Parceria entre Prefeitura de Petrolina e 5º BPM fortalece prevenção às drogas e à violência nas escolas municipais

Investir na prevenção é uma das estratégias mais eficazes para proteger crianças e adolescentes dos riscos das drogas e da violência. Com esse propósito, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, mantém uma parceria com o 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (5º BPM) na execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), iniciativa que tem contribuído para a formação cidadã dos estudantes da rede municipal de ensino.

Na quinta-feira (11), 214 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental celebraram a conclusão do programa durante uma solenidade de formatura. Participaram da ação os estudantes das Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral Governador Miguel Arraes de Alencar, Monsenhor Bernardino Padilha da Luz e Lívia Clea Viana Coelho.

Ao longo do semestre, policiais militares do 5º BPM, especialmente capacitados para atuar como instrutores do PROERD, estiveram presentes nas unidades de ensino desenvolvendo atividades educativas voltadas à conscientização, ao fortalecimento da autoestima e à construção de habilidades que ajudam os estudantes a fazer escolhas seguras e responsáveis diante dos desafios do cotidiano.

Mais do que alertar sobre os perigos das drogas, o programa promove reflexões sobre cidadania, respeito, convivência social, resolução pacífica de conflitos e tomada de decisões. A metodologia utilizada incentiva o diálogo e aproxima os jovens de referências positivas, fortalecendo o vínculo entre escola, família e forças de segurança.

A cerimônia de formatura foi marcada por momentos de emoção, aprendizado e muita animação. A programação contou com apresentações musicais, leitura de redações produzidas pelos estudantes e premiações que reconheceram o empenho e a dedicação dos participantes ao longo do programa. O evento reuniu alunos, familiares, educadores e representantes das forças de segurança em uma celebração especial, reforçando a importância da prevenção e da construção de uma cultura de paz no ambiente escolar.

Ascom

Prefeito Andrei celebra parceria com Tribunal de Justiça da Bahia e consolida Juazeiro como referência de desenvolvimento e gestão pública na Bahia

A Prefeitura de Juazeiro encerrou, nesta sexta-feira (29), o Mutirão Conciliando Cidadania 2026.1, consolidando uma importante parceria institucional entre o município, o Tribunal de Justiça da Bahia/TJBA, a Faculdade UNIBRAS, a UNEB e diversos órgãos públicos estaduais e municipais. A iniciativa reuniu serviços jurídicos, sociais, de saúde e cidadania, fortalecendo o acesso da população aos direitos e ampliando a cultura da conciliação no município.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do prefeito Andrei Gonçalves; do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Ricardo Regis Dourado; da juíza coordenadora do NUPEMEC, Dra. Elke Figueiredo; representantes da Procuradoria Geral do Município; além de autoridades do Judiciário, servidores públicos e instituições parceiras.

Durante o evento, o desembargador Ricardo Dourado ressaltou o protagonismo de Juazeiro no cenário baiano e elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal. “Juazeiro atravessa hoje um dos períodos mais promissores da sua história. A cidade se tornou símbolo de avanço e desenvolvimento para a Bahia pelo trabalho que o prefeito Andrei vem realizando”, destacou o magistrado.

O prefeito Andrei Gonçalves enfatizou a importância da união entre os poderes e instituições para aproximar os serviços públicos da população. “Esse mutirão representa o compromisso da nossa gestão com o cuidado das pessoas, com a justiça social e com a garantia de direitos. Quando Prefeitura, Tribunal de Justiça e instituições caminham juntas, quem ganha é o povo de Juazeiro”, afirmou o prefeito.

O mutirão foi realizado entre os dias 25 e 29 de maio, ofertando atendimentos nas áreas jurídica, social, saúde, documentação civil, defesa do consumidor e conciliações. Participaram da ação órgãos como PROCON, SAAE, SAC, Secretaria de Saúde, SEDES, AMA, AMTT, Procuradoria Municipal, Defensoria Pública, Ministério Público e OAB. No balanço das ações, o PROCON Juazeiro realizou 70 audiências de conciliação, com 37 atendimentos efetivados, além de contabilizar 122 atendimentos ao público, entre orientações, registro de reclamações e encaminhamentos, fortalecendo a defesa do consumidor e o acesso da população aos seus direitos.

Também estiveram presentes representantes da Faculdade UNIBRAS, da UNEB, do NUPEMEC, autoridades do Judiciário baiano, equipes técnicas e servidores municipais envolvidos na realização do mutirão, considerado um dos maiores já promovidos no município na área da cidadania e conciliação.

Ascom

Prefeitura de Petrolina fortalece fiscalização ambiental através de parcerias

A Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), realizou na sexta-feira (27), uma reunião com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (ADAGRO) para fortalecer os procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental. Durante o momento, as agências debateram sobre as ações de empresas que atuam com defensivos agrícolas. A iniciativa busca ampliar o diálogo entre os órgãos responsáveis pela vigilância dessas empresas com o objetivo de garantir, cada vez mais, segurança e eficiência nos processos de controle.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para a padronizar as fiscalizações a partir da compreensão de técnicas e normativas. O momento também foi voltado para garantir a melhoria dos fluxos administrativos, buscando mais agilidade nos processos. A união das agências é essencial para o desenvolvimento de um trabalho mais eficaz com foco na prevenção.

A aproximação entre os órgãos fiscalizadores é um grande benefício para a cidade, na medida em que garante mais agilidade nos processos de licenciamento. A parceria vai oferecer soluções mais rápidas para as empresas e para a sociedade, fortalecendo assim a fiscalização ambiental no município. A ação reforça o compromisso da Prefeitura Municipal de Petrolina com o cumprimento das normas e com a proteção ao meio ambiente.

Ascom

Brasil e Reino Unido oficializam parceria para prevenir tráfico humano

Os governos do Brasil e do Reino Unido assinaram, em novembro de 2025, um memorando de entendimento para fortalecer o enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao contrabando de migrantes. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (2). Ele prevê que sejam estabelecidos mecanismos de prevenção, assistência, proteção das vítimas, investigação e punição, com respeito aos direitos humanos e em conformidade com as legislações nacionais dos dois países

O documento estabelece que tráfico de pessoas é o crime de recrutamento, transporte, transferência, privação de liberdade, abrigo ou acolhimento de pessoas, por meio de ameaça, rapto, fraude, abuso de poder ou de uma situação de vulnerabilidade, ou mediante pagamento com o propósito de exploração. Já o migrante contrabandeado é qualquer pessoa que tenha cruzado irregularmente uma fronteira nacional com o apoio de contrabandistas e em violação às regras migratórias dos países de origem, trânsito ou destino.

O acordo tem validade inicial de cinco anos, podendo ser renovado automaticamente por igual período ou mesmo cancelado por qualquer uma das partes, com um aviso prévio de 60 dias. O texto esclarece que trata-se de um instrumento de cooperação política e técnica e não é juridicamente vinculante. Ou seja, não cria obrigações legais obrigatórias nem punições em tribunais internacionais em caso de descumprimento. Os governos buscaram a cooperação a partir da preocupação, de ambas as partes, com o impacto do tráfico de pessoas e do contrabando de migrantes, especialmente contra mulheres, crianças e adolescentes.

Frentes de ação

O acordo prevê as seguintes frentes de ação:

  • aprimoramento das instituições: tornar os órgãos do governo (polícia, ministérios, etc.) mais preparados e estruturados para lidar com esses crimes.
  • campanhas educativas: criar alertas e materiais informativos para o público, usando exemplos que funcionaram bem em ambos os países.
  • treinamento de servidores: realizar cursos e programas de capacitação para que os funcionários públicos entendam melhor as leis e como agir nesses casos.
  • cuidado com a vítima: trocar ideias sobre como melhor acolher e proteger quem foi vítima desses crimes.
  • acesso rápido à Justiça: facilitar o caminho jurídico para as vítimas, garantindo agilidade e evitando que elas sofram novamente ao lidar com a burocracia.
  • manual de experiências: organizar e compartilhar o que os dois países aprenderam sobre como prevenir, investigar e punir esses criminosos.
  • inteligência policial: compartilhar dados e provas de forma rápida para ajudar em investigações em curso, respeitando as leis de cada país.
  • operações em fronteiras: planejar ações policiais conjuntas para fechar rotas clandestinas e prender os responsáveis pelo tráfico e contrabando.
  • dados de imigração: trocar informações técnicas entre as autoridades de migração para monitorar o fluxo de viajantes suspeitos.

Destaques
O memorando enfatiza a proteção especialmente de mulheres, crianças e adolescentes, reconhecendo que são os grupos mais afetados por esses crimes. O texto prevê a repatriação voluntária. Com isso, a volta da vítima ao seu país de origem deve ser voluntária e segura, sempre priorizando o interesse da pessoa e os direitos humanos.

Sobre o direito à proteção da identidade das vítimas, o documento garante que a troca de informações respeite as leis de privacidade de ambos os países. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e, no Reino Unido, a UK GDPR. O acordo não prevê transferência de recursos financeiros entre os países. Cada governo deverá dispor de seu próprio orçamento e funcionários para realizar as atividades.

Denúncias
No Brasil, os canais oficiais para fazer denúncias relacionadas ao tráfico de pessoas são o Disque 100, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher).

A Tarde

 

“Luau da Coruja”: parceria com o programa Juazeiro Sem Fome arrecada alimentos para famílias em vulnerabilidade

O tradicional evento Luau da Coruja, promovido pela  APLB Sindicato em Juazeiro – Delegacia do Baixo e Médio São Francisco, chega para mais uma edição, desta vez, solidária. A evento será realizado em parceria com o Programa Juazeiro Sem Fome. A celebração, que acontecerá no próximo dia 14 de outubro, às 19h, no Clube da APLB Sindicato, visa arrecadar alimentos não perecíveis para ajudar famílias juazeirenses em situação de vulnerabilidade social.

Em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Juazeiro, por meio do Programa Juazeiro Sem Fome, e o sindicato, os participantes do evento podem contribuir com a doação de alimentos, garantindo o ingresso para o Luaus da Coruja. Os professores terão direito a uma pulseira e ingresso para um convidado ao doarem um quilo de alimento. Já os demais trabalhadores da educação deverão levar dois quilos de alimentos, um para sua entrada e outro para seu acompanhante.

Troca de ingressos e pulseiras: A entrega das pulseiras e a troca dos ingressos ocorrerá nos seguintes dias e horários:

• 11 de outubro (sábado): das 9h às 13h
• 13 de outubro (segunda-feira): das 8h às 17h
• 14 de outubro (terça-feira): das 8h às 17h

Para garantir sua entrada, professores e servidores da educação devem apresentar o contracheque na retirada das pulseiras e ingressos.

Ação solidária e de cidadania

O Programa Juazeiro Sem Fome, que tem como principal objetivo combater a insegurança alimentar no município, reforça a importância da participação de todos neste evento. A Prefeitura de Juazeiro reforça que a arrecadação de alimentos será fundamental para a continuidade das ações de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ascom

Prefeitura de Petrolina firma parceria com plataforma internacional e libera acesso gratuito para servidores da Educação

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina firmou parceria com uma plataforma internacional, a Canva for Education, para ampliar o acesso a uma das ferramentas digitais mais completas para servidores da rede municipal de ensino. A iniciativa garante acesso gratuito, com todos os recursos voltados para design gráfico, comunicação institucional, criação de sites, planejamento pedagógico, uso de inteligência artificial, ferramenta canva Code (linguagens de programação), geração de planos de aula e sequências didáticas, entre outros recursos.

A parceria oferece um benefício que custaria cerca de R$ 35 por mês para cada pessoa. Com a liberação para toda a rede, o investimento que seria de aproximadamente R$ 1.600.000,00 reais anuais passa a ser zero para o município, graças à adesão ao programa educacional da plataforma realizado durante a participação da Secretaria de Educação na Bett Brasil, maior evento da comunidade educacional da América Latina. Para ter acesso a plataforma com todos os recursos liberados, é necessário utilizar seu e-mail institucional da rede municipal, o @edu.petrolina.g12.br e está com o cadastro válido.

O uso da ferramenta fortalece ações pedagógicas, administrativas e de comunicação nas unidades escolares, promovendo a cultura e o letramento digital, a inovação, criatividade e produtividade no ambiente educacional. Os professores e gestores poderão com um clique, gerar planos de aulas completos por inteligência artificial, imagens e atividades interativas, criar apresentações, materiais didáticos interativos, programações visuais, propostas de aula e até sites escolares, entre outras funções, promovendo também o ensino de tecnologia e computação nas unidades com a plataforma.

A Secretaria de Educação promoverá cursos e momentos de aprendizagem ao uso da plataforma, orientação para o acesso ao longo do ano letivo, bem como promoverá materiais institucionais para apropriação das atividades. Para os servidores sem e-mail institucional ou com dificuldades de acesso deverão procurar o setor de tecnologia da gestão de rede para sanar dúvidas e regularizar o acesso de forma regular a plataforma.

Ascom

Catharina Garziera e o presidente do TJPE discutem parcerias entre o município e o Judiciário estadual

Com o objetivo de para discutir parcerias entre o município de Lagoa Grande e o Judiciário estadual, a prefeita Catharina Garziera se reuniu com o Desembargador Ricardo Paes Barreto, Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Durante o encontro, os dois gestores discutiram o andamento do projeto do novo Fórum de Lagoa Grande, um equipamento essencial para aprimorar a prestação jurisdicional no município.

Catharina Garziera também aproveitou a agenda no Palácio da Justiça, no Recife, para fazer uma reunião com a equipe do Programa Moradia Legal, que atua na regularização fundiária e tem sido um grande sucesso em Lagoa Grande. “Garantir o direito à moradia e à propriedade é um compromisso da nossa gestão, e seguimos trabalhando para ampliar esse benefício para ainda mais famílias lagoa-grandenses”.

A prefeita lembrou que a Secretaria de Assistência Social, formalizou a adesão ao Moradia Legal em 2022, e desde então já foram entregues 46 títulos de propriedade a famílias que antes não tinham a segurança jurídica de seus imóveis. Catharina Garziera estava acompanhada dos secretários municipais Jorge Garziera, Sílvio Rodrigues e Valman Rivas.

Ascom

Vítima de violência doméstica terá descontos em viagens por aplicativo

Mais uma iniciativa promete dar apoio às mulheres que sofrem violência doméstica. A Uber e o Instituto Maria da Penha firmaram parceria que prevê a oferta de códigos promocionais de desconto no aplicativo de corrida para facilitar o acesso aos serviços da rede de proteção às vítimas no Recife.

O termo de cooperação foi assinado durante o 18º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado na semana passada no Recife. Este mês, conhecido como Agosto Lilás, é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.

“A violência de gênero é um problema estrutural em nossa sociedade e a Uber entendeu que é preciso ir além do que é possível fazer no aplicativo com as ferramentas tecnológicas. A parceria com o Instituto Maria da Penha representa uma importante iniciativa nesse contexto e que se soma a diversas outras que temos orgulho de criar e apoiar”, afirmou Natália Falcón, gerente de Comunicação para Segurança e Parcerias para o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Uber.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 30.759 mulheres procuraram a polícia para prestar queixa de violência doméstica em Pernambuco entre janeiro e julho deste ano. Desse total, 5.682 ocorrências foram no Recife.

Os códigos promocionais com descontos nas viagens pela Uber serão disponibilizados ao Instituto Maria da Penha. “Através do Projeto ‘As Penhas’, nossa equipe atua no voluntariado promovendo assistência social, assistência jurídica e acompanhamento psicológico e, por vezes, encaminhamos as mulheres, acompanhadas por nossas técnicas, para órgãos como centro de referência, unidades de saúde e delegacia especializada. A parceria com a Uber agrega valor aos nossos serviços, melhorando a qualidade do acolhimento com celeridade, segurança e prontidão”, pontuou Regina Célia, co-fundadora e vice-presidenta do Instituto Maria da Penha.

JC

Prefeitura de Lagoa Grande e Governo do Estado firmam parceria e assinam termo para construção de uma moderna creche

A prefeitura de Lagoa Grande realizou durante o 7º Congresso Pernambucano de Municípios, evento realizado em Olinda, a assinatura do termo de adesão do convênio para construção de uma moderna creche no município.

A unidade proinfância que será construída na sede de Lagoa Grande vai atender crianças de 0 a 3 anos. O ato contou com a presença do prefeito Vilmar Cappellaro, da secretária de educação, professora Sandra Amaral, e Natanael José da Silva, Secretário Executivo de Articulação Municipal.

“O que a governadora Raquel Lyra está fazendo é fortalecer o regime de colaboração firmado entre o estado e o município. Parabéns à gestão que tem cuidado da cidade de Lagoa Grande e tem priorizado a Educação”, disse Natanael Silva.

A secretária de educação esteve presente na assinatura do convênio e ressaltou que “a educação infantil do município de Lagoa Grande ganhará um novo espaço seguro e confortável. Estamos muito felizes com essa conquista, por isso, agradecemos o empenho do nosso prefeito em firmar essa importante parceria com o governo do estado”, celebra Sandra Amaral.

Ascom

Univasf e Universidade de Bertoua dialogam sobre cooperação acadêmica

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade de Bertoua (UBe), da República de Camarões, irão estabelecer um Acordo de Cooperação Acadêmica visando à realização de ações de ensino, pesquisa e extensão e ao intercâmbio de estudantes e servidores. Os termos do acordo foram discutidos por meio de videoconferência com reunião entre a reitora em exercício da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira, o reitor da UBe, Remy Magloire Etoua, o embaixador de Camarões no Brasil, Martin Mbeng; e representantes do Ministério das Relações Exteriores de Camarões. Uma delegação da UBe virá à Univasf para a assinatura do termo de cooperação em 2024.

A reitora em exercício apresentou a Univasf, seus cursos de graduação, programas de pós-graduação, ações extensionistas e destacou algumas áreas do conhecimento com maior potencial para futuras parcerias envolvendo as duas Universidades. “A Univasf tem cursos em diversas áreas com as quais podemos atuar em parceria com a Universidade de Bertoua. Temos muitos cursos na área das Ciências Agrárias, com trabalhos em agroecologia, sistemas agroflorestais, extensão rural, cursos de formação de professores e o curso de Ciências Sociais. No Campus Serra da Capivara, no estado do Piauí, temos o curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial, com pesquisas muito importantes. São muitas áreas onde podemos contribuir e avançar nessa parceria”, destacou Lucia, que também coordena a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf.

O reitor da Universidade de Bertoua, Remy Magloire Etoua, apresentou a instituição, que foi criada em 2022 e incorporou algumas instituições de ensino já existentes, entre elas o Instituto Superior de Agronomia de Bertoua. A UBe é formada por quatro faculdades e quatro grandes escolas, a exemplo da Escola Superior de Transformação de Minas e Recursos Energéticos e da Escola Superior de Ciências do Urbanismo e do Turismo. Etoua ressaltou que a parceria com a Univasf será muito positiva.

Com o objetivo de assinar o termo de cooperação acadêmica, uma comitiva de docentes da UBe virá à Univasf para a solenidade de assinatura e para conhecer a Instituição. A vinda do reitor Remy Magloire Etoua e da delegação da Univesidade de Bertoua à Univasf ficou prevista para acontecer em março de 2024, em data a ser agendada e divulgada posteriormente.

registrado em: Internacionalização

Ascom

Parceria: Prefeitura de Juazeiro e Univasf buscam implementação da Farmácia Escola

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) estão trabalhando em parceria para implementar o projeto Farmácia Escola na rede de assistência à saúde de Juazeiro. O secretário de Saúde Allan Jones se reuniu com o reitor Telio Nobre Leite nesta sexta-feira (04), para ajustar os detalhes do convênio.

Através da parceria, a Farmácia Central de Juazeiro se tornará campo de prática para os estudantes do curso de Farmácia da Univasf. “A presença dos estudantes e dos professores na nossa farmácia será um reforço importante na assistência farmacêutica à população. Estamos em processo de conclusão da requalificação do prédio com investimento de R$ 38 mil, com recursos próprios, a fim de proporcionarmos um espaço mais confortável para pacientes e colaboradores. Vamos disponibilizar ainda uma sala de vacinação e de cuidados farmacoterapêuticos”, comentou o secretário Allan Jones.

O reitor Telio Nobre Leite destacou a importância do projeto para uma formação qualificada. “A utilização da rede pública de saúde é fundamental para qualificação e formação dos nossos estudantes, além de ajudar nos atendimentos. A reunião com o secretário de saúde foi muito importante para efetivar essa parceria em relação a Farmácia Escola”, disse o reitor.

O secretário Allan Jones ainda colocou a rede municipal à disposição para efetivação de outros convênios com a universidade que possibilitem a utilização de outras unidades. “Temos as nossas unidades de pronto atendimento que podem ser excelentes espaços para prática dos estudantes de medicina, enfermagem, entre outros. Também estamos fazendo uma grande obra no Canil Gatil, orçado em quase R$ 190 mil , que poderá ser usado pelos graduandos de veterinária. Além de serem excelentes espaços para a produção acadêmica. Lembrando que os estudantes estarão sempre acompanhados pelos professores e pelos profissionais da prefeitura”, destacou.

A reunião contou com a presença da superintendente de Ações e Insumos da Assistência Farmacêutica, Ana Lúcia Alves; dos farmacêuticos, Igor Manuel Menezes, Sarah Saraiva; e dos integrantes da Comissão de Elaboração do Projeto de Farmácia Escola, Joyce Kelly Gonçalves e Felipe Santana.

Marcela Cavalcanti/Ascom Sesau