Estudantes denunciam presença de lagartas e moscas em refeições da UFRPE

Estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), em Dois Irmãos, Zona Oeste do Recife, denunciaram problemas na alimentação servida pelo restaurante universitário (RU). Segundo relatos, foram encontradas moscas, larvas, lagartas e até carne de porco com pelos nas refeições. A empresa responsável pelo serviço assumiu a gestão há menos de um mês, após processo de licitação.

A Vigilância Sanitária do Recife confirmou ter recebido duas denúncias relacionadas ao restaurante e informou que fará uma fiscalização no local. Atualmente, o RU serve cerca de 3,5 mil refeições por dia, de segunda a sexta-feira, entre almoço e jantar. O valor cobrado é de R$ 3,50 no almoço e R$ 3 no jantar. O restaurante também oferece opções para vegetarianos e estudantes com restrições alimentares.

O que diz a UFRPE

Em nota, a UFRPE afirmou que o restaurante integra a política de assistência estudantil da instituição e que as denúncias estão sendo apuradas. A universidade disse contar com servidores responsáveis pela fiscalização do serviço e que trabalha em parceria com a empresa contratada para manter a qualidade das refeições.

Segundo a instituição, câmeras instaladas no RU permitem acompanhar a rotina do espaço e verificar eventuais irregularidades. A administração informou ainda que os responsáveis serão advertidos e poderão ser punidos conforme a gravidade dos fatos.

A universidade destacou que, desde a reabertura do restaurante no semestre 2025.2, já foram servidas mais de 56 mil refeições. Pesquisas de satisfação aplicadas no local apontam que 82% dos usuários avaliaram o almoço como bom ou ótimo, índice que sobe para 85% no caso do jantar.

Diario de Pernambuco

Hospital Universitário suspende almoço de plantonistas e Sindicato precisa comprar as refeições

(Foto: Ascom/Sindsemp)

Servidores municipais de Petrolina lotados no Hospital Universitário (HU), tiveram o almoço do plantão desta segunda-feira (11), suspenso pela direção da unidade hospitalar. De acordo com Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemp), cerca de 12 funcionários não receberam a refeição mesmo estando em regime de plantão de 12 horas seguidas.

Para que os servidores não ficassem sem se alimentar, o Sindsemp comprou as refeições e levou ao hospital no horário do almoço, já que por lei, os funcionários não podem se ausentar do local de trabalho durante o plantão.

LEIA MAIS

Famílias do Alto Bom Jesus, em Serra Talhada (PE), poderão ter acesso à Cozinha Comunitária

As famílias beneficiadas serão selecionadas pelo CRAS do bairro, que vai verificar as pessoas em insegurança alimentar e vulnerabilidade social/Foto:Prefeitura

As famílias beneficiadas serão selecionadas pelo CRAS do bairro, que vai verificar as pessoas em insegurança alimentar e vulnerabilidade social/Foto:Prefeitura

A comunidade do bairro Alto Bom Jesus, em Serra Talhada, sertão do Estado, tem um bom motivo para comemorar: é que foi inaugurada a Cozinha Comunitária, que deverá fornecer uma média de 200 refeições diariamente. A informação é da Prefeitura, que destaca a aplicação de uma média de R$ 500 mil para a implantação do equipamento público, que é resultado de uma parceria entre três entes federativos: Ministério do Desenvolvimento Social, governo do Estado e município.

Ainda de acordo com informações do poder Executivo, das 200 refeições diárias, 100 serão gratuitas e as outras pagarão um preço popular. As famílias beneficiadas serão selecionadas pelo CRAS do bairro, que vai verificar as pessoas em insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

Da redação com informações do Portal da Prefeitura de Serra Talhada