Prefeitura de Petrolina reforça fiscalização sanitária e lança operação para retirada de animais durante o São João

Equipes atuarão no Pátio Ana das Carrancas e nas rodovias do município para garantir alimentos seguros e reduzir riscos de acidentes durante o período junino

A Prefeitura de Petrolina anunciou um conjunto de ações para reforçar a segurança alimentar e prevenir acidentes durante o São João 2026. As medidas serão coordenadas pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), com o objetivo de garantir mais segurança para moradores e turistas durante os festejos.

Durante as nove noites de programação no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, equipes da Vigilância Sanitária intensificarão as fiscalizações nos estabelecimentos comerciais, barracas e ambulantes responsáveis pela venda de alimentos e bebidas. A iniciativa busca assegurar que os produtos comercializados estejam em conformidade com as normas sanitárias e que os comerciantes coloquem em prática as orientações recebidas durante as capacitações promovidas pelo município.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina inaugura Cozinha Comunitária em Izacolândia nesta sexta-feira

Equipamento terá capacidade para ofertar 200 refeições gratuitas diariamente

A Prefeitura de Petrolina inaugura nesta sexta-feira (29), às 9h, a Cozinha Comunitária de Izacolândia, novo equipamento público voltado ao fortalecimento da segurança alimentar no distrito.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e tem como objetivo garantir alimentação digna e de qualidade para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A unidade terá capacidade para oferecer 200 refeições gratuitas por dia. O espaço foi implantado através de parceria entre a Prefeitura de Petrolina e o Governo de Pernambuco, por meio do Programa Bom Prato.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina leva experiência do Semiárido para debate nacional sobre combate à fome

Participação fortalece ações de combate à fome e desenvolvimento social em Petrolina.

Reconhecida pelo fortalecimento das políticas sociais, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, passou a contribuir diretamente com uma articulação nacional voltada à segurança alimentar. O município participou da 5ª edição do LUPPA LAB, realizada esta semana em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

A diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Ionara Barbosa, representou Petrolina no encontro, levando a experiência desenvolvida no Semiárido pernambucano para o debate nacional sobre políticas públicas alimentares.

LEIA MAIS

Petrolina ganha destaque nacional por ações de segurança alimentar

Petrolina recebeu, esta semana, uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. A programação integra a Estratégia Alimenta Cidades, iniciativa do Governo Federal desenvolvida por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O município ganhou visibilidade nacionalmente pelas ações integradas de combate à fome, incentivo à agricultura familiar e ampliação do acesso à alimentação de qualidade. Entre os destaques estão o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o funcionamento do Restaurante Popular e iniciativas voltadas à valorização dos produtores rurais.

Durante a agenda, a comitiva visitou a Unidade de Apoio ao Recebimento de Alimentos da Agricultura Familiar e acompanhou a abertura do Núcleo de Formação para Agricultores Familiares, desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Assistência Social e Combate à Fome e de Desenvolvimento Rural. A programação também contou com oficina de produção de geleias artesanais com frutas regionais, conduzida por nutricionistas do município.

Os representantes do Governo Federal participaram ainda de reunião com integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e da Câmara Intersetorial (CAISAN), fortalecendo o diálogo entre gestão pública e sociedade civil. A agenda foi encerrada na Comunidade Quilombola Ilha do Massangano, com a Oficina de Educação e Autoconhecimento “Identidade, Saberes e Território Quilombola”, conduzida pelo professor Rebert Guimarães, destacando a valorização da cultura e dos saberes tradicionais.

Ascom

No G7, Brasil assina declaração conjunta para combater a fome

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou, em Hiroshima (Japão), na madrugada deste sábado (20) – tarde de sábado no horário japonês – uma declaração conjunta com propostas para garantir a segurança alimentar no mundo. O documento foi assinado por chefes do Executivo de outros 14 países durante a reunião de cúpula estendida do G7.

A Declaração de Ações de Hiroshima para a Segurança Alimentar Resiliente tem o objetivo de garantir políticas para erradicar a fome no mundo, com a oferta de alimentos nutritivos, baratos e seguros e com processos agrícolas resilientes, sustentáveis e inclusivas.

De acordo com nota divulgada pela Presidência da República, os participantes da cúpula avaliam que, no curto prazo, a pandemia de covid-19, os preços internacionais de energia, alimentos e fertilizantes, os impactos das mudanças climáticas e os conflitos como a guerra da Ucrânia ameaçam a segurança alimentar global.

A avaliação dos participantes é que, no médio prazo, é preciso preparar os países para prevenir e remediar de forma rápida as crises de segurança alimentar no futuro. Em um horizonte de mais longo prazo, a intenção é atingir a segurança alimentar global de forma resiliente, garantindo nutrição para todos.

O documento foi assinado pelos líderes de Brasil, Japão, Austrália, Canadá, Comores, Ilhas Cook, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Coréia do Sul, Reino Unido, Estados Unidos, Vietnã e União Europeia.

Indonésia
Mais cedo, ainda na noite de sexta-feira (no horário brasileiro), Lula se reuniu com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, com quem discutiu a preservação do meio ambiente e a criação de um grupo internacional envolvendo os dois países, além da República Democrática do Congo e outras nações amazônicas para proteger as florestas tropicais. Essas três regiões reúnem as maiores áreas deste tipo de vegetação em todo o planeta.

Segundo a Presidência da República, os dois presidentes concordaram em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia e Widodo afirmou que o mundo precisa de paz. O indonésio afirmou, de acordo com as informações do governo brasileiro, que esteve no passado com os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodymyr Zelensky, para discutir o problema da segurança alimentar global com os dois países, grandes exportadores de grãos.

Lula convidou Widodo a visitar o Brasil e disse que países com grandes populações, como Brasil e Indonésia, têm que se aproximar. O presidente indonésio afirmou, segundo a Presidência, ter interesse em aumentar as importações de produtos brasileiros, especialmente proteína animal.

Agência Brasil

Análise de pescados atesta segurança alimentar para peixes e frutos do mar em Pernambuco

(Foto: Edilson Júnior/SDA)

A análise dos pescados e frutos do mar realizada pelo Governo de Pernambuco, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) atesta a segurança do consumo de peixes, crustáceos e moluscos pescados no litoral do Estado.

Até o momento foram analisadas 55 amostras das 94 enviadas à PUC-RJ, contemplando 13 espécies de peixes. Desse total, somente uma amostra de xaréu (coletada nas proximidades da Ilha de Itamaracá) e uma de sapuruna (coletada nas proximidades da Ilha de Itamaracá) apresentaram níveis de toxicidade equivalente em benzo[a]pireno superiores aos determinados pela Anvisa. Assim, sugere-se por precaução que o consumo de xaréu e sapuruna seja temporariamente evitado.

LEIA MAIS

Nutricionista orienta comerciantes de Santa Maria da Boa Vista sobre segurança alimentar

(Foto: Ilustração)

Conhecer os alimentos, as etapas de armazenamento, acondicionamento e manuseio favorece a qualidade no processo de venda. Pensando em garantir a segurança alimentar do consumidor, a Faculdade UNINASSAU Petrolina promoveu um momento de orientação de comerciantes do ramo alimentício da cidade de Santa Maria da Boa Vista (PE).

A nutricionista e professora da Instituição, Juliana Mikaelly, conta que os cuidados ajudam a evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). “Os perigos alimentares envolvem agentes físicos, químicos e biológicos, por isso, é importante garantir a higienização dos alimentos, do ambiente de trabalho, bem como a higiene pessoal das pessoas que manipulam os produtos”, pontuou.

As doenças são causadas pela ingestão de alimentos e ou água contaminados. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo a maioria infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. A ação aconteceu dias antes da 20ª Serenata da Recordação, evento tradicional da região que reúne grande público.