Família é internada em estado grave após comer planta tóxica por engano

Quatro pessoas da mesma família foram internadas em estado grave após consumirem uma planta tóxica identificada como Nicotiana glauca, popularmente conhecida como “falsa couve”, em uma comunidade rural de Patrocínio, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a família havia se mudado recentemente para a região e confundiu a planta com couve. Eles a refogaram e a consumiram no almoço. Pouco tempo depois, todos começaram a apresentar sintomas de intoxicação, como mal-estar, dormência nas pernas, fraqueza muscular e dificuldade para respirar.

Uma das vítimas, uma mulher de 37 anos, sofreu parada cardiorrespiratória, foi reanimada e levada ao Pronto-Socorro Municipal. Os outros três adultos foram socorridos pelo Samu e encaminhados a unidades de saúde próximas.

Segundo as autoridades, os quatro pacientes permanecem internados em estado grave. Uma criança que estava com o grupo, mas não chegou a ingerir a planta, também foi levada ao hospital por precaução e segue em observação.

Planta tóxica
A Nicotiana glauca, também chamada de charuteira, tabaco-arbóreo ou popularmente como ‘fumo bravo’ , é uma planta extremamente tóxica, comum em áreas rurais e à beira de estradas em todo o Brasil.

A Tarde

Avicultura fortalece agricultura familiar e gera renda para milhares de famílias na Bahia

A avicultura tem transformado a vida de muitas famílias na Bahia, se consolidando como uma atividade essencial para gerar renda e fortalecer o campo. Já são cerca de 8 mil empreendimentos da agricultura familiar, fomentados pelo Governo do Estado, que beneficiam diretamente 10.244 famílias com galinheiros, kits produtivos, entrepostos de ovos, assistência técnica e equipamentos que qualificam a produção.

São estruturas como a da comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro, que em julho recebeu um entreposto de ovos entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A unidade já beneficia 113 famílias, com mais de 100 mil ovos vendidos por mês. Destes, 3.600 passam diariamente pela classificadora, que abastece a comunidade e municípios vizinhos.

“Depois da construção do entreposto, conseguimos acessar outros mercados e garantir mais segurança para a venda dos nossos produtos. Hoje, produzimos quase 4 mil ovos por dia e estamos crescendo passo a passo, ganhando espaço no mercado com a nossa marca Caipira do Silva”, afirmou Marcirivan Passos, produtor rural e integrante da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar).

O avanço também se apoia na certificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que garante fiscalização sanitária e industrial de produtos de origem animal, assegurando qualidade e segurança para o consumidor. Assim como em Juazeiro, a Granja Ovos Caipira do Rancho, localizada em Santanópolis,  também conquistou o SIM, abrindo as portas da produção familiar do agricultor Gilson Carneiro para novos mercados. A certificação da granja aconteceu na última terça-feira (26). A unidade conta com 6 mil aves, quatro galpões e uma produção mensal de mais de 133 mil ovos, gerando oito empregos diretos e beneficiando 30 famílias.

Para Gilson, a conquista representa um avanço para sua família e para o município. “Eu sei que essa Granja para o Mucambo e para Santanópolis tem uma importância. Quero que outros venham para cá, que possam fazer esse trabalho e gerar emprego para a população. Não encaramos isso como concorrência, mas como crescimento do município. Hoje, com o selo, abrimos um leque de oportunidades. O crescimento vem da geração de emprego, da produção, de tudo isso”, declarou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, ressaltou que “com infraestrutura e organização, os agricultores familiares conseguem acessar mercados, conquistar novos consumidores e agregar valor ao que produzem. O entreposto de Cacimba do Silva e a Granja Ovos Caipira do Rancho mostram como investir na avicultura é investir em desenvolvimento e em oportunidades reais para as famílias do campo.”

No Dia da Avicultura, celebrado nesta quinta-feira (28), histórias como as de Marcirivan e Gilson reforçam como o sistema produtivo é uma aliado da agricultura familiar, gerando emprego, renda e novas perspectivas de crescimento para milhares de famílias em todo o Estado.

Ascom

Prefeitura de Petrolina reforça importância do casamento comunitário para garantir direitos e fortalecer famílias de baixa renda

Para muitos casais de baixa renda, o casamento comunitário é mais do que uma cerimônia formal: significa realizar um sonho, oficializar o amor perante a sociedade e conquistar direitos importantes, como a benefícios sociais. Essa segurança jurídica é decisiva para a estabilidade financeira e emocional das famílias, representando um passo essencial para um futuro mais digno.

A celebração coletiva também tem grande impacto emocional, fortalecendo vínculos, promovendo autoestima e criando um ambiente de pertencimento. Esse é um momento simbólico e emocionante, que marca o início de uma nova etapa na vida a dois. Neste ano, a iniciativa vai beneficiar 600 casais, dando continuidade a uma tradição que já transformou centenas de vidas em Petrolina. As inscrições seguem até 25 de agosto, no CEAM e CREAS, na Avenida Gilberto Freire, s/n°, Vila Mocó (em frente ao SESI), das 8h às 13h, incluindo atendimento no sábado, 23 de agosto.

Promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), o Cartório de Registro Civil e o Transforma Petrolina, o Casamento Comunitário se consolida como um importante instrumento de inclusão social, reafirmando o compromisso do município com a cidadania e o fortalecimento das famílias.

Documentos necessários:

•          Solteiro(a): Certidão de nascimento recente, RG e CPF, comprovante de endereço em Petrolina.
•          Divorciado(a): Certidão de casamento com averbação de divórcio, RG e CPF, comprovante de endereço.
•          Viúvo(a): Certidão de casamento, certidão de óbito do cônjuge falecido, RG e CPF, comprovante de endereço.

Ascom

Mãe e três filhas morrem após casa pegar fogo na Bahia

Uma mulher e suas três filhas morreram após um incêndio atingir a casa onde moravam, em Itapebi, no sul da Bahia, na madrugada deste sábado (16). De acordo com a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Sirléa de Jesus Silva, de 35 anos, e as filhas Hillary Thayna Silva, de 3 anos; Ana Beatris Silva Pessoa, de 14; e Yasmim Santos Pessoa Nascimento, de 7. As informações são do G1.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Polícia Militar, conseguiu controlar as chamas e encontrou as vítimas no interior do imóvel. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou os corpos para o Instituto Médico Legal (IML). Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.As causas do incêndio estão sendo investigadas pela Delegacia Territorial de Eunápolis.

A Tarde