Univasf e Universidade de Bertoua dialogam sobre cooperação acadêmica

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade de Bertoua (UBe), da República de Camarões, irão estabelecer um Acordo de Cooperação Acadêmica visando à realização de ações de ensino, pesquisa e extensão e ao intercâmbio de estudantes e servidores. Os termos do acordo foram discutidos por meio de videoconferência com reunião entre a reitora em exercício da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira, o reitor da UBe, Remy Magloire Etoua, o embaixador de Camarões no Brasil, Martin Mbeng; e representantes do Ministério das Relações Exteriores de Camarões. Uma delegação da UBe virá à Univasf para a assinatura do termo de cooperação em 2024.

A reitora em exercício apresentou a Univasf, seus cursos de graduação, programas de pós-graduação, ações extensionistas e destacou algumas áreas do conhecimento com maior potencial para futuras parcerias envolvendo as duas Universidades. “A Univasf tem cursos em diversas áreas com as quais podemos atuar em parceria com a Universidade de Bertoua. Temos muitos cursos na área das Ciências Agrárias, com trabalhos em agroecologia, sistemas agroflorestais, extensão rural, cursos de formação de professores e o curso de Ciências Sociais. No Campus Serra da Capivara, no estado do Piauí, temos o curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial, com pesquisas muito importantes. São muitas áreas onde podemos contribuir e avançar nessa parceria”, destacou Lucia, que também coordena a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf.

O reitor da Universidade de Bertoua, Remy Magloire Etoua, apresentou a instituição, que foi criada em 2022 e incorporou algumas instituições de ensino já existentes, entre elas o Instituto Superior de Agronomia de Bertoua. A UBe é formada por quatro faculdades e quatro grandes escolas, a exemplo da Escola Superior de Transformação de Minas e Recursos Energéticos e da Escola Superior de Ciências do Urbanismo e do Turismo. Etoua ressaltou que a parceria com a Univasf será muito positiva.

Com o objetivo de assinar o termo de cooperação acadêmica, uma comitiva de docentes da UBe virá à Univasf para a solenidade de assinatura e para conhecer a Instituição. A vinda do reitor Remy Magloire Etoua e da delegação da Univesidade de Bertoua à Univasf ficou prevista para acontecer em março de 2024, em data a ser agendada e divulgada posteriormente.

registrado em: Internacionalização

Ascom

Deixe um comentário