Juazeiro recebe 2 mil cestas básicas por meio do Bahia Sem Fome e reforça combate à fome no município com 40 toneladas de alimentos

O fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar ganhou mais um capítulo importante em Juazeiro nesta sexta-feira (13). O município foi contemplado com duas mil cestas básicas, o equivalente a 40 toneladas de alimentos, por meio do Programa Bahia Sem Fome, em uma ação articulada com o Programa Juazeiro Sem Fome. O investimento é de R$ 300 mil e amplia o alcance das estratégias locais de enfrentamento à fome.

A entrega reforça o compromisso conjunto entre Governo do Estado e Prefeitura para garantir o direito humano à alimentação adequada e avançar na implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional no município. “Essa ação é fruto de um compromisso selado no âmbito do sistema de segurança alimentar, para que a gente possa tirar Juazeiro do mapa da fome e, ao mesmo tempo, potencializar a implementação do sistema de segurança alimentar, o direito humano à alimentação e a promoção da produção de alimentos”, destacou o coordenador-geral do programa estadual Bahia Sem Fome.

A distribuição dos alimentos será realizada de forma criteriosa, priorizando famílias em situação de maior vulnerabilidade social, especialmente aquelas que não recebem nenhum tipo de benefício e que residem em áreas descobertas e no interior do município. “Os alimentos serão distribuídos conforme o caso. De início, pessoas de preferência que não recebam nenhum tipo de benefício. Nós fazemos isso principalmente nas áreas descobertas e no interior da nossa cidade”, afirmou Lorena Pesqueira, coordenadora do programa Juazeiro Sem Fome.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com o enfrentamento à fome, fortalecendo políticas públicas integradas e garantindo dignidade às famílias juazeirenses que mais precisam.

Ascom

“Bahia Sem Fome” contempla associações de recicláveis em Jacobina e Ourolândia

Foto: 9º GBM/Divulgação

As cidades de Jacobina e Ourolândia foram contempladas, na quarta-feira (31), com a entrega de donativos da campanha Bahia Sem Fome, promovida pelo Governo do Estado, para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ao todo, ontem 40 cestas básicas foram entregues à Cooperativa de Materiais Recicláveis, Recicla Jacobina e outras 17 na Associação de Catadores Recicláveis e Artesão de Ourolândia. A campanha segue durante todo ano e quem quiser contribuir deve comparecer a qualquer unidade dos Bombeiros na região.

Bahia Sem Fome: confira os pontos de coleta da campanha na Região Norte

O programa Bahia Sem Fome foi lançado pelo Governo do Estado no começo deste ano, para ajudar as famílias em vulnerabilidade social em todas as regiões. A ação reúne as forças de segurança e o Corpo de Bombeiros é um dos pontos de coleta das doações.

Na Região Norte, os moradores de Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim podem ajudar com alimentos não perecíveis. Basta comparecer a uma sede dos Bombeiros, nos seguintes endereços:

LEIA MAIS

Governador em exercício da Bahia cumpre agenda em Juazeiro

O governador em exercício da Bahia, Geraldo Júnior, cumpriu agenda em Juazeiro na manhã desta terça-feira (4). Logo cedo, ele conversou com a imprensa para anunciar as diretrizes e estratégias do programa ‘Bahia Sem Fome’.

A iniciativa do Governo do Estado arrecadou mais de 180 toneladas de itens alimentícios e tem como propósito superar situações de insegurança alimentar e nutricional da população em vulnerabilidade social em toda a Bahia.

“Estamos estabelecendo pontos de coleta por todas as cidades da Bahia e hoje passamos a contar com o importante envolvimento das rádios locais e territoriais, da mídia televisiva, dos jornais, dos blogs, para poderem levar a informação lá na ponta, nos distritos, nos povoados”, disse Júnior.

9º GBM é ponto de coleta da Campanha Bahia Sem Fome; saiba como ajudar

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia está arrecadando alimentos para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. A “Campanha Bahia Sem Fome” é realizada pelo Governo do Estado, em parceria com empresas e instituições públicas.

A meta é combater a fome e desnutrição nas áreas mais carentes. E o quartel do 9º Grupamento de Bombeiros Militar de Juazeiro (9º GBM) é um dos pontos de coleta aqui na região. Quem estiver interessado pode doar alimentos não perecíveis na sede dos bombeiros.

Se você mora em Juazeiro ou região e deseja contribuir para essa campanha, não deixe de fazer sua doação de alimentos não perecíveis no Quartel do 9º Grupamento de Bombeiros Militar de Juazeiro. Juntos podemos combater a fome e ajudar a quem mais precisa“, afirma a corporação.