Petrolina reforça atuação em grupo voltado ao enfrentamento das mudanças climáticas

Projeto busca fortalecer a resiliência urbana e preparar os municípios para enfrentar eventos climáticos extremos

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), passou a integrar o grupo estratégico responsável pela construção dos Planos Municipais de Adaptação às Mudanças Climáticas. A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional voltada ao fortalecimento das políticas públicas de prevenção e resposta aos impactos causados pelos eventos climáticos extremos.

No último mês, representantes da AMMA participaram, no Recife, da primeira oficina do AdaptaCidades, programa que oferece apoio técnico, dados climáticos e capacitação para que os municípios elaborem e implementem seus planos de adaptação. O encontro reuniu representantes de diversas cidades selecionadas para fortalecer ações de resiliência urbana e sustentabilidade.

LEIA MAIS

Petrolina conclui plano de saneamento e quer alcançar 90% de cobertura de esgoto até 2025

A meta mais ousada do plano municipal é atingir 100% de saneamento básico em 35 anos.

Com 72% de saneamento da área urbana, o esgotamento sanitário é uma das pautas mais cobradas pelos petrolinenses todos os dias. Por isso, o assunto tem sido prioridade da Prefeitura  de Petrolina nos dois últimos anos.

Nesta quarta-feira (13), o tema ganhou um marco que vai guiar o futuro do saneamento do município, pois o prefeito Miguel Coelho recebeu um volume finalizado do plano municipal de saneamento básico, que, entre outras metas, pretende atingir 90% de cobertura de esgoto nos bairros com novas obras em áreas como a bacia do Dom Avelar.

O conteúdo estipula um conjunto de metas e ações para os próximos 35 anos. Além de ampliar o esgotamento, o documento prevê o compromisso de levar abastecimento de água a 64 localidades negligenciadas durante décadas pela Compesa na zona rural, como os perímetros irrigados.

“A cobertura de água hoje é de mais de 95% nos bairros, mas a zona rural, que é a área mais necessitada foi esquecida. Nosso compromisso é começar levar água para essa gente do interior, seja com a Compesa ou uma nova empresa em parceria público-privada”, explicou o prefeito ao receber o material.

LEIA MAIS