Consórcio Nordeste anuncia criação do Fundo Caatinga para impulsionar regeneração do Semiárido

Iniciativa do Consórcio Nordeste busca captar recursos para restauração ambiental, bioeconomia e fortalecimento do Semiárido

Os nove estados que integram o Consórcio Nordeste estão estruturando o Fundo Caatinga, uma iniciativa que pretende mobilizar recursos para fortalecer a recuperação ambiental, a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17), durante o Seminário Internacional de Combate à Desertificação, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O chefe de Gabinete do Consórcio Nordeste, Glauber Piva, destacou que o Semiárido deve ser visto como um território de soluções e inovação. Segundo ele, o novo fundo terá como foco investimentos em restauração produtiva, manejo sustentável da Caatinga, inovação tecnológica e ações voltadas ao fortalecimento da resiliência climática das comunidades da região.

LEIA MAIS

Petrolina reforça atuação em grupo voltado ao enfrentamento das mudanças climáticas

Projeto busca fortalecer a resiliência urbana e preparar os municípios para enfrentar eventos climáticos extremos

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), passou a integrar o grupo estratégico responsável pela construção dos Planos Municipais de Adaptação às Mudanças Climáticas. A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional voltada ao fortalecimento das políticas públicas de prevenção e resposta aos impactos causados pelos eventos climáticos extremos.

No último mês, representantes da AMMA participaram, no Recife, da primeira oficina do AdaptaCidades, programa que oferece apoio técnico, dados climáticos e capacitação para que os municípios elaborem e implementem seus planos de adaptação. O encontro reuniu representantes de diversas cidades selecionadas para fortalecer ações de resiliência urbana e sustentabilidade.

LEIA MAIS

1ª Exposição Petrolina pela Saúde Ambiental aproxima população dos cuidados com o meio ambiente e a qualidade de vida

Exposição busca aproximar a população das ações desenvolvidas pela Vigilância Ambiental em Saúde

A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde de Petrolina, Ivyne Lopes, participou na manhã desta terça-feira do programa Espaço Aberto, da Rural FM, para falar sobre a 1ª Exposição Petrolina pela Saúde Ambiental, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que busca aproximar a população das ações desenvolvidas pelo setor e fortalecer a conscientização sobre a relação entre meio ambiente e saúde.

Durante a entrevista, Ivyne explicou que o evento acontece no mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e tem como proposta compartilhar conhecimentos, apresentar os serviços da Vigilância Ambiental e promover um espaço de educação e troca de experiências com a comunidade.

LEIA MAIS

Prefeitura prorroga cadastro de catadores que vão atuar no São João de Petrolina 2026

Prazo foi estendido até a próxima terça-feira (16) e já contabiliza cerca de 200 trabalhadores inscritos para atuar durante os festejos juninos

A Prefeitura de Petrolina prorrogou o prazo para o cadastramento de catadores e catadoras de materiais recicláveis que desejam trabalhar durante o São João de Petrolina 2026. A inscrição, coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (SESPU), segue aberta até a próxima terça-feira (16).

A iniciativa tem como objetivo fortalecer as ações de coleta seletiva durante o maior evento do município, promovendo a preservação ambiental e garantindo oportunidades de trabalho e geração de renda para os profissionais que atuam na reciclagem. Segundo a Secretaria, cerca de 200 catadores já realizaram o cadastro.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com ações de preservação e conscientização

Programação promovida pela AMMA mobilizou estudantes e comunidade em atividades voltadas à preservação ambiental e ao bem-estar animal

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), realizou uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação reuniu estudantes, servidores e a população em atividades de conscientização, preservação ambiental e incentivo a práticas sustentáveis.

Entre as ações desenvolvidas estiveram o plantio de 25 árvores no Parque do Povo, a produção de mudas e coleta de sementes no Viveiro Municipal do Parque Josepha Coelho, além de orientações sobre licenciamento ambiental, fiscalização e o programa SOS Abelha.

LEIA MAIS

Implantação do SEI nos municípios pernambucanos gera economia de R$ 23,24 milhões e preserva mais de 58 mil árvores

Sistema Eletrônico de Informações moderniza a gestão pública, reduz custos com papel e amplia a sustentabilidade nas prefeituras do Estado

A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos municípios pernambucanos tem proporcionado resultados expressivos em economia e sustentabilidade. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), as cidades que adotaram a plataforma em 2025 economizaram cerca de R$ 23,24 milhões, valor que seria destinado à compra de papel para a tramitação de processos administrativos.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Administração, por meio da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD) e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), e busca modernizar a gestão pública municipal por meio da digitalização dos processos administrativos.

LEIA MAIS

Pra Sempre São João une sustentabilidade, inclusão social e geração de renda em Petrolina

Quase meia tonelada de latinhas foi recolhida nos dois dias de evento, garantindo renda e mais dignidade aos trabalhadores

Catadoras e catadores de materiais recicláveis que atuaram durante o evento Pra Sempre São João, realizado no último final de semana em Petrolina, elogiaram a iniciativa da Prefeitura de oferecer suporte aos profissionais por meio de cadastramento, apoio à comercialização do material recolhido e a criação de um espaço de acolhimento para os trabalhadores e seus familiares.

Nos dois dias de festa, foram recolhidos 471 quilos de latinhas de alumínio. Na sexta-feira (15), o volume coletado foi de 144 quilos. Já no sábado (16), a quantidade chegou a 327 quilos, reforçando o potencial de geração de renda para os catadores.

A catadora Silvana Silva de Souza, que atua há quatro anos na atividade e é mãe de 11 filhos, destacou a importância da ação. Segundo ela, o cadastramento garante benefícios e proporciona mais segurança na venda do material recolhido.

LEIA MAIS

Senhor do Bonfim realiza 3ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário dia 29 de agosto

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Senhor do Bonfim, promove no próximo dia 29 de agosto, das 8h às 17h, na Câmara de Vereadores, a 3ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento terá como objetivo construir uma agenda política de transformação agroecológica para o Brasil Rural, discutindo propostas e definindo estratégias que fortaleçam o campo, ampliem as oportunidades e garantam sustentabilidade para os agricultores e agricultoras de Senhor do Bonfim. A programação contará com momentos de credenciamento, mesas de abertura, trabalhos em grupos, exposições, aprovação de propostas e eleição de delegados que irão representar o município na etapa estadual.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Paulo Terra Nova, destacou a relevância da conferência. “Este é um espaço de diálogo fundamental para ouvir as demandas da nossa população rural, fortalecer a agricultura familiar e propor caminhos que unam produção, sustentabilidade e qualidade de vida. O futuro do Brasil Rural se constrói com a participação de todos, e Senhor do Bonfim tem dado exemplo de organização e compromisso”, afirmou.

Ascom

Escola públicas de Araripina, Ouricuri e Santa Filomena recebem peça teatral sobre sustentabilidade

A partir desta segunda-feira (3) até o próximo dia 10, escolas públicas dos municípios de Araripina, Santa Filomena e Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, vão receber apresentações gratuitas da peça teatral “Futuro Sustentável: Skyle vem à Terra”, realizada pelo Grupo Teatro Sustentável.

O espetáculo infantil promete encantar e conscientizar o público infantil. Mais do que um simples entretenimento, cada apresentação é um convite à reflexão e à ação. Por meio da magia do teatro, as crianças serão transportadas para uma aventura espacial ao lado de Skyle, um alienígena que vem à Terra em busca de soluções para os problemas ambientais que ameaçam nosso planeta.”O objetivo é inspirar as crianças a se tornarem agentes de mudança,” afirma Christiane Deucher, diretora do Grupo Teatro Sustentável. “Acreditamos que o teatro tem o poder de transformar vidas e conscientizar sobre a importância de cuidar do nosso planeta.”, completa.

A peça combina elementos clássicos com o teatro moderno, criando um universo lúdico e envolvente. Por meio do uso de cenários compostos por materiais reciclados e efeitos simples, mas criativos, a produção convida o público a mergulhar em uma história emocionante e interativa. Mas a aventura não termina no palco. Após a peça, as crianças terão a oportunidade de participar de atividades que exploram temas como fontes de energia, consumo consciente de água e sustentabilidade.

O espetáculo conta com trilha sonora original que alia o lúdico ao mágico. As composições transportam o público para um mundo de sonhos e possibilidades, inspirando as crianças a acreditarem em um futuro melhor. A peça, que também vai passar por escolas dos municípios de Betânia, Curral Novo e Simões, no Piauí, conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, e de duas empresas ligadas ao setor de energia renovável.

Arapina – Segunda (3)
Horários: 09h
Local: Escola Antonio Laurindo
Endereço: Serra da Rancharia – S/N

Quinta (6)
Horários: 09h
Local: Escola Virgilio Coelho
Endereço: Av. Recife – S/N – Centro

Quinta (6)
Horários: 14h
Local: Escola Bom Jesus da Lapa
Endereço: Gergelim – S/N

Sexta (7)
Horários: 09h
Local: Escola José Batista Modesto
Endereço: Serra da Torre – S/N – Zona Rural

Sexta (7)
Horários: 14h
Local: Escola Felipe Coelho
Endereço: Serra do Marinheiro – S/N – Zona Rural

Segunda (10)
Horários: A confirmar
Local: Escola João Rodrigues de Alencar
Endereço: Rua Três – S/N- Vila Serrania

Segunda (10)
Horários: A confirmar
Local: Escola Municipal Professora Maria Luzanira Muniz Ramos
Endereço:  R. Ana Ramos Lacerda, 270

Santa Filomena 
Terça (4)
Horários: 14h
Local: Escola Municipal Antônio Secundino
Endereço: Serra do Inácio – S/N – Zona Rural

Ouricuri
Quarta (5)
Horários: 14h
Local: Escola Municipal Ulisses Guimarães
Endereço: Povoado Cara Branca Serra do Inacio – S/N – Zona Rural

G1 Petrolina

Lula assina MP para , descarbonização da frota nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no sábado (30) a medida provisória (MP) que cria o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que visa a descarbonização da frota automotiva do país, por meio de incentivos fiscais. A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, amplia as exigências de sustentabilidade dos veículos e estimula a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística.

Neste domingo (31), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, explicou que o Mover deve atrair investimentos no setor de energia e eficiência energética para o país, em razão dos benefícios tributários. A MP prevê o estímulo à realocação de plantas industriais de outros países no Brasil. Essas empresas terão crédito financeiro equivalente ao imposto de importação incidente na transferência das células de produção e equipamentos e também terão abatimentos no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), relativos à exportação de produtos e sistemas elaborados no Brasil.

O novo programa inclui também limites mínimos de reciclagem na fabricação dos veículos e cobra menos imposto de quem polui menos, criando o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) Verde. O governo ainda dará incentivo fiscal para que as empresas invistam em descarbonização e se enquadrem nos requisitos obrigatórios do programa. Os recursos serão de R$ 3,5 bilhões em 2024, R$ 3,8 bilhões em 2025, R$ 3,9 bilhões em 2026, R$ 4 bilhões em 2027 e R$ 4,1 bilhões em 2028, valores que deverão ser convertidos em créditos financeiros.

Para isso, as empresas devem dispender, no mínimo, entre 0,3% e 0,6% da Receita Operacional Bruta. Cada real investido dará direito entre R$ 0,50 e R$ 3,20 de créditos que poderão ser usados para abatimento de quaisquer tributos administrados pela Receita Federal.

O novo programa é uma expansão do antigo Rota 2030, criado em 2018 e já extinto. No Rota 2030, o incentivo fiscal médio anual foi de R$ 1,7 bilhão, até 2022. Em 2012, também foi criado programa semelhante, o Inovar Auto. Segundo o governo, todos têm como meta reduzir em 50% as emissões de carbono até 2030, estabelecendo requisitos mínimos para que os veículos saiam das fábricas mais econômicos, mais seguros e menos poluentes.

Inovações
O Mover, entretanto, traz outros avanços, como a medição das emissões de carbono do setor “do poço à roda”, ou seja, considerando todo o ciclo da fonte de energia utilizada, aumentando os requisitos obrigatórios de sustentabilidade para os veículos comercializados no país. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a medição tradicional “do tanque à roda” continuará sendo exigida.

“Nós estamos fazendo do poço à roda. Então, o Brasil fica na vanguarda do mundo na questão da descarbonização”, disse. “Eu vou estimular uma indústria menos poluente, com descarbonização, mas analisando desde o poço, ou seja, como é que eu formo esse combustível. Então, no caso do etanol, eu vou desde a produção da cana até o consumo do combustível”, explicou. O mesmo vale para as demais fontes propulsoras, como bateria elétrica, gasolina e biocombustível.

No médio prazo, o novo programa prevê uma medição ainda mais ampla, conhecida como “do berço ao túmulo”, que vai abranger a pegada de carbono de todos os componentes e de todas as etapas de produção, uso e descarte do veículo. “A partir de 2027, continua do poço à roda, mas será também do berço ao túmulo. Para o estímulo da mobilidade verde, eu vou levar em consideração como é que esse carro é fabricado, os equipamentos que são utilizados, quanto tem de pegada de carbono, até o túmulo, ou seja, o descarte do veículo”, acrescentou.

O Mover também deixa de ser uma política limitada ao setor automotivo e é definido como um programa de Mobilidade e Logística Sustentável de Baixo Carbono, o que, segundo o MDIC, proporciona a inclusão de todas as modalidades de veículos capazes de reduzir danos ambientais. Outro benefício do novo programa é a redução de Imposto de Importação para fabricantes que importam peças e componentes sem similar nacional, desde que invistam 2% do total importado em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em programas prioritários na cadeia de fornecedores, em inovação e modernização industrial.

Para isso, a MP do Mover cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), a ser instituído e gerenciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sob coordenação do MDIC. A expectativa é de que os investimentos nesses programas alcancem entre R$ 300 milhões e R$ 500 milhões por ano. No Rota 2030, o investimento médio nesses programas foi de R$ 200 milhões ao ano.

Tributação
Já para o cálculo do IPI Verde, haverá um sistema de recompensa e penalização, a partir de indicadores que levam em conta a fonte de energia para propulsão dos veículos, o consumo energético, a potência do motor, a reciclabilidade e o desempenho estrutural e tecnologias assistivas à direção. Segundo o governo, esse sistema não envolve renúncia fiscal, já que uns pagarão abaixo da alíquota normal, mas outros pagarão acima. As alíquotas serão definidas por decreto presidencial nos próximos meses.

Para as medidas com incentivos fiscais, o governo deve indicar as fontes de recursos orçamentários para aplicação do benefício. Segundo Alckmin, R$ 2,9 bilhões já estão previstos no orçamento de 2024 e o restante será compensado com a retomada do imposto de importação para veículos elétricos.

A partir de janeiro de 2024, carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in comprados fora do país voltarão a ser gradualmente tributados, de acordo com decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) de novembro deste ano. Foi estabelecida uma retomada gradual das alíquotas e a criação de cotas iniciais para importações com isenção até 2026.

Agência Brasil

Espaços públicos de Petrolina agora contam com Pontos de Entrega Voluntária de materiais recicláveis

A Prefeitura de Petrolina dá mais um importante passo para tornar a cidade sertaneja em um exemplo de sustentabilidade.

A partir de agora, espaços públicos, a exemplo do Parque Josepha Coelho, sede da Prefeitura Municipal e da Promotoria de Justiça de Petrolina contam com Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de materiais recicláveis como vidro e garrafas, eletroeletrônicos, baterias e lâmpadas.

A iniciativa visa garantir o descarte adequado desses objetos que, infelizmente, ainda são jogados nas vias públicas ou canais da cidade.

LEIA MAIS

Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEPE realiza Missão Estadual de Sustentabilidade em Petrolina

O Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEPE (Contema), concluiu na última sexta-feira (21), em Petrolina, a primeira Missão Estadual de Sustentabilidade da entidade em 2023. Formado por empresários da indústria, representantes do Sistema FIEPE, sindicatos, entidades educacionais e ambientais dos sertões do São  Francisco e Araripe, Ministério Público de Pernambuco e estudantes, o grupo deu início às visitas técnicas conhecendo as instalações e laboratórios do SENAI Petrolina, após participação na reunião mensal do Conselho Empresarial da Unidade da FIEPE no Sertão do São Francisco.

A comitiva conheceu os projetos de pesquisa e desenvolvimento do Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp). Depois de uma breve explanação sobre fontes alternativas para a geração de energia elétrica, a exemplo da usina fotovoltaica flutuante implantada no lago de Sobradinho (BA), e tecnologia heliotérmica de calha parabólica, o grupo foi conferir de perto uma planta solar em pleno funcionamento.

O grupo visitou uma iniciativa que interiorizou o gás natural no Sertão do São Francisco: a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). Fruto de uma parceria com a New Fortress Energy, empresa americana que é um dos gigantes mundiais do setor, a Copergás de Petrolina distribui diariamente 45 mil metros cúbicos de gás natural para a indústria, comércio, residências e veículos (GNV), em todo o município.

De acordo com o 1º vice-presidente da FIEPE, Rafael Coelho, que coordenou os trabalhos de recepção ao grupo, a visita foi muito proveitosa e oportuna para divulgação do que está sendo feito em relação à questão energética e ao meio ambiente em Petrolina. O presidente do Contema, Anísio Coelho, também fez uma avaliação bastante positiva da Missão Estadual de Sustentabilidade. “Nosso evento foi de muito êxito pelos conteúdos enriquecedores que absorvemos nas visitas técnicas. Saímos daqui felizes em constatar a importância que Petrolina vem dando ao trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de energia renováveis e da distribuição de gás natural”, concluiu.

Class Comunicação

Em busca de soluções sustentáveis de apoio ao agronegócio de Juazeiro e região, prefeito Paulo Bonfim participa de debate

A pesquisadora da Embrapa Semiárido, Patrícia Leão destacou o desenvolvimento de novas cultivares de uvas sem sementes. (Foto: ASCOM)

O Prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix e do Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, participou na manhã desta quinta-feira (19), no Rapport Hotel, em Juazeiro do Circuito Agro, uma iniciativa do Banco do Brasil, que visa divulgar as soluções de apoio ao agronegócio.

O Circuito promove o encontro entre produtores rurais e profissionais do campo para debater soluções sustentáveis e de desenvolvimento, novas tecnologias e técnicas de produção, como meio de aumentar a produtividade sem impactar negativamente os custos de produção.

“No Vale do São Francisco, a fruticultura irrigada é o principal tema do evento, com destaque para a produção e exportação de uva e manga. Disponibilidade de terra, água de boa qualidade, clima quente e baixa umidade fazem do município um dos maiores exportadores do país”, destacou o vice-presidente de agronegócios do Banco do Brasil, Tarcísio Hübner.

“É uma satisfação dialogar sobre o crescimento da região. Nossa intenção é atrair novos investimentos para o município com ações e projetos importantes. O agronegócio é a mola mestra da economia da região e, por esse motivo, parabenizo o Banco do Brasil por essa belíssima iniciativa”, frisou o prefeito Paulo Bomfim.

LEIA MAIS

Empresa júnior prepara estudantes de engenharia elétrica para o mercado de energia renovável

A iniciativa tem o objetivo de dar oportunidade aos alunos de ingressar na vivência empresarial, antes de concluir a graduação. (Foto: Divulgação/Energize.Jr)

A empresa Energize Jr. formada por estudantes do curso de engenharia elétrica, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), tem mudado a concepção de diversos estudantes, diante do mercado de trabalho em Petrolina e Juazeiro.

Apostando em energia renovável, o grupo fundado em 2015 conta com uma equipe bem estruturada e dividida em diversos setores, com 16 membros efetivos, 19 trainees e cinco membros honorários. “A empresa surgiu em 2015, mas a ideia começou em 2014 com cinco estudantes de engenharia elétrica. Inicialmente contou com cinco pessoas: Diretor Presidente, Vice presidente, financeiro, gestão de pessoas e projetos. Na sequencia o grupo abriu um edital de processo seletivo para os novos membros”, afirmou o diretor presidente Aldenor Ribeiro.

A iniciativa tem o objetivo de dar oportunidade aos alunos de ingressar na vivência empresarial, antes de concluir a graduação. Os jovens trabalham de forma voluntária e todo o dinheiro arrecadado com os projetos, volta em capacitação para os membros.

LEIA MAIS

OAB Pernambuco busca diminuir impacto ambiental através de Selo

(Foto: Divulgação)

A OAB Pernambuco está elaborando um protocolo próprio de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços. Ele será aplicado na sede da Seccional e nas 25 Subseções em funcionamento no estado. Como parte da iniciativa, haverá ainda a instituição de um Selo que será concedido às sociedades advocatícias, melhorando a eficiência e reduzindo o impacto ambiental gerado por elas nas suas atividades.

“A criação do Selo OAB Ambiental pretende incentivar e disseminar o desenvolvimento e a implantação de boas práticas de responsabilidade ambiental na OAB Pernambuco e nos mais de mil escritórios de advocacia existentes no estado. Também queremos sensibilizar e capacitar os operadores jurídicos em relação à gestão socioambiental e o Selo chancelará aqueles que aderirem à proposta e cumprirem o compromisso firmado”, explicou o presidente da Ordem no estado, Ronnie Preuss Duarte.

De acordo com o gestor, na primeira etapa, a OAB-PE aplicará as práticas e depois as colocará como modelo para a iniciativa privada. “Estamos elaborando um calendário com ações, prazos de execução e metas a serem atingidas, levantando custos e estudando a viabilidade técnica e operacional de algumas medidas. Depois procuraremos os escritórios para incentivar a adesão à agenda ambiental. Nosso Selo será uma certificação devidamente auditada e com potencial de replicabilidade para toda a sociedade civil”, acrescentou.

LEIA MAIS
12