AMA cumpre agenda institucional em Brasília e avança em articulações para o fortalecimento das feiras e mercados de Juazeiro

A Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) de Juazeiro cumpriu agenda institucional em Brasília (DF), entre os dias 28 e 30 de abril, com foco no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor de abastecimento. Durante o período, o diretor-presidente da autarquia, Celso Leal, participou de debates sobre a modernização das centrais de abastecimento e os impactos da reforma tributária nas Ceasas brasileiras, temas estratégicos para o aprimoramento da gestão e a sustentabilidade do setor.

A programação incluiu ainda audiência no Ministério do Trabalho e Emprego, onde foram discutidas medidas voltadas à preparação das centrais diante dos desafios e oportunidades do novo cenário econômico nacional. As atividades também proporcionaram a troca de experiências entre representantes de centrais de abastecimento de diversas regiões do país, contribuindo para o fortalecimento de iniciativas voltadas à sustentabilidade operacional, à segurança alimentar e à valorização dos equipamentos públicos, como o Mercado do Produtor, feiras e mercados de Juazeiro.

“O diálogo com outras centrais e com o Governo Federal é fundamental para avançarmos em soluções que garantam mais eficiência, sustentabilidade e melhores condições para trabalhadores e permissionários”, destacou Celso Leal, diretor-presidente da AMA. O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, ressaltou a importância da ampliação do debate sobre o setor. “É fundamental garantir condições dignas para todos os trabalhadores das centrais de abastecimento, uma atividade essencial para a segurança alimentar da população brasileira”, afirmou.

A agenda incluiu ainda a posse da nova diretoria da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEM), que passa a ser presidida por Renata Sena, primeira mulher eleita em 40 anos de fundação da entidade. No contexto institucional, a AMA passa a integrar a diretoria da associação no biênio 2026/2027, na área de Parcerias, contribuindo para o fortalecimento de alianças estratégicas e para a ampliação das ações conjuntas em nível nacional.

Ascom

ExpoRajada atrai visitantes e fortalece a economia local

Considerado um dos maiores e mais antigos Distritos de Petrolina, Rajada está completando neste mês de abril 95 anos de fundação. A sua economia destaca-se em torno da caprinoovinocultura, sendo considerado o maior rebanho de animais no município. Neste histórico cenário acontece a tradicional Feira de Caprinos e Ovinos, a ExpoRajada, que está em sua 13ª edição. Além da exposição, concurso e leilão de animais, a data conta também com uma programação de shows musicais com artistas locais e nacionais, atraindo milhares de visitantes e movimentando a economia local durante o período.

Segundo o comerciante Wellington Figueira, proprietário de lanchonete na comunidade, sempre ocorre um acréscimo na venda de lanches e salgados. “As vendas aumentam bastante, cerca de 60% a 70% neste período da feira e exposição, e tem aumentado a cada ano. É uma época que o distrito recebe muita gente que vem pra festa. É muito bom pra gente”, frisa Figueira.

O também comerciante do ramo de alimentos, Josimar Nunes, é outro que compartilha da movimentação econômica no distrito durante o evento. “Nesta época da Exposição nós triplicamos a quantidade de funcionários para poder atender a demanda que aumenta bastante durante os dias do evento”, falou Josimar Nunes.

Dono de um hotel construído recentemente no distrito de Rajada, Otávio Gabriel, conta que a exposição o ajudou a acreditar que poderia construir um hotel na localidade e que hoje se sente satisfeito. “Eu já pensava em construir um hotel no andar de cima do prédio onde tenho um outro comércio e este ano corri para terminar antes da festa, porque já imaginava que seria bom. Deu certo, porque antes de 30 dias antes do evento já estavam reservando quartos. E muita gente ligando, mas não temos mais como atender, infelizmente”, enfatizou Otávio.

A ExpoRajada continua até domingo (19), com a seguinte programação:

Dia 18/04 (Sábado) 

 08h – Julgamento e classificação dos animais.

 10h às 17h – Feira do Empreendedorismo

 10h Palestra – Métodos de cultivo intensivo da palma forrageira em regime de sequeiro. Palestrante: José Renaldo – Senar

 14h – Leilão e Comercialização Virtual

 18h – Desfile Artístico Alegórico com o tema “Casamento na Roça”

 21h Shows – Mastruz com Leite, Adãozinho de Rajada, Willy Vaqueiro

 Dia 19/04 (Domingo)

 08h – Julgamento dos Grandes Campeonatos das Raças Dorper e White Dorper.

 12h – Saída dos animais a partir das 12h.

Ascom

AMMA e Adagro fortalecem os procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), realizou uma reunião com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (ADAGRO) para fortalecer os procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental. Durante o momento, as agências debateram sobre as ações de empresas que atuam com defensivos agrícolas. A iniciativa busca ampliar o diálogo entre os órgãos responsáveis pela vigilância dessas empresas com o objetivo de garantir, cada vez mais, segurança e eficiência nos processos de controle.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para a padronizar as fiscalizações a partir da compreensão de técnicas e normativas. O momento também foi voltado para garantir a melhoria dos fluxos administrativos, buscando mais agilidade nos processos. A união das agências é essencial para o desenvolvimento de um trabalho mais eficaz com foco na prevenção.

A aproximação entre os órgãos fiscalizadores é um grande benefício para a cidade, na medida em que garante mais agilidade nos processos de licenciamento. A parceria vai oferecer soluções mais rápidas para as empresas e para a sociedade, fortalecendo assim a fiscalização ambiental no município. A ação reforça o compromisso da Prefeitura Municipal de Petrolina com o cumprimento das normas e com a proteção ao meio ambiente.

Ascom

Viveiro Municipal fortalece educação ambiental ao realizar visitas guiadas

 Enquanto espaço público, o Viveiro Municipal, localizado no Parque Municipal Josepha Coelho, tem se consolidado não apenas pela distribuição de mudas e pela preservação de espécies da caatinga, mas também por ser um ambiente aberto que promove e fortalece a educação ambiental. O local pode ser utilizado por escolas, faculdades e outras instituições que desejam aprender por meio de atividades demonstrativas.

Os visitantes acompanham todas as etapas da produção, desde o preparo até o desenvolvimento das mudas, além de conhecerem as espécies disponíveis no viveiro. Ao final da atividade, podem receber mudas de espécies nativas, entre elas ipê-roxo, ipê-amarelo, pata-de-vaca, umburana, acácia, tamarindo e pau-brasil.

A iniciativa da Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), reforça o compromisso com a preservação ambiental, o incentivo à arborização urbana e a multiplicação de práticas sustentáveis. As visitas guiadas são gratuitas e abertas, e as instituições interessadas em participar devem encaminhar a solicitação pelo e-mail: [email protected].

Ascom

Carnaval de Petrolina encanta público e fortalece identidade cultural do município

Petrolina abriu as ruas, os palcos, os sorrisos para viver uma das maiores e mais vibrantes edições do seu Carnaval. Na última noite de festa, a cidade se despediu da folia com a mesma energia contagiante que marcou cada dia da programação, transformando os três polos em verdadeiros espetáculos de alegria, cultura e diversidade.

No Polo Pierrot, na Orla, a brisa do Rio São Francisco serviu de trilha natural para uma noite de grandes encontros musicais. Davi Pimenta e Super Banda levantaram o público logo nas primeiras notas, seguidos pelo ritmo de Tarcisio Black e pela potência de Wallas Arrais. Fabiana Santiago e Greici de Calli completaram a programação com apresentações marcadas por animação e muita interação com os foliões.

No Polo Colombina, na Praça 21 de Setembro, o frevo e a tradição foram destaque. A banda Pôr do Samba fez o público cantar e dançar ao som de clássicos de grandes sambistas. A Orquestra Fernando Júnior resgatou a essência do Carnaval pernambucano, enquanto Natália Magno e Mauro Lima e Banda mantiveram o ritmo da festa, embalando famílias inteiras. A foliã Maria Clara Santos resumiu o clima da noite. “Eu venho todos os anos, mas esse é especial para mim, porque vou ingressar na faculdade de Direito e vim comemorar com meus amigos aqui. A cidade estava linda, organizada e segura”, afirmou.

Já no Polo Arlequim, Multicultural Matingueiros, a diversidade artística evidenciou a força da cultura local e urbana. Rikelmy T2 abriu a sequência de apresentações que mesclaram estilos e gerações. A Banda Cão Sem Rumo levou atitude ao palco, o DJ Tama manteve a vibração em alta, enquanto o Esquenta Hip Hop, com GG e convidados, reafirmou o espaço da cultura de rua na programação oficial. O grupo Matingueiros emocionou o público fiel, e a cantora Luana Alcântara encerrou a noite em grande estilo.

A última noite foi mais do que uma despedida temporária da folia. Representou a consolidação de um Carnaval marcado pela organização, segurança e valorização da cultura. Os três polos pulsaram em sintonia, cada um com sua identidade, mas unidos pelo mesmo propósito: fazer do Carnaval de Petrolina um espaço democrático, acolhedor e inesquecível.

Ascom

Avicultura fortalece agricultura familiar e gera renda para milhares de famílias na Bahia

A avicultura tem transformado a vida de muitas famílias na Bahia, se consolidando como uma atividade essencial para gerar renda e fortalecer o campo. Já são cerca de 8 mil empreendimentos da agricultura familiar, fomentados pelo Governo do Estado, que beneficiam diretamente 10.244 famílias com galinheiros, kits produtivos, entrepostos de ovos, assistência técnica e equipamentos que qualificam a produção.

São estruturas como a da comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro, que em julho recebeu um entreposto de ovos entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A unidade já beneficia 113 famílias, com mais de 100 mil ovos vendidos por mês. Destes, 3.600 passam diariamente pela classificadora, que abastece a comunidade e municípios vizinhos.

“Depois da construção do entreposto, conseguimos acessar outros mercados e garantir mais segurança para a venda dos nossos produtos. Hoje, produzimos quase 4 mil ovos por dia e estamos crescendo passo a passo, ganhando espaço no mercado com a nossa marca Caipira do Silva”, afirmou Marcirivan Passos, produtor rural e integrante da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar).

O avanço também se apoia na certificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que garante fiscalização sanitária e industrial de produtos de origem animal, assegurando qualidade e segurança para o consumidor. Assim como em Juazeiro, a Granja Ovos Caipira do Rancho, localizada em Santanópolis,  também conquistou o SIM, abrindo as portas da produção familiar do agricultor Gilson Carneiro para novos mercados. A certificação da granja aconteceu na última terça-feira (26). A unidade conta com 6 mil aves, quatro galpões e uma produção mensal de mais de 133 mil ovos, gerando oito empregos diretos e beneficiando 30 famílias.

Para Gilson, a conquista representa um avanço para sua família e para o município. “Eu sei que essa Granja para o Mucambo e para Santanópolis tem uma importância. Quero que outros venham para cá, que possam fazer esse trabalho e gerar emprego para a população. Não encaramos isso como concorrência, mas como crescimento do município. Hoje, com o selo, abrimos um leque de oportunidades. O crescimento vem da geração de emprego, da produção, de tudo isso”, declarou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, ressaltou que “com infraestrutura e organização, os agricultores familiares conseguem acessar mercados, conquistar novos consumidores e agregar valor ao que produzem. O entreposto de Cacimba do Silva e a Granja Ovos Caipira do Rancho mostram como investir na avicultura é investir em desenvolvimento e em oportunidades reais para as famílias do campo.”

No Dia da Avicultura, celebrado nesta quinta-feira (28), histórias como as de Marcirivan e Gilson reforçam como o sistema produtivo é uma aliado da agricultura familiar, gerando emprego, renda e novas perspectivas de crescimento para milhares de famílias em todo o Estado.

Ascom

Prefeitura de Petrolina promove treinamento para fortalecer o trabalho de fiscalização urbana

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Petrolina realizou uma importante capacitação sobre ‘Infrações e Sanções’ promovida pelo programa Capacitação em Gestão e Direito Público (CAGEDP) da Procuradoria Geral do Município. O evento reuniu profissionais que atuam no Petrolina+Limpa, programa que tem como objetivo melhorar a limpeza e ordenamento urbano, além do cuidado com o meio ambiente e animal da cidade. Com foco em melhorar a atuação dos órgãos públicos, a capacitação trouxe temas como identificar e classificar diferentes tipos de infração, preencher autos de infração corretamente e usar notificações padronizadas no dia a dia do trabalho.

Os profissionais se reuniram na Faculdade Uninassau, onde discutiram por cerca de duas horas a importância de identificar e classificar cada tipo de irregularidade, entendendo a gravidade de cada situação e aplicando as penalidades de forma justa e proporcional, como preencher corretamente autos de infração, termos e notificações, usando modelos padronizados que facilitam o trabalho e evitam erros. Também foi abordado o cuidado em como agir durante as fiscalizações, com postura adequada e abordagem respeitosa, seguindo as orientações legais.

Essas capacitações, promovidas pelo programa CAGEDP, têm o intuito de melhorar o trabalho prestado pelos servidores públicos, tornando o serviço eficiente e alinhado as necessidades da cidade. Participaram do treinamento representantes das secretarias de Serviços Públicos e Defesa Civil (SESPU), Agencia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e
Centro de Controle de Zoonose (CCZ).

Ascom