Noite de Adoração celebra os 50 anos da Vila Tiradentes e o aniversário de Juazeiro

Noite de Adoração reunirá música, fé e celebração pelos 50 anos da Vila Tiradentes e pelo aniversário de Juazeiro

A comunidade da Vila Tiradentes, em Juazeiro, se prepara para viver uma noite marcada pela fé, louvor e gratidão. No próximo dia 13 de julho, a partir das 19h, será realizada a Noite de Adoração, evento que integra as comemorações pelos 50 anos do bairro e pelo aniversário do município.

Promovida pela Associação de Moradores da Vila Tiradentes, a programação conta com o apoio do vereador Gleidson Azevedo, do deputado federal Mário Negromonte Júnior e do pré-candidato a deputado estadual Thiago Gileno.

LEIA MAIS

Prefeitura Presente comunidade de Pinhões recebe serviços de cidadania e assistência social neste sábado (28)

A Prefeitura de Juazeiro, por meio do programa Prefeitura Presente, levará para o distrito de Pinhões, na zona rural, uma série de serviços ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/Sedes e pela Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ e da Casa dos Conselhos.

A ação acontece neste sábado (28), na praça da distrito, das 7h às 12h. Pela Secretaria de Mulher e Juventude/SMJ, serão disponibilizados os seguintes serviços: Emissão de ID Jovem; Atendimento do programa Dignidade Menstrual; Atuação do CIAM nas Comunidades, com os serviços mediante

Para participar, é necessário apresentação de documento com foto e login da conta Gov. Já os serviços ofertados pela Sedes serão: Atendimento do CRAS com orientações das equipes técnicas; Cadastro e atualização do CadÚnico; Atividades do Serviço de Convivência do Idoso; Atendimento e orientações com conselho tutelar ⁠Atendimento do cartório de registro civil com emissão de certidões de forma gratuita

Documentos necessários: CPF ou título de eleitor do responsável familiar, além dos documentos de todos os membros da família (RG, CPF, certidão de nascimento, carteira de trabalho, comprovante de residência e matrícula escolar). Na ocasião, a Casa dos Conselhos vai ofertar oficinas educativas, orientações sobre os conselhos e atendimento dos Conselhos Tutelares.

Ascom

IPTU 2026 um gesto de cidadania que transforma Petrolina

Por trás de cada obra entregue pela Prefeitura de Petrolina, de cada serviço ampliado existe um fator essencial: a contribuição do cidadão por meio do IPTU. Mais do que um imposto, é um investimento direto na cidade. É ele que ajuda a garantir pavimentação, iluminação pública, manutenção de escolas e postos de saúde, além de novas obras estruturantes que melhoram a qualidade de vida da população. Quando o contribuinte paga em dia, contribui para que o município tenha recursos próprios para continuar avançando.

No bairro Cosme e Damião, a aposentada Maria Margarida Monteiro, de 82 anos, dá exemplo de consciência cidadã. Mesmo estando dentro dos critérios para isenção, ela faz questão de quitar o imposto todos os anos. “Pago meu IPTU com muito orgulho porque eu nunca vi tanta obra como a Prefeitura está fazendo. Agora o Cosme e Damião vai ficar muito bom”, afirmou. O depoimento reforça a importância do compromisso coletivo com o crescimento da cidade. Cada contribuição fortalece a capacidade da gestão municipal de planejar, executar e ampliar ações que beneficiam toda a população.

Descontos e facilidades:

Os contribuintes de Petrolina que desejam garantir desconto no pagamento do IPTU 2026 devem ficar atentos aos prazos. Quem optar pelo pagamento à vista até o dia 13 de março terá direito a 15% de desconto sobre o valor total do tributo. Quem perder esse prazo ainda poderá pagar em cota única até 13 de abril, com 10% de desconto. Também há a opção de parcelamento em até oito vezes, com vencimentos mensais entre abril e novembro.

Para emitir a guia, basta informar o número da Inscrição Cadastral do Imóvel ou o CPF/CNPJ do proprietário. Após a emissão, o pagamento pode ser realizado por meio do código de barras ou QR Code. Em caso de dúvidas ou dificuldades na emissão do boleto, o atendimento presencial está disponível na sede da Secretaria de Receitas Municipais, no prédio da Prefeitura, localizado na Avenida Guararapes, nº 2114, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, sem necessidade de agendamento.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro leva serviços sociais à comunidade de Quipá em ação do Novembro Negro

A comunidade de Quipá recebeu, no sábado (8), uma importante ação itinerante que levou diversos serviços sociais e de cidadania oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes). A iniciativa integra as comemorações do Novembro Negro 2025, mês dedicado à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção da igualdade racial, que neste ano tem como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

Durante a visita, a equipe da Sedes realizou atendimentos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, além de oferecer orientações com psicólogo e assistente social, ampliando o acesso da população às políticas públicas e fortalecendo o vínculo com os programas sociais do município.

O coordenador de Igualdade Racial, Ermerson Oliveira, destacou que a ação reforça o compromisso da gestão municipal em aproximar os serviços das comunidades e promover inclusão social.
“Essa é a primeira ação do Novembro Negro, e nela oferecemos os serviços do Bolsa Família, os serviços oferecidos pelo CRAS do bairro Tabuleiro, que abrange esta comunidade, além do suporte psicológico e social. Nosso objetivo é garantir os direitos das famílias, especialmente neste mês em que reafirmamos a luta por igualdade, dignidade e respeito”, ressaltou Ermerson.

Moradores da comunidade aproveitaram a presença da equipe para atualizar cadastros, tirar dúvidas e buscar orientações. Dona Socorro, moradora de Quipá, destacou a importância de receber o atendimento perto de casa. “É um serviço que normalmente a gente precisa ir até Juazeiro para agendar. Aqui foi diferente: cheguei, fiz o cadastro e voltei pra casa. Tudo muito rápido e fácil”, contou.

Todas as ações do Novembro Negro contam com o apoio da Secretaria de Mulher e Juventude/SMJ, da Secretaria de Educação (SEDUC), da Secretaria de Saúde(SESAU) e do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI).

A ação em Quipá marca o início da programação do Novembro Negro 2025, que seguirá com atividades em diferentes localidades do município, promovendo debates, atendimentos e ações voltadas à valorização da população negra e ao fortalecimento da cidadania.

Programação da próxima  semana do Novembro Negro 2025

10/11 (segunda-feira)
Palestra educativa sobre enfrentamento ao racismo
Local: CRAS Malhada da Areia | Horário: 11h

12/11 (quarta-feira)
Tardezinha com os Povos de Terreiro
Local: Gabinete da SEDES | Horário: 15h

Encontro com lideranças religiosas afro-brasileiras e entrega de homenagens às ialorixás.

12/11 (quarta-feira)
Palestra educativa sobre enfrentamento ao racismo
Local: CRAS Itaberaba | Horário: 14h

13/11 (quinta-feira)
Palestra educativa sobre enfrentamento ao racismo
Local: CRAS João Paulo II | Horário: 10h

14/11 (sexta-feira)
Lançamento do Curso de Capoeira
Local: CRAS Quidé | Horário: 15h às 17h

Atividade em parceria com a Superintendência de Políticas Inclusivas (SEDUC), com apresentações culturais e inscrições abertas ao público.

Ascom

Philarmônica 21 de Setembro se apresentará domingo na comunidade de Atalho

O Projeto Concertos Itinerantes é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Cultura, durante o ano. Os artistas percorreram os quatros cantos da cidade com o objetivo de levar um grande espetáculo da música instrumental para diversas comunidades. Nesse domingo (8), às 10h, a Philarmônica 21 de Setembro se apresentará na comunidade de Atalho, durante a Festa de Nossa Sra da Conceição.

Os concertos Itinerantes oferecem interação entre a população e a música erudita e popular de forma instrumental. No domingo, será apresentado um espetáculo com músicas populares brasileiras e sacras.

Jhulyenne Souza/Ascom Secretaria Executiva de Cultura

Comunidade evangélica oferece serviços pessoais de gratuitos na comunidade de Caatinguinha

Neste domingo (31/07), membros e congregados da Igreja Batista Emanuel, estiveram presentes na comunidade Caatinguinha, Zona Rural de Petrolina, servindo a população e levando o amor de Cristo em forma de atitude.

Na ocasião foram oferecidos serviços médicos de oftalmologia, nutricionista, serviço social, dentista, advogados e cabeleireiros. Os serviços de odontologia foram realizados no gabinete móvel itinerante do Projeto Social Ames.

A referida comunidade evangélica tem feito um trabalho social muito importante para os moradores em situação de rua. Todas as segundas-feiras das 18h30 às 19h30 no Abrigo Municipal, localizado no bairro Jardim São Paulo, o grupo Mensageiros da Esperança, também da mesma comunidade, tem levando além do alimento físico, mensagens e musicas da palavra de Deus.

Pernambuco registra 1.278 novos casos e 47 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h

(Foto: Internet)

Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 1.278 novos casos e 47 óbitos por Covid-19. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (26), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Entre os confirmados de hoje, 93 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.185 (93%) são leves, e as mortes ocorreram entre os dias 10 de novembro de 2020 e esse domingo (25).

Agora, Pernambuco totaliza 396.841 casos confirmados da doença, sendo 39.548 graves e 357.293 leves, além de registrar 13.687 mortes pela Covid-19.

Após comentário polêmico sobre lockdown, Maju Coutinho se desculpa ao vivo no ‘Jornal Hoje’

Depois de ver seu nome envolvido numa polêmica, Maju Coutinho resolveu se pronunciar sobre ter dado um posicionamento mal interpretado do lockdown –  em que defendeu a medida de isolamento e declara para opositores: ‘o choro é livre’. Na tarde desta quinta-feira (18), a apresentadora do “Jornal Hoje”, da TV Globo, aproveitou o espaço no jornalístico para pedir desculpas publicamente.

“Anteontem, para reforçar a necessidade do isolamento social, eu usei, no improviso, uma expressão infeliz que precisava de um complemento para deixar bem claro o que eu queria dizer. Eu disse: ‘O choro é livre’. Com isso, eu quis dizer que por mais amargos que sejam as medidas de isolamento. Elas são necessárias para evitar o colapso do sistema de saúde”, disse Maju.

E completou: “Então eu reitero aqui o meu desejo, me desculpo pela expressão que usei anteontem e bola pra frente”

Comunidade Católica Shalom, Missão Petrolina, realizará em junho primeira edição do Seminário de Vida no Espírito Santo RESET

Com o tema ‘Quero um amor maior’, a Comunidade Católica Shalom – Missão Petrolina realizará, online, nos dias 06 e 07 de junho a primeira edição do Seminário de Vida no Espírito Santo RESET, a inscrição do evento é gratuita e poderá ser feita atráves do link: https://forms.gle/ViKeEDkFyfvDh5rf7

“O RESET é uma sabedoria de Deus para nós neste tempo, no qual muitas vezes vamos perdendo o sentido nas redes sociais com coisas tão banais. É uma alternativa diferente, oferecendo às pessoas a oportunidade de fazerem uma experiência verdadeira com Deus. É possível neste tempo se revestir de esperança”, afirmou o Coordenador Apostólico da Missão, Luiz Martins.

Com uma vasta programação, o evento será realizado através da plataforma virtual Youtube e contará com momentos de animação, louvor, oração, pregação, oração e aconselhamento, entre outros. No dia 06, sábado, o Reset iniciará às 14h e no dia 08, domingo, às 9h.

Prefeitura de Juazeiro instala balcão de atendimento ao auxílio emergencial para melhor acolher a população que busca o recurso

(Foto: Ascom/PMJ)

A Prefeitura de Juazeiro instalou balcões de atendimentos ao auxílio emergencial, em parceria com a Caixa, para diminuir as aglomerações e agilizar o atendimento à população. Através de servidores da Secretaria do Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade e do banco, os beneficiários poderão tirar dúvidas, receber orientações e acelerar o processo de saque do benefício aprovado pelo Congresso e Governo Federal.

Até o momento, está funcionando um balcão, que fica ao lado do Paço Municipal, no calçadão. Devido à demanda, a Caixa vai disponibilizar funcionários para funcionamento de outros dois balcões: em frente ao Edson Ribeiro; e outro na rua ao lado do Banco Itaú da Praça Barão do Rio Branco.

LEIA MAIS

Secretaria de Educação de Juazeiro inicia projeto que pretende aproximar a gestão escolar da comunidade

(Foto: ASCOM)

A secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves e sua equipe iniciaram nesta segunda e terça-feira (26 e 27), o projeto ‘Educação, Presente! A Secretaria na Escola com Você’, que tem como objetivo aproximar a gestão da comunidade escolar, na busca de melhorar cada dia mais a qualidade da Educação da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (BA).

A Escola 2 de Julho, localizada no Distrito de Maniçoba foi a primeira a receber a visita da equipe da SEDUC. A secretária Lucinete aproveitou para parabenizar e agradecer a receptividade e a dedicação das equipes das duas unidades escolares.

“Foram dois dias muito positivos, onde tivemos a oportunidade de conversar com os gestores, professores, coordenadores, merendeiras, pais e alunos, além de acompanharmos de perto a parte pedagógica, o transporte escolar, a estrutura física, entre outros pontos. A proposta é unir as equipes da gestão e das escolas para que possamos encontrar soluções para as dificuldades diárias, e oferecer uma Educação cada vez melhor para os nossos alunos”, ressaltou.

LEIA MAIS

Juazeiro: Comunidade do Maniçoba II recebe posto de saúde

Posto de saúde é instalado na comunidade. (Foto: Ilustração)

Nesta sexta-feira (14), às 18h30, o prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim, entrega mais um equipamento público que vem para fortalecer a saúde da rede municipal, cumprindo mais uma agenda do programa “Toda Sexta tem obra”.

A comunidade de Maniçoba II recebe a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), orçada em R$ 307 mil, contando com recursos do Governo Federal e com contrapartida do município. Na ocasião, também haverá o plantio de uma árvore nativa, como parte do projeto “Minha Cidade Mais Verde”.

LEIA MAIS

Codevasf entrega horta e pátio a comunidades da zona rural de Petrolina

A prefeitura do município dará suporte técnico à produção. (Foto: Ilustração)

Obras entregues pela Companhia de Desenvolvimento Rural dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) a comunidades da zona rural de Petrolina promoverão melhorias de qualidade de vida e fortalecimento da agricultura familiar.

Moradores do Sítio Coelho estão entre os beneficiados com ações da Companhia. A produção agrícola local recebeu incentivo com a entrega de uma horta comunitária de cerca de 1,5 hectare para cultivo de verduras e frutas. A prefeitura do município dará suporte técnico à produção.

Já na comunidade de Lajedo foi inaugurado um pátio de eventos para múltiplos usos. Cerca de mil pessoas da comunidade poderão usar o espaço para expor produtos agrícolas e artesanato, assim como para realizar eventos culturais e de lazer e atividades voltadas à divulgação das potencialidades locais.

O superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, explica que essas ações têm sido desenvolvidas no estado com o intuito de melhorar as condições de vida na zona rural.

“A agricultura familiar é essencial para a economia do nosso país e do nosso estado. Temos tentando melhorar as condições para essas práticas com sistemas simplificados, abastecimento de água, poços, tratores”, diz Cordeiro.

“Mas também buscamos construir equipamentos como esse pátio de eventos para múltiplo uso. Muitas comunidades rurais não têm onde realizar qualquer evento durante o ano, nós estamos proporcionando isso a elas, pois se trata de qualidade de vida”, acrescenta.

Petrolina: morre Juvêncio Gama, líder comunitário do Loteamento Recife

O líder comunitário do Loteamento Recife, Juvêncio da Gama, irmão do secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, José Batista da Gama, faleceu na manhã desta sexta-feira (4). Juvêncio estava em processo de tratamento de um câncer, mas não resistiu e veio a óbito.

O velório acontecerá na residência do líder comunitário. O sepultamento acontece neste sábado (5), às 10h, no cemitério Campo das Flores.

12