Servidores municipais de categorias de lei específicas vão à Câmara de Vereadores buscar apoio em negociação de reajuste salarial

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Os servidores municipais de categorias de lei específica estiveram na sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina, nessa terça-feira (16), para buscar o apoio dos parlamentares no processo de negociação do reajuste salarial.

As categorias não contempladas são médicos, dentista e enfermeiro do PSF, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, auditor fiscal da fazenda, procurador do município, analista de controle interno, fiscal de transporte e agente de trânsito.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), Walber Lins, aproximadamente 25% dos servidores não foram contemplados com o reajuste.

“Os servidores vieram à Casa Legislativa porque as categorias de lei específicas não foram contempladas na lei de reajuste dos servidores municipais. Cerca de 25% dos servidores ainda não foram contemplados. Apesar de resguardar os serviços essenciais de segurança e saúde, nós estamos reunidos aqui com uma parte desses servidores para requerer a mediação para termos avanço nas negociações. Isso é um direito constitucional e, infelizmente, o Poder Executivo está ferindo esse direito”.

LEIA MAIS

Projeto de lei que prevê reajuste salarial de servidores da Facape pode ser votado hoje na Câmara de Vereadores de Petrolina

(Foto: Arquivo)

Os vereadores de Petrolina (PE) podem votar nesta terça-feira (16) o reajuste salarial dos servidores da Autarquia Fundacional do Vale do São Francisco – AEVSF/FACAPE.

O projeto de lei prevê um aumento de 10,54% e tem por base o reajuste no menor dos índices governamentais. Além disso, a matéria deve ser votada em caráter de urgência.

Petrolina: Servidores Municipais não contemplados com reajuste salarial deflagram paralisação

(Foto: ASCOM)

Após a realização de uma Assembleia Extraordinária Setorial, os Servidores Municipais das categorias de leis específicas, não contemplados com o reajuste salarial, vão deflagar, nesta terça-feira (16), uma paralisação de 24 horas.

A Prefeitura Municipal, a Secretaria de Gestão Administrativa, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e a Secretaria de Saúde foram notificadas sobre a mobilização pelo SINDSEMP, na última sexta-feira (13).

Os servidores vão à Câmara de Vereadores a partir das 8h para tentar sensibilizar o Poder Executivo para a situação dos 25% de servidores que não receberam a reposição inflacionária, ficando com 0% de reajuste.

De acordo com o sindicato, a gestão municipal não apresentou nenhuma proposta para as Categorias de Leis Específicas, mesmo após algumas discussões sobre a viabilidade, já que os impactos financeiros causados ao município com o pagamento do reajuste, estão dentro da margem de receitas.

SINDSEMP realiza assembleia com Servidores das Categorias de Leis Específicas

(Foto: ASCOM)

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), realizou na manhã dessa sexta-feira (5), no auditório do Hotel Grande Rio, a Assembleia Extraordinária Setorial com os servidores das categorias de Leis específicas. O objetivo da assembleia foi repassar aos servidores o teor da última reunião com a secretária de Gestão Administrativa de Petrolina, ocorrida em 26 de abril na sede do IGEPREV.

Na oportunidade, a secretária Luiza leão informou que o município estaria sem viabilidade econômica para efetuar o reajuste das categorias de Leis específicas neste primeiro semestre, alegando que a dificuldade da negociação é referente ao impacto na folha, com o pagamento retroativo do reajuste dado aos 75% dos servidores das categorias de base elementar, superior e médio.

Para o presidente do SINDSEMP, Walber Lins, a mesa de negociação, que o Executivo afirma estar aberta, não está tendo resultado, uma vez que não existe proposta para o reajuste do servidor. “Pena que o Executivo Municipal não nos trouxe nenhuma proposta, pena que não avançou na negociação, pena que ele diz que a negociação está aberta, mas sem proposição, sem nenhum avanço, isso pra mim e para as categorias não é negociação, isso pra mim é travar a negociação”, afirmou.

Diante da situação, os servidores participaram positivamente, aderindo às mobilizações programadas em pleito, na busca pelos seus direitos.

Sindsemp convoca servidores para Assembleia Extraordinária Setorial nesta sexta

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) está convocando todos os servidores públicos da cidade para participarem, nesta sexta-feira (5), de uma Assembleia Extraordinária Setorial.

Durante a assembleia serão discutidos informes gerais, além da campanha salarial. O encontro está marcado para as 8h, no auditório do Hotel Grande Rio.

Recadastramento da Prefeitura de Petrolina atinge quase 95% dos servidores

(Foto: Arquivo)

Encerrado na última quarta-feira (19), o recadastramento de servidores ativos efetivos da Prefeitura de Petrolina alcançou a meta prevista, atingindo um alto índice, com o total de quase 95% dos 3.758 convocados. Ao todo, 3.558 servidores compareceram, faltando apenas 200.

Iniciada em março, a ação teve como objetivo validar os locais e jornada de trabalho dos servidores, a fim de operacionalizar o sistema de recursos humanos do município. Além de balizar informações importantes para os novos gestores da Administração, o recadastramento vai identificar a existência de possíveis não conformidades, a exemplo do acúmulo indevido de cargos e a incompatibilidade de horários de trabalho.

A servidora municipal Eva Britto elogiou o processo. “Não tive nenhuma dificuldade para fazer o recadastramento, foi simples, rápido e fácil,”, disse. O servidor Ronnie Van compartilhou da mesma opinião. “Não encontrei nenhum problema, em menos de 10 minutos consegui fazer o recadastramento”, comentou. Ambos destacaram a importância do processo para a Administração do município.

LEIA MAIS

Prefeito Miguel Coelho sanciona reajuste dos servidores municipais de Petrolina

O processo de negociação continua para poucas categorias, regidas por leis específicas. (Foto: Internet)

O prefeito Miguel Coelho sancionou, na noite dessa quinta-feira (20), o projeto de lei de reajuste salarial para a categoria. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores na sessão dessa quinta. O percentual de aumento foi de 7,45% para os servidores de nível elementar e 6,29% para os servidores de níveis médio e superior.

Segundo a secretária de Gestão Administrativa, Luiza Leão, o Projeto de Lei 011/2017 contempla mais de 75% dos servidores municipais. “O novo valor já será repassado no mês de abril, retroativo a janeiro deste ano. Mais uma vez, a gestão do prefeito Miguel Coelho demonstra seu compromisso em valorizar os servidores municipais”, afirmou.

O processo de negociação continua para poucas categorias, regidas por leis específicas. Já na educação, por exemplo, a novidade foi a implantação do difícil acesso para os secretários escolares. Para os profissionais do magistério, o aumento chegou a 7,64%. O prefeito Miguel ressalta que, mesmo em período de crise, Petrolina concede um reajuste até maior que muitos municípios brasileiros.

“Mesmo diante de uma crise que atinge todas as cidades do país, conseguimos prever esse reajuste, resultado de muito planejamento e de um diálogo aberto com os servidores e o Sindsemp, honrando os compromissos com seriedade e valorizando aqueles que são a essência da administração municipal”, destacou o prefeito.

12345