Prefeitura de Petrolina inaugura Cozinha Comunitária em Izacolândia nesta sexta-feira

Equipamento terá capacidade para ofertar 200 refeições gratuitas diariamente

A Prefeitura de Petrolina inaugura nesta sexta-feira (29), às 9h, a Cozinha Comunitária de Izacolândia, novo equipamento público voltado ao fortalecimento da segurança alimentar no distrito.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e tem como objetivo garantir alimentação digna e de qualidade para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A unidade terá capacidade para oferecer 200 refeições gratuitas por dia. O espaço foi implantado através de parceria entre a Prefeitura de Petrolina e o Governo de Pernambuco, por meio do Programa Bom Prato.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina leva experiência do Semiárido para debate nacional sobre combate à fome

Participação fortalece ações de combate à fome e desenvolvimento social em Petrolina.

Reconhecida pelo fortalecimento das políticas sociais, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, passou a contribuir diretamente com uma articulação nacional voltada à segurança alimentar. O município participou da 5ª edição do LUPPA LAB, realizada esta semana em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

A diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Ionara Barbosa, representou Petrolina no encontro, levando a experiência desenvolvida no Semiárido pernambucano para o debate nacional sobre políticas públicas alimentares.

LEIA MAIS

Juazeiro recebe 2 mil cestas básicas por meio do Bahia Sem Fome e reforça combate à fome no município com 40 toneladas de alimentos

O fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar ganhou mais um capítulo importante em Juazeiro nesta sexta-feira (13). O município foi contemplado com duas mil cestas básicas, o equivalente a 40 toneladas de alimentos, por meio do Programa Bahia Sem Fome, em uma ação articulada com o Programa Juazeiro Sem Fome. O investimento é de R$ 300 mil e amplia o alcance das estratégias locais de enfrentamento à fome.

A entrega reforça o compromisso conjunto entre Governo do Estado e Prefeitura para garantir o direito humano à alimentação adequada e avançar na implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional no município. “Essa ação é fruto de um compromisso selado no âmbito do sistema de segurança alimentar, para que a gente possa tirar Juazeiro do mapa da fome e, ao mesmo tempo, potencializar a implementação do sistema de segurança alimentar, o direito humano à alimentação e a promoção da produção de alimentos”, destacou o coordenador-geral do programa estadual Bahia Sem Fome.

A distribuição dos alimentos será realizada de forma criteriosa, priorizando famílias em situação de maior vulnerabilidade social, especialmente aquelas que não recebem nenhum tipo de benefício e que residem em áreas descobertas e no interior do município. “Os alimentos serão distribuídos conforme o caso. De início, pessoas de preferência que não recebam nenhum tipo de benefício. Nós fazemos isso principalmente nas áreas descobertas e no interior da nossa cidade”, afirmou Lorena Pesqueira, coordenadora do programa Juazeiro Sem Fome.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com o enfrentamento à fome, fortalecendo políticas públicas integradas e garantindo dignidade às famílias juazeirenses que mais precisam.

Ascom

Pernambuco prevê R$ 84,8 milhões para políticas de Assistência Social e Combate à Fome em 2024

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Pernambuco realizada nesta sexta-feira (23), ficou pactuado para 2024 o maior volume de investimento nos setores de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional da história do estado: R$ 84,8 milhões, unindo recursos estaduais e federais.

Essa pactuação estabelece o montante de recursos a ser destinado pelo Governo do Estado para os municípios, ao longo deste ano, no que diz respeito ao cofinanciamento de equipamentos como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) e cozinhas comunitárias, além dos investimentos em serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, abordagem social, benefícios eventuais e medidas socioeducativas.

“A governadora Raquel Lyra conseguiu, este ano, propor medidas inéditas para a Assistência Social, como a ampliação expressiva do cofinanciamento dos serviços de alta complexidade. Outra novidade é que Pernambuco começa a ter cofinanciamento para os serviços voltados à população em situação de rua e amplia os investimentos para a proteção básica e a média complexidade. Os municípios vivenciam essas situações, hoje, e receberão o apoio do Governo do Estado de maneira mais sólida”, pontua Carlos Braga, secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).

Assistência Social

A nova modalidade de cofinanciamento destinada aos serviços de Família Acolhedora, que se tornaram lei na atual gestão, foi um dos destaques desta reunião da CIB/PE. Em seu primeiro ano de existência, esta rubrica pactuou investimentos da ordem de R$ 1,1 milhão, com capacidade para contemplar a atuação de 60 famílias. O serviço de Família Acolhedora prevê o pagamento de uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo para a família que assume a guarda de criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade, afastados do convívio com pais ou responsáveis por decisão do Poder Judiciário, cabendo ao Governo do Estado o cofinanciamento de 70% do valor dessa bolsa. A responsabilidade é atribuída a famílias voluntárias, previamente selecionadas e preparadas por equipes técnicas da Assistência Social, com o devido acompanhamento judicial.

Em relação aos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), os 193 equipamentos existentes passaram a ser beneficiados pelo cofinanciamento em 2023, que só alcançava 60 unidades até o ano anterior. O valor da parcela mensal por unidade também sofrerá reajuste de R$ 2.500,00 para R$ 3.000,00, gerando uma pactuação total anual de R$ 7 milhões – 7% a mais que o valor pago em 2023 (R$ 6,5 milhões) e 381% a mais que o repassado em 2022 (R$ 1,4 milhão).

“Os valores históricos pactuados na reunião da CIB demonstram o compromisso da gestão estadual em transformar o cenário da assistência social em nosso estado. É claro que há muito mais trabalho a ser feito, mas esse alicerce financeiro é essencial, ao lado da parceria junto aos municípios, para que as mudanças possam começar a se consolidar”, complementa a secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco.

Combate à Fome

Para as cozinhas comunitárias, que integram o programa Bom Prato, um dos módulos do Pernambuco Sem Fome, o orçamento pactuado para o cofinanciamento em 2024 é de R$ 37,1 milhões, sendo R$ 2 milhões para a instalação de novas cozinhas e R$ 35,1 milhões para o custeio da rede já existente. É um aumento de 107% em relação aos R$ 17,9 pagos em 2023 e de 238% em comparação aos R$ 10,9 milhões repassados em 2022.

A CIB pactuou também que 32 municípios vão ganhar a segunda unidade de suas cozinhas comunitárias, elevando o total de equipamentos pactuados para 197. “Continuaremos fortalecendo a rede de cozinhas comunitárias, com a adesão de novos municípios ao cofinanciamento de investimento e com o repasse do custeio mensal para as que já foram inauguradas e as que estão em processo de implantação. Nossa meta é ultrapassar a marca de 200 cozinhas inauguradas, garantindo alimentação adequada ao nosso povo”, detalha Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome.

Folha PE

Grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome na transição faz 1ª reunião

 

O grupo técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo de transição realizou sua primeira reunião na segunda-feira (14/11). Em formato virtual, no encontro, os integrantes definiram o cronograma e o fluxo das atividades do grupo, que tem entre os participantes a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Em nota, a transição informou que o comitê está reunindo dados e informações sobre a atual gestão e organizando agenda com todos os setores envolvidos na área de atuação. “Além do levantamento e análise das informações, a equipe de trabalho vai apresentar propostas de estrutura e subsídios gerais para o próximo Governo do Presidente Lula e sua equipe”, afirma o boletim.

O comitê ainda conta com André Quintão, deputado estadual pelo PT em Minas, Bela Gil, chef de cozinha e nutricionista, Márcia Lopes e Teresa Campello, ex-ministras de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Renato Sérgio Maluf, coordenador do Centro de Referência em Soberania Alimentar e Nutricional da UFRJ, e Reinaldo Takarabe, secretário-executivo do MDB.

O governo de transição informou ainda que novos nomes de integrantes de grupos técnicos serão anunciados amanhã.

Fonte: Correio Braziliense