Prefeitura de Petrolina envia representantes para o 4º Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável

(Foto: Divulgação/Ascom)

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, José da Batista da Gama, representou Petrolina no 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Sebrae.

O evento promoveu discussões e a partilha de práticas, políticas públicas e ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Segundo o secretário, muitas ações podem ser multiplicadas em Petrolina. “Não tenho dúvidas que essa troca de experiências servirá para fortalecer ainda mais as nossas ações à frente da pasta, principalmente no que diz respeito às boas práticas de gestão e empreendedorismo,” ressaltou.

Também participaram do evento, o diretor presidente da AGE, Sebastião Amorim, e o diretor administrativo financeiro, Marcos Luís Ferreira.

Inscrições aberta para o II curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica, em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

O curso é gratuito. (Foto: ASCOM)

Estão abertas, até o dia 30 deste mês, as inscrições para o II curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica, realizado a distância. O curso é oferecido pelo Centro de Agroelogia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (CAERDES), da Universidade Do Estado da Bahia (UNEB), campus III, em Juazeiro (BA).

O curso é gratuito, e tem como objetivo capacitar estudantes, agricultores e demais públicos interessados em conhecer os modos de produção sustentável. Ao todo estão sendo oferecidas 4 mil vagas. O curso tem 49 horas/aula, com acesso aos conteúdos totalmente online por meio de videoaulas, textos em português e espanhol além de cartilhas em pdf produzidas pelo CAERDES.

Os interessados podem realizar as inscrições clicando aqui.

Escola Municipal Mandacaru realiza XV Ação Cidadania Gente em Ação em Juazeiro

açao cidadania

O tema deste ano foi “Resgatando valores e compartilhando responsabilidades na construção do universo sustentável”./ Foto: Ascom

A Escola Municipal Mandacaru, localizada na zona rural de Juazeiro, realizou nesta quarta-feira (31), a XV Ação Cidadania Gente em Ação. Na ocasião, a comunidade recebeu serviços de saúde, do Conselho Tutelar, de aconselhamento jurídico, Bolsa Família, cortes de cabelo, entre outros. O evento acontece na comunidade há 15 anos e é em parceria com as Escolas Municipais Caxangá e a Primavera.

Além de disponibilizar o espaço e definir o tema, que este ano foi “Resgatando valores e compartilhando responsabilidades na construção do universo sustentável”, as escolas da rede também participam com apresentações de alunos. Para a gestora da Escola Municipal Mandacaru, Maria Maciel de Senna, essa é uma forma de integrar escola e comunidade. “O projeto todo ano se renova e é uma forma da escola abrir os horizontes e deixar a porta aberta para a comunidade”, afirma.

LEIA MAIS

Cemafauna participa da VII Semana de Meio Ambiente da Agrovale, em Juazeiro(BA)

O objetivo da Semana é sensibilizar os funcionários através das atividades ambientais/Foto:ASCOM Cemafauna O objetivo da Semana é sensibilizar os funcionários através das atividades ambientais/Foto:ASCOM Cemafauna

‘Afugentamento e resgate de fauna’ foi o tema abordado pela médica veterinária do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) Gabriela Felix, durante a VII Semana de Meio Ambiente – Campanha Pegadas Sustentáveis – ‘Quais são as marcas que você quer deixar no planeta’, promovida pela empresa Agrovale, em Juazeiro(BA). O evento segue até o próximo sábado (11), com programação voltada aos oito R’s da sustentabilidade: responsabilizar-se, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, repassar e refletir.

De acordo com a analista ambiental da Agrovale Leidiana Coelho, o objetivo da Semana é sensibilizar os funcionários através das atividades ambientais como visitas monitoradas, palestras, sessão de cinema, plantios de mudas, sobre o cuidado e a responsabilidade que cada um possui sobre o meio ambiente. “O nosso objetivo mesmo é convidar os funcionários para praticarem os oito R’s da sustentabilidade e fazemos a pergunta ‘quais são as marcas que você quer deixar no planeta?’ Tentamos sensibilizá-los a cuidar da fauna e flora, fazer uso dos recursos naturais de maneira responsável evitando o desperdício”.

A analista ressaltou ainda a importância de contar com a palestra da médica veterinária Gabriela Felix sobre os procedimentos necessários e cuidados na hora de realizar afugentamento e resgate de fauna, já que a Agrovale possui uma área de 17 mil hectares de plantio de cana-de-açúcar e com um total de 36 mil hectares de fazenda. Durante o período de safra são cerca de quatro mil funcionários e na entressafra são duas mil pessoas desenvolvendo atividades que, algumas vezes, podem prejudicar os animais que habitam o espaço do plantio. “Essa palestra orienta o pessoal como eles devem reagir quando encontrar algum desses animais, qual o comportamento que deve ter e o que fazer caso algum apresente ferimentos ou mesmo retirá-lo do local de risco”, completa.

LEIA MAIS

Uneb oferta capacitação de práticas de desenvolvimento sustentável em Irecê e Senhor do Bonfim

educação ambiental meio ambiente

Capacitar agentes populares para identificar e refletir criticamente as questões socioambientais em seu território.

Esse é o objetivo do curso de Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar que será ofertado pela UNEB, em parceria com Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O projeto do curso, elaborado pelos analistas universitários Sílvia Karla dos Santos e Anderson Viana, contou com o apoio da Secretaria Especial de Articulação Institucional (Seai), da Assessoria Especial para Projetos Estratégicos de Articulação da Educação Superior com os Territórios de Identidade do Estado da Bahia e da Coordenação Geral de Educação do Campo da UNEB.

A iniciativa, voltada para agricultores, agentes comunitários, agentes públicos e jovens moradores de áreas rurais, visa promover a mobilização e sensibilização social para a realização de ações que resultem na melhoria da qualidade de vida e conservação dos recursos.

O curso, que será ofertado na modalidade semipresencial, terá duração de cinco meses e carga horária de 180 horas.

“A estrutura do ambiente virtual e materiais didático serão disponibilizados pelo Ministério do Meio Ambiente. A UNEB vai contribuir significativamente para fortalecer o aprendizado da agricultura familiar por meio de práticas de desenvolvimento sustentável”, explicou Sílvia Karla dos Santos, que também é coordenadora pedagógica do curso.

As inscrições para o processo seletivo estão previstas para o início o de março por meio de análise curricular. Serão oferecidas 45 vagas, distribuídas em duas turmas nos campi da UNEB das cidades de Irecê e Senhor do Bonfim.

12