Prefeitura de Juazeiro leva serviços sociais à comunidade de Quipá em ação do Novembro Negro

A comunidade de Quipá recebeu, no sábado (8), uma importante ação itinerante que levou diversos serviços sociais e de cidadania oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes). A iniciativa integra as comemorações do Novembro Negro 2025, mês dedicado à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção da igualdade racial, que neste ano tem como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

Durante a visita, a equipe da Sedes realizou atendimentos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, além de oferecer orientações com psicólogo e assistente social, ampliando o acesso da população às políticas públicas e fortalecendo o vínculo com os programas sociais do município.

O coordenador de Igualdade Racial, Ermerson Oliveira, destacou que a ação reforça o compromisso da gestão municipal em aproximar os serviços das comunidades e promover inclusão social.
“Essa é a primeira ação do Novembro Negro, e nela oferecemos os serviços do Bolsa Família, os serviços oferecidos pelo CRAS do bairro Tabuleiro, que abrange esta comunidade, além do suporte psicológico e social. Nosso objetivo é garantir os direitos das famílias, especialmente neste mês em que reafirmamos a luta por igualdade, dignidade e respeito”, ressaltou Ermerson.

Moradores da comunidade aproveitaram a presença da equipe para atualizar cadastros, tirar dúvidas e buscar orientações. Dona Socorro, moradora de Quipá, destacou a importância de receber o atendimento perto de casa. “É um serviço que normalmente a gente precisa ir até Juazeiro para agendar. Aqui foi diferente: cheguei, fiz o cadastro e voltei pra casa. Tudo muito rápido e fácil”, contou.

Todas as ações do Novembro Negro contam com o apoio da Secretaria de Mulher e Juventude/SMJ, da Secretaria de Educação (SEDUC), da Secretaria de Saúde(SESAU) e do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI).

A ação em Quipá marca o início da programação do Novembro Negro 2025, que seguirá com atividades em diferentes localidades do município, promovendo debates, atendimentos e ações voltadas à valorização da população negra e ao fortalecimento da cidadania.

Programação da próxima  semana do Novembro Negro 2025

10/11 (segunda-feira)
Palestra educativa sobre enfrentamento ao racismo
Local: CRAS Malhada da Areia | Horário: 11h

12/11 (quarta-feira)
Tardezinha com os Povos de Terreiro
Local: Gabinete da SEDES | Horário: 15h

Encontro com lideranças religiosas afro-brasileiras e entrega de homenagens às ialorixás.

12/11 (quarta-feira)
Palestra educativa sobre enfrentamento ao racismo
Local: CRAS Itaberaba | Horário: 14h

13/11 (quinta-feira)
Palestra educativa sobre enfrentamento ao racismo
Local: CRAS João Paulo II | Horário: 10h

14/11 (sexta-feira)
Lançamento do Curso de Capoeira
Local: CRAS Quidé | Horário: 15h às 17h

Atividade em parceria com a Superintendência de Políticas Inclusivas (SEDUC), com apresentações culturais e inscrições abertas ao público.

Ascom

Devido à chuva, Prefeitura de Juazeiro adia atividades do Festival Integrado de Artes dos Povos Pretos desta segunda

(Foto: Ascom/PMJ)

Devido à chuva que cai em Juazeiro, as atividades do I Festival Integrado de Artes dos Povos Pretos (FIAPP), previstas para esta segunda-feira (29), serão realizadas nesta terça-feira (30), a partir das 18h, na Praça da Juventude. O evento integra a programação do ‘Novembro Negro’, da Prefeitura de Juazeiro.

Nesta terça-feira, o público vai conferir a mostra de Audiovisual, Gastronomia, Artes Marciais e Música, além de conhecer os vencedores do Festival e apreciar o show do Afoxé Filhos de Zaze. A entrada é gratuita e as medidas sanitárias contra a Covid-19 precisam ser seguidas.

LEIA MAIS

Primeira noite do Festival Integrado de Artes dos Povos Pretos de Juazeiro reuniu teatro, poesia e dança

A noite de sábado (27) foi de muito teatro, poesia e dança na Pracinha da Cultura (antiga Praça CEU), com a abertura do I Festival Integrado de Artes dos Povos Pretos (FIAPP). O evento, que acontece até terça-feira (30) com a apresentação de diversas linguagens artísticas, integra a programação do ‘Novembro Negro’, da Prefeitura de Juazeiro.

A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte). “Estamos muito felizes por estar aqui em mais uma ação desse ‘Novembro Negro’ e por ver toda essa produção cultural que pulsa na população negra da nossa cidade”, disse a diretora de Diversidade da Sedes, Eva Suene, que coordena a atividade.

LEIA MAIS

Prazo para inscrição no Festival Integrado de Artes dos Povos Pretos termina neste sábado em Juazeiro

 

Encerra neste sábado (20) as inscrições para o Festival Integrado de Artes dos Povos Pretos (FIAPP), promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte). A iniciativa integra as ações do ‘Novembro Negro’ no município.

Os candidatos poderão inscrever trabalhos que tenham como tema os povos pretos e a cultura de raízes africanas, nas seguintes categorias: Teatro, Dança, Poesia, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Gastronomia, Estética e Artes Marciais (capoeira, maculelê, etc). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico: https://forms.gle/7in2dEXgDtErf5ov7. Cada proponente pode inscrever até dois trabalhos, sendo que apenas um de cada categoria pode ser classificado.

 

LEIA MAIS

Univasf promove 11º Mês das Consciências Negras; programação começa amanhã

(Foto: Arquivo)

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove uma série de debates promovidos pelo Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiro Abdias Nascimento e Ruth de Souza (Neafrar).

A partir deste sábado (21) tem início o 11º Mês das Consciências Negras. O primeiro ato dessa ação será realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a partir das 10h. É necessário fazer inscrição prévia para acompanhar o evento.

A conferência de abertura será mediada pelo docente do Colegiado de Ciências Sociais e coordenador do Neafrar Nilton de Almeida. As atividades seguirão até fevereiro do próximo ano e contam com apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro (BA), a Frente Negra do Velho Chico, o Colegiado de Ciências Sociais da Univasf e o Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (ETC).

UNEB em Senhor do Bonfim realiza III Novembro Negro 

“População negra, educação e pandemia”, é tema do III Novembro Negro do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB realizado nesta terça-feira (17), às 19h, com transmissão pelo canal do LahAfro no YouTube. A discussão é uma forma de resistência e (re) existência frente a tanto sofrimento e desigualdades enfrentadas pelo povo preto no Brasil e no mundo.

Novembro é o mês da Consciência Negra, e o dia 20 de novembro foi instituído a partir da Lei nº 10.639/03. Vale ressaltar que a instituição dessa Lei, foi fruto da luta do Movimento Negro, que nos fez perceber a necessidade de dialogar com a nossa história e a nossa cultura.

LEIA MAIS

Medalhista no Parapan 2019 recebe Título de Cidadã Petrolinense

Fernanda conquistou duas medalhas no Parapan 2019 (Foto: Ascom/Paulo Valgueiro)

A quinta-feira (21) na Câmara de Vereadores de Petrolina foi de celebrações. O Plenário da Casa Plínio Amorim lembrou a Consciência Negra, homenageou líderes dos povos de terreiro e a paratleta da Seleção Brasileira, Fernanda Yara.

Na semana passada a paraense de nascimento estava em Dubai, disputando o Mundial de Paratletismo. Nesse ano foi duas vezes medalhista nos Jogos Parapanamericanos e agora é de fato, cidadã petrolinense. Ela recebeu a honraria do vereador Paulo Valgueiro (MDB).

LEIA TAMBÉM:

Câmara analisa Título de Cidadã Petrolinense a medalhista no Parapan 2019

“Tenho a honra de estar homenageando essa atleta que nasceu no Pará e muito tem nos orgulhados por suas vitórias no Brasil e no exterior. Fernanda é a prova de que podemos desafiar nossas limitações e colher nossas vitórias”, justificou o edil.

LEIA MAIS

Câmara de Vereadores de Petrolina realiza sessão solene em para lembrar Dia da Consciência Negra

(Foto: Ascom)

Nessa quinta-feira (21) a Câmara de Vereadores de Petrolina abre espaço para lembrar o Dia da Consciência Negra, celebrado ontem. Desde às 9h o Plenário da Casa Plínio Amorim recebe uma sessão solene em alusão a data. Representantes dos povos de terreiro estão na Câmara para participar do evento.

Durante a cerimônia serão entregues três honrarias: a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao babalorixá Flávio Júnior, proposto pela vereadora Cristina Costa, idealizadora da homenagem e do evento, ao índio Erasmo de Souza Reis, proposto pelo ex-vereador Ibamar Fernandes e o Título de Cidadã Petrolinense a para atleta Fernanda Yara da Silva, concedido pelo vereador Paulo Valgueiro.

A Câmara ainda recebe uma exposição sobre a cultura negra, que é aberta ao público e pode ser visitada até 17h. A homenagem foi proposta pela vereadora Cristina Costa.

Juazeiro: programação do Novembro Negro deste ano traz como tema o fim do genocídio da juventude negra

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza este ano mais uma edição da programação alusiva ao ‘Novembro Negro’. Desenvolvida com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e diversas instituições parceiras, as atividades já tiveram início com a adesão de Juazeiro à Década Afrodescendente e o curso de formação em Políticas Afirmativas, Comunicação e Direitos Humanos e continuam durante todo o mês de novembro.

As ações voltadas ao ‘Novembro Negro’ acontecem em Juazeiro desde 2013, a partir de um calendário com atividades que buscam fortalecer a identidade do Povo Negro, combatendo o racismo e a intolerância religiosa dando visibilidade também às ações dos povos de terreiro da cidade. Este ano toda a programação se volta para o tema “Juazeiro pelo fim do genocídio da juventude negra”.

A diretora de Diversidade, Luana Rodrigues explica a escolha do tema. “O município se posiciona mediante um índice alarmante no Brasil apontado pela fundação Abrinq que mostra que as vítimas de homicídios no Brasil tem cor. O Brasil vive um estado de guerra civil onde a morte da juventude negra vem aumentando consideravelmente, então, Juazeiro se posiciona contra esses dados, contra essa violência e chama a atenção para as estatísticas. Traremos dentro da programação, ações de várias instituições governamentais e não-governamentais, dando visibilidade aos festejos dos terreiros e contemplando no calendário oficial instituições que fazem conosco, ao longo do ano, a pauta racial”, afirmou.

LEIA MAIS

Debate sobre racismo marca semana do Novembro Negro em Petrolina

(Foto: Ascom)

Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra um debate sobre racismo movimentou a Faculdade UNINASSAU de Petrolina. “O racismo e seus efeitos no cotidiano da população negra” reuniu artistas, pesquisadores e representantes de organizações como a Rede de Mulheres Negras.

A roda de conversa contou ainda com apresentações culturais de Rogério Pilé e Camile Yasmine, artistas locais e de renome na região. Durante toda a semana a Prefeitura de Petrolina através da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) promoveu atividades voltadas ao público jovem da cidade.

O objetivo das ações era promover a reflexão sobre o racismo e formas de combater o preconceito racial no município. O Dia da Consciência Negra foi celebrado na última terça-feira (20).

P1 Rappers faz lançamento público de (Des)Feito Nós na noite de hoje (20)

Principal grupo de rap do Vale do São Francisco o P1 Rappers fará na noite dessa terça-feira (20) o lançamento público do seu mais novo trabalho (Des)Feito Nós. A data foi escolhida por ser o Dia da Consciência Negra, dentro da programação do Novembro Negro promovido pela Prefeitura de Juazeiro.

O lançamento está agendado para 18h, no Arco da Ponte. Além do P1 se apresentarão os grupos Norte Ba Crew, Perdidos do Norte e 3 da Matina. (Des)Feito Nós foi lançado no começo do ano e mostra o lado mais romântico do grupo.

“É um trabalho em que a gente juntou forças com várias outras pessoas. Ao mesmo tempo em que a formação da P1 é a menor. O grupo já teve cinco pessoas, e hoje somos só eu, Werson, e Euri. Esse é o disco que tem mais participações de outras pessoas. Tem gente contribuindo com arranjos, com letra, voz. Ao mesmo tempo que desfez nós, fez outros nós”, destaca Dj Werson.

Entre os artistas convidados estão Andrezza Santos, Peu Bandeira e Ananda Fonseca. O P1 Rappers leva o nome do bairro Piranga I no seu nome, já que surgiu nesse bairro da cidade juazeirense. O grupo já foi premiado a nível regional, no Festival Edésio Santos da Canção e nacional.

Feira Afro é destaque na programação do Novembro Negro em Santa Maria da Boa Vista

Nesta terça-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra e a Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista (PE) preparou uma programação especial para a data. Desde o dia 15 o município tem trabalhado na promoção de discussões sobre o tema, com oficinas temáticas.

No dia do feriado municipal da Consciência Negra a agenda de eventos começa às 6h com toque dos tambores de Palmares. Em seguida haverá a Feira de Artesanato e gastronomia, com participação dos grupos Vozes Negras, Alexandre Voz e Violão, Weligton Olivier (samba) e A voz negra de Sueyla Sol e Damião.

No final da tarde está agendado um ato público e a noite se encerrará com um coquetel afro. A programação do Novembro Negro seguirá até o dia 1º, quando será realizado o concurso Miss Consciência Negra. Confira a seguir a programação completa:

LEIA MAIS

Prefeitura de Campo Formoso realiza 1ª edição do “Novembro Negro”

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Campo Formoso (BA), por meio do Departamento Pedagógico, vai promover a 1º edição do “Novembro Negro”, com a temática: “Sabores históricos e culturais de um Novembro Negro”.

A ação contará com a participação de alunos, professores, equipes gestoras e sociedade civil. O projeto teve início na 3º etapa de Ensino do ano letivo em curso, com ações que ampliaram a reflexão e discussão sobre o papel, e a posição do negro em nossa sociedade.

Para dar visibilidade as ações realizadas nas Unidades de Ensino sobre a história, cultura afro-brasileira e africana, como também das comunidades Quilombolas de Campo Formoso, a programação é composta por Sarau Musical, Rodas de conversa, Festival cultural, entre outras atividades que serão realizadas de 11 a 30 deste mês.

Oficina Territorial de combate ao racismo institucional entra na programação do Novembro Negro em Juazeiro

(Cartaz Divulgação)

Entre os dias 28 e 29 a prefeitura de Juazeiro, promove a Oficina Territorial  do Projeto ‘Combate ao Racismo Institucional: A Contribuição da Economia Solidária para a Sensibilização de Gestores Públicos’.

O evento acontecerá no auditório do IFBA, a partir das 8h30, e faz parte da programação “Novembro Negro”. A iniciativa tem a finalidade de formar gestores públicos municipais e estaduais sob um olhar territorial de construção e implementação de políticas públicas de combate ao racismo institucional e promoção da igualdade racial, com recorte no trabalho e renda.

Em todo o Estado, a oficina almeja a formação de 500 gestores (as) públicos em 16 Territórios de Identidade do estado da Bahia com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da Rede de Combate ao Racismo Institucional focando, principalmente, no público da economia solidária.

Na oficina territorial do Sertão do São Francisco, a ser realizada em Juazeiro, o público alvo é composto por gestores das áreas da saúde, educação, assistência social, segurança pública, representantes dos Centros Públicos de Economia Solidária, dos SineBahia, dentre outros.

Juazeiro celebra o dia da Consciência Negra com programação e o lançamento

A caminhada também deu destaque a criação do SOS Racismo que vai funcionar através do CREAS, no número 0800-284-7033. (Foto: Divulgação)

Na tarde desta segunda-feira (20) a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e de diversas entidades representativas promoveram o Dia da Consciência Negra, com uma extensa programação dentro do Novembro Negro.

A I Marcha do Povo Negro de Juazeiro abriu as atividades que trouxeram momentos de reflexão e conscientização acerca das políticas públicas voltadas para o negro.

Os grupos ‘Encrespa’ e ‘Quidé Falaê’ animaram a marcha com músicas representativas da cultura negra. A Marcha percorreu a Avenida Adolfo Viana, Rua da 28 e encerrou-se na Praça São Tiago Maior onde foi realizado o desfile da beleza negra.

“Hoje é o nosso dia. Dia da Consciência de que temos história, que somos filho da África, de indígenas e que temos muito que comemorar. Esse é um momento de fortalecer nossa luta”, ressaltou a vice-presidente do COMPIR, Márcia Guena.

A caminhada também deu destaque a criação do SOS Racismo que vai funcionar através do CREAS, no número 0800-284-7033. “Hoje lançamos, junto com a prefeitura, esse que é o fruto de muita luta e dedicação. A partir de hoje temos mais um importante canal de denúncia para casos de racismo. Juntos, vamos transformar Juazeiro em uma cidade sem racismo”, completou.

As comemorações pelo Dia da Consciência Negra tiveram ainda a participação dos povos de terreiros, Samba de Véio do Rodeadouro, Grupo Três da Matina e Afoxé Filhos de Zaze.

12