Carnaval de Petrolina encanta público e fortalece identidade cultural do município

Petrolina abriu as ruas, os palcos, os sorrisos para viver uma das maiores e mais vibrantes edições do seu Carnaval. Na última noite de festa, a cidade se despediu da folia com a mesma energia contagiante que marcou cada dia da programação, transformando os três polos em verdadeiros espetáculos de alegria, cultura e diversidade.

No Polo Pierrot, na Orla, a brisa do Rio São Francisco serviu de trilha natural para uma noite de grandes encontros musicais. Davi Pimenta e Super Banda levantaram o público logo nas primeiras notas, seguidos pelo ritmo de Tarcisio Black e pela potência de Wallas Arrais. Fabiana Santiago e Greici de Calli completaram a programação com apresentações marcadas por animação e muita interação com os foliões.

No Polo Colombina, na Praça 21 de Setembro, o frevo e a tradição foram destaque. A banda Pôr do Samba fez o público cantar e dançar ao som de clássicos de grandes sambistas. A Orquestra Fernando Júnior resgatou a essência do Carnaval pernambucano, enquanto Natália Magno e Mauro Lima e Banda mantiveram o ritmo da festa, embalando famílias inteiras. A foliã Maria Clara Santos resumiu o clima da noite. “Eu venho todos os anos, mas esse é especial para mim, porque vou ingressar na faculdade de Direito e vim comemorar com meus amigos aqui. A cidade estava linda, organizada e segura”, afirmou.

Já no Polo Arlequim, Multicultural Matingueiros, a diversidade artística evidenciou a força da cultura local e urbana. Rikelmy T2 abriu a sequência de apresentações que mesclaram estilos e gerações. A Banda Cão Sem Rumo levou atitude ao palco, o DJ Tama manteve a vibração em alta, enquanto o Esquenta Hip Hop, com GG e convidados, reafirmou o espaço da cultura de rua na programação oficial. O grupo Matingueiros emocionou o público fiel, e a cantora Luana Alcântara encerrou a noite em grande estilo.

A última noite foi mais do que uma despedida temporária da folia. Representou a consolidação de um Carnaval marcado pela organização, segurança e valorização da cultura. Os três polos pulsaram em sintonia, cada um com sua identidade, mas unidos pelo mesmo propósito: fazer do Carnaval de Petrolina um espaço democrático, acolhedor e inesquecível.

Ascom

Vila do Empreendedorismo tem aprovação do público durante o Carnaval de Petrolina

Enquanto a folia acontece a poucos metros, a Vila do Empreendedorismo ferve de vendas e clientes do outro. A iniciativa da Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Empreendedorismo, tem movimentado o Polo Colombina, na 21 de Setembro. O público tem sido atraído pela diversidade dos produtos, que vão desde opções de comida a vestuário, acessórios e decoração.

“Estou encantada com as peças de decoração e acessórios que vi. Cada coisa linda, muita gente inclusive aproveitando pra já sair arrumado com o que compra por aqui. Foi ótima essa ideia, o espaço bem localizado e tudo muito diversificado”, elogiou Marta Chaves, moradora do bairro Fernando Idalino.

Quem também aprovou o espaço foi o contador Alexandre Fausto, que levou as filhas para cair na folia e comprar as delícias que estavam sendo vendidas na Vila. “Pra gente que vem com criança, ter um lugar desse ao lado do Polo, com várias opções para todos os gostos e bolsos é excelente. Foi uma ação muito acertada”, disse.

Unir festa e desenvolvimento econômico é um dos compromissos das Vilas de Empreendedorismo, garantindo que além da celebração da folia de Momo, pequenos empreendedores locais tenham a possibilidade de garantir renda e impulsionar seus negócios. A Vila do Empreendedorismo continua em funcionamento até a terça-feira (17).

Ascom

Santa Cruz iguala recorde de público do Sport na Arena Pernambuco

A torcida tricolor protagonizou mais um espetáculo nas arquibancadas. O Santa Cruz alcançou, neste sábado (27), o recorde de público da Arena de Pernambuco: 45.500 torcedores. A marca, que pertencia ao arquirrival Sport desde a final contra o Náutico no Campeonato Pernambucano de 2024, foi agora igualada pelo Tricolor do Arruda.

O número expressivo marca não só a maior presença de público no futebol pernambucano em 2025, como também consolida a impressionante marca de 510.851 torcedores presentes nas 19 partidas como mandante do Santa Cruz neste ano. A média é de 26.886 torcedores por jogo, a maior entre todos os clubes do estado e uma das maiores do país na temporada.

Além do recorde igualado neste sábado, o Santa Cruz emplacou uma sequência de quatro jogos consecutivos com mais de 40 mil pessoas na Arena, durante o mata-mata da Série D. Foram 42.653 contra o Altos-PI, 40.505 diante do América-RN, 40.892 contra o Maranhão e, por fim, os 45.500 diante do Barra-SC.

Com esses números, o Tricolor do Arruda mostra mais uma vez por que é reconhecido nacionalmente por sua apaixonada torcida. Mesmo na Série D, a massa coral tem dado uma demonstração de fidelidade e mobilização poucas vezes vista no futebol brasileiro.

Maiores públicos da Arena de Pernambuco
45.500 pessoas: Sport 0 x 0 Náutico (06/04/2024, Estadual)
45.500 pessoas: Santa Cruz 1 x 2 Barra-SC (27/09/2025, Série D)
45.492 pessoas: Sport (5) 0 x 0 (3) Santa Cruz (16/03/2024, Estadual)
45.010 pessoas: Brasil 2 x 2 Uruguai (25/03/2016, Eliminatórias)
42.653 pessoas: Santa Cruz 1 x 1 Altos (18/08/2025 – Série D)

Dados do Santa Cruz como mandante em 2025:
Total de jogos: 19
Público total: 510.851 torcedores
Média de público: 26.886 por jogo
Menor público: Santa Cruz x Santa Cruz-RN – 8.003 torcedores
Maior público: Santa Cruz x Barra-SC – 45.500 torcedores

Diario de Pernambuco

Segunda noite do Pra Sempre São João leva milhares de pessoas para Avenida dos Tropeiros em Petrolina

A segunda noite do projeto ‘Pra Sempre São João’ foi marcada por um verdadeiro espetáculo de tradição, emoção e muito arrasta-pé. A festa aconteceu na Avenida dos Tropeiros e reuniu, nesse sábado (17), milhares de pessoas em uma noite que já entra para a história dos festejos juninos de Petrolina.

Com uma programação que transitou do sertanejo ao forró das antigas, o público foi presenteado com apresentações inesquecíveis de artistas que marcaram gerações. No palco, nomes como Magníficos, Mastruz com Leite, Trio Granah e Matheus Torres embalaram a multidão com sucessos que despertaram memórias afetivas e colocaram todos para dançar do início ao fim.

O evento, promovido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, tem como proposta valorizar a cultura nordestina e manter viva as tradições que fazem do São João uma das maiores expressões culturais do país. A estrutura contou com segurança reforçada e espaço amplo, garantindo conforto e tranquilidade para quem foi curtir a festa.

Para muitos, a noite foi mais do que especial. “Eu cresci ouvindo essas músicas e faço parte de um grupo de forró. Hoje, ver Mastruz e Magníficos de perto, cantando os clássicos que embalaram minha juventude, foi como voltar no tempo. Não tem preço!”, afirmou emocionada a forrozeira Gabriela França, moradora do bairro Quati.

O impacto positivo do evento também foi sentido por quem trabalha durante os festejos. O comerciante Rodolfo Costa, que montou barraca de churros e batata frita, comemorou o movimento intenso. “Foi um dos melhores eventos que a Prefeitura já organizou. Somente em um dia eu vendi mais de R$ 4 mil. A festa atraiu gente de todo canto, e isso ajuda demais a gente que depende do movimento pra ganhar o pão de cada dia. Que venham outras assim!”, falou satisfeito Rodolfo, morador do bairro Boa Esperança.

Com o sucesso da segunda noite, o projeto se consolida como um dos grandes destaques do calendário junino da região, prometendo ainda mais emoção nas próximas edições.

Ascom

Professor Paulo Ricardo Moreira se destaca com cursos de Oratória em Petrolina

Curso de oratória tem feito sucesso em Petrolina.

Falar em público é um dos maiores medos da humanidade, segundo especialistas. E aqui no Vale do São Francisco, o radialista e professor de Oratória, Paulo Ricardo Moreira, tem se destacado com treinamentos que ajudam centenas de pessoas a perderem essa fobia e conseguirem fazer grandes apresentações em público, seja um seminário, uma palestra ou uma reunião de negócios, por exemplo.

Segundo o professor, com as técnicas corretas e a prática, é possível que qualquer pessoa consiga fazer apresentações de forma segura e atrativa para o público. “Quem se comunica bem, se destaca em qualquer ambiente. Se a pessoa tem vontade de vencer o medo de falar em público, já é o primeiro passo. Em seguida vêm as técnicas e a prática”, disse.

LEIA MAIS

Miguel Coelho afirma que até ameças de morte recebeu para não contratar nova empresa de ônibus para Petrolina

Imagem ilustrativa

Durante o evento de entrega do títulos de posse no bairro João de Deus, o prefeito Miguel Coelho falou das dificuldades que enfrentou para ofertar a população um transporte de qualidade. Afirmando não ter não contra os atuais donos das empresas que operam o serviço em Petrolina, Miguel informou ter sido até ameaçado de morte para não levar à frente o processo para contratação de uma nova empresa e que, apesar das ameaças e da pressão, em dezembro deverá está desfilando com 83 novos ônibus, dando mais qualidade no transporte público à população petrolinense.

“Passou do tempo de Petrolina ter ônibus de qualidade para atender nossa população. Falaram que a gente não iria conseguir, briguei com muita gente, fui ameaçado por todo tipo de gente, até de morte me ameaçaram dizendo que eu não iria tirar empresa de ônibus. Não tenho nada contra seu Leãozinho nada contra a empresa Viva Petrolina, mas aqui este tipo de serviço não era digno do morador de Petrolina, não era digno da comunidade do João de Deus que trabalha cedo, acorda no batente às 5 horas da manhã para pegar um ônibus que quebra direto não sabe se chega no centro. Nós fizemos uma nova licitação, em outubro estarei indo para o Rio de janeiro  visitar os ônibus e em dezembro o Galeguinho vai está desfilando com 83 ônibus novos aqui em Petrolina”, afirmou.

Idosos a partir de 60 anos buscam gratuidade nos transportes urbanos em Juazeiro

O Presidente da Câmara, Alex Tanuri, diz concordar e se sensibilizar com os argumentos apresentados pelos comunitários. (Foto: Ilustração/Internet)

A regra de gratuidade para idosos é aplicada para aqueles com mais de 65 anos. Diversas associações e entidades da sociedade civil buscam alterar essa regra, principalmente no Nordeste, onde a perspectiva de vida dos mais carentes mal chega aos 71 anos. Em Juazeiro (BA), na tarde dessa segunda-feira (21), várias associações estiveram com o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Alex Tanuri, para solicitarem alteração da idade mínima para a gratuidade no transporte urbano.

De acordo com o Diretor Legislativo da Câmara de Vereadores, Webster Moraes, a Constituição determina gratuidade acima de 65 anos, mas o Poder Executivo Municipal pode, através de lei, rebaixar a idade: “É uma decisão do prefeito, que tem de ser colocada em lei para a aprovação dos vereadores”.

O Presidente da Câmara, Alex Tanuri, diz concordar e se sensibilizar com os argumentos apresentados pelos comunitários. “O fim dos subsídios aos combustíveis elevou de forma assustadora o preço das passagens dos transportes urbanos e a expectativa de vida, ou seja, o benefício só vem quando a vida está no fim. Vamos levar esse pedido ao prefeito e com certeza ele vai analisar com bons olhos”.

Participaram do encontro a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Município de Juazeiro (AAOMJ), representada pelo Presidente Professor João Regis; a Associação dos Moradores de Lago do Salitre, através de sua Presidente Erenice Costa da Silva; Luzinete Pedrina de Sena, representando a Associação dos Moradores do Rodeadouro; José Nilton Rodrigues da Cruz da Associação de Moradores da Malhada da Areia e diversos outros representantes de associações e entidades.

Cerca de 500 mil pessoas são esperadas na 16ª Parada Gay de Pernambuco

(Foto: Ilustração/Internet)

A avenida Boa Viagem será palco, neste domingo (17), de mais um ato em busca de direitos para a comunidade LGBTTI em Pernambuco. Com o tema “Por Cidades Diversas. Nenhum Direito a Menos!”, a 16ª Parada da Diversidade faz alusão à busca por espaços públicos mais inclusivos e sem homofobia.

Além de um ponto tradicional de encontro e celebração, a parada é um ato político que visa reivindicar e proteger os direitos desta população e contará com diversas ações para alertar ao cuidado com a saúde e enfrentamento à violência.

A concentração do evento será às 9h, no Parque Dona Lindu, de onde os participantes seguirão até a Padaria Boa Viagem. Rotas de alguns transportes públicos serão alteradas e trechos serão interditados, para a passagem das 500 mil pessoas esperadas.

Acordos no âmbito da Lava Jato restituem cerca de R$ 1 bi aos cofres públicos

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Nas últimas duas semanas os acordos de leniência e de colaboração firmados no âmbito da Operação Lava Jato restituíram aos cofres públicos quase R$ 1 bilhão. De acordo com Ministério Público Federal (MPF), entre os dias 26 de junho e quinta-feira (6), o empresário Marcelo Odebrecht e as empresas Braskem e Andrade Gutierrez devolveram aos cofres públicos R$ 903,9 milhões em cumprimento às obrigações assumidas nos acordos feitos com o MPF.

“A expressiva e inédita quantia de quase R$ 1 bilhão efetivamente recuperada em dez dias revela que essa técnica especial de investigação também permite, em tempo recorde, o adiantamento do ressarcimento de prejuízos causados aos cofres públicos”, disse, em nota, a Procuradoria da República no Paraná.

Segundo o MPF, no dia 26 de junho, o ex-presidente da construtora Norberto Odebrecht Marcelo Odebrecht depositou judicialmente, à vista, R$ 73.399.314,07. O montante refere-se ao total da multa que foi atribuída ao executivo em decorrência do acordo de colaboração, que corresponde a 70% dos rendimentos auferidos por ele no período em que participou atos criminosos, limitado a dez anos.

LEIA MAIS

Ao som de Safadão e da sofrência, São João de Petrolina tem público histórico

(Foto: ASCOM)

Uma noite inesquecível para mais de 100 mil pessoas que superlotaram o Pátio Ana das Carrancas. Nesta quinta-feira (22), atrações como Wesley Safadão, Mano Walter e Pablo fizeram o público esquentar  com vários ritmos musicais, do forró autêntico, passando pelo sertanejo e a sofrência. Foi o recorde de presença de pessoas no Pátio desde a abertura oficial no dia 16 passado.

O arraial do Sertão foi aberto por atrações da região. Gean Mota e o Trio Granah conduziram o público com repertório cheio de clássicos do forró e sertanejo. Em seguida, Mano Walter levou os maiores sucessos da vaquejada ao Pátio Ana das Carrancas.

Já era mais de meia noite, quando a atração mais aguardada do evento subiu ao palco. Wesley Safadão fez uma apresentação histórica com mais de duas horas de forró, alternando hits atuais como “Meu coração deu PT” com músicas de sucesso da época da Garota Safada, a exemplo de “Tentativas em vão”.

LEIA MAIS

Combate ao Lúpus e tarifa do transporte público em pauta na sessão de hoje da Casa Plínio Amorim

Plenário da Câmara Municipal de Petrolina/Foto: Waldiney Passos

Dois momentos importantes constam da pauta para a sessão da Câmara Municipal de Petrolina nesta terça-feira (9): a participação da coordenadora do Grupo de Atenção a Pessoa com Lúpus do Vale do São Francisco, Fabiana da Conceição Bezerra, para explanar sobre a importância de políticas públicas para as pessoas com Lúpus em virtude da Campanha de Combate à doença, que é realizada todos os anos no dia 10 de maio e a audiência pública, para tratar do aumento da tarifa do transporte coletivo, que visa debater o porquê da majoração ocorrida no dia 19 de março. As duas solicitações são de autoria do vereador Gilmar Santos (PT).

A sessão ordinária acontecer a partir das 9 horas no plenário da Casa Plínio Amorim. A audiência pública está prevista para ter início a partir das 10 horas da manhã.

 

Saúde anuncia ampliação de público alvo para seis vacinas

(Foto: Internet)

O Ministério da Saúde anunciou hoje (3) a ampliação do público-alvo para seis doses que integram o Calendário Nacional de Vacinação – tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, meningocócica C e hepatite A.

As mudanças, segundo a pasta, têm como objetivo aumentar a proteção de crianças, garantindo elevada cobertura vacinal, além de ampliar a imunidade de adolescentes e diminuir a circulação de doenças na população.

“Não adianta a vacina estar disponível no posto de saúde. É necessário que pelo menos 95% das crianças do município recebam a dose”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues.

Entre os adultos, a meta é manter a eliminação do sarampo e da rubéola e diminuir o número de casos de caxumba e coqueluche.

Confira como fica a aplicação das seis vacinas após as alterações

  • Hepatite A: passa a ser disponibilizada para crianças até 5 anos. Antes, a idade máxima era 2 anos. A vacina, segundo o ministério, é considerada altamente eficaz, com taxas de soroconversão de 94% a 100%.
LEIA MAIS