1ª Exposição Petrolina pela Saúde Ambiental aproxima população dos cuidados com o meio ambiente e a qualidade de vida

Exposição busca aproximar a população das ações desenvolvidas pela Vigilância Ambiental em Saúde

A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde de Petrolina, Ivyne Lopes, participou na manhã desta terça-feira do programa Espaço Aberto, da Rural FM, para falar sobre a 1ª Exposição Petrolina pela Saúde Ambiental, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que busca aproximar a população das ações desenvolvidas pelo setor e fortalecer a conscientização sobre a relação entre meio ambiente e saúde.

Durante a entrevista, Ivyne explicou que o evento acontece no mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e tem como proposta compartilhar conhecimentos, apresentar os serviços da Vigilância Ambiental e promover um espaço de educação e troca de experiências com a comunidade.

LEIA MAIS

Cemafauna abre inscrições para a 13ª edição do “Ceminha Inverno 2026” em Petrolina

Colônia de férias une ciência, diversão e educação ambiental para crianças de 6 a 12 anos

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), abriu as inscrições para a 13ª edição da Colônia de Férias “Ceminha Inverno 2026”, um projeto que une diversão, aprendizado e contato direto com a biodiversidade da Caatinga.

Voltada para crianças de 6 a 12 anos, a colônia oferece uma programação repleta de atividades lúdicas e científicas, despertando o interesse pela preservação ambiental por meio de experiências práticas e interativas. As inscrições custam R$ 335 e poderão ser realizadas entre os dias 15 e 22 de junho, exclusivamente pela plataforma Sympla. Caso restem vagas, o período de inscrição poderá ser prorrogado.

LEIA MAIS

Viveiro Municipal fortalece educação ambiental ao realizar visitas guiadas

 Enquanto espaço público, o Viveiro Municipal, localizado no Parque Municipal Josepha Coelho, tem se consolidado não apenas pela distribuição de mudas e pela preservação de espécies da caatinga, mas também por ser um ambiente aberto que promove e fortalece a educação ambiental. O local pode ser utilizado por escolas, faculdades e outras instituições que desejam aprender por meio de atividades demonstrativas.

Os visitantes acompanham todas as etapas da produção, desde o preparo até o desenvolvimento das mudas, além de conhecerem as espécies disponíveis no viveiro. Ao final da atividade, podem receber mudas de espécies nativas, entre elas ipê-roxo, ipê-amarelo, pata-de-vaca, umburana, acácia, tamarindo e pau-brasil.

A iniciativa da Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), reforça o compromisso com a preservação ambiental, o incentivo à arborização urbana e a multiplicação de práticas sustentáveis. As visitas guiadas são gratuitas e abertas, e as instituições interessadas em participar devem encaminhar a solicitação pelo e-mail: [email protected].

Ascom

Inscrições para pós-graduação em Educação Ambiental terminam neste domingo (28)


Interessados em participar do curso de pós-graduação em Educação Ambiental do Projeto Escola Verde (PEV) têm até este domingo (28) para se inscrever na seleção. São ofertadas gratuitamente 150 vagas para o curso realizado na modalidade à distância (EAD).

As vagas são distribuídas para os polos Juazeiro, Campo Formoso e Piritiba, no estado da Bahia; e em Salgueiro e Sertânia, em Pernambuco. Os interessados que residem em outras cidades, também podem se inscrever, desde que tenham o compromisso de desenvolver atividades presenciais em um dos polos.

Inscrição

No ato da inscrição é necessário apresentar documentação pessoal como RG, cópia do diploma (frente e verso), carta de intenção para o curso e declaração de que é professor da rede pública de educação básica.

As aulas estão marcadas para iniciar em 26 de novembro. Apesar de o curso ser gratuito, é necessário efetuar o pagamento de R$ 80,00 para a inscrição que pode ser feita no site da instituição.

Educação ambiental pode virar disciplina obrigatória nas escolas

educação ambiental meio ambiente

Matemática, Português, Geografia e… Educação Ambiental! Em breve, o assunto pode virar disciplina obrigatória em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio do Brasil. Pelo menos, é o que prevê o PLS 221/2015, de autoria do senador Cássio Cunha Lima.

Atualmente, o assunto passa longe de ser bem abordado nas salas de aula do país. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o único compromisso das escolas é tratar o tema, ocasionalmente, dentro das disciplinas obrigatórias – o que, para o autor da nova medida, não é suficiente.

“Tratar a educação ambiental como tema transversal, como é hoje, inviabiliza uma prática contínua, permanente e com conteúdo próprio. Assuntos como reciclagem, sustentabilidade, medidas de reúso de água e ecologia devem ser tratados com a devida importância”, disse Lima à Agência Senado.

O PLS aguarda votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e, se aprovado, vai ser submetido à avaliação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, para só depois ir a plenário (e, posteriormente, passar por sanção presidencial). Ou seja, a medida ainda tem um longo caminho a percorrer até virar Lei.