Renato Cirne, o resultado reflete o fortalecimento da governança pública. “Este selo é fruto da dedicação e articulação integrada de toda a administração estadual. Instituímos a Política de Transparência Ativa, modernizamos o Portal da Transparência e padronizamos as informações institucionais. Com isso, o Estado consolida uma gestão pública verdadeiramente aberta e fortalece o controle social”, destacou.

O fortalecimento da Rede Estadual de Transparência, coordenada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), foi decisivo para o avanço. Segundo o gerente-geral de Transparência e Participação da SCGE, João Amaral, ao longo do ano, foram promovidas capacitações, oficinas e visitas técnicas para integrar equipes e padronizar processos em todos os órgãos.

“A grande marca de 2025 foi a criação dessa rede de apoio à transparência, que passou a contar de forma muito direta com as Unidades de Controle Interno. A interação funcionou muito bem para fomentar e instigar o monitoramento da transparência no Estado como um todo. Isso descentralizou o trabalho, integrou as equipes e fez com que tudo fluísse melhor”, pontuou.

A atuação conjunta de secretarias estratégicas, como Secretaria de Administração (SAD), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), Secretária Estadual de Saúde (SES) e a própria SCGE, também foi fundamental para corrigir pendências e qualificar as informações sobre contratos, obras, dados fiscais, renúncias e acessibilidade. Além disso, o Portal da Transparência foi modernizado, com novos filtros, séries históricas e dados mais organizados, tornando as informações mais completas e acessíveis ao cidadão.

Ascom

Estudantes denunciam presença de lagartas e moscas em refeições da UFRPE

Estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), em Dois Irmãos, Zona Oeste do Recife, denunciaram problemas na alimentação servida pelo restaurante universitário (RU). Segundo relatos, foram encontradas moscas, larvas, lagartas e até carne de porco com pelos nas refeições. A empresa responsável pelo serviço assumiu a gestão há menos de um mês, após processo de licitação.

A Vigilância Sanitária do Recife confirmou ter recebido duas denúncias relacionadas ao restaurante e informou que fará uma fiscalização no local. Atualmente, o RU serve cerca de 3,5 mil refeições por dia, de segunda a sexta-feira, entre almoço e jantar. O valor cobrado é de R$ 3,50 no almoço e R$ 3 no jantar. O restaurante também oferece opções para vegetarianos e estudantes com restrições alimentares.

O que diz a UFRPE

Em nota, a UFRPE afirmou que o restaurante integra a política de assistência estudantil da instituição e que as denúncias estão sendo apuradas. A universidade disse contar com servidores responsáveis pela fiscalização do serviço e que trabalha em parceria com a empresa contratada para manter a qualidade das refeições.

Segundo a instituição, câmeras instaladas no RU permitem acompanhar a rotina do espaço e verificar eventuais irregularidades. A administração informou ainda que os responsáveis serão advertidos e poderão ser punidos conforme a gravidade dos fatos.

A universidade destacou que, desde a reabertura do restaurante no semestre 2025.2, já foram servidas mais de 56 mil refeições. Pesquisas de satisfação aplicadas no local apontam que 82% dos usuários avaliaram o almoço como bom ou ótimo, índice que sobe para 85% no caso do jantar.

Diario de Pernambuco

Espólio de Paulo Câmara no governo tem caixa bom, mas pobreza e emprego desafiam novo governador

Agora que o governador Paulo Câmara já definiu com o ex-presidente Lula o arranjo político que assegura o apoio do seu partido ao candidato do PT à presidência, cabem dois reais de conversa do que ele vai entregar ao sucessor no comando do Estado, uma vez que ficará para entregá-lo ao eleito.

E se isso anima os candidatos da oposição, pelo que uma eventual vitória alavancaria na carreira do próximo governador, para um correligionário é uma perspectiva extraordinária, pelo que poderá realizar em termos de obras em quatro anos.

É verdade que, do ponto de vista econômico, o governo, que na gestão atual promete investir R$ 5 bilhões até dezembro, não tenha comunicado um projeto que informe claramente onde Pernambuco quer estar em 2030, por exemplo, isso não quer dizer que não possa fazê-lo ou que não exista.

Talvez, pelo cenário que encontrou em 2015, no meio de uma crise provocada por Dilma Rousseff, que o obrigou a catar centavos no caixa. Talvez, pela herança de contas que Eduardo Campos, que pagou sem reclamar. Talvez, pelo desafio administrativo de cuidar da gestão da máquina e gerir uma pandemia, ele sequer tenha pensado em desenhar um projeto de Estado mirando o futuro.

Pode-se dizer que Paulo Câmara não tenha tido a capacidade de “embalar” o pacote de projetos que ajudou a montar e que o Estado toca. Mas ele existe e a condição econômico-financeira permite que se possa organizar um discurso de longo prazo. E é esse espólio que ele vai entregar ao seu sucessor.

Em agosto ele até que tentou. Lançou o Plano Retomada que mira em quatro eixos: investimento público, investimento privado, ambiente de negócios e pessoas e crédito. Segundo o governador, até o final de 2022, o Estado vai aplicar R$ R$ 5 bilhões na iniciativa. Seja qual for o eleito, o desafio do próximo governador, na prática do dia a dia, será cuidar de três temas recorrentes.

A questão da segurança, ou da chamada sensação de insegurança, que o trabalho na SDS não consegue acabar, o grave problema de serviços de infraestrutura, no qual a questão das estradas é a maior expressão como projeto da triplicação da BR-232, no acesso ao Recife, o Arco Metropolitano, outras rodovias incluídas no programa Caminhos de Pernambuco

Finalmente, a questão da pobreza de uma parte dos pernambucanos, decorrente da falta de renda e de empregos, que nos coloca no segundo lugar entre os estados com maior número de famílias no Auxílio Brasil.

Um levantamento do site Poder 360 revela que três estados no Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco) registram mais empregos formais com carteira que benefícios no programa Bolsa Família (o que exclui setor público).

Em 10 Estados das regiões Norte e Nordeste o atual Auxílio Brasil é a maior fonte de receita formal. Na Região Norte Tocantins, Rondônia e Roraima o antigo PBF lidera.

Importa pouco o governo comemorar performance no Caged. Em 2021 Pernambuco criou 89.697 novos postos de trabalho com carteira assinada em 2021, maior alta dos últimos dez anos, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.

A maior alta de contratações havia sido registrada em 2011, quando foram preenchidas 95.627 vagas. A questão da fome, agravada pela falta de renda, especialmente depois do coronavírus, inviabiliza qualquer discurso de que o Estado está gerando emprego suficiente para os pernambucanos.

O esmo estado que é o foco das grandes corretoras de valores mobiliários, que estimam ter aplicações de R$ 10 bilhões de pessoas físicas residentes, é o mesmo que está no topo dos indicadores de baixa renda e acesso à alimentação.

É uma situação inusitada. Pela sua condição geográfica, programa de incentivos fiscais para CDs de distribuição de alimentos e indústria alimentícia, Pernambuco convive com situações em que ir à escola é ter a chance de comer três vezes ao dia. De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes, 75% das escolas de ensino médio passam a ser integrais em 2022.

Talvez seja o maior desafio do próximo governador: desenhar o futuro enquanto tenta melhorar o presente na mesa dos cidadãos. Sabendo que não pode falar que o caixa do governo vai bem, quando parte dos pernambucanos convive com a fome.

JC Online

Chapa 1 vence eleição do Sindsemp com 923 votos

Terminou quase às 2h da manhã desta quarta-feira (2), a apuração dos votos da eleição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina- Sindsemp, realizada nesta terça-feira (1). A chapa 1 venceu a eleição com 923 votos válidos. Uma diferença de 362 votos em relação a chapa 2, que obteve 561 votos válidos. A chapa 3 obteve 285 votos válidos. Foram 1.822 votos apurados, sendo 1.769 válidos no pleito.

A apuração aconteceu na Sede Administrativa do Sindsemp, começando às 18h30, na presença dos candidatos e advogados das três chapas concorrentes. Uma apuração transparente e tranquila.

Foram eleitos 8 delegados setoriais; Marcelo Sandes, da saúde; Rita de Kácia Bezerra, de planejamento; João Batista Queiroz, segurança; Sandro Romero, Ammpla; Thereza Cristina da Cunha, da Facape; Raul Francisco Amorim, de transportes; Jacira Nogueira dos Passos, da educação e Tadeu Plínio da Silva, do Igeprev.

A nova diretoria foi eleita para o triênio 2022 a 2025.

Ascom Sindsemp

Em 24 horas, o Brasil registrou mais 135.080 casos de covid-19.

Desde o início da pandemia, o país  tem 24.044.255 casos de covid-19 acumulados. Ainda há 1.571.613 casos em acompanhamento, de pessoas que tiveram o quadro de covid-19 confirmado.

Os dados compilados pelas secretarias e pelo Ministério da Saúde apontam 623.097 mortes em decorrência de complicações da covid-19. Em 24 horas, foram confirmados 296 óbitos.

No total, foram 21.849.545 pessoas recuperadas, o que representa 90,9% dos casos.

Os dados estão no balanço divulgado neste domingo (23) pelo Ministério da Saúde. A atualização reúne informações sobre casos e mortes enviadas pelas secretarias estaduais de Saúde.

Segundo o balanço, o estado com maior número de mortes por covid-19 é São Paulo (156.493), seguido por Rio de Janeiro (69.677), Minas Gerais (56.962), Paraná (40.988) e Rio Grande do Sul (36.640).

Os estados com menos óbitos resultantes da pandemia de covid-19 são Acre (1.857), Amapá (2.036), Roraima (2.086), Tocantins (3.983) e Sergipe (6.074).

Fonte: Agência Brasil