Prefeitura de Petrolina vai intensificar as fiscalizações para combater o descarte irregular de lixo

Cidadãos podem denunciar as situações que envolvam o descarte irregular para o Programa Petrolina + Limpa – Fotos: Prefeitura de Petrolina.

A Prefeitura de Petrolina vai intensificar as fiscalizações e autuações contra o descarte irregular de lixo no município. A iniciativa faz parte do programa Petrolina + Limpa, coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, e tem como objetivo combater práticas que comprometem a limpeza urbana, causam transtornos à população e provocam danos ao meio ambiente.

Mesmo com as campanhas educativas, fiscalizações e penalidades já aplicadas, algumas pessoas ainda insistem em descartar resíduos de forma inadequada em terrenos, vias públicas e áreas urbanas. Somente em uma semana, o programa registrou cerca de 60 terrenos com acúmulo de mato, entulho e lixo doméstico, além de calçadas notificadas por obstrução e disposição irregular de resíduos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina promove treinamento para fortalecer o trabalho de fiscalização urbana

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Petrolina realizou uma importante capacitação sobre ‘Infrações e Sanções’ promovida pelo programa Capacitação em Gestão e Direito Público (CAGEDP) da Procuradoria Geral do Município. O evento reuniu profissionais que atuam no Petrolina+Limpa, programa que tem como objetivo melhorar a limpeza e ordenamento urbano, além do cuidado com o meio ambiente e animal da cidade. Com foco em melhorar a atuação dos órgãos públicos, a capacitação trouxe temas como identificar e classificar diferentes tipos de infração, preencher autos de infração corretamente e usar notificações padronizadas no dia a dia do trabalho.

Os profissionais se reuniram na Faculdade Uninassau, onde discutiram por cerca de duas horas a importância de identificar e classificar cada tipo de irregularidade, entendendo a gravidade de cada situação e aplicando as penalidades de forma justa e proporcional, como preencher corretamente autos de infração, termos e notificações, usando modelos padronizados que facilitam o trabalho e evitam erros. Também foi abordado o cuidado em como agir durante as fiscalizações, com postura adequada e abordagem respeitosa, seguindo as orientações legais.

Essas capacitações, promovidas pelo programa CAGEDP, têm o intuito de melhorar o trabalho prestado pelos servidores públicos, tornando o serviço eficiente e alinhado as necessidades da cidade. Participaram do treinamento representantes das secretarias de Serviços Públicos e Defesa Civil (SESPU), Agencia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e
Centro de Controle de Zoonose (CCZ).

Ascom