Prefeitura de Petrolina reforça ordenamento no entorno da Feira do José e Maria

A Prefeitura de Petrolina segue com a promoção de ações que incentivem o ordenamento urbano de cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade realizou a remoção de aproximadamente 30 barracas que estavam instaladas de forma irregular no entorno da Feira do bairro José e Maria. A ação foi desenvolvida na última sexta-feira (22) e teve como objetivo garantir o ordenamento do espaço público e assegurar melhores condições de mobilidade e organização na área.

Com essa medida, o município reforça o compromisso com a organização dos espaços públicos e a valorização dos feirantes, garantindo à população um ambiente mais seguro e estruturado para compras e convivência. O novo Pátio da Feira, entregue no dia 8 deste mês já conta com toda a infraestrutura necessária para atender feirantes e consumidores, oferecendo segurança, conforto e estrutura adequada para as atividades comerciais.

Ascom

Fiscalizações reforçam o trabalho de ordenamento urbano através do programa Petrolina + Limpa

O programa Petrolina + Limpa, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de forma intersetorial, tem intensificado as ações de ordenamento urbano por toda cidade. Somente na primeira quinzena de agosto, equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu) – órgão responsável pelo levantamento inicial das demandas –  identificaram mais de 150 irregularidades em terrenos, calçadas, propagandas irregulares e veículos abandonados.

Entre os dias 1º e 14 deste mês, as equipes identificaram 51 terrenos irregulares, 60 propagandas fora do padrão, 37 veículos abandonados em áreas públicas ou calçadas e 5 calçadas em desacordo com a legislação. Os dados, com fotos e endereços, são encaminhados as demais secretarias envolvidas no programa, que atuam de forma integrada para que as ações sejam executadas seguindo o ordenamento necessário.

O trabalho ganhou reforço com o Decreto nº 110/2025, de 31 de julho deste ano, que regulamenta o Plano Municipal de Resíduos Sólidos (Lei Complementar nº 35/2022). A medida busca garantir a destinação adequada dos resíduos, estimular a responsabilidade compartilhada entre poder público, setor privado e população, além de ampliar o controle e a fiscalização.

Graduação das multas – As multas previstas no Decreto variam de R$ 500 (infração leve) a R$ 100 mil (gravíssima). Vale salientar que, o objetivo da Prefeitura é priorizar a conscientização e a mudança de comportamento, evitando, sempre que possível, a aplicação de penalidades.

Ascom