Criança de 10 anos morre após estrutura de playground desabar em Minas Gerais

Um pergolado de um playground de madeira desabou na tarde de terça-feira (17), sobre um grupo de cinco crianças em uma área externa de um condomínio residencial localizado na Rua São Geraldo, bairro Jardim da Glória, em Vespasiano, em Minas Gerais. Uma criança de 10 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As outras quatro vítimas foram encaminhadas para atendimento médico.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a pesada estrutura de madeira atingiu as crianças, sendo as mesmas retiradas sob os escombros. Imagens mostram que um dos pergolados do playground de madeira quebrou na base.

A vítima que faleceu teve uma quadro de parada cardiorrespiratória. Equipes do resgate adotaram o protocolo de reanimação, mas ela não reagiu. Entre as vítimas encaminhadas para atendimento hospitalar, uma das crianças teve um possível trauma na região da bacia, conforme disse a corporação. As outras três registraram lesões leves. A estrutura foi periciada e as investigações seguem em andamento para esclarecer a dinâmica dos fatos e possíveis responsabilidades.

Estadão Conteúdo

Família é internada em estado grave após comer planta tóxica por engano

Quatro pessoas da mesma família foram internadas em estado grave após consumirem uma planta tóxica identificada como Nicotiana glauca, popularmente conhecida como “falsa couve”, em uma comunidade rural de Patrocínio, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a família havia se mudado recentemente para a região e confundiu a planta com couve. Eles a refogaram e a consumiram no almoço. Pouco tempo depois, todos começaram a apresentar sintomas de intoxicação, como mal-estar, dormência nas pernas, fraqueza muscular e dificuldade para respirar.

Uma das vítimas, uma mulher de 37 anos, sofreu parada cardiorrespiratória, foi reanimada e levada ao Pronto-Socorro Municipal. Os outros três adultos foram socorridos pelo Samu e encaminhados a unidades de saúde próximas.

Segundo as autoridades, os quatro pacientes permanecem internados em estado grave. Uma criança que estava com o grupo, mas não chegou a ingerir a planta, também foi levada ao hospital por precaução e segue em observação.

Planta tóxica
A Nicotiana glauca, também chamada de charuteira, tabaco-arbóreo ou popularmente como ‘fumo bravo’ , é uma planta extremamente tóxica, comum em áreas rurais e à beira de estradas em todo o Brasil.

A Tarde

Sequestrada pelo ex, mulher se joga de carro e corre pedindo socorro

Uma mulher de 28 anos escapou do sequestro de ex-companheiro violento ao pular de carro em movimento e correr em direção a policiais militares na BR-135, na altura de Corinto (MG), na Região Central do estado, nessa terça-feira (26/8). O homem, de 35 anos, também a estuprou e a ameaçou de morte.

Conforme o boletim de ocorrência, os militares patrulhavam um posto de gasolina durante a madrugada quando se depararam com a vítima correndo em direção a eles, aos prantos e pedindo socorro. Atrás dela estava o autor, visivelmente transtornado, que tentava trazê-la de volta ao veículo. Ele foi contido e a vítima, ouvida. A mulher, “totalmente abalada”, conforme o documento policial, relatou que estava sendo sequestrada naquele momento pelo ex. Aos militares, contou que temia pela própria vida, uma vez que o ex-companheiro é perigoso e extremamente agressivo.

Ela já teria saído da própria residência e se abrigado na casa de parentes em Conceição de Jesus (MG), no Norte do estado, mas, devido a frequentes ameaças de morte, a mulher foi para a casa de um irmão em Conceição do Mato Dentro (MG), na área Central do estado. Segundo o boletim de ocorrência, a mudança de endereço impossibilitou que ela solicitasse uma medida protetiva de urgência.

De acordo com os registros, a vítima relatou que o homem ligava insistentemente para ela e para parentes pedindo uma reconciliação, sempre negada. Então, na tarde de segunda-feira (25), o autor foi em direção à casa do ex-cunhado, em uma nova tentativa de pedir para voltar o relacionamento. A vítima negou mais uma vez e, se aproveitando que o ex-cunhado não estava em casa naquele momento, pegou uma faca e ameaçou a mulher de morte.

Ainda segundo o testemunho, o homem colocou a faca no pescoço dela, pegou o celular da vítima e a mandou que ela entrasse no carro, senão a mataria. O homem assumiu a direção, seguiu sentido Belo Horizonte (MG) e, em certo momento, entrou em uma estrada de terra, parou o veículo e obrigou que ela mantivesse relações sexuais com ele, sem consentimento da vítima.

A mulher contou que ele só parou depois de “saciar a vontade”. Os dois retornaram à rodovia e as ameaças de morte continuaram. O autor também teria afirmado que, caso se deparasse com a polícia, jogaria o carro em uma ribanceira. O trajeto se deu por cerca de 210 quilômetros com violência moral, psicológica e sexual, segundo a vítima, até que ela se jogou do carro em frente ao posto de gasolina.

Medo e violência

Aos militares, a mulher contou que teme pela própria vida e pela vida dos familiares e, por isso, solicitará medida protetiva. Segundo a PM, em casos como esses, o pedido é mediado pelo delegado responsável pelo caso. Ela foi encaminhada para atendimento em um pronto-socorro municipal.

Os militares questionaram o autor sobre os fatos relatados e ele confirmou a versão. Ele também disse que a atitude foi errada e que estava com o celular da ex. Conforme o boletim de ocorrência, os registros de estupro e violência doméstica seguidos de sequestro e cárcere privado somam-se a crimes de roubo e ameaça já cometidos pelo autor. O homem foi preso em flagrante e levado a uma delegacia da Polícia Civil, onde permaneceu à disposição da Justiça. O carro utilizado no crime também foi apreendido.

Como conseguir ajuda?

Mulheres que perceberem em uma situação de violência doméstica podem conseguir ajuda pela Central de Atendimento à Mulher, no número 180. O serviço funciona 24 horas por dia e oferece orientações sobre:

– Leis e direitos das mulheres

– Informações sobre serviços de acolhimento, como a Casa da Mulher Brasileira

– Encaminhamento a delegacias, defensorias públicas e centros de referência

– Registro e envio de denúncias aos órgãos competentes- Apoio e informações sobre a rede de atendimento em todo o país.

Estado de Minas

Esposa de empresário que matou gari é afastada de cargo na Polícia

A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou o afastamento da delegada Ana Paula Balbina, esposa do empresário René da Silva Nogueira Júnior, preso pelo assassinato de um gari em Belo Horizonte. A medida foi formalizada no Diário Oficial do Estado, onde consta que a servidora recebeu uma licença médica de 60 dias para tratamento de saúde, conforme prevê a legislação.

Enquanto isso, o inquérito que apura a morte de Laudemir de Souza Fernandes continua em andamento. O caso ganhou grande repercussão após o crime, ocorrido em 11 de agosto, na Rua Modestina de Souza, bairro Vista Alegre, na capital mineira.

Na ocasião, Laudemir trabalhava na coleta de lixo quando o carro de René, um BYD cinza, parou de frente para o caminhão da coleta. Testemunhas relataram que o empresário se irritou com a situação, sacou uma arma e chegou a ameaçar a motorista do veículo de limpeza, dizendo que “daria um tiro na cara” dela.

Ao ultrapassar o caminhão, René desceu armado, o carregador de sua pistola caiu, ele o recolocou, fez o manejo e, logo depois, atirou contra o gari, que não resistiu. O empresário, diretor de negócios de uma rede de alimentos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil.

A Tarde

Carnaval é cancelado após tiroteio deixar um morto e 13 feridos

Uma pessoa morreu e outras 13 ficaram feridas em um tiroteio durante o Carnaval na praça central de Rio Pomba, em Minas Gerais, na segunda-feira (03). O acontecimento fez com que a prefeitura da cidade cancelasse as festividades. A vítima foi identificada como Luciene dos Santos Marques, de 25 anos. Segundo informações das autoridades, outras treze pessoas foram atingidas por disparos em diferentes partes do corpo. Dois suspeitos foram presos com uma pistola e munições.

Carnaval cancelado

A Prefeitura de Rio Pomba lamentou o ocorrido em nota publicada em seu perfil no Instagram. “Infelizmente, nosso Carnaval, que sempre foi sinônimo de alegria e celebração, foi marcado por momentos de terror nesta segunda-feira, quando criminosos vindos de outras cidades provocaram um tumulto, resultando na morte de uma pessoa e deixando outras 14 feridas. Esse episódio trágico nos causa profunda dor e consternação como comunidade.

Diante dessa situação, as festividades programadas para esta terça-feira estão canceladas em respeito às vítimas e seus familiares”, diz um trecho do comunicado.

“A Polícia Militar agiu com rapidez, efetuando a prisão de dois suspeitos e apreendendo a arma utilizada no crime. Confiamos que a justiça será feita. Desde o momento do ocorrido, a Prefeitura, representada pelo prefeito, vice-prefeito e toda a sua equipe, tem acompanhado de perto o trabalho das equipes de resgate e da Polícia Militar, prestando todo o suporte necessário. Este é um momento de união e solidariedade. Nos unimos em oração pelas vítimas e reafirmamos nosso compromisso inabalável contra toda e qualquer forma de violência”, conclui.

A Tarde

Corpos de vítimas de acidente em MG serão levados ao IML de BH

Os corpos de todas as vítimas do grave acidente na BR-116, em Teófilo Otoni (MG), neste sábado, 21, serão encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Belo Horizonte. Após a identificação, eles vão ser liberados para as famílias.

Até o momento, o número de mortes no acidente é de 39. No entanto, segundo a Polícia Civil, o total de óbitos só será definido após a identificação de todas as vítimas.

Inicialmente, os corpos foram encaminhados para o posto do IML em Teófilo Otoni, e uma equipe chegou a se deslocar ao município para ajudar nos trabalhos. No entanto, a Polícia Civil decidiu concentrar o trabalho de identificação em Belo Horizonte.

O acidente ocorreu na madrugada deste sábado. Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um granito se soltou de uma carreta e atingiu um ônibus que vinha na direção oposta, provocando um incêndio no coletivo.

Agência Brasil

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais

Pelo menos 38 pessoas morreram em um acidente de ônibus na madrugada deste sábado (21) na altura de Lajinha, município de Teófilo Otoni, no interior de Minas Gerais, informou o Corpo de Bombeiros em um balanço atualizado.

Ainda não foi possível precisar o número exato [de vítimas fatais]devido ao estado dos corpos”, declarou por telefone à AFP uma porta-voz do Corpo de Bombeiros da região. A fonte afirmou que o balanço definitivo será anunciado após a perícia policial.

“Após horas de trabalho, os bombeiros conseguiram debelar o incêndio e já fizeram a retirada de 22 vítimas fatais carbonizadas e presas nas ferragens”, afirma o comunicado divulgado pelos bombeiros. Segundo os bombeiros, ainda há mais vítimas que devem ser retiradas do ônibus incendiado.

O ônibus saiu de São Paulo e tinha como destino a cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. Por volta das 4H00, um pneu estourou na altura da localidade mineira de Lajinha. O motorista perdeu o controle do ônibus e bateu em uma carreta. Um carro de passeio que vinha atrás também colidiu com o ônibus, mas os três ocupantes do veículo sobreviveram ao acidente. O ônibus pegou fogo e várias pessoas morreram, enquanto outras saíram com vida e foram encaminhadas para atendimento médico nas proximidades.

“Ainda há mais vítimas a serem retiradas, tendo em vista que é necessário o apoio de um guincho para que possamos ter acesso a outra parte do ônibus onde se encontram mais vítimas”, disse o tenente Alonso Vieira Júnior, em um vídeo divulgado pelos bombeiros na manhã de sábado.

PESAR
Por meio de nota publicada oficialmente pelo Palácio do Planalto, o presidente Lula manifestou seu pesar e prestou solidariedade com as vítimas do acidente.”Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de 30 vítimas fatais do acidente em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Rezo pela recuperação dos sobreviventes dessa terrível tragédia. A Polícia Rodoviária Federal está no local do acidente, e o Governo Federal se coloca à disposição do governo de Minas Gerais para tudo o que for necessário”.

AFP

Eleições municipais de Inhaúma (MG) terminam empatadas, Zula vence por critério de idade

As eleições municipais para prefeito de Inhaúma, na Região Central de Minas Gerais, terminaram empatadas. Os únicos dois candidatos receberam a mesma quantidade de votos, e Zula (Republicanos) foi eleito por ser o mais velho.

Zula e Carlinhos (Solidariedade) receberam 2.434 votos cada. O critério de desempate é a idade – por ser mais velho, Zula venceu a disputa, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Ele tem 62 anos, enquanto Carlinhos tem 46.

Com 6.239 habitantes, Inhaúma ainda teve 71 votos brancos, 92 nulos e 749 abstenções.

Fonte G1 MG

Incêndios atingem milhares de hectares em parques de Minas Gerais

Ao menos sete unidades de conservação de Minas Gerais estão sofrendo com incêndios nos últimos dias. No Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte, o fogo começou no domingo (28) e, segundo o ICMBio atingiu mais de 6 mil hectares, sendo 5.879 hectares de área atingida na APA Morro da Pedreira e 478 hectares no Parque Nacional da Serra do Cipó, e mais 49 hectares de um foco que saiu da APA em direção ao parque.

Brigadistas do ICMBio, voluntários e militares do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais (CBMG) controlaram o incêndio na noite de terça-feira (20). Os trabalhos agora são de monitoramento, extinção de focos e vigilância. Ainda existem áreas com riscos altos de reignição. A operação tem 51 brigadistas apoiados por dois aviões do tipo air-tractor e um helicóptero disponibilizados pela força-tarefa Previncêndio.

Os primeiros focos de incêndios foram localizados na altura do km 120 da Rodovia MG-010 e se espalharam pela região da Serra do Espinhaço, atingindo unidades de conservação geridos pelo Núcleo de Gestão Integrado Cipó-Pedreira, como a Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira e o Parque Nacional da Serra do Cipó.

“Não há, até o momento, nenhuma orientação expressa, tanto no entorno da Serra do Cipó, quanto nas demais localidades, para que as pessoas deixem as suas casas. É preciso ficar atento às orientações do Corpo de Bombeiros e, em caso de emergência, ligar 193”, disse o tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em vídeo publicado nas redes sociais.

O ICMBio informou que todas as portarias do parque nacional foram fechadas e a visitação está suspensa. A medida foi tomada por questões de segurança e para que o órgão possa se dedicar a combater o incêndio. O instituto explica que o período de estiagem tem temperaturas altas e umidade baixa, o que favorece a propagação das chamas. O uso de fogo nesta época é proibido. As suspeitas são de que o incêndio foi causado por ação humana. A Polícia Civil está investigando o caso.

Na Serra da Moeda, os trabalhos estão no terceiro dia. Na terça-feira, as equipes fizeram uma inspeção na região e combateram focos de fogo próximos às residências. O trabalho envolve mais de 30 pessoas, entre militares e brigadistas. Um avião é usado para eliminar as chamas.

No Parque Estadual Serra do Brigadeiro, na região da Zona da Mata, um incêndio de grandes proporções está sendo combatido desde domingo (18). O Corpo de Bombeiros de Viçosa esteve no local e verificou chamas intensas avançando em direção ao parque. Foi montado um posto de comando no município de Araponga e 35 pessoas estão mobilizadas na operação, entre militares dos bombeiros e policiais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as operações continuam ao longo da semana, e o combate é dificultado devido aos fortes ventos da região, às altas temperaturas e a dificuldade da topografia do terreno do parque. Todos os deslocamentos para envio de tropas são realizados por meio de aeronaves.

Agência Brasil