Imóveis irregulares podem ser limpos pela Prefeitura, com cobrança ao proprietário

Proprietários são notificados e, se não tomarem providências, o município pode realizar a limpeza e cobrar os custos posteriormente

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade de Petrolina, explicou como funciona o procedimento adotado em casos de imóveis abandonados e terrenos em situação irregular.

Quando a fiscalização identifica problemas como mato alto, acúmulo de lixo ou falta de cercamento, o proprietário é notificado para realizar as adequações necessárias. Se ele não for localizado, a comunicação passa a ser feita por meio de edital público.

Após a publicação do edital, o responsável tem 15 dias para se manifestar e regularizar o imóvel. Caso não haja retorno, a Prefeitura emite uma notificação subsidiária, reforçando a obrigação de cumprir as exigências legais.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina promove treinamento para fortalecer o trabalho de fiscalização urbana

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Petrolina realizou uma importante capacitação sobre ‘Infrações e Sanções’ promovida pelo programa Capacitação em Gestão e Direito Público (CAGEDP) da Procuradoria Geral do Município. O evento reuniu profissionais que atuam no Petrolina+Limpa, programa que tem como objetivo melhorar a limpeza e ordenamento urbano, além do cuidado com o meio ambiente e animal da cidade. Com foco em melhorar a atuação dos órgãos públicos, a capacitação trouxe temas como identificar e classificar diferentes tipos de infração, preencher autos de infração corretamente e usar notificações padronizadas no dia a dia do trabalho.

Os profissionais se reuniram na Faculdade Uninassau, onde discutiram por cerca de duas horas a importância de identificar e classificar cada tipo de irregularidade, entendendo a gravidade de cada situação e aplicando as penalidades de forma justa e proporcional, como preencher corretamente autos de infração, termos e notificações, usando modelos padronizados que facilitam o trabalho e evitam erros. Também foi abordado o cuidado em como agir durante as fiscalizações, com postura adequada e abordagem respeitosa, seguindo as orientações legais.

Essas capacitações, promovidas pelo programa CAGEDP, têm o intuito de melhorar o trabalho prestado pelos servidores públicos, tornando o serviço eficiente e alinhado as necessidades da cidade. Participaram do treinamento representantes das secretarias de Serviços Públicos e Defesa Civil (SESPU), Agencia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e
Centro de Controle de Zoonose (CCZ).

Ascom