AMA Informa que mercados e feiras de Juazeiro vão funcionar em horário especial

Com a chegada da Semana Santa a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Abastecimento/ AMA,  informa que os mercados do Produtor de Juazeiro,  Joca de Souza e Arnaldo Vieira vão operar em horário especial. A medida visa atender à alta demanda do período.

Para manter o fluxo de abastecimento na Semana Santa, a partir desta quinta-feira (26) até o dia 30, o Mercado do Produtor vai funcionar 24 horas por dia. Já na Sexta-Feira Santa (3) o entreposto vai permanecer fechado.

Esse período de Semana Santa e de Páscoa impulsionam as vendas nas feiras e mercados de Juazeiro, com destaque para a tradicional comercialização do peixe. Os mercados Joca de Souza, localizado na rua Oscar Ribeiro, e o Arnaldo Vieira, situado no bairro Alto da Maravilha, irão funcionar no horário de 6 às 18 horas.  Na Sexta-feira Santa o horário será de 6 às 12 h.

O diretor-presidente da AMA, Celso Leal, explica que a ampliação do horário vai garantir aos consumidores comprar seus produtos para o período.  “É um compromisso nosso garantir o abastecimento nos mercados de Juazeiro, para que os produtos consumidos na época da Semana Santa chegue a mesa da população”, destacou.

Ascom

Feiras livres de Petrolina funcionarão normalmente no feriado da Padroeira do Brasil

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina informa que as feiras livres do município vão funcionar normalmente no domingo (12), feriado nacional em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com a gestão municipal, o funcionamento segue sem mudanças nos horários habituais. As feiras dos bairros Areia Branca e Cohab Massangano ocorrem aos sábados, das 5h às 17h. Já no domingo, as feiras dos bairros São Gonçalo, João de Deus, Izacolândia, Jardim Maravilha (Ouro Preto) e Areia Branca também funcionam das 5h às 17h.

Na segunda-feira (13), é a vez da feira do bairro José e Maria, que atende o público das 5h às 22h.

G1 Petrolina

Um viva aos feirantes: Juazeiro movimenta 1.700 feiras por ano com cerca de 800 comerciantes cadastrados

Em Juazeiro, de segunda-feira a domingo, oito feiras e mercados funcionam em diferentes pontos da cidade, somando cerca de 1.700 encontros anuais que movimentam a economia e a vida das comunidades. Espalhadas por sete regiões da sede do município, elas levam abastecimento para milhares de moradores. O impacto é grande.

Para sustentar essa rede, a cidade conta com cerca de 800 feirantes credenciados pela Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), sem contar os permissionários que atuam em boxes na Central de Abastecimento (Ceasa) do município, a terceira maior do país. Entre eles, está Benedito Ângelo, feirante há mais de 70 anos e lotado há décadas no Mercado Municipal Joca de Souza.

Ao longo das décadas, ele passou por diferentes espaços, chegando ao Joca, onde se consolidou (e hoje é o permissionário mais antigo do mercado). “Fiquei por aqui e nunca me dei mal. Todo mundo gosta de mim e eu também gosto de todos”, diz. Vale mencionar que, diferente do que muitos pensam, as feiras de Juazeiro vão muito além das frutas, como as famosas uvas e mangas, carro-chefe do agronegócio local. Vestimentas, artesanato, elixires fitoterápicos e outros produtos revelam a cultura e a identidade da cidade, tudo em um só lugar.

“O feirante não é apenas um vendedor. Ele é um guardião da nossa história, da nossa cultura e da nossa economia”, diz Celso Leal, diretor-presidente da AMA. Odete Santos é uma dessas figuras. Ela trabalha há 48 anos na Feira Livre do Alto da Maravilha. Compartilhando a profissão com marido e filhos, destaca o orgulho que sente da profissão. “Gosto demais do que faço. Trabalho com amor, carinho e dedicação”, conta. “Tenho clientes que me acompanham há mais de 30 anos e gosto muito de todos”, completa.

Nesse ritmo afetivo, os feirantes têm papel estratégico no abastecimento e fortalecimento econômico do município, destaca Celso. “Cada banca é sinônimo de amizade, mas também de renda, empregos e movimento para o município. Elas merecem todas as homenagens possíveis”, diz.

Ascom

Prefeitura de Petrolina reforça ordenamento no entorno da Feira do José e Maria

A Prefeitura de Petrolina segue com a promoção de ações que incentivem o ordenamento urbano de cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade realizou a remoção de aproximadamente 30 barracas que estavam instaladas de forma irregular no entorno da Feira do bairro José e Maria. A ação foi desenvolvida na última sexta-feira (22) e teve como objetivo garantir o ordenamento do espaço público e assegurar melhores condições de mobilidade e organização na área.

Com essa medida, o município reforça o compromisso com a organização dos espaços públicos e a valorização dos feirantes, garantindo à população um ambiente mais seguro e estruturado para compras e convivência. O novo Pátio da Feira, entregue no dia 8 deste mês já conta com toda a infraestrutura necessária para atender feirantes e consumidores, oferecendo segurança, conforto e estrutura adequada para as atividades comerciais.

Ascom

Feirantes e consumidores aprovam novo pátio da Feira do José e Maria

Com uma nova estrutura reformada e ampliada, o novo pátio da tradicional feira do bairro José e Maria recebeu, na segunda-feira (18), consumidores e feirantes para o primeiro dia de funcionamento do local após a entrega do equipamento. O espaço possui 7.900 m² e passou a contar com cerca de 350 comerciantes.

A feira que tem uma área coberta de 4.300 m² e conta com 80 boxes e diversas bancas, oferece aos frequentadores uma diversidade de produtos, como carne, peixe, frutas, verduras, queijos, doces, ovos, entre outros. Além dos produtos de origem animal e da agricultura, podem ser encontrados ainda bancas de vendas de roupas, acessórios e calçados. “Aqui foi uma benção, eu gostei de tudo aqui no novo pátio. Muito bonita a estrutura, tudo limpinho e arrumadinho, organizado e coberto”, elogiou a moradora do bairro Dom Avelar e frequentadora semanal da feira, a dona de casa, Francisca Maria Barbosa.

Outro frequentador que elogiou o novo pátio da feira foi o morador do bairro José e Maria, Vinicius Pessoa. “Eu moro aqui pertinho e posso dizer que ficou de luxo, ficou linda, foi um trabalho excelente aqui. Ficou bem organizado, ótimo, não tem como melhorar mais do que isso aqui. Eu estou fazendo a feira e olhando tudo. Temos é que agradecer”, enfatizou Vinicius.

E não foram só os consumidores que aprovaram o novo espaço. “Está bom todo. A mudança para este novo pátio foi ótimo. Para o jeito que estava, agora está 100% aqui. Não fui só eu que gostei, todos nós, feirantes, gostamos. Espaço melhor, cobertura, limpeza total, banheiro limpo 24 horas, todo cercadinho, seguro”, destacou o feirante Cirilo filho.

A Feira do José e Maria teve um investimento de R$ 8,7 milhões e além dos 80 boxes, abriga 2 depósitos, 1 centro administrativo e 98 vagas de estacionamento, além de internet gratuita. O horário de funcionamento é toda segunda-feira, das 5h às 17h.

Ascom

Final de semana foi de muito frevo nas feiras livres da Cohab Massangano e Areia Branca

Em uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, o som do frevo e o espírito de alegria da folia momesca invadiram os pátios das feiras livres dos bairros Cohab Massangano e Areia Branca neste final de semana.

Contagiando feirantes e frequentadores das feiras, no domingo (2), a festa foi na Areia Branca, que recebeu com bastante entusiasmo e animação a Orquestra Velho Chico. Com muita alegria os comerciantes e consumidores que estavam no local entraram no clima de festa. O repertório estava repleto de antigas marchinhas de carnaval e muito frevo.

Já no sábado (1), o som da Orquestra Velho Chico animou os clientes e feirantes foliões da Cohab Massangano, que curtiram e fizeram a festa no pátio da feira do bairro. Os frequentadores da feira mostraram que estão com o frevo no pé. “Música e alegria é sempre bom e a quando a gente chega na feira e encontra esse ambiente alegre e descontraído, principalmente num período de festa como o carnaval, é muito bom”, destacou a aposentada, Maria Pereira.

Marco Cerqueira/Ascom Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural