AMA cumpre agenda institucional em Brasília e avança em articulações para o fortalecimento das feiras e mercados de Juazeiro

A Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) de Juazeiro cumpriu agenda institucional em Brasília (DF), entre os dias 28 e 30 de abril, com foco no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor de abastecimento. Durante o período, o diretor-presidente da autarquia, Celso Leal, participou de debates sobre a modernização das centrais de abastecimento e os impactos da reforma tributária nas Ceasas brasileiras, temas estratégicos para o aprimoramento da gestão e a sustentabilidade do setor.

A programação incluiu ainda audiência no Ministério do Trabalho e Emprego, onde foram discutidas medidas voltadas à preparação das centrais diante dos desafios e oportunidades do novo cenário econômico nacional. As atividades também proporcionaram a troca de experiências entre representantes de centrais de abastecimento de diversas regiões do país, contribuindo para o fortalecimento de iniciativas voltadas à sustentabilidade operacional, à segurança alimentar e à valorização dos equipamentos públicos, como o Mercado do Produtor, feiras e mercados de Juazeiro.

“O diálogo com outras centrais e com o Governo Federal é fundamental para avançarmos em soluções que garantam mais eficiência, sustentabilidade e melhores condições para trabalhadores e permissionários”, destacou Celso Leal, diretor-presidente da AMA. O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, ressaltou a importância da ampliação do debate sobre o setor. “É fundamental garantir condições dignas para todos os trabalhadores das centrais de abastecimento, uma atividade essencial para a segurança alimentar da população brasileira”, afirmou.

A agenda incluiu ainda a posse da nova diretoria da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEM), que passa a ser presidida por Renata Sena, primeira mulher eleita em 40 anos de fundação da entidade. No contexto institucional, a AMA passa a integrar a diretoria da associação no biênio 2026/2027, na área de Parcerias, contribuindo para o fortalecimento de alianças estratégicas e para a ampliação das ações conjuntas em nível nacional.

Ascom

Semana Santa altera funcionamento em Petrolina: veja o que abre e o que fecha

O feriado da Semana Santa provoca mudanças no funcionamento de serviços públicos, comércio e atividades essenciais em Petrolina. A principal alteração ocorre na Sexta-Feira da Paixão, celebrada neste ano no dia 3 de abril, quando a maior parte das atividades será suspensa.

Para evitar transtornos, a orientação é que a população se organize com antecedência, principalmente para compras e serviços que não estarão disponíveis durante o feriado.

LEIA MAIS

AMA Informa que mercados e feiras de Juazeiro vão funcionar em horário especial

Com a chegada da Semana Santa a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Abastecimento/ AMA,  informa que os mercados do Produtor de Juazeiro,  Joca de Souza e Arnaldo Vieira vão operar em horário especial. A medida visa atender à alta demanda do período.

Para manter o fluxo de abastecimento na Semana Santa, a partir desta quinta-feira (26) até o dia 30, o Mercado do Produtor vai funcionar 24 horas por dia. Já na Sexta-Feira Santa (3) o entreposto vai permanecer fechado.

Esse período de Semana Santa e de Páscoa impulsionam as vendas nas feiras e mercados de Juazeiro, com destaque para a tradicional comercialização do peixe. Os mercados Joca de Souza, localizado na rua Oscar Ribeiro, e o Arnaldo Vieira, situado no bairro Alto da Maravilha, irão funcionar no horário de 6 às 18 horas.  Na Sexta-feira Santa o horário será de 6 às 12 h.

O diretor-presidente da AMA, Celso Leal, explica que a ampliação do horário vai garantir aos consumidores comprar seus produtos para o período.  “É um compromisso nosso garantir o abastecimento nos mercados de Juazeiro, para que os produtos consumidos na época da Semana Santa chegue a mesa da população”, destacou.

Ascom

Um viva aos feirantes: Juazeiro movimenta 1.700 feiras por ano com cerca de 800 comerciantes cadastrados

Em Juazeiro, de segunda-feira a domingo, oito feiras e mercados funcionam em diferentes pontos da cidade, somando cerca de 1.700 encontros anuais que movimentam a economia e a vida das comunidades. Espalhadas por sete regiões da sede do município, elas levam abastecimento para milhares de moradores. O impacto é grande.

Para sustentar essa rede, a cidade conta com cerca de 800 feirantes credenciados pela Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), sem contar os permissionários que atuam em boxes na Central de Abastecimento (Ceasa) do município, a terceira maior do país. Entre eles, está Benedito Ângelo, feirante há mais de 70 anos e lotado há décadas no Mercado Municipal Joca de Souza.

Ao longo das décadas, ele passou por diferentes espaços, chegando ao Joca, onde se consolidou (e hoje é o permissionário mais antigo do mercado). “Fiquei por aqui e nunca me dei mal. Todo mundo gosta de mim e eu também gosto de todos”, diz. Vale mencionar que, diferente do que muitos pensam, as feiras de Juazeiro vão muito além das frutas, como as famosas uvas e mangas, carro-chefe do agronegócio local. Vestimentas, artesanato, elixires fitoterápicos e outros produtos revelam a cultura e a identidade da cidade, tudo em um só lugar.

“O feirante não é apenas um vendedor. Ele é um guardião da nossa história, da nossa cultura e da nossa economia”, diz Celso Leal, diretor-presidente da AMA. Odete Santos é uma dessas figuras. Ela trabalha há 48 anos na Feira Livre do Alto da Maravilha. Compartilhando a profissão com marido e filhos, destaca o orgulho que sente da profissão. “Gosto demais do que faço. Trabalho com amor, carinho e dedicação”, conta. “Tenho clientes que me acompanham há mais de 30 anos e gosto muito de todos”, completa.

Nesse ritmo afetivo, os feirantes têm papel estratégico no abastecimento e fortalecimento econômico do município, destaca Celso. “Cada banca é sinônimo de amizade, mas também de renda, empregos e movimento para o município. Elas merecem todas as homenagens possíveis”, diz.

Ascom

Final de semana foi de muito frevo nas feiras livres da Cohab Massangano e Areia Branca

Em uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, o som do frevo e o espírito de alegria da folia momesca invadiram os pátios das feiras livres dos bairros Cohab Massangano e Areia Branca neste final de semana.

Contagiando feirantes e frequentadores das feiras, no domingo (2), a festa foi na Areia Branca, que recebeu com bastante entusiasmo e animação a Orquestra Velho Chico. Com muita alegria os comerciantes e consumidores que estavam no local entraram no clima de festa. O repertório estava repleto de antigas marchinhas de carnaval e muito frevo.

Já no sábado (1), o som da Orquestra Velho Chico animou os clientes e feirantes foliões da Cohab Massangano, que curtiram e fizeram a festa no pátio da feira do bairro. Os frequentadores da feira mostraram que estão com o frevo no pé. “Música e alegria é sempre bom e a quando a gente chega na feira e encontra esse ambiente alegre e descontraído, principalmente num período de festa como o carnaval, é muito bom”, destacou a aposentada, Maria Pereira.

Marco Cerqueira/Ascom Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Prefeitura de Juazeiro intensifica segurança nas feiras livres da cidade

A Prefeitura de Juazeiro está trabalhando para oferecer mais segurança para a população e permissionários das feiras livres e mercados da cidade. Nos próximos dias deverá ser inaugurado um ponto fixo da Guarda Municipal na feira livre do bairro Alto da Maravilha. O espaço onde antes era usado pela administração da feira está sendo reformado para receber a Guarda e a administração foi transferida para outra sala.

A presença permanente da Guarda Municipal vai beneficiar tanto a feira como o Mercado Arnaldo Viera do Nascimento, que foi reformado recentemente e se prepara para a segunda etapa de sua reforma.

Essa ação é mais um fruto da parceria entre a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) e a Guarda Municipal, que segundo o diretor da AMA, Britoaldo Bessa, tem sido bastante positiva. “A Guarda Municipal tem sido uma forte parceira nossa nesse trabalho de oferecer segurança aos permissionários e usuários das feiras e mercados do município” disse Britoaldo.

LEIA MAIS

Prefeitura garante mais segurança nas feiras e mercados de Juazeiro

O superintendente de Feiras e Mercados de Juazeiro, Zé Carlos Medeiros, se reuniu com representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), na última sexta-feira (1º), para discutir a consolidação do trabalho de patrulhamento ostensivo que vem sendo feito no Camelódromo, Mercado Popular, Mercado Joca de Souza Oliveira e na Farmácia Central da Prefeitura de Juazeiro.

Na oportunidade, os responsáveis por estas áreas públicas falaram das dificuldades que enfrentam na segurança e ressaltaram a importância do trabalho que vem sendo realizado pela guarda municipal – ação que proporcionou mais tranquilidade aos permissionários e clientes, principalmente no horário de funcionamento desses espaços.

LEIA MAIS

Araripina estabeleceu nesta terça novas medidas temporárias para enfrentamento da pandemia no município

A Prefeitura decretou novamente a antecipação da feira livre dos sábados, dias 20/03 e 27/03, para as sextas, 19/03 e 26/03, respectivamente, e proibiu a participação de feirantes vindos de outros estados e municípios.

O decreto também proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas em todo e qualquer tipo de estabelecimento no âmbito da feira, devendo bloquear o acesso do público às prateleiras, freezers, geladeiras e demais locais de armazenamento das bebidas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina firma parceria com Polícia Militar e reforça segurança nas feiras livres

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina firmou uma parceria com o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), para reforçar a segurança em feiras livres da cidade durante o mês de dezembro. Denominada ‘Feira Segura’, a operação acontecerá aos domingos, das 7h às 13h, nos bairros João de Deus, Areia Branca, São Gonçalo e Ouro Preto.

Segundo o diretor de feiras de Petrolina, Tony César, nesse período, devido às compras para as celebrações de Natal e Ano Novo, aumenta o número de pessoas circulando nesses locais. “A nossa Guarda Municipal já faz essa segurança diariamente, porém, essa operação em conjunto com a polícia vem para reforçar essa atividade, deixando os nossos feirantes e consumidores mais tranquilos“, destacou.

LEIA MAIS

Feiras de Salgueiro estarão suspensas a partir deste sábado

(Foto: Arquivo)

Seguindo as medidas preventivas contra o novo coronavírus, decretadas pelo Governo de Pernambuco, a prefeitura municipal de Salgueiro (PE) determinou a suspensão das feiras livres, feira dos animais, além do Mercado Público e Ceasa, a partir deste sábado (21).

De acordo com a gestão municipal, a retomadas das atividades nesses espaços será avisada com antecedência pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Salgueiro.

Com 15 suspeitas e 1 caso descartado de coronavírus, Petrolina vai fechar feiras livres e recomendar limite de público nos supermercados

Foto: Alexandre Justino

O prefeito Miguel Coelho fez um balanço, nesta quarta (18), dos números de casos de coronavírus em Petrolina. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o gestor informou o crescimento de ocorrências na cidade sertaneja. Os casos suspeitos da Covid-19 subiram de 9 para 15. Além disso, o primeiro resultado dos testes realizados na cidade deu negativo. Até o momento, portanto, nenhum desses casos teve resultado confirmado.

Miguel anunciou no pronunciamento novas medidas que serão decretadas para reforçar o trabalho de contenção do vírus em Petrolina. Após orientação do Governo do Estado, a cidade sertaneja vai vetar eventos, reuniões e aglomerações acima de 50 pessoas. Também seguindo determinação estadual, as feiras livres terão as atividades suspensas.

O prefeito ainda antecipou que outras medidas preventivas serão recomendadas para evitar concentração de público em ambientes privados. A Prefeitura vai orientar supermercados e atacados a limitar o acesso a 50 pessoas. Por fim, Miguel também informou no pronunciamento que já solicitou à Infraero a restrição de embarques e desembarques no Aeroporto Nilo Coelho. “Estamos fazendo tudo que é possível para evitar o crescimento de casos. Alerto mais uma vez para as pessoas evitarem aglomerações. Esse momento é para se cuidar e pensar no próximo. Portanto, fiquem em casa e ajudem a enfrentar juntos esse grande teste”, advertiu o prefeito.

Miguel respondeu comentários da população na transmissão ao vivo e questionamentos enviados por jornalistas e radialistas. O pronunciamento virtual foi um modelo adotado para preservar a segurança dos profissionais de imprensa de Petrolina. “Estamos sendo transparentes e verdadeiros desde o começo. Num momento desse, a população exige a verdade e, por isto, vamos continuar informando. Mas para preservar a segurança dos comunicadores e de todos da prefeitura não vamos mais fazer entrevistas coletivas. É outra medida preventiva e que ajuda a difundir a seriedade desse desafio”, explicou Miguel.

Programação técnico-científica da Fenagri tem foco na troca de experiências entre instituições locais e produtores

(Foto: Divulgação)

A edição 2018 da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) será realizada em Juazeiro no mês de julho, mas a programação do evento está sendo discutida há alguns meses na cidade vizinha. Segundo a comissão organizadora, a 27ª Fenagri trará como novidade a transferência de tecnologias.

Dentro da programação técnico-científica estão a troca de experiências bem sucedidas na região, como a evapotranspiração para o manejo da irrigação e a energia solar. Ainda segundo a coordenação, haverá espaço para um maior aprofundamento de temas como produção orgânica.

O coordenador geral da Fenagri, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix falou um pouco sobre essa programação, que contará com a presença de várias instituições. “Nomes de importância e referência como a Embrapa, Irpaa, Codevasf, Sebrae, Uneb, Univasf, IF-Sertão, Moscamed e o Senar estarão ministrando seminários, palestras e minicursos“, disse.

O encontro mais recente da coordenação contou com a participação de representantes dos perímetros irrigados de Juazeiro. A estimativa de público para essa edição é entre 40 e 50 mil pessoas.

Combate ao trabalho infantil ganha reforço nas feiras livres de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Diversas ações para coibir o trabalho infantil continuam sendo executadas em Petrolina. Uma delas ganhou reforço nas feiras livres da cidade onde equipes da prefeitura e da ONG Acari vêm promovendo conscientização para reduzir a exploração de mão de obra infantil.

Além do trabalho permanente nos semáforos e em pontos estratégicos, equipes da prefeitura voltaram a reforçar as ações nas feiras livres, onde são registrados vários casos. A iniciativa teve início na última semana e vai levar as equipes para sensibilizar feirantes sobre o verdadeiro lugar das crianças.

“Lugar de criança não é no trabalho e sim na escola ou em ambientes de lazer e aprendizado. Enfrentar esta prática tem sido um grande desafio, mas já temos conquistas que apontam para o sucesso de campanhas educativas”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Kátia Carvalho.

Segundo a coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Mara Marilac, após as ações de conscientização serão oferecidas atividade culturais e lúdicas para as crianças encontradas em situação de trabalho infantil.

“Este primeiro momento é para sensibilizar e identificar. Logo depois estas crianças serão encaminhadas para participar de atividade que estimulem uma nova visão de mundo a elas”, disse. A campanha é desenvolvida pela ONG Acari e pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Combate ao trabalho infantil em Petrolina será intensificado pela prefeitura

Atualmente, equipes têm combatido o trabalho infantil através de atividades educativas nas feiras livres da cidade. (Foto: Internet/Ilustração)

Representantes da Prefeitura de Petrolina reuniram-se com conselheiros tutelares, nesta segunda-feira (6), para discutir medidas de combate ao trabalho infantil no município. Na oportunidade, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos apresentaram um projeto que tem como objetivo desenvolver ações contínuas já nos próximos dias.

Durante o encontro, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho, lembrou que o trabalho infantil precisa ser combatido por todos e solicitou apoio do Conselho Tutelar na missão de enfrentar o problema.

“O trabalho infantil é uma violação de direitos que precisa ser combatida e isso é uma missão de todos nós. Este combate deve ser feito pelas famílias, pelo poder público e pela sociedade civil que sempre pode ajudar de alguma forma e o que pretendemos inicialmente é justamente fazer esta provocação e conscientizar a comunidade”, disse a gestora da pasta.

Atualmente, equipes das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), têm combatido o trabalho infantil através de atividades educativas nas feiras livres da cidade, mas segundo Kátia Carvalho, a prefeitura está buscando parcerias para levar as ações a outros pontos críticos onde ainda é possível identificar alguma forma de trabalho infantil. A ideia é que diversas entidades se unam a partir de agora, em uma ação integrada para coibir a prática em Petrolina.

Prefeitura de Petrolina recupera iluminação na feira do José e Maria

Feiras de Petrolina recebem manutenção na rede elétrica. (Foto: ASCOM)

Os serviços de manutenção na rede elétrica nas feiras estão sendo intensificados pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.

Nessa quinta-feira (27), foi à vez da feira do Bairro José e Maria receber os trabalhos de revisão elétrica, troca de luminárias e colocação de tomadas. A ação vai acontecer em todas as feiras do município. Na próxima quinta-feira (03) será a vez da feira da Cohab Massangano receber os serviços.

12