Prefeitura de Petrolina celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com ações de preservação e conscientização

Programação promovida pela AMMA mobilizou estudantes e comunidade em atividades voltadas à preservação ambiental e ao bem-estar animal

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), realizou uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação reuniu estudantes, servidores e a população em atividades de conscientização, preservação ambiental e incentivo a práticas sustentáveis.

Entre as ações desenvolvidas estiveram o plantio de 25 árvores no Parque do Povo, a produção de mudas e coleta de sementes no Viveiro Municipal do Parque Josepha Coelho, além de orientações sobre licenciamento ambiental, fiscalização e o programa SOS Abelha.

LEIA MAIS

Castramóvel já ultrapassa 600 castrações e Prefeitura prepara ampliação do atendimento em Petrolina

Marcelo Gama destacou os avanços das ações de castração em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), segue intensificando as ações voltadas ao controle populacional de cães e gatos no município. Durante entrevista concedida à Rádio Rural FM, o diretor-presidente da AMMA, Marcelo Gama, fez um balanço das atividades do Castramóvel e destacou os avanços das políticas públicas voltadas à causa animal na cidade.

Segundo Marcelo Gama, desde o início das atividades, em março deste ano, mais de 600 animais já foram castrados em Petrolina, entre cães e gatos, com prioridade para animais em situação de rua. O serviço acontece atualmente no estacionamento da FACAPE, onde as castrações são realizadas todas as terças, quartas e quintas-feiras.

O gestor explicou que a expectativa inicial era manter o Castramóvel no local por apenas 30 dias, mas, devido à segurança da estrutura e à parceria com protetores independentes, o atendimento foi ampliado e continua funcionando normalmente na instituição.

O agendamento para castração acontece todas as segundas-feiras, das 10h ao meio-dia, na sede da AMMA, localizada na Rua Antônio Madeira, nº 155, em Petrolina.

LEIA MAIS

Abril Laranja: Fórum da Prefeitura de Petrolina discutirá políticas públicas de bem estar animal

(Foto: Alexandre Justino/ Arquivo Ascom)

Pouca gente sabe, mas o mês de abril é dedicado à prevenção de maus tratos contra animais. A campanha denominada ‘Abril Laranja’ foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA). Em adesão à luta, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses, irá promover o “1º Fórum Municipal de Políticas Públicas de Bem Estar Animal”. O evento acontecerá no próximo dia 23 de abril no auditório do SEST- SENAT, a partir das 18h, e contará com a participação de diversas instituições do município. Podem participar estudantes, profissionais e especialistas da área veterinária, além da população interessada.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Vasconcelos, a intenção é que as mais variadas organizações possam aderir e fortalecer a causa. “Isto porque, infelizmente, a prática de maus tratos ainda é uma forte realidade no mundo todo. Durante o encontro vamos discutir e mobilizar a comunidade sobre diretrizes e políticas públicas, enfatizando questões como guarda responsável, maus tratos, controle reprodutivo, fiscalização e aplicação de penalidades, além de bioética”destacou.

LEIA MAIS