Implantação do SEI nos municípios pernambucanos gera economia de R$ 23,24 milhões e preserva mais de 58 mil árvores

Sistema Eletrônico de Informações moderniza a gestão pública, reduz custos com papel e amplia a sustentabilidade nas prefeituras do Estado

A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos municípios pernambucanos tem proporcionado resultados expressivos em economia e sustentabilidade. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), as cidades que adotaram a plataforma em 2025 economizaram cerca de R$ 23,24 milhões, valor que seria destinado à compra de papel para a tramitação de processos administrativos.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Administração, por meio da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD) e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), e busca modernizar a gestão pública municipal por meio da digitalização dos processos administrativos.

LEIA MAIS

Matrículas para a rede estadual de ensino podem ser realizadas através da Internet em Pernambuco

download (1)A Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI) prestou apoio técnico à Secretaria de Educação de Pernambuco para a construção do desenho de infraestrutura que viabilizou o serviço online da Matrícula 2016 da rede estadual de ensino. A novidade desta edição é que a atividade está sendo feita exclusivamente pela internet. A implantação do sistema (cluster) possibilitou o suporte de acesso simultâneo dos servidores. Apenas na primeira hora, mil e oito matrículas foram realizadas pelo sistema online.

Para o Gerente de Infraestrutura e Serviços Compartilhados de TIC, Ariano Neves, a experiência da ATI em demanda de acesso ajudou na instalação do sistema (cluster) utilizado. “Realizamos uma consultoria, mas trabalhamos desde a implantação do serviço até sua instalação”, garantiu. A ATI é responsável pelo serviço que oferece recursos de processamento e armazenamento de dados (datacenter) do estado de Pernambuco.

Desde a Matrícula 2010, iniciada em 2009, o sistema online para matrícula é disponibilizado, no entanto, havia também a possibilidade de realizar a inscrição por telefone. A Secretaria de Educação percebeu o crescimento na utilização do sistema online para realização da matrícula em detrimento do call center e buscou o apoio da Agência de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI) para a construção do desenho de infraestrutura que seria mais apropriado para suportar o acesso simultâneo ao sistema. Das 37.100 matrículas realizadas para o ano de 2015, 30.613 foram online, representando, assim, aproximadamente, 83% do total de atividades.

As Matrículas para o ensino público estadual do ano de 2016 estão sendo realizadas em duas fases: a primeira segue até 18 de dezembro de 2015. A segunda será de 20 a 26 de janeiro de 2016. Mais informações pelo 0800 286 0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, no mês de dezembro; e, em janeiro, de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.