Raquel Lyra cumpre agenda no Sertão com entrega da PE-560, Cozinha Comunitária, ônibus escolares e novas obras

Governadora Raquel Lyra cumpre agenda em três municípios do Sertão com entregas e anúncios de novos investimentos

A governadora Raquel Lyra realiza nesta quarta-feira (17) uma extensa agenda no Sertão pernambucano, com ações voltadas para abastecimento de água, infraestrutura, educação, segurança alimentar e regularização fundiária. A programação contempla os municípios de Cabrobó, Orocó e Bodocó.

A primeira agenda acontece às 9h30, em Cabrobó, no Sertão do São Francisco, onde a governadora visita as obras de implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) por Ultrafiltração. O empreendimento recebe investimento superior a R$ 16 milhões e tem como principal objetivo acabar com o sistema de rodízio no abastecimento de água da cidade, beneficiando cerca de 34 mil moradores.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina inaugura Cozinha Comunitária em Izacolândia nesta sexta-feira

Equipamento terá capacidade para ofertar 200 refeições gratuitas diariamente

A Prefeitura de Petrolina inaugura nesta sexta-feira (29), às 9h, a Cozinha Comunitária de Izacolândia, novo equipamento público voltado ao fortalecimento da segurança alimentar no distrito.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e tem como objetivo garantir alimentação digna e de qualidade para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A unidade terá capacidade para oferecer 200 refeições gratuitas por dia. O espaço foi implantado através de parceria entre a Prefeitura de Petrolina e o Governo de Pernambuco, por meio do Programa Bom Prato.

LEIA MAIS

Juazeiro inaugura mais quatro cozinhas comunitárias e amplia rede de combate à fome no município beneficiando diariamente 800 pessoas

Em um gesto concreto de cuidado e compromisso com quem mais precisa, a Prefeitura de Juazeiro inaugurou, nesta sexta-feira (13), mais quatro cozinhas comunitárias no município por meio do Bahia Sem Fome. As novas unidades, implantadas por meio de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), entidades sem fins lucrativos que atuam em parceria com o poder público para desenvolver ações de interesse social, passam a reforçar a rede de segurança alimentar na cidade.

A cerimônia de inauguração foi realizada na cozinha comunitária do bairro Alto do Alencar e contou com a presença de parlamentares da Casa Aprígio Duarte Filho, além de secretários municipais, o coordenador geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, a coordenadora do programa Juazeiro Sem Fome, Lorena Pesqueira e o prefeito Andrei Gonçalves.

As unidades estão localizadas nos bairros Alto do Alencar, onde ocorreu a solenidade, Alto do Cruzeiro, Sol Levante e Residencial Praia do Rodeadouro. A iniciativa é fruto de parceria com o Governo do Estado da Bahia e com a Associação Beneficente Vale da Vida (ABEVVI), e irá beneficiar diariamente 800 pessoas com refeições prontas.

As cozinhas funcionarão três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras, garantindo comida no prato para centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. O coordenador das unidades, Joel Miranda, destacou a importância da iniciativa e convidou a população a procurar os pontos de atendimento:

“Estamos iniciando a distribuição de refeições por meio dessa parceria com o Governo do Estado da Bahia e a Associação Beneficente Vale da Vida (ABEVVI). As entregas acontecerão às segundas, quartas e sextas. Procurem a associação de moradores do seu bairro e façam o cadastro para garantir a refeição.”

Para se cadastrar, é simples: os interessados devem procurar a associação de moradores do seu bairro, onde será realizado o cadastro e a regulamentação necessária para que possam receber as refeições. Com a ampliação das cozinhas comunitárias, o município fortalece a política de segurança alimentar e reafirma o compromisso de garantir dignidade, acolhimento e acesso à alimentação para quem mais precisa.

Ascom

Juazeiro dá passo importante no combate à insegurança alimentar com inauguração da primeira Cozinha Comunitária e Solidária no bairro Quidé

Juazeiro viveu, na sexta-feira (29), um momento histórico na luta contra a fome e a vulnerabilidade social. A cidade inaugurou a primeira Cozinha Comunitária e Solidária, localizada no bairro Quidé, que oferece refeições gratuitas e de qualidade para as famílias que mais precisam. O espaço é um marco no avanço das políticas públicas de combate à fome e foi viabilizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, o Instituto Inova Bahia e a Prefeitura de Juazeiro, por meio do programa Juazeiro Sem Fome.

Para os moradores, a iniciativa representa uma oportunidade. Dona Edineusa, confirma isso. “Eu percebo que tem muitas pessoas que realmente precisam. Se a gente não precisasse não estaria aqui, né? Então é muito bom isso. Meu esposo fez o cadastro para receber e eu vim pegar”, disse.

Durante a inauguração, Tiago Pereira, coordenador-geral do Programa Bahia Sem Fome, destacou a importância da iniciativa. “Esta ação vai além da simples oferta de refeições; estamos assegurando direitos, implementando políticas públicas em benefício da população e fortalecendo a dignidade de cada indivíduo”, explicou.

A Cozinha Comunitária está localizada em um ponto estratégico do bairro, na Travessa Jorge Khoury, garantindo fácil acesso à população em situação de vulnerabilidade. A execução do projeto ficou a cargo do Instituto Inova Bahia, selecionado por meio de edital público, com apoio financeiro do Governo do Estado.

O presidente do Instituto, Ronny Queiroz, explicou a logística do projeto e ressaltou a dimensão do impacto. “O objetivo é atender famílias em situação de vulnerabilidade alimentar grave, por meio do Programa Bahia Sem Fome e do projeto ‘Comida no Prato’, que já retirou mais de um milhão de pessoas da insegurança alimentar. Estamos colocando isso em prática aqui, entregando 400 refeições por dia a partir de hoje, que é nossa abertura oficial”, detalhou.

Com equipamentos modernos e uma organização exemplar, a estrutura foi planejada para oferecer refeições nutritivas e seguras. A coordenadora do programa Juazeiro Sem Fome, Lorena Pesqueira, reforçou o principal objetivo do espaço. “A proposta é incentivar a segurança alimentar e nutricional da população e cuidar das pessoas, ampliando a dignidade das famílias atendidas”, pontuou.

O Bahia Sem Fome é um programa estadual voltado à redução da insegurança alimentar grave no estado. Seu objetivo é garantir alimentos em quantidade e qualidade adequadas, assegurando o direito humano à alimentação saudável, principalmente para famílias em situação de extrema pobreza, tanto na zona urbana quanto na rural.

Ascom

Famílias do Alto Bom Jesus, em Serra Talhada (PE), poderão ter acesso à Cozinha Comunitária

As famílias beneficiadas serão selecionadas pelo CRAS do bairro, que vai verificar as pessoas em insegurança alimentar e vulnerabilidade social/Foto:Prefeitura

As famílias beneficiadas serão selecionadas pelo CRAS do bairro, que vai verificar as pessoas em insegurança alimentar e vulnerabilidade social/Foto:Prefeitura

A comunidade do bairro Alto Bom Jesus, em Serra Talhada, sertão do Estado, tem um bom motivo para comemorar: é que foi inaugurada a Cozinha Comunitária, que deverá fornecer uma média de 200 refeições diariamente. A informação é da Prefeitura, que destaca a aplicação de uma média de R$ 500 mil para a implantação do equipamento público, que é resultado de uma parceria entre três entes federativos: Ministério do Desenvolvimento Social, governo do Estado e município.

Ainda de acordo com informações do poder Executivo, das 200 refeições diárias, 100 serão gratuitas e as outras pagarão um preço popular. As famílias beneficiadas serão selecionadas pelo CRAS do bairro, que vai verificar as pessoas em insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

Da redação com informações do Portal da Prefeitura de Serra Talhada